Como substituir a resina epóxi?

Contente
  1. Principais fatores de substituição
  2. Análogos
  3. Como substituir o endurecedor?

O que pode substituir a resina epóxi é útil para todos os amantes da arte. Este material é amplamente utilizado em vários tipos de carpintaria, bordado e artigos decorativos. Quais análogos existem para enchimento e artesanato, como encontrar uma alternativa barata ao epóxi em casa - você deve aprender sobre tudo isso com mais detalhes.

Principais fatores de substituição

Há muitos fatores a serem considerados ao escolher um material para substituir o epóxi. Nem todo material é adequado para vazar ou criar uma conexão forte. A principal dificuldade em encontrar uma alternativa é que a resina epóxi em sua forma original é um composto oligomérico. A fim de proporcionar a transição para o estado polimerizado, é necessário um endurecedor que inicie os processos químicos necessários. O estado final do material depende muito da proporção desses ingredientes: se ele se torna rígido ou terá uma consistência elástica e propriedades próximas às da borracha.

É necessário procurar um substituto para o epóxi nos casos em que o mestre tenha manifestações de reação alérgica a este oligômero. Além disso, a resina não é adequada para trabalhos delicados que envolvem formas precisas e complexas. Será difícil obter precisão aqui. Não use compostos epoxídicos na reparação de produtos alimentícios, bem como aqueles destinados ao contato com crianças (brinquedos, pratos).

Às vezes, a busca por um substituto tem motivos puramente cotidianos: a falta de lojas de construção próximas, fundos insuficientes - neste caso, é mais fácil encontrar uma opção à disposição de qualquer mestre sem buscas e investimentos adicionais.

Ao escolher uma alternativa ao epóxi, é importante considerar uma série de requisitos que um composto químico deve ter.

  1. Possibilidade de polimerização com transição para um novo estado de agregação. Não apenas as composições oligoméricas têm tais propriedades.
  2. Resistente ao desgaste. A substituição deve ser capaz de resistir a tensões mecânicas e outras tensões, ao mesmo tempo que permanece durável.
  3. Resistência química. Após a polimerização, o material não deve reagir com meios ácidos e alcalinos, alterando suas características sob sua influência. Ao mesmo tempo, em acetona ou outros ésteres, deve se dissolver sem dar um precipitado.
  4. Alta resistência à umidade. A impermeabilidade à água e outros líquidos é uma grande vantagem do epóxi.
  5. Ausência de vapores perigosos ao trabalhar com o material. A composição não deve conter compostos que requeiram condições especiais para o seu trabalho.
  6. Alta resistência mecânica. Ao criar uma linha de cola, o material deve resistir a forças de tração significativas.
  7. Sem encolhimento e deformação. É importante que o material mantenha os parâmetros geométricos especificados.

Todas essas características já possuem resina epóxi. Ao procurar uma substituição, às vezes é preciso ceder para obter resultados semelhantes à ação de um material universal.

Mas, em geral, com a devida diligência, ainda é possível encontrar uma solução alternativa.

Análogos

Encontrar um análogo barato de epóxi para a criatividade, para verter bancadas ou fazer itens de interior provavelmente não funcionará. Em casa, as substâncias que têm a capacidade de polimerizar, distinguem-se por uma estrutura transparente e a resistência são uma boa alternativa. Para costura, fabricação de joias, a flexibilidade do substituto para lixar, polir e outros processos também pode ser de grande importância. Na formação de produtos grandes - uma mesa, um abajur - vale a pena prestar mais atenção à velocidade de seu endurecimento e à homogeneidade do material. Às vezes, a semelhança ainda acaba sendo visivelmente pior do que a resina epóxi clássica, mas também há exemplos de uma busca bem-sucedida por uma alternativa.

Adesivos de cianoacrilato

São as composições "Titan", "Moment", bem conhecidas dos amantes da arte, assim como as supercolas com polimerização instantânea em contato com o ar. Entre as vantagens óbvias de tais adesivos estão:

  • transparência da costura após a polimerização;
  • alta resistência de ligação;
  • uma variedade de opções - existem compostos resistentes ao calor;
  • Resistência à umidade.

Também existem desvantagens. Apesar da resistência sob cargas estáticas, os tipos de adesivos de cianoacrilato não são muito resistentes a danos mecânicos e impacto. Eles têm uma vida útil limitada e os próprios compostos químicos são tóxicos e podem causar reações alérgicas.

Além disso, não funcionará conectar fluoroplástico ou polietileno com a ajuda deles - apenas plásticos comuns ou metal.

Cola de silicato

Às vezes é comparado ao plexiglass, porque depois que a polimerização é concluída, a mistura realmente adquire força e transparência. Entre as vantagens da cola de silicato estão:

  • toxicidade extremamente baixa;
  • versatilidade;
  • resistência ao fogo;
  • facilidade de preparação.

A desvantagem é o âmbito de aplicação limitado: para metal, cerâmica, vidro, plástico, têxteis e madeira. Você pode aumentar as propriedades da composição adicionando ingredientes adicionais a ela. Por exemplo, uma mistura de vidro triturado e amianto dá ao adesivo de silicato uma resistência química melhorada. Quando misturado à caseína do leite, adquire resistência à umidade.

Quando combinado com amianto e areia de quartzo, pode se tornar resistente às influências alcalinas e ácidas.

"Vidro líquido"

Uma mistura usada ativamente em vários tipos de criatividade. Tem muitas vantagens:

  • hipoalergênico;
  • alta velocidade de secagem;
  • suavidade e brilho da superfície acabada.

Também existem desvantagens. Por exemplo, uma lista limitada de materiais aos quais "vidro líquido" tem boa adesão. Além disso, é imperativo cumprir requisitos de tecnologia de aplicação bastante complexos.

Como o "vidro para água" é o silicato de sódio, ele exibe as melhores características quando aplicado ao vidro. Neste caso, a superfície é primeiro revestida com uma camada fina da composição. Após 24 horas, estará bastante pegajoso - para eliminar esse efeito, limpe-o com álcool comum. Então você pode aplicar uma segunda camada. O revestimento acabado não grudará mais, proporcionará boa polimerização e brilho de longa duração.

Polimento de Gel UV

O endurecimento desta composição ocorre quase instantaneamente quando tratada adequadamente com luz ultravioleta. Naquilo os géis e vernizes para manicure são superiores ao epóxi, com o qual se relacionam a uma base à base de resina. Mas essas composições têm características de resistência bastante baixas. Quando batidos ou outro estresse mecânico, eles perdem rapidamente seu efeito decorativo, ficam cobertos de rachaduras e lascas.

As vantagens do polimento em gel incluem a facilidade de eliminação de defeitos. A correção com remoção de bolhas ou restauração da cobertura será bastante fácil de fazer em casa. O polidor de gel é bom para verter produtos moldados com espessura pequena - joias, itens de decoração. Uma lâmpada UV e alguns minutos são suficientes para a polimerização.

Apenas as composições de acabamento são adequadas para a criatividade - as básicas aderem mesmo após o uso de um catalisador.

Compostos de poliéster

Eles também têm a aparência de uma resina, após o vazamento, ganhando força e dureza rapidamente. Essa opção tem muitas vantagens, incluindo tempos de cura curtos. Os endurecedores são incluídos durante a produção.

As desvantagens dos poliésteres incluem um escopo limitado e a possível ocorrência de reações alérgicas.

Adesivos BF

Na maioria das vezes, eles não são vendidos sob a marca usual, mas na forma de composições sob a marca Moment e similares. A conexão ocorre de acordo com certas regras. É imprescindível secar a primeira camada - o primer, depois aplicar a segunda, segurar por 4-5 minutos e, em seguida, pressionar com força as partes a serem coladas. A confiabilidade e a força da fixação dependem desse fator.

O material tem algumas desvantagens. A cola BF tem um cheiro forte, é melhor trabalhar com ela em um respirador. As propriedades adesivas também são limitadas. Compostos deste tipo são pouco adequados para trabalhar com vidro e metal polido.

Com o método de aplicação quente, essas desvantagens são um pouco niveladas.

Como substituir o endurecedor?

Ao trabalhar com epóxi, artesãos experientes tentam preparar um frasco adicional de endurecedor com antecedência, especialmente se as proporções da mistura forem diferentes das padrão. O motivo é simples: esse componente vem em pequenas quantidades e se esgota rapidamente. Se isso acontecer diretamente no decorrer do trabalho, você pode encontrar uma alternativa para um catalisador pronto entre os fundos improvisados ​​disponíveis em casa. As opções mais simples são:

  • ácido ortofosfórico;
  • amônia (álcool de amônia);
  • peróxido de benzoíla.

Cada um desses compostos químicos tem a capacidade de acelerar a cura do epóxi. Além disso, os artesãos realizam facilmente a tarefa usando combustível seco comum, acrescentando-o em 10% do volume da massa total da substância. A polimerização levará muito tempo - cerca de 24 horas. E você também pode aproveitar as conquistas da indústria de tintas e vernizes. Por exemplo, um endurecedor para esmaltes automotivos da loja mais próxima ou composições "Etal 45M", "Telalit 410".

O substituto mais eficaz para os catalisadores fornecidos com resina epóxi são as substâncias do grupo das poliaminas alifáticas - PEPA, DETA. Em média, seu consumo é de cerca de 10%. Se o endurecedor original fornecido com o oligômero for pequeno, mas estiver disponível, você pode diluí-lo com álcool etílico a 1%.

Absolutamente não adequado como catalisadores para ácidos epóxi - nítrico, clorídrico, sulfúrico. Eles dão espuma preta, o material se mostra impróprio para uso no futuro.

Para obter informações sobre como substituir o epóxi, consulte o próximo vídeo.

1 comentário
0

Artigo muito interessante.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário