Como lavar resina epóxi?

Contente
  1. Métodos de limpeza mecânica
  2. O uso de produtos químicos
  3. Medidas de precaução
  4. Dicas úteis

A cura de qualquer material à base de epóxi só é possível depois que ele reage com o endurecedor, por isso é muito mais fácil processar a área manchada antes de sua polimerização final. A fórmula química da resina epóxi possui uma estrutura complexa, constituída por curtas cadeias poliméricas, que conferem alta resistência à composição. Essa mancha endurecida é difícil de remover. No artigo, descobriremos como isso pode ser feito.

Métodos de limpeza mecânica

A remoção de manchas de epóxi em casa pode ser feita mecanicamente. Às vezes, é melhor do que usar solventes químicos. No entanto, você absolutamente não pode viver sem eles.

A rapidez com que o resultado surge depende do tamanho e da idade da mancha, bem como da delicadeza do material sobre o qual é aplicada.

Tratamento térmico

A área com a mancha é tratada com um jato de ar quente de um secador de cabelo. O processo de remoção de epóxi curado é o seguinte:

  • trate a área manchada com acetona ou qualquer produto de limpeza com propriedades dissolventes;
  • ligue o secador de cabelo, aqueça a mancha de resina a uma temperatura superior a 180-190 graus (a temperatura limite da resistência ao calor da substância);
  • à medida que se aquece e se liquefaz, é preciso limpar o influxo;
  • você pode colocar acetona no centro da mancha para limpar com mais eficácia;
  • é melhor limpar a resina com uma esponja ou pano macio, mas se necessário, uma faca afiada também pode ser usada;
  • a resina restante é reaquecida repetindo o processo até que a resina possa ser removida completamente.

Normalmente, não leva mais de 5 minutos para remover as manchas. Se não for possível usar um secador de cabelo, você pode usar um ferro de solda. Aquece a resina apenas através da camada de papel.

Congelando

Para remover uma mancha de epóxi de um produto, ele não precisa ser colocado na câmara do congelador, especialmente porque nem em todos os casos existe essa oportunidade. Um refrigerante especial deve ser adquirido no departamento de construção.

Mas, ao trabalhar com ele, é preciso cuidar da segurança: compre luvas grossas, óculos de proteção e um respirador. Trabalhar com refrigerante sem eles é perigoso para a saúde.

Como é realizado o processamento:

  • é necessário trabalhar apenas com as janelas abertas ou com a ventilação de alimentação ligada;
  • não deve haver crianças, animais na sala;
  • agite vigorosamente a lata antes de usar o produto;
  • borrife refrigerante na área endurecida com resina a uma distância de 30 cm, com o frasco apontando para cima;
  • quando a resina começar a se desintegrar, é importante limpar imediatamente o epóxi, raspar com uma faca ou espátula (você pode tentar quebrar a mancha com um martelo e usar um aspirador para coletar as migalhas).

Se necessário, o refrigerante é pulverizado na resina duas vezes. Fragmentos de epóxi devem ser jogados fora imediatamente, bem acondicionados em um saco plástico. Este método é mais adequado se a resina não puder ser removida quimicamente e a ação térmica for impossível devido ao risco de destruição da superfície. Corte a mancha camada por camada para evitar danos acidentais à base.

Se a escala de poluição for grande, será preciso mais tempo e muita paciência. O processo é demorado.

O uso de produtos químicos

Embora o epóxi seja considerado um material solúvel, nem todas as soluções podem eliminá-lo. O epóxi se caracteriza pela alta resistência química, sendo necessário selecionar uma substância bastante agressiva para dissolvê-lo. Antes de comprar a composição, é necessário ler no rótulo se ela é adequada para uma situação particular. Muitos solventes podem danificar a pele, deixar marcas nas superfícies de pedra e queimar o plástico. Cuidado especial será necessário ao trabalhar com móveis e tecidos caros. Depois de processar um produto de tecido por qualquer um dos métodos, é imperativo lavar a coisa em água quente com um pó de composição familiar.

Para remover a mancha sem tocar na base, você pode tentar usar diluente de esmalte e verniz ou acetona. Primeiro, algumas gotas do produto são aplicadas no centro do grânulo de epóxi, após o que a reação é avaliada. Se a resina se dissolver, o limpador pode resolver o problema. As áreas de resina são limpas com tal meio, enquanto a superfície é limpa mecanicamente.

O trabalho é realizado exclusivamente em respirador, com portas e janelas abertas. É aconselhável limpar ao ar livre, pois os vapores dos solventes são altamente tóxicos.

Não despeje uma grande quantidade de solvente em plástico e madeira de uma vez - isso danificará o material.

Com o que mais você pode diluir o epóxi após o endurecimento? O epóxi pode dissolver rapidamente o cloreto de metileno, mas é um carcinógeno cáustico e tóxico que você não deve recorrer a ele. Os artesãos em casa costumam ser usados ​​para limpar resíduos de epóxi:

  • removedor de esmalte;
  • solução de álcool desnaturado;
  • SP-6;
  • DMF ou DMSO.

Existem maneiras mais exóticas de remover o acúmulo de resina após o endurecimento. Você pode tentar dissolvê-lo com refrigerante - Pepsi-Cola ou Coca-Cola. UMA também há dicas de como se livrar das gotas usando a solução farmacêutica "Dimexide" na proporção de 1: 3 com água. O local da mancha é umedecido e eles tentam removê-la.

Um removedor universal projetado para remover revestimentos antigos de tinta e verniz também pode ajudar a lidar com manchas endurecidas. Ela também amacia o revestimento endurecido, seguido pelo processamento da resina na superfície com uma espátula de construção ou faca. Não é fácil encontrar uma lavagem eficaz e de alta qualidade agora. Destina-se à limpeza de superfícies de trabalho, ferramentas, mas não é adequado como solvente.

É importante lembrar que o ácido sulfúrico não pode ser usado para limpar superfícies e amaciar o epóxi.

Em uma reação química com metais, este oxidante altamente tóxico queima a madeira. Isso representa um perigo para a saúde humana. Se entrar em contato com a pele, o ácido sulfúrico deixa uma queimadura química.

Medidas de precaução

O uso de produtos químicos e refrigerantes para remover depósitos de epóxi requer o uso obrigatório de equipamentos de proteção individual: máscaras respiratórias, óculos e luvas. Se o tratamento envolver pulverização, um avental de proteção é necessário. A sala onde o trabalho é realizado deve ser ventilada.

Após o procedimento de limpeza, todos os itens de proteção devem ser enxaguados com água corrente e secos.

Dicas úteis

Acontece que durante o processo de limpeza, um pouco de cola epóxi fica na pele (mãos, outras áreas). Este é o caso principalmente para aqueles que negligenciam as recomendações para o uso de luvas de proteção. Se você não reagir rapidamente, existe um alto risco de queimar-se ou desenvolver dermatite de contato. As seguintes manipulações são necessárias:

  • lavar imediatamente o local de contato com epóxi com sabão;
  • aplique qualquer desinfetante nesta área;
  • seque bem a área tratada com um pano macio ou toalha de papel.

Tire suas mãos

É permitido o uso de acetona para remover manchas de cola epóxi das mãos, mas isso não deve ser feito em peles sensíveis. A acetona (removedor de esmalte) trata apenas o local da resina, não a mão inteira. Caso contrário, podem aparecer rachaduras na superfície da pele. Após a limpeza com acetona, as mãos são lavadas com sabão, qualquer creme nutritivo é aplicado na pele.

Se a contaminação já tiver endurecido, deixada sem vigilância imediatamente, deve-se impregnar com óleo vegetal até esfoliar completamente.

Lavar a roupa

Eposidka é absorvido pelo tecido instantaneamente e endurece muito rapidamente. Métodos de limpeza agressivos podem danificar as fibras e danificar o item irreversivelmente. Pode tentar limpar pequenas manchas de alcatrão.

  1. Umedeça a mancha com amônia 10%, álcool etílico. Espere alguns minutos e raspe a resina com o canto de uma espátula.
  2. Coloque a coisa suja em um saco apertado e congele por 2 horas. Em seguida, tente raspar o epóxi do tecido.
  3. Cubra a mancha de alcatrão com uma folha de papel limpa, passe um ferro aquecido por cima várias vezes até que a composição derreta completamente. Em seguida, remova a resina com algum dispositivo adequado.

Remova o alcatrão dos ladrilhos

O acúmulo de epóxi feio é fácil de remover quando se trata de manchas recentes. Você precisará de um pano úmido e água com sabão. Qualquer método descrito acima é adequado para lidar com manchas endurecidas: aquecimento, congelamento, solventes químicos. O ladrilho é resistente a quase todos os métodos de exposição. Mas você pode remover a cola da placa apenas com um ferro de solda. Outras opções vão arruinar a peça sem chance de recuperação.

Seja extremamente cuidadoso e cuidadoso ao trabalhar com produtos químicos! Não se esqueça das medidas de segurança!

Para obter informações sobre como dissolver a resina epóxi, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário