Prímula perene amarela

Contente
  1. Descrição
  2. Visualizações
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Aplicação em paisagismo

Bonito e útil - então você pode dizer sobre muitas flores para um canteiro de flores. Outra planta no tesouro da cura e espetacular é a prímula amarela perene. É despretensioso, fica lindo em um canteiro de flores e é usado na medicina popular.

Descrição

A prímula é uma planta herbácea, geralmente com 25-40 cm de altura, com folhas verdes brilhantes bastante grossas de várias formas dependendo da espécie. O tamanho das folhas é de 5 cm, a forma das folhas é oval, lanceolada, dissecada pinnatamente. O arbusto pode ser ramificado, quase esférico, pode ter uma haste. Algumas espécies podem ter altura - até 1,2 metros.

As flores são peculiares, bem reconhecíveis. Corolla consiste em 4 pétalas de seda soldadas de cor amarelo brilhante.

Existem pétalas amarelas, brancas, azuis, vermelhas e listradas.

Na floricultura decorativa, a prímula bienal (Oenothéra biénnis) e seus híbridos são mais freqüentemente criados. No primeiro ano de vida, as folhas são recolhidas em roseta, no segundo - surge um talo com uma inflorescência-pincel. As folhas são quase sem pecíolos, largamente lanceoladas, as flores são brilhantes, com pétalas sedosas de cor limão, até 4 cm de diâmetro. É ele que é chamado de "vela noturna" ou prímula noturna. No dicionário Brockhaus e Efron, a planta é descrita com o nome de "superexposição". A planta floresce da tarde até a manhã, ao anoitecer parece mesmo uma vela acesa. As flores exalam um aroma muito agradável.

Outro nome popular para a prímula noturna amarela é prímula... Ela floresce na faixa do meio de 1º de julho a setembro, mas o período de floração pode variar dependendo da espécie e variedade. A prímula é uma boa planta de mel. As raízes são comestíveis.

Visualizações

Existem cerca de 150 espécies no gênero de plantas de prímula. As espécies perenes mais decorativas e comuns são descritas abaixo.

Subdimensionado

  • Prímula (Oenothera perennis)... Arbusto de até 25 cm, com folhas estreitas, flores de 1,5 cm.
  • Prímula da noite (Oenothera missouriensis). Até 40 cm, flores amarelas - 10 cm. É esta espécie que às vezes é vendida com o nome de "dourado" ou "vela da noite".

Alta

  • Prímula bienal (Oenothera biennis), ou noite... Até 120 cm, folhas até 20 cm de comprimento, caule reto, flores - 5 cm, amarelo limão.
  • Prímula comum (Oenothera fruticosa)... Semi-arbustivo até 120 cm, folhas verde-escuras, alongadas, flores de 5 cm, espécie mais confiável e resistente ao inverno.
  • Enotera Lamarque, ou Glaziu, ou barriga vermelha (Oenothera erythrosepala)... Até 1 m, densamente ramos, flores amarelas - 7 cm.
  • Prímula da noite (Oenothera tetragona). Arbusto de até 70 cm, folhas ovais, que ficam vermelhas no outono. As flores são douradas, grandes, 5-6 cm, às vezes até 10 cm.

Amplamente conhecido no Ocidente prímula (Oenothera versicolor) - perene até 1 m de altura, com haste única grande e flores de tamanho médio amarelo-vermelho. Também é usado na floricultura decorativa e na fragrante prímula da noite (Oenothera odorata).

E também uma flor popular na horticultura - bela prímula da noite (Oenothera speciosa)... Altura - até 40 cm, flores - até 5 cm, em forma de taça, coletadas em uma inflorescência em forma de espiga no topo do caule. A cor das corolas é muito atraente: rosa com veios brancos e centro amarelo-limão.

Na vida cotidiana, diferentes tipos costumam ser confundidos. A prímula da noite perene amarela é chamada de arbusto e perene, e prímula da noite de Lamarque. Muitas espécies também são chamadas de "vela noturna", não apenas a variedade bienal.

Aterrissagem

As sementes de prímula permanecem viáveis ​​por 4 anos. O melhor solo para uma flor é fresco, muito solto, sem água parada, nutritivo, com acidez neutra, pH 5,5-6,7. O local é claro, mas a sombra parcial também é aceitável, a sombra do entalhe das árvores decíduas será especialmente bem percebida.

A planta é tolerante à falta de umidade, mas não tolera água estagnada. É necessário selecionar áreas onde não haja lençóis freáticos próximos ou água estagnada na nascente.

Cuidado

A prímula pertence a plantas despretensiosas.Se o local for bem escolhido, pode crescer quase por si só, só em verão muito quente será necessária rega. Muitas das dicas são diretrizes, não obrigatórias.

Modo de rega

Regando conforme necessário. Se as folhas da planta começaram a murchar com os trapos, é hora de regar a planta. É difícil dar recomendações inequívocas para regar. Nem todas as prímulas da tarde gostam de excesso de água, porém é possível determinar onde haverá excesso ou deficiência apenas em uma área específica.

Alguns jardineiros são forçados a regar a planta todos os dias - o solo seca rapidamente, outros o suficiente 2 vezes por semana. 1 arbusto precisa de 1,5-2 baldes de água.

Na chuva, ou se o verão for úmido, a flor pode nem ser regada.

Top curativo

O enfeite superior tornará a floração mais exuberante. Fertilize a flor 3 vezes.

  1. Quando os botões despertam na primavera ou antes da floração. Um fertilizante complexo é introduzido para plantas com flores (com ênfase em fósforo e potássio).

  2. Durante o período de formação do botão. Durante este período, a fertilização é feita para plantas com flores ou uma infusão de cinza de madeira. A cinza pode ser aplicada diretamente no solo (1/3 xícara por 1 sq. M).

  3. Durante o período de florescimento em massa de flores. Repita a alimentação das plantas com flores.

Depois de regar e fertilizar, o solo é coberto com húmus seco.

Durante a floração

Botões desbotados podem ser cortados, acredita-se que isso torna o arbusto mais organizado e prolonga a floração. Mas geralmente eles fazem isso a seu próprio critério. Muitas plantas de prímula são boas em autolimpantes e têm uma aparência limpa o tempo todo.

A planta não precisa de tratamentos contra pragas, a prímula praticamente não é afetada por doenças e não é atraente para os insetos.

Em casos raros, a planta pode sofrer ataques de pulgões. Se a lesão for pequena, as pragas são removidas com uma esponja. Se isso não ajudar, as flores são tratadas com Fitoverm.

Durante o período de descanso

No outono, a rega é reduzida gradualmente. O revestimento superior não é necessário. Para o inverno, o Missouri e as belas prímulas da noite devem ser cobertos, o resto da espécie - a seu critério.

A cada 3-4 anos, os arbustos são divididos, a planta tende a crescer fortemente.

Preparando-se para o inverno

Antes do início do tempo frio, os caules da prímula perene são cortados até a raiz, o solo é coberto com uma camada de palha, turfa, composto ou ramos de abeto. A camada pode ter de 6 a 7 cm ou de 15 a 20 cm - dependendo do tipo de prímula e do clima local.

Em termos de resistência de inverno, a prímula da noite arbustiva é uma das plantas mais agradecidas. Outros tipos podem ser ligeiramente mais suaves.

Reprodução

A flor se propaga por sementes, dividindo o arbusto, prole. As sementes são semeadas no final de maio, em junho, em abrigos de filme até 1 cm de profundidade, sendo necessário o filme para que o solo não seque, caso contrário as sementes não germinarão. Quando aparecem folhas verdadeiras, as plantas são desbastadas ou plantadas em local permanente com intervalo de 10 cm Floração - no segundo ano.

Nada o impede de cultivar uma planta por meio de mudas. Este método é especialmente procurado para a prímula noturna do Missouri, que pode florescer no mesmo ano.

  1. Eles levam qualquer solo solto, qualquer um comprado, com um alto teor de turfa, é possível.

  2. Espalhe as sementes na superfície, cubra com papel alumínio e coloque em local aquecido.

  3. As mudas aparecerão em 2 semanas. Quando aparecem folhas reais, é aconselhável baixar a temperatura em 2 a 4 graus.

As mudas podem facilmente ficar doentes com uma perna preta, então eles monitoram cuidadosamente o nível de umidade, o solo é derramado com permanganato de potássio antes do plantio. Você pode tratar o solo e as plantas com "Fitosporina". Os arbustos são divididos no início de maio, porque no verão o delenki pode florescer. Os descendentes são separados simplesmente cavando-os com uma pá ou pá e transplantando-os para outro lugar.

Aplicação em paisagismo

Como planta ornamental, a prímula é versátil. Ela pode se sentir mal no calor, caso contrário, ela é extremamente despretensiosa. Ao contrário de muitas outras culturas, ela cresce bem em sombra parcial. Não é plantada em canteiros de carpete, mas a prímula é adequada para qualquer composição compacta.

Ela vai decorar um jardim de flores misto, mixborder.Pode ser plantada em forma de orla livre, junto a um escorrega alpino, junto a lagoas e pontes, junto a grandes árvores. Flores amarelas e verdes brilhantes de prímula funcionam melhor contra um fundo de folhas marrom-avermelhadas, como a bérberis. A gama lilás também é muito boa. Por exemplo, uma flor fica bem ao lado de delfinios.

Combine prímula com coníferas, stonecrop, petúnias, sinos.

A flor é bem adjacente a qualquer cultivo de jardim, é importante apenas harmonizar as necessidades das plantas.

A prímula também é cultivada em uma horta medicinal, se for planejada a colheita de suas folhas e raízes. As sementes da planta também curam, mas é difícil obter óleo valioso delas em casa.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário