Tudo sobre a prímula da noite

Contente
  1. Variedades
  2. Condições de cultivo
  3. Métodos de reprodução

A prímula rosa é uma planta bastante despretensiosa e bonita, que geralmente é plantada em áreas de jardim. Devido à sua aparência original, fácil cuidado e reprodução rápida, a planta perene é muito popular entre os jardineiros.

Variedades

A numerosa família de prímulas noturnas inclui mais de 140 variedades bienais, anuais e perenes. Quase todas as variedades se distinguem por boas propriedades aromáticas e tonalidades de cor pronunciadas. Adequado para cultivo em regiões frias. Considere as variedades mais populares de prímula rosa.

  • Arbusto... Variedade norte-americana com 90-120 cm de altura, com folhas lanceoladas e grandes flores amarelas. A partir dos rebentos, obtêm-se cavidades convenientes para a divisão, com as quais a planta pode ser propagada rapidamente. Uma variedade despretensiosa de prímula noturna.
  • Quadrangular... Dependendo das condições externas, a variedade atinge uma altura de 50-70 cm Difere em fácil cultivo e bela floração de junho a agosto. Ele se multiplica facilmente por auto-semeadura e divisão do arbusto.
  • Rosa orquídea... A altura da variedade varia de 50 a 80 cm. A peculiaridade da variedade são as inflorescências perfumadas de tom rosado pálido. As folhas são oblongas, os rebentos são flexíveis. O cultivo em regiões resistentes ao inverno requer a instalação de abrigo adicional ou cultivo em recipientes especiais.
  • Missouri... É caracterizada por rebentos rastejantes com 15 a 20 cm de altura e flores bastante grandes com vários centímetros de diâmetro. As flores desabrocham do início de junho ao final do verão. Uma variedade resistente e perene, frequentemente usada para criar escorregadores alpinos e jardins rochosos.

Além das variedades acima, a subespécie de prímula da noite não é menos popular. "Sonho". A variedade distingue-se pela floração longa, com caules de 25 a 40 cm de altura e folha de formato oblongo e ligeiramente pontiagudo. Dependendo das condições de cultivo, a tonalidade dos botões é branca ou rosada.

Condições de cultivo

As plantas de prímula são perenes, sem requisitos estritos de crescimento.... As variedades mais populares germinam bem tanto em sombra parcial quanto sob a influência da luz solar direta. O solo para as plantas deve ser suficientemente drenado e leve. Os especialistas recomendam o uso de um solo nutritivo e fresco com uma composição química neutra.

Para que a prímula se desenvolva e floresça com sucesso, é necessário fertilizar completamente a camada superficial do solo. Para isso, 3-4 kg de húmus são usados ​​por 1 sq. m com a adição de qualquer fertilizante mineral. Um dia antes do plantio, o solo é cuidadosamente escavado e abundantemente regado.

Um pré-requisito para o plantio e cuidado é plantar prímula em covas separadas. Depois disso, a planta é regada diariamente e, se necessário, sombreada.

Apesar do caule desbotado não afetar de forma alguma a duração da floração em si, é recomendado remover áreas desbotadas. A poda e a modelagem completas são feitas a cada outono. A cultura jovem deve ser tratada com cobertura morta e retirada de ervas daninhas em tempo hábil. Caso contrário, a prímula da noite freqüentemente sofrerá com ervas daninhas. Os especialistas também recomendam de vez em quando afrouxar as camadas superiores do solo e amarrar os brotos iniciais. Isso permite uma boa compactação e estabilidade.

A maioria das variedades de prímula são resistentes à geada, portanto, não precisam usar um abrigo denso. Após a remoção da parte acima do solo, é realizada a cobertura morta. Composto ou turfa são usados ​​para proteger a flor. Recomenda-se cobrir os rebentos jovens com ramos de abeto conífero ou folhas secas.

Para evitar o rápido murchamento e degeneração, é necessário garantir que a prímula não cresça muito rapidamente. Na presença dos primeiros sinais indicativos de deterioração da floração, os arbustos devem ser divididos e transferidos para um novo local. Este procedimento deve ser feito a cada 4-5 anos.

Para acelerar a germinação de novo material de plantio, os recipientes podem ser cobertos com plástico ou vidro resistente. Recomenda-se umedecer o solo com um borrifador especial.

Métodos de reprodução

A cultura se reproduz bem tanto com o auxílio de sementes quanto pelo método vegetativo.... Os rebentos jovens são usados ​​com eficácia como plantas independentes. Os arbustos muito grandes geralmente são separados no início de setembro e no final de maio.

As sementes são plantadas no solo em maio e, se for usada uma estufa, no início de abril. O material da semente se aprofunda no solo em 5-10 cm, dependendo da composição química e das características. Ao cultivar qualquer variedade de prímula, mantenha uma boa umidade. Dispositivos dedicados e análises visuais são usados ​​para medir a umidade com eficácia.

Para que a planta germine rapidamente e tenha uma bela floração, ela deve ser transplantada para o solo do jardim no início ou em meados de maio. É necessário respeitar a distância entre os arbustos na faixa de 50-70 cm, caso contrário, o sistema radicular não terá tempo de amadurecer, o que acarretará várias consequências desagradáveis.

Ao dividir o arbusto, a prímula se reproduz no outono ou na primavera. Para fazer isso, desenterre os brotos individuais e divida-os em várias divisões. Um método semelhante também pode efetivamente rejuvenescer a cultura. Além da reprodução por arbustos e sementes, as perenes são cultivadas de maneira excelente com a ajuda dos chamados bebês. Pequenos brotos são geralmente encontrados perto do sistema radicular principal.

Uma característica distintiva da prímula da noite é a quase total falta de suscetibilidade a doenças. Ao mesmo tempo, é especialmente importante realizar um trabalho preventivo em tempo hábil, fertilizar novos brotos, regar abundantemente durante todo o período de crescimento e preparar-se para o inverno.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário