Qual é a aparência da prímula da noite e como fazer crescer uma flor?

Contente
  1. Descrição
  2. Tipos e variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Aplicação em paisagismo

A prímula (prímula) é uma planta despretensiosa e ornamental. Muitas vezes é usado para design de paisagem. Hoje vamos falar sobre as características dessa planta, como plantar, cultivar.

Descrição

Enotera também tem um nome diferente - "vela noturna". Suas flores preferem desabrochar à noite, os botões parecem pequenas lanternas. O burro é anual, perene. Existem também espécimes bienais.

Em termos de aparência, todos os tipos e variedades de prímula são muito semelhantes. Eles têm hastes retas e rastejantes. As folhas são ovais ou emplumadas e a cor é verde escuro.

As flores lembram botões de papoula na aparência. Eles são geralmente de cor amarela brilhante. Mas às vezes eles são pintados em um tom rico de roxo, branco como a neve ou rosa. A altura da vegetação varia consideravelmente - de 40 cm a 2 m.

As flores crescem nas axilas. O diâmetro de cada botão de flor pode variar de 2 a 10 centímetros. Na floração apresentam aroma adocicado.

O sistema radicular é denso e bem desenvolvido. Aprofunda cerca de 25-30 cm. O material da semente amadurece em pequenas cápsulas. Sua capacidade de germinação dura 2-3 anos.

A prímula é frequentemente usada na produção de vários cosméticos e medicamentos. As preparações feitas com base nela têm um efeito positivo nos processos metabólicos do corpo, promovem a atividade celular. Eles também podem reduzir os níveis de colesterol.

Os cosméticos com esta flor têm um efeito branqueador. Além disso, são frequentemente usados ​​como formulações antioxidantes.

Às vezes, a flor também é usada na culinária. No primeiro ano de vida, muitos jardineiros desenterram raízes. Eles estão saturados de taninos, ácidos orgânicos. A prímula é frequentemente usada para fazer marinadas. Acompanha bem uma variedade de pratos de peixe e carne.

Tipos e variedades

As seguintes variedades desta flor são consideradas as mais populares.

  • Arbusto. Esta espécie tem caules altamente ramificados, eles se cruzam e formam um arbusto denso e exuberante. A folhagem é oval. Os botões de flores em forma de lanterna têm uma cor amarela brilhante, seu diâmetro é de 4-5 cm. A floração ocorre em julho-agosto. A prímula arbustiva possui excelentes qualidades decorativas.

  • Missouri gold. Esta variedade perene cresce com hastes rasteiras de 40 a 45 cm de altura e as folhas podem ser ovais ou lanceoladas. Os botões são bastante grandes. O período de floração ocorre do início do verão ao início do outono. As pétalas são amarelas brilhantes. Esta espécie é considerada a mais termofílica, por isso necessita especialmente de preparação para o inverno. Antes das geadas, a flor deve ser coberta com um material de cobertura.
  • A prímula é linda. Essa planta tem flores grandes que cobrem as folhas recortadas. A prímula floresce até 2,5 meses. Na maioria das vezes, esse tipo é usado para decorar caminhos, canteiros de flores, áreas de parque. Essa flor é perene, mas, ao mesmo tempo, costuma ser plantada como uma planta anual.

  • Flor grande. Esta planta ereta cresce mais de um metro de altura. Durante a floração, forma-se um grande número de botões amarelos com aroma adocicado. Seu diâmetro pode ser de até 5 centímetros.
  • Sem haste. A folhagem lanceolada das plantas é coletada em pequenas rosetas. O período de floração é de junho a setembro. Enotera stemless é caracterizado por maior resistência ao frio.

  • Baixo. Esta vegetação perene é uma flor de baixo crescimento (não mais do que 30 centímetros de altura). As placas foliares são pequenas e estreitas, de forma lanceolada. Pequenos botões com diâmetro não superior a 1-1,5 cm, de cor amarela intensa. A vegetação floresce de maio a junho.
  • Quadrangular. A flor é um arbusto com não mais de 75-80 cm de altura e sua folhagem é oval, de cor verde-azulada. Os botões das flores são amarelos escuros ou apenas amarelos. Eles se reúnem em inflorescências. Esta prímula floresce de julho a agosto.

  • A noite subiu. Esta flor perene abre apenas em tempo nublado, perto da noite. Os botões desta prímula são brancos com um leve tom rosa. As pétalas estão em forma de concha. O seu diâmetro não ultrapassa os 5 cm. Cada flor exala um aroma suave e doce. A planta atinge uma altura de 40 centímetros. Uma rosa vespertina é frequentemente plantada em canteiros de flores no local. Essa prímula pode se desenvolver totalmente em quase qualquer tipo de solo.

  • Aparência de haste vermelha. Esta flor bienal cresce até 1,5 metros. Possui caules eretos, são ligeiramente ramificados na base. Sua cor é vermelha saturada. Toda a superfície do caule é coberta por pêlos duros. As folhas dessa prímula são lanceoladas, todas bastante largas. Sua superfície pode ser plana, lisa ou ondulada. Botões de flores em uma planta amarela. Seu diâmetro é de 5 a 6 centímetros. Os frutos assemelham-se a pequenas cápsulas verdes com 2 a 3 cm de comprimento, podendo observar-se neles fortes estrias vermelhas. A prímula de cauda vermelha tem muitas propriedades medicinais, por isso é frequentemente usada na área médica.
  • Enothera Lamarck. Esta planta perene cresce com uma haste reta e densamente ramificada. A altura da planta não chega a mais de um metro. A folhagem é lanceolada. A superfície é lisa, de cor verde claro. As flores são amarelas, reúnem-se em inflorescências racemosas. Enotera Lamarca é plantada em áreas semi-sombreadas com outras perenes, vai bem com flores brilhantes.

  • Soddy. A espécie é considerada a menor de todo o grupo de flores noturnas. A altura de um arbusto adulto saudável atinge apenas 7 a 10 centímetros. Durante a floração, belas flores brancas como a neve desabrocham apenas no final da tarde. Perto da manhã, sua cor muda, eles se tornam rosa pálido.
  • Enothera Drummond. Esta variedade é um híbrido perene. Distingue-se por qualidades decorativas especiais, por isso é frequentemente usado no desenho de belos canteiros de flores. Enotera Drummond tem uma haste rasteira de uma cor saturada marrom-avermelhada. A flor parece mais impressionante em um design rochoso. As flores nas plantas são amarelas. Os tamanhos são médios, seu diâmetro é em média 5-6 centímetros.

  • A prímula é pálida. Esta espécie é anual. Atinge uma altura de 50 centímetros. A flor é resistente à geada. Os botões florescem gradualmente apenas no final da tarde. Pela manhã, eles já estão na cor rosa. Durante o dia, as flores murcham gradualmente. Os botões florescem até o final de outubro.
  • Prímula multicolorida. Esta espécie é bienal. Sua altura pode ser superior a 1 metro. As pétalas são coloridas em vários tons de vermelho e amarelo. Os arbustos maduros têm um diâmetro de 18 a 20 centímetros. A prímula floresce desde o primeiro ano.

Aterrissagem

Vamos descobrir como plantar prímula da noite corretamente. Um local adequado para ela é selecionado com antecedência. A flor prefere uma área bem iluminada. Lembre-se de que a planta não tolera alagamento, por isso não deve ser plantada em locais próximos a lençóis freáticos.

A prímula não exige muito do solo. Mas, ao mesmo tempo, cresce muito melhor em solos leves.

Se você quiser plantar uma prímula em seu local, que é uma prímula bienal, é melhor pré-cultivar as mudas em casa.

Para isso, no final de fevereiro - início de março, são preparadas caixas especiais para mudas, que são preenchidas com um substrato nutritivo. O material da semente é semeado neles.

Quando as mudas aparecem, é preciso esperar até que fiquem mais fortes e cresçam um pouco. Depois disso, eles são plantados em solo aberto. Além disso, deve haver uma distância de 55 a 60 centímetros entre as plantas individuais.

Você pode plantar a semente diretamente em solo aberto. Nesse caso, o plantio é realizado no final de abril - início de maio. Às vezes, isso é feito antes do inverno. As sementes devem ser semeadas em solo umedecido, 2-3 grãos cada.

Cada semente é aprofundada no solo em 0,5-1 cm. Durante a semeadura segue-se o esquema de plantio de 30x30 cm. O solo é preparado preliminarmente. Deve ser desenterrado com cuidado. Ao mesmo tempo, fertilizantes nutritivos são aplicados ao solo. A melhor opção seria húmus e nitrophoska.

Cuidado

Quando cultivada, esta planta é considerada despretensiosa. Necessita de cuidados simples e descomplicados.

Rega

A prímula é considerada uma planta muito resistente à seca, portanto, praticamente não precisa ser regada. Apenas espécimes jovens devem ser umedecidos periodicamente.

A precipitação sazonal será suficiente para flores adultas.

Mas em verões quentes e secos, a prímula ainda deve ser regada. Nesse caso, o procedimento é realizado 2 a 3 vezes por temporada. Ao mesmo tempo, uma média de 15-20 litros de água deve cair em 1 metro quadrado de plantio.

Top curativo

A prímula também precisa de fertilizantes. Neste caso, a planta é alimentada 1 vez por temporada. Na primeira vez, isso é feito ao pousar. Para tal flor, um fertilizante mineral pronto seria uma excelente opção.

Ao mesmo tempo, para cada metro quadrado de solo, deve haver 35-40 gramas da substância e 2-3 kg de matéria orgânica (húmus é o mais adequado).

Na segunda vez, a vegetação é alimentada durante o processo de floração. Além disso, nesta fase, é melhor usar sulfato de potássio ou superfosfato. Por 1 sq. plantações m deve levar 20 gramas de tal substância. A terceira alimentação é aplicada com floração prolongada, cerca de 15-20 dias após o segundo procedimento. As cinzas podem ser usadas nesta fase.

Transferência e inverno

A vegetação precisa ser replantada a cada 2-4 anos, pois com o tempo a vegetação vai crescer fortemente e pode parar de florescer por causa disso. No entanto, o desbaste raramente ajuda.

A prímula tolera o procedimento de transplante com bastante facilidade. É realizado no início do outono ou primavera. Os arbustos, via de regra, rapidamente se enraízam em uma nova área. Antes do início do inverno, é necessário cortar com cuidado toda a parte do solo. Depois disso, as raízes são cobertas com uma camada de serragem ou folhagem seca.

Reprodução

A prímula pode ser propagada plantando sementes. Ao mesmo tempo, podem ser plantados em mudas ou imediatamente em local permanente no local. A primeira opção é a mais correta, mas também a mais difícil.

Doenças e pragas

Esta planta dificilmente fica doente. Mas devido ao cuidado inadequado, surge um fungo. Pode ser facilmente destruído com fungicidas. Às vezes, as lagartas da mariposa-falcão aparecem na vegetação. Eles se instalam nas folhas e gradualmente as comem. Para destruir essa praga, inseticidas devem ser usados. E também os pulgões podem pousar em uma flor, neste caso também vale a pena aplicar imediatamente inseticidas.

Deve-se notar que os caracóis e lesmas freqüentemente se instalam na flor. Para se livrar deles, fazem tratamentos com preparações químicas e biológicas.

Lembre-se de que a planta pode tolerar facilmente tratamentos com fungicidas e inseticidas. Mas, ao mesmo tempo, reage negativamente a uma solução de permanganato de potássio, mesmo com uma concentração mínima, as folhas da flor começam a enrolar e cair.

Aplicação em paisagismo

Enotera ficará bem em quase qualquer chalé de verão. Você pode fazer uma bela composição brilhante em um canteiro de flores baixo. Ao mesmo tempo, plantas altas e delgadas com flores são plantadas na parte central, e prímula amarela é plantada ao redor delas. Esta opção é perfeita para grandes áreas.

E você também pode plantar um grande número de arbustos de jardim de prímulas noturnas de baixo crescimento ao longo dos caminhos das casas de verão. Se desejar, eles são combinados com outra grama baixa decorativa. Esta opção também é adequada para pequenas áreas.

Alguns jardineiros plantam vários tipos dessas plantas ornamentais em pequenos canteiros de flores feitos em casa. Somente prímula da noite pode ser plantada neles, ou você pode combiná-la com outra vegetação verde para obter uma composição interessante e bonita.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário