Descrição da resina epóxi e as nuances de sua escolha

Contente
  1. O que é isso?
  2. Características de composição e manufatura
  3. Características e propriedades
  4. Prejudicial à saúde
  5. Descrição das espécies
  6. Principais fabricantes
  7. Como escolher?
  8. Onde é aplicado?
  9. Como trabalhar com resina?
  10. Adendo

Um adesivo durável que pode colar quase tudo, exceto plexiglass, polietileno, bem como náilon e alguns outros substratos não porosos, é o epóxi. Esta substância é muito utilizada em obras de construção e acabamento, bem como em bordado e criatividade. Seu uso possui características próprias, que serão discutidas em nossa revisão.

O que é isso?

O epóxi é um oligopolímero. É composto por vários grupos epóxi, que polimerizam quando reagem com um endurecedor. Os mais procurados são os produtos obtidos a partir da síntese de polímeros à base de bisfenol e fenol epicloridrina. ES possui consistência líquida, seu peso específico é 1,07 g / cm3. Pode ser transparente ou colorido, na maioria dos casos nas lojas você encontra substâncias de cores branco ou laranja-amarelado, parecem mel líquido viscoso.

A principal vantagem da resina epóxi é que ela é amplamente utilizada como adesivo e tópica como laminado. O epóxi possui propriedades excepcionais de película fina e é resistente a microfissuras, alongando-se em até 5% quando esticado.

O produto possui parâmetros de alta resistência à umidade, podendo aderir a uma ampla variedade de substratos - metal, madeira ou laminado não curado. A vida útil é bastante longa - até 1 ano.

Dentre as desvantagens, nota-se o alto custo do produto e a necessidade de observar os cuidados de segurança durante o trabalho. O produto requer o uso de componentes adicionais - endurecedores, plastificantes. Além disso, é necessária habilidade para criar revestimentos decorativos.

Características de composição e manufatura

ES refere-se a compostos complexos, manifestando suas características físicas e técnicas exclusivamente na forma de um polímero. Quando reagidos com endurecedores, os oligômeros formam a estrutura de muitos polímeros reticulados. Produzido de acordo com GOST 10587-84. Falando sobre a composição do epóxi, deve-se destacar que ele pode ser modificado por métodos físicos ou químicos.

A tecnologia química envolve uma reação com substâncias adicionais, como resultado, a fórmula da substância básica muda, a própria estrutura da célula polimérica é transformada. Por exemplo, na reação com poliésteres de álcoois do grupo glicidila, os parâmetros elásticos da resina endurecida mudam. Junto com isso, sua resistência à umidade também muda. E ao introduzir compostos organohalogênicos ou organofosforados na estrutura, é possível multiplicar a inflamabilidade do material.

Quando o epóxi reage com a resina de formaldeído, uma composição de um componente é formada, ela endurece somente quando aquecida sem o uso de um endurecedor.

A técnica física envolve a mistura de ES com substâncias adicionais individuais sem iniciar uma reação química. Assim, a adição de borracha aumenta o parâmetro de absorção de energia mecânica durante os impactos. E quando misturada com dióxido de titânio, as características visuais da resina mudam - ela se torna completamente opaca aos raios do espectro UV.

Características e propriedades

ES é caracterizado pela resistência a halogênios, bem como álcalis cáusticos e ácidos. Ele se dissolve em acetona e alguns ésteres sem formar um filme. Vamos nos deter nos parâmetros da resina epóxi.

O ES endurecido mantém sua forma e volume. Esta propriedade permite a produção de moldes e outros produtos. Após o endurecimento, a resina dificilmente encolhe, de modo que o volume da peça permanece inalterado.

A maioria das resinas é resistente a abrasivos e soluções agressivas. Isso permite que você use qualquer composição de detergente ao trabalhar com produtos epóxi. Mesmo que apareçam pequenos defeitos no revestimento, com um pequeno suprimento de epóxi, eles podem ser eliminados de maneira fácil e rápida.

O ES é impermeável, este imóvel desempenha um papel fundamental na escolha dos materiais de acabamento em ambientes com alta umidade. Por exemplo, bancadas de cozinha feitas de epóxi têm um longo período de uso, enquanto os módulos de móveis feitos de papelão, devido à exposição frequente à umidade, se deterioram muito rapidamente.

A superfície brilhante da resina endurecida é resistente aos raios ultravioleta. Ao longo de todo o período de utilização, os produtos não desbotam e não perdem o seu aspecto estético.

Possuindo maior resistência ao calor, a composição ferve a +155 graus, com mais exposição "quente" ela começa a derreter. A substância pertence à classe II de perigo, não se inflama mesmo se for levada para o fogo aberto. Essas características são típicas de todos os tipos de ES. No entanto, eles podem se manifestar em vários graus, dependendo dos aditivos usados ​​na preparação do epóxi.

Prejudicial à saúde

Muitos usuários estão preocupados com a nocividade das resinas à base de epóxi. Após a cura, o epóxi é totalmente inofensivo à saúde de crianças e adultos. Mas na fábrica, quando uma substância endurece, as partículas da fração do sol freqüentemente permanecem na composição; em um estado dissolvido, é perigoso para os humanos. Contudo, na produção, a maioria dos processos é automatizada, de modo que o risco de efeitos nocivos desses produtos no corpo é minimizado.

Mas antes de curar, o epóxi é caracterizado pela toxicidade e pode ter um efeito negativo na saúde humana. As normas de segurança estabelecem que é possível trabalhar com ES somente com equipamentos de proteção individual. Em primeiro lugar, diz respeito ao sistema respiratório, uma vez que a resina libera vapores nocivos antes da solidificação final. O trabalho com ES deve ser em uma sala ventilada ou em uma sala com um exaustor. Somente um respirador pode proteger completamente o sistema respiratório da inalação de seus vapores. Se você engolir acidentalmente a resina ou entrar em contato com os olhos, consulte imediatamente um médico.

Descrição das espécies

Existem várias classificações de ES, a maioria delas de natureza bastante técnica.

Epoxy Diane

Amplamente procurado no setor industrial e na vida cotidiana. Inclui diversas variedades.

  • ED-22 - começa a cristalizar durante o armazenamento prolongado. É uma matéria-prima versátil, mas é utilizada apenas na área industrial.
  • ED-20 - epóxi líquido, requer a introdução obrigatória de um endurecedor. É muito procurado devido à sua versatilidade combinada com acessibilidade.
  • ED-16 - uma composição de maior viscosidade, encontrou distribuição como aglutinante na fabricação de fibra de vidro.
  • ED-10 e ED-8 - epóxi denso resistente ao calor, estão incluídos nas misturas de envasamento para engenharia de rádio.

ED para tintas e vernizes

Esses incluem.

  • E-40 e E-40r - resinas de secagem rápida para tintas e vernizes. Podem ser incluídos na estrutura de vernizes, esmaltes e massas.
  • E-41 - esta resina em seus parâmetros operacionais corresponde a E-40, mas também pode ser incluída em misturas adesivas.

O ES na estrutura de vernizes e tintas pode ser visto na maioria dos eletrodomésticos modernos.

São tintas epóxi utilizadas na fabricação de máquinas de lavar, fornos de micro-ondas, secadoras e produtos semelhantes.

Alumínio, ferro fundido, lítio e aço fundido funcionam bem com este material.

Epoxy modificado

  • KDA-2 - relevante como isolante elétrico. É um ingrediente básico de ligação na produção de fibra de vidro, podendo ser utilizado como componente para soluções adesivas.
  • K-02T - é necessário para a cimentação e impregnação de vários produtos de enrolamento.
  • EZ-111 - encontrou aplicação no campo de enchimento de componentes de rádio. É o principal componente da vedação do transformador.
  • UP-563 - caracterizado pelo aumento da adesão, é procurado na produção de unidades de vidro isolante. Atua como um composto de envasamento.
  • Móveis de exterior-153 - selante de alta qualidade.

Propósito especial

  • EA - caracterizado pela viscosidade reduzida, é insubstituível na produção de solventes e impregnações à base de resinas.
  • UP-610 - é caracterizado por maior dureza.
  • EHD - uma composição com presença de cloro, apresenta baixa inflamabilidade, resistência atmosférica e térmica.

Principais fabricantes

Uma ampla gama de resinas de várias marcas é vendida na Rússia - Novol, Ekovanna, Yugreaktiv, Moment, bem como Epital e Leonardo.

Os fabricantes TOP estão incluídos.

  • EPS 2106 - um epóxi de dois componentes para a formação de revestimentos em materiais porosos.
  • "Art-Array" - uma composição de baixa viscosidade, feita à base de um epóxi modificado e um endurecedor. Ao revestir as superfícies, dá-lhes um brilho brilhante.
  • "Artline Crystal Epoxy" - ideal para criar joias e artesanato.
  • "Etalon Optic" - ideal para fundir bancadas e itens decorativos.
  • Pebeo Crystal Resin Gedeo - um epóxi incolor para a criatividade, vendido em pequenas embalagens e com custo acessível.
  • Epoxy Max Decor - resina para reparos e acabamento, geralmente combinada com lascas de mármores e granitos.
  • "Composto K-153" - são indispensáveis ​​para vedar elementos e conjuntos expostos a altas cargas de choque e vibração.

Como escolher?

Na hora de escolher uma resina epóxi, deve-se partir das peculiaridades de seu uso. Todas as variedades podem ser divididas condicionalmente em duas categorias.

  • Estrutural - usado em tuning, construção naval, colagem e reparo.
  • Decorativo - são relevantes para a criação de joias, esculturas e pinturas.

O primeiro deve ser firme, firme e de endurecimento rápido.

Vendido em embalagens de 5 litros. Para este último, a exigência de transparência, bem como a resistência aos raios ultravioleta, que podem causar amarelecimento da composição, vem à tona.

Vendido em baixa dosagem.

Onde é aplicado?

Todos os tipos de epóxi podem ser divididos em grupos de acordo com suas áreas de aplicação. Por isso, na construção civil, o epóxi é utilizado para marcação de rodovias, decoração de pisos autonivelantes. Como material decorativo, difundiu-se nas obras de reparação e acabamento. Como parte do carbono e da fibra de vidro, encontrou aplicação na reparação de estruturas de concreto armado e aeroportos. O epóxi permite a colagem de estruturas de pontes.

A resina é usada para produzir lâminas de compressores e hélices de barcos. Eles encontraram aplicação na produção de tanques e vasos. Na engenharia mecânica, a resina pode ser usada para corrigir defeitos de fundição. A densidade da composição permite fazer molas, assim como molas. O polímero encontrou ampla aplicação no campo da construção de aeronaves - componentes compostos à base de resina são usados ​​para cobrir as asas e componentes de um motor a jato, bem como empenagem e competição de bicos. É a partir do ES que são feitos os tanques de combustível e as carcaças das peças dos foguetes.

Assim, na indústria, os ES são mais amplamente usados ​​na construção de máquinas, aeronaves, navios e foguetes.

Resinas na indústria de alimentos têm uso limitado - alguns compostos são usados ​​na fabricação de latas. Devido ao seu respeito ao meio ambiente, o epóxi pode ser usado em áreas domésticas sem restrições. É usado para criar joias e elementos de decoração de interiores. A resina é usada para fazer pequenas esculturas e móveis.

Como trabalhar com resina?

Ao trabalhar com resina, o principal é observar atentamente as proporções, pois uma quantidade insuficiente ou, ao contrário, muito endurecedor tem o efeito mais negativo sobre a funcionalidade da composição final. Com um excesso de volume do endurecedor, a composição perde sua resistência. Além disso, o excesso pode ser liberado para a superfície à medida que endurece. Com a falta de endurecedor, alguns dos polímeros permanecem não ligados, tal composição torna-se pegajosa.

As formulações modernas costumam ser diluídas na proporção: para 1 parte do agente de cura - 2 partes do ES, é permitido o uso de proporções iguais. Mexa bem o epóxi e o endurecedor para que a consistência fique uniforme. A agitação é feita lentamente, se os movimentos forem bruscos, bolhas aparecerão.

Lembre-se - a polimerização não começa imediatamente, primeiro você precisa esperar até que a composição atinja a consistência ideal e só então você pode começar a trabalhar.

Após o vazamento, espere até que a resina endureça. No decorrer da polimerização, o ES passa por várias etapas.

  • Estado líquido. A mistura dos componentes principais escoa facilmente da vareta de agitação, neste momento é ideal para verter a composição no molde.
  • Mel grosso. Nesse estado, a massa não se estabelece em uma camada fina e uniforme, mas preenche facilmente um pequeno volume.
  • Mel cristalizado. Nesta fase, não é possível realizar quaisquer ações com a resina, a única possibilidade de utilização é a colagem de superfícies.
  • Indo do mel à borracha. Neste ponto, a resina não precisa ser tocada, caso contrário, a formação de cadeias poliméricas pode ser interrompida.
  • Borracha. A massa dos componentes já entrou em interação e deixou de grudar nas palmas, porém sua dureza ainda não é suficiente. Neste estado, a peça de trabalho pode ser torcida e deformada.
  • Sólido. Esta resina não dobra, torce ou solta.

O epóxi de diferentes fabricantes tem um período de cura diferente, sendo determinado apenas empiricamente.

Se desejado, o epóxi pode ser adicionalmente revestido com um verniz incolor.

No entanto, mesmo sem verniz, sua superfície parece brilhante e cintilante.

Adendo

Concluindo, apresentaremos algumas recomendações que tornarão o trabalho com o epóxi mais confortável.

  • Antes de iniciar o trabalho, cubra a superfície de trabalho com uma toalha de mesa de plástico ou filme plástico. Não vale a pena usar papel - o ES satura, por isso não vai conseguir protegê-lo de manchas.
  • Não molhe epóxi e endurecedor. Não trabalhe com ES em ambientes com alta umidade, caso contrário, a solidificação será extremamente lenta.
  • Toners especiais podem ser usados ​​para dar ao epóxi uma cor vibrante. Como um análogo de orçamento, você pode usar a tinta de canetas de gel comuns.
  • Não trabalhe com ES em uma sala muito quente, em temperaturas acima de 22 graus, a composição endurece mal.
  • Se a resina foi armazenada por um longo tempo em uma sala sem aquecimento, geralmente aparecem flocos nela. Para devolver sua aparência decorativa - aqueça a composição a 50-60 graus.
  • Ao trabalhar com madeira, é necessário o uso de plastificantes - eles tornam a resina elástica e macia. Caso contrário, quando a umidade mudar, a base de madeira começará a se deformar e as adjacentes irão rachar.

Como escolher uma resina epóxi, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário