Características das resinas de poliéster e sua aplicação

Contente
  1. O que é isso?
  2. Propriedades e características
  3. Comparação com epóxi
  4. Visualizações
  5. Visão geral dos fabricantes
  6. Formulários
  7. Como trabalhar com resinas?
  8. Armazenar

A resina de poliéster é um material especial usado em uma ampla variedade de indústrias. Tem uma composição bastante complexa com um grande número de componentes. O artigo discutirá as características deste material, suas principais características e propriedades.

O que é isso?

A composição da resina de poliéster é feita com base em um poliéster especial (cerca de 70%). Ele também contém um solvente (até 30%). É capaz de reduzir o grau de viscosidade de uma substância. A resina também contém um iniciador, um catalisador que atua como um acelerador de reações, um inibidor que impede a substância de entrar na polimerização por conta própria.

Depois de misturar todos os elementos constituintes entre si antes do início da reação de cura, o poliéster terá um baixo peso molecular. Durante a polimerização, as partículas começarão a formar uma estrutura tridimensional do tipo malha e sua massa aumentará significativamente. A estrutura ligada resultante aumenta a dureza e a densidade da substância.

Propriedades e características

Vamos analisar as principais características e propriedades da resina de poliéster:

  • baixo nível de condutividade térmica;
  • longa vida útil;
  • aumento do nível de resistência à umidade;
  • boas propriedades de isolamento elétrico;
  • versatilidade;
  • resistência à ação de diversos componentes químicos;
  • resistência especial a mudanças bruscas de temperatura.

Essa substância, na forma pronta para uso, é muito semelhante em consistência ao mel líquido. E também a composição é capaz de aceitar várias cores do amarelo ao marrom. Apesar da presença de cor, a substância é transparente. Mas é importante lembrar que as resinas de poliéster são perigosas para os humanos e, se manuseadas incorretamente, podem ser prejudiciais à saúde. O perigo é representado pelo componente estireno, que está incluído em sua composição. É tóxico e inflamável. A substância deve ser usada com o máximo cuidado.

Mas em uma forma congelada, o material praticamente não causa nenhum dano. Além disso, as tecnologias modernas permitem reduzir significativamente a classe de perigo dessa resina. Nas lojas, você pode encontrar amostras inodoras com um conteúdo mínimo de estireno. O encolhimento é característico dos poliésteres. Pode ser de até 8-10%.

Embora o processo em si leve um certo tempo, a estratificação não pode ser observada imediatamente.

A composição permite que você crie um revestimento durável e confiável. Nesse caso, com o tempo, pequenas rachaduras e outros defeitos podem se formar nele. Freqüentemente, um produto revestido com poliéster é tratado adicionalmente com substâncias especiais que podem aumentar significativamente a força e a resistência ao desgaste do revestimento. Esses materiais têm um ponto de fusão relativamente alto (220-240 graus). Sua densidade é de cerca de 1,2 g / cm3. Informações detalhadas sobre resina de poliéster podem ser encontradas em GOST 27952-88.

Não se esqueça de que o produto é entregue em uma polimerização "negligenciada", portanto, após um curto período de tempo, ele simplesmente se tornará inutilizável. A vida útil dos poliésteres geralmente não excede 6 meses.

Comparação com epóxi

Vale destacar a diferença entre os compostos poliéster e epóxi. Assim, as propriedades mecânicas, capacidade adesiva são melhores na segunda opção. E também o material epóxi proporcionará um maior período de operação, pois tem a capacidade de ferver. Mas, ao mesmo tempo, o componente de poliéster é mais fácil de usar. Na hora de aplicar o epóxi é necessário ter algumas habilidades, pois durante o processo de cura ele perde rapidamente a viscosidade, dificultando o trabalho com o material.

O poliéster é particularmente resistente à radiação UV. Além disso, tem um preço mais baixo. Para a fabricação de diversos produtos sujeitos ao desgaste, bem como para impermeabilização e forte adesão, um composto epóxi será a melhor opção. É importante observar que não contém elementos cancerígenos, não é inflamável e é absolutamente seguro para o transporte.

Visualizações

Vamos examinar mais de perto as características de certos tipos dessa resina.

Saturado

Essas substâncias podem ter composições diferentes, seu peso molecular pode ser baixo e alto. E também são sólidos e líquidos. Substâncias saturadas são polímeros sintéticos que não possuem ligações duplas ou triplas na estrutura molecular. Esses compostos são freqüentemente chamados de resinas alquídicas.

Essas formulações podem ser lineares ou ramificadas. A principal aplicação dessa substância é a produção de revestimentos duros para produtos em rolo. É permitido tomá-lo na fabricação de pigmentos impressos e rolos com revestimento resistente ao calor.

Alimentos saturados são particularmente duráveis ​​e firmes. São resistentes às diversas influências atmosféricas, praticamente não acumulam poluição.

Insaturado

Essa variedade é considerada a mais comum. Possui ligações duplas ou triplas em sua estrutura molecular. Essas composições são obtidas por uma reação de condensação que ocorre entre ácidos insaturados. As substâncias insaturadas são usadas com mais frequência na fabricação de materiais de moldagem, toners e impressoras a laser. Eles possuem um alto nível de resistência ao calor, alta resistência à compressão, resistência à tração e resistência à flexão.

A variedade também é resistente à corrosão química. Possui propriedades dielétricas especiais. Quando aquecida, a composição apresenta excelente fluidez. O uso de produtos insaturados é particularmente popular. Isso pode ser explicado pelo fato de que esses polímeros podem curar mesmo em temperatura ambiente. Além disso, nenhum componente nocivo será lançado no meio ambiente. Endurecedores prontos para substâncias saturadas e insaturadas estão disponíveis separadamente nas lojas. Eles são vendidos em embalagens de vários tamanhos.

Visão geral dos fabricantes

Hoje, em lojas especializadas, os clientes poderão adquirir resinas de poliéster de diversas empresas fabricantes.

  • "Rempolimer". Esta empresa produz a resina Neon S-1. A substância tem baixa viscosidade. Os produtos são fabricados com estireno, utilizando cargas especiais de alta qualidade. Estas substâncias são ideais para afinação de automóveis, bem como para trabalhos de reparação em barcos. O endurecimento completo da composição ocorre aproximadamente 40-45 minutos após a aplicação.
  • Reflexo. Esta empresa alemã de manufatura produz resinas versáteis que são adequadas para laminar uma variedade de produtos. Os produtos têm um teor de estireno reduzido. A substância se distingue pela alta adesão a materiais de vidro e metal.

Durante a produção, um plastificante especial é adicionado à massa, o que torna a composição adequada para a vedação de objetos de metal.

  • Norsodyne. Sob esta marca, é produzida uma resina de poliéster, que não perderá suas propriedades úteis com a exposição constante à luz. Os produtos da marca são altamente resistentes à radiação ultravioleta. Essas substâncias são usadas com mais frequência em uma variedade de trabalhos de acabamento.Para tais formulações, endurecedores especiais (Butanox) são produzidos separadamente. A resina terá boas propriedades adesivas mesmo em temperaturas médias.
  • Novol. Os produtos da marca são utilizados principalmente como adesivo no trabalho com objetos de borracha. Às vezes, também é usado como um selante confiável. A resina ajudará a selar lacunas em superfícies de vidro, metal, madeira e plástico. Os produtos da empresa podem se orgulhar de alta dureza e durabilidade.
  • Eskim. O fabricante produz resinas com baixo nível de viscosidade, por isso são muito mais fáceis de aplicar. Os produtos da marca têm uma ligeira sensibilidade a solventes. Se necessário, tingimento pode ser adicionado à massa. Ele se mistura facilmente com quase todos os pigmentos. Você também pode adicionar talco, gesso ou cimento e usar a substância quando derramar o piso.
  • Kamtex-Polyethers. Esta fábrica está localizada na Rússia. É especializada na criação de variedades não saturadas. Eles são projetados para curar o mais rápido possível. Essas composições são criadas com base no ácido ortoftálico. Possuem boas propriedades mecânicas, excelente resistência a componentes químicos e umidade.

Formulários

As resinas de poliéster são amplamente utilizadas em vários campos.

  • Construção. O material é amplamente utilizado na fabricação de fibra de vidro, que é equipada com reforço especial de fibra de vidro. Esses produtos são leves, têm uma estrutura transparente e boas propriedades mecânicas. Essas peças também são frequentemente usadas para criar uma variedade de telhados, estruturas com dobradiças e luminárias. Além disso, as cabines de duche e as mesas podem ser feitas de plástico poliéster. Muitas vezes, é usado para criar belos artesanatos. Se necessário, o material pode ser facilmente pintado em qualquer cor.
  • Construção naval. A maioria das peças na construção naval são fixadas entre si com o auxílio dessas resinas, pois possuem excelente resistência à umidade. Mesmo depois de muito tempo, a estrutura não apodrece.
  • Engenharia Mecânica. A resina de poliéster é considerada um componente importante das carrocerias dos automóveis. E também compostos de priming podem ser produzidos a partir dele.
  • Indústria química. Os poliésteres são usados ​​em tubos usados ​​para transportar óleo. Afinal, essas substâncias apresentam excelente resistência aos elementos químicos.

Deve-se notar que poliésteres são freqüentemente usados ​​para criar pedras artificiais. Neste caso, a massa deve ser diluída com componentes adicionais: materiais minerais, corantes. Às vezes, a mistura é comprada para o trabalho de moldagem por injeção ao encher moldes. Também são produzidas composições especiais para trabalhar com espuma de plástico, para verter pisos. Resinas especiais estão disponíveis hoje. Enquanto se solidificam, eles permitem que você faça botões, molduras de fotos e vários itens decorativos. Esses tipos imitam bem a escultura em madeira.

Os poliésteres elásticos são usados ​​na produção de capacetes de proteção, bolas de jogo e cercas. Eles podem suportar cargas de choque significativas. As resinas resistentes aos efeitos da atmosfera são utilizadas na fabricação de postes, telhados, painéis para o exterior de edifícios.

As formulações de uso geral podem ser adequadas para quase todos os produtos.

Como trabalhar com resinas?

A seguir, analisaremos como trabalhar adequadamente com esse material. Na maioria das vezes, junto com essas resinas, há instruções detalhadas de uso.

Criação e uso

Neste estágio, você primeiro precisa medir a quantidade necessária de resina de poliéster, todas as proporções podem ser encontradas nas instruções. Você deve começar a trabalhar com uma pequena quantidade. Em seguida, um acelerador é adicionado.Você precisa diluir a composição gradualmente. Depois que todos os componentes forem lenta e completamente misturados. Quando um acelerador é adicionado, pode ocorrer uma mudança de matiz. Se neste momento também houver aumento de temperatura, isso significará o início da polimerização.

Quando for necessário retardar o processo de endurecimento, vale a pena colocar o recipiente com a substância em um balde com água fria. Quando a mistura se transforma em uma massa gelatinosa, termina o período de sua aplicação. Esse processo geralmente leva em média 30 a 60 minutos. É necessário aplicar a substância aos produtos antes do final deste tempo. Em seguida, você precisará esperar até que ocorra a polimerização completa, a substância seca por várias horas a dois dias.

Ao mesmo tempo, os poliésteres podem finalmente adquirir todas as suas propriedades somente após 7 a 14 dias.

Engenharia segura

Ao trabalhar com poliésteres, é necessário lembrar regras de segurança importantes. Então, Use roupas de proteção e luvas com antecedência. O uso de óculos especiais também é recomendado. A substância não deve entrar em contato com áreas expostas da pele. Se os poliésteres ainda estiverem na pele, você deve enxaguar imediatamente esta área com água limpa e sabão, o melhor é usar um agente especial projetado para resinas de limpeza.

Para não inalar vapores de poliéster durante o trabalho, você também deve usar um respirador. Na sala onde é realizado o tratamento, não deve haver dispositivos de aquecimento, fontes de fogo aberto. Em caso de incêndio, é categoricamente impossível usar água. Para extinguir o incêndio, deve-se usar extintores de incêndio ou apenas areia.

Armazenar

Vale lembrar as regras de armazenamento de compostos de poliéster. É melhor colocá-los em uma área bem ventilada. A temperatura ideal é de 20 graus Celsius. Freqüentemente, os compostos de poliéster são armazenados no refrigerador, mas não devem congelar. Nesse caso, a resina pode ser usada durante todo o ano. Durante o armazenamento, é estritamente proibido permitir que a luz solar entre no recipiente com a substância.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário