Tipos e aplicações de corantes para resina epóxi

Contente
  1. A necessidade de aplicação
  2. Características principais
  3. Visão geral da espécie
  4. Marcas populares
  5. Com o que mais você pode tingir a resina?
  6. Dicas para colorir

Nos últimos anos, o campo de uso de epóxi se expandiu significativamente. Se antes incluía principalmente a esfera de reparo e construção, agora o material é amplamente utilizado na engenharia mecânica e na construção naval, a resina serve como um componente básico na produção de móveis, a fabricação de todos os tipos de joias e bijuterias é considerada uma direção relativamente jovem . É por isso que a questão de colorir a composição é cada vez mais questionada. Neste artigo, veremos as principais maneiras de dar diferentes tonalidades ao epóxi.

A necessidade de aplicação

O próprio epóxi é cristalino. Isso permite que você dê as cores mais originais, crie um brilho espetacular e obtenha transições de cores.

Para produtos usados ​​ao ar livre, esse problema é especialmente relevante. O problema é que os raios ultravioleta têm um efeito destrutivo neste material. Um sinal característico de violação das ligações dentro do epóxi é sua turvação. A inscrição de LCI permite que você adie esse processo por um longo tempo.

O revestimento deve ser renovado regularmente, a frequência do tratamento é calculada levando em consideração o tempo de exposição ao sol, a intensidade da ação do sol e as características do esmalte utilizado.

Em algumas situações, uma solução mais prática seria dar a tonalidade necessária ainda na fase de fabricação dos elementos. Esta prática é eficaz se os materiais forem utilizados no interior da habitação, quando os efeitos negativos dos raios solares são totalmente neutralizados.

Características principais

Ao escolher tintas permanentes para revestimento externo de resina, deve-se dar preferência a compostos epóxi de dois componentes e compostos de poliuretano de dois componentes. O uso de esmaltes alquídicos (tintas a óleo) também é permitido.

Ao escolher, você também deve levar em consideração os seguintes fatores.

  • Tintas alquídicas e epóxi Caracterizam-se por apresentar baixíssima resistência à radiação ultravioleta, dispensando o uso em trabalhos externos, bem como na pintura de superfícies planejadas para uso externo.
  • Tintas de poliuretano de alta qualidade. No entanto, eles são difíceis de aplicar - o revestimento forma um revestimento brilhante, qualquer, mesmo as menores falhas serão perceptíveis nele. No entanto, o esmalte de poliuretano é resistente ao desgaste, resistente à radiação UV e mantém suas características de desempenho sob a influência da umidade e outros fatores externos. Das deficiências, apenas o alto custo pode ser distinguido.
  • Esmaltes alquídicos são baratos, não são exigentes na aplicação, podem ser pintados com epóxi com pincel, rolo ou spray. Este revestimento esconde facilmente pequenos defeitos, mas o esmalte seca por muito tempo.

Dica: para proteção da exposição ao sol, é preferível dar preferência a corantes opacos.

Antes de começar a trabalhar, faça um pequeno teste. Por esta a tinta deve ser aplicada a um pequeno fragmento em um local imperceptível e ver como o resultado é obtido. Para se certificar de que o revestimento está seco não apenas por fora, mas também por dentro, você pode tentar retirá-lo com a unha.

Na hora de fazer peças de uso interno, é preferível dar preferência a tinturas especiais.Eles são adicionados à resina antes do início do trabalho.

A coloração pode ser monocromática, com glitter, madrepérola ou luminescente. Se você introduzir uma gota de corante na resina epóxi, obterá um belo brilho translúcido. Para um esquema de cores mais intenso, você deve primeiro pintar a resina de branco e só depois tingir novamente com tinta colorida.

Visão geral da espécie

Os pigmentos de coloração são apresentados em uma ampla variedade, geralmente na forma de uma pasta concentrada ou pó pulverulento.

Monocromático

A pasta de pigmento é usada para tingimento de uma única cor. Este material é caracterizado por alto poder de cobertura, o aumento da concentração da substância ativa permite um uso econômico da pasta - mesmo a menor lata com uso frequente pode ser suficiente por muito tempo.

As vantagens das pastas incluem alta velocidade e facilidade de mistura, além de eliminarem completamente o risco de grumos de pigmento. Desta forma, a pasta compara-se favoravelmente com outras cores.

A coloração pode ser feita em branco, preto ou colorido. A concentração do pigmento é definida levando-se em consideração a saturação de cor desejada. Por exemplo, se você adicionar mais pasta, poderá obter um tom mais escuro. Em qualquer caso, a proporção máxima da pasta não deve ser superior a 10-15% do volume total da resina.

Hoje em dia, as lojas oferecem o mais amplo sortimento de pastas em uma ampla variedade de preços. Se desejar, você pode misturar várias cores e obter um novo tom você mesmo.

Com fósforo

Os pós fluorescentes com fósforo são de origem orgânica. Essa composição absorve e acumula os raios ultravioleta e, com o início da escuridão, libera lentamente a energia acumulada. Devido à introdução de componentes especiais, a cor pode ser neon ou incolor. O verde é o mais usado - à luz do dia, essa cor tem um tom verde claro e, no escuro, dá um brilho neon bastante forte.

A cor rica e a intensidade do realce dependem diretamente do material no qual o pó é injetado. Esta substância é absolutamente segura, não contém componentes tóxicos e, portanto, não causa danos em contato com a pele. É adicionado em um pequeno volume, a resina preparada é misturada e aplicada na superfície.

Fosco

Com alguns tipos de acabamentos, torna-se necessário criar superfícies mate. Para isso, são utilizados pigmentos especiais, que contêm componentes que neutralizam o brilho. Nesses casos, são usados ​​corantes de fosqueamento.

Madrepérola e metálica

Os pigmentos metálicos estão disponíveis em várias variedades:

  • ouro;
  • prata;
  • cobre;
  • enchimento perolado.

A estrutura da cor é um pó fino sem introdução de partículas estranhas. Pertence à categoria dos corantes profissionais e tem um custo elevado.

A principal vantagem dessa composição é seu consumo econômico. Prestamos especial atenção ao fato de haver um grande número de falsificações no mercado - neste caso, algumas outras partículas estão presentes no pó, o que piora significativamente a qualidade final da coloração.

O pigmento dourado dá aos objetos um tom nobre. Os artesãos experientes costumam usar um gravador em seu trabalho, ele atua como um intensificador de cor. Para fazer isso, você precisa segurar o queimador sob o pigmento a uma distância de 10-20 cm, o pigmento então flutua para cima e você pode fazer manchas cintilantes.

A composição da prata tem propriedades semelhantes, o que dá um brilho prateado. Quando uma pequena quantidade é adicionada a um epóxi transparente, o resultado da coloração pode ser verdadeiramente surpreendente e incomum. Este efeito é usado ao decorar objetos de design, bem como ao criar pinturas.

O pó de bronze produz uma resina metálica com um brilho uniforme que lembra o cobre. O resultado final depende diretamente das proporções usadas. Pigmentos metálicos são adicionados à resina líquida para atingir o resultado.

O intensificador de madrepérola confere ao produto uma tonalidade perolada. É adicionado a um pigmento seco na forma de pó ou de uma pasta de tingimento.

Com lantejoulas

Os brilhos são frequentemente adicionados à solução de epóxi acabada - ela é aplicada com um pincel ou um enfeite é formado, cuidadosamente espremido para fora do vidro com um jato fino. Para um efeito 3D, você pode adicionar brilho aos produtos acabados.

As cores ópticas para epóxi são consideradas uma variedade separada. Eles conferem à composição transparente um tom discreto, combinam bem com o pigmento perolado, enfatizando o brilho do tom. Eles podem ter uma grande variedade de tons.

Marcas populares

Para obter a tonalidade desejada e utilizar economicamente o material, é melhor dar preferência aos corantes das mesmas empresas que disponibilizaram o epóxi à sua disposição. Os produtos mais populares são Poly Max Dream e MG-Epox-Color. Normalmente são comercializados em embalagens de 5 a 10 g, têm um custo democrático.

À venda estão as cores preto, branco, marrom, azul, escarlate, verde, bem como laranja, roxo e dourado. O consumo de corantes desses fabricantes é baixo. Para dar uma tonalidade clara e transparente, a quantidade de pigmento não deve exceder 0,01–0,05% do volume da composição de trabalho.

Para tornar a resina opaca, é permitido introduzir 5% de pigmento - este volume é considerado o máximo permitido.

Com o que mais você pode tingir a resina?

Aqueles que querem economizar na compra de esquemas de cores costumam usar todos os tipos de meios improvisados ​​para tonificar a resina. Essa solução não pode ser considerada bem-sucedida, uma vez que esses componentes podem entrar em uma reação química entre si. Além disso, o preço dos corantes é baixo e, portanto, a economia será pequena. Porém, caso seja necessário pintar com resina epóxi e por algum motivo não for possível adquirir um pigmento, vale a pena adotar as seguintes soluções.

  • Você pode obter tinta com uma caneta de gel - ela fornece um matiz brilhante e previsível. Mas, ao usar uma caneta esferográfica, o efeito pode ser bastante inesperado. Por exemplo, a tinta verde produz uma tonalidade acastanhada.
  • Você pode pintar sobre a resina com tintas para artistas - é melhor usar tintas a óleo pastel, elas dão uma cor saturada brilhante.
  • Para pintura de preto, o carvão ativado é freqüentemente usado, assim como o toner para a impressora.
  • A resina pode ser tingida com uma tinta à base de álcool.
  • Para dar uma cor esbranquiçada à resina, pode-se adicionar talco, talco e também talco ou argila branca.
  • A vegetação da farmácia apresenta uma tonalidade verde rica.

Dicas para colorir

Concluindo, daremos algumas dicas que se relacionam com os requisitos gerais de trabalho com epóxi.

  • A coloração da resina deve ser realizada a uma temperatura de pelo menos 22 graus.
  • Ao trabalhar com quaisquer compostos epóxi, recomenda-se o uso de equipamentos de proteção individual (máscara, respirador, luvas e óculos de proteção), a roupa de trabalho deve ser de mangas compridas.
  • Se a resina ou o pigmento corante entrarem em contato com a pele, limpe imediatamente a mancha com um algodão umedecido em álcool e enxágue com bastante água e sabão.
  • Se o trabalho for realizado em ambientes fechados, é importante providenciar uma boa ventilação ou a possibilidade de ventilação.

O cumprimento preciso de todas as recomendações permitirá que você execute a pintura ideal em casa e ao mesmo tempo não prejudique a sua saúde.

O vídeo a seguir explica como pintar epóxi.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário