Tudo sobre resina epóxi de dois componentes
Em vários campos da indústria e da construção, uma resina epóxi especial encontrou ampla aplicação. Esta substância sintética, que é produzida com base em diferentes grupos de epóxi, freqüentemente atua como uma composição adesiva superfortes e de alta qualidade. Hoje vamos falar sobre as características e propriedades de uma resina epóxi de dois componentes.
Peculiaridades
A resina epóxi de dois componentes é um oligômero especial que, quando combinado com endurecedores especiais, forma um polímero reticulado que muda completamente suas características físicas. Esta substância resinosa tem uma fórmula química bastante complexa.
A composição da resina, devido à sua composição polimérica, é um meio excelente para a ligação confiável de várias superfícies de diferentes densidades entre si.
Ao mesmo tempo, fornece a conexão mais robusta e durável.
Diferença de resina epóxi de um componente
A principal diferença entre essas duas variedades está principalmente no sistema de cura e aplicação na superfície. Os modelos inteiros são curados com a umidade da base e do ar. Além disso, a velocidade desse processo dependerá principalmente do nível de umidade do ar.
O epóxi de dois componentes cura por meio de uma reação química especial. Ocorre entre os componentes principais, incluindo o endurecedor.
Nesse caso, a velocidade do processo dependerá da temperatura do material e do ambiente.
Composição
A composição de uma resina epóxi de dois componentes contém os seguintes componentes:
- microesferas, bem como elementos de granulação fina pertencentes a este grupo;
- algodão e fibras de vidro, destinadas a conferir maior densidade e viscosidade à massa;
- componentes do pó - amianto, giz e cimento;
- lascas de madeira de madeira natural são necessárias para reduzir o peso específico;
- aerosil para minimizar a quantidade de manchas;
- aditivos de coloração, como grafite, dióxido de titânio.
Visualizações
Atualmente, existem muitos modelos diferentes desta resina. Dependendo de sua consistência, eles são divididos em vários tipos.
- Líquido. Esta opção é frequentemente vendida em seringas especiais. As resinas líquidas devem ser gentilmente espremidas para fora do recipiente e geralmente vêm com acessórios especiais opcionais. Esses modelos possibilitam a colagem de pequenos elementos. As amostras líquidas não precisam ser preparadas para uso, pois estão disponíveis prontas para uso.
- Pasty. Essas resinas epóxi são produzidas na forma de uma massa plástica, em sua estrutura serão semelhantes a uma simples plasticina. Essas amostras podem ser facilmente cortadas com uma faca pequena, então você precisará amassar um pouco com as mãos e umedecer levemente com água, após o que o material estará pronto para uso. Lembre-se de que a mistura finalizada deve ser bem espessa. Após a preparação final, a massa é aplicada suavemente na superfície do material.
Ao escolher, certifique-se de considerar o tipo de resina. Para trabalhar com peças pequenas, é preferível escolher a opção líquida. Para uma conexão mais durável de materiais grandes, você pode adquirir uma aparência pastosa.
Formulários
A resina epóxi de dois componentes é amplamente utilizada em áreas como engenharia mecânica, automotiva, pintura. Por vezes, é adequado para o processo de instalação, incluindo na organização da impermeabilização de piscinas.
Essa resina também pode ser utilizada na fabricação de diversos aparelhos elétricos, na fabricação de produtos a partir da fibra de vidro ou da fibra de vidro.
Este material é frequentemente usado por designers e mestres em artes aplicadas. Graças a esta resina de 2 componentes, você pode criar várias belas decorações, peças decorativas de móveis, pequenas lembranças e interessantes relógios de parede com suas próprias mãos.
O comentário foi enviado com sucesso.