Esmalte para metal: seleção e aplicação

Esmalte para metal: seleção e aplicação
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e características
  3. Espectro de cores
  4. Area de aplicação
  5. Fabricantes

Uma variedade de composições pode ser usada para pintar uma superfície de metal. Mas nem todos eles são iguais. É importante escolher as soluções de design mais produtivas em um caso particular. Compreendemos as especificidades da escolha do esmalte para o metal.

Peculiaridades

O esmalte para metal tem uma tarefa fundamental: é proteger a superfície dos processos de corrosão. Uma medida semelhante é necessária para os itens que ficarão constantemente ao ar livre ou expostos à ação destrutiva da água. Ao mesmo tempo, não se pode deixar de notar a estética, pois as composições de coloração para produtos metálicos podem dar-lhes uma aparência elegante. Se a escolha do esmalte está longe do correto, a tecnologia não é seguida, o revestimento fica ruim.

A seleção das composições corantes deve levar em consideração a natureza química e a finalidade pretendida. Nem todo revestimento pode ser aplicado a uma superfície específica. A maioria das tintas, por exemplo, não é adequada para objetos galvanizados porque têm pouca aderência.

O tipo ótimo de corante, via de regra, é 3 em 1, quando, além do pigmento, há também um primer para metal e um conversor de ferrugem. A vida útil geral dessas variedades é muito mais longa do que a do esmalte simples.

Tipos e características

Os esmaltes e outras tintas e vernizes para metal são apresentados em três tipos principais:

  • óleo;
  • alquídico;
  • acrílico.

Misturas de dois componentes, combinações de corantes à base de poliuretano e outros aprimoramentos semelhantes são mais propensos a se enquadrar na categoria industrial. São resistentes a processos corrosivos e ambientes agressivos. É impraticável usar tais misturas, apesar de suas altas características anticorrosivas, em condições domésticas: o trabalho é caro e insuficientemente eficaz. O tipo de óleo é mais barato e pode ser comprado em quase todas as lojas de tintas.

O problema é que esses esmaltes não podem ser chamados de secagem rápida. Sob a influência da luz solar, eles desbotam rapidamente, perdendo seu apelo visual. A eficácia da proteção do metal contra a ferrugem também deixa muito a desejar. Produtos de pintura oleosa não são resistentes a altas temperaturas. Não podem ser usados ​​em caldeiras, radiadores, é perigoso.

Em termos de atividade anticorrosiva, os esmaltes alquídicos são melhores. Não é difícil comprá-los agora. O aumento da resistência a influências atmosféricas negativas e mudanças de temperatura permite o uso de tais misturas ao realizar trabalhos ao ar livre. As tintas e vernizes acrílicos, à base de água pura, são reconhecidos como a melhor escolha pela grande maioria dos profissionais. São totalmente seguros para a saúde dos pintores, não têm um odor desagradável.

Em termos de resistência ao calor forte e às influências negativas do ambiente externo, as combinações baseadas em acrílico não são piores do que suas contrapartes alquídicas. Isso permite aumentar o período durante o qual os objetos de metal mantêm sua atratividade externa. A secagem rápida atrairá profissionais e clientes comuns. O revestimento em pó de metal, com todas as suas vantagens, não pode ser feito em casa. A necessidade de uma câmara especial desvaloriza as altas qualidades técnicas de tal revestimento e sua durabilidade.

A tinta resistente a produtos químicos se diferencia pela resistência a substâncias cáusticas, deve ser tecnológica e prática, sem criar problemas durante a aplicação.Os esmaltes resistentes ao calor e ao fogo não têm nada em comum, são conceitos mutuamente exclusivos. No primeiro caso, a superfície deve permanecer inalterada sob a ação de forte aquecimento, e no segundo, ao contrário, deve inchar e cobrir a base dos efeitos da chama. A mistura de dois componentes, além do pigmento base, contém resina epóxi, inibidores de corrosão e poliuretano. O esmalte de poliéster típico, na maioria dos casos, cria um acabamento brilhante em superfícies pré-preparadas.

Além dessas variedades, é comum distinguir os seguintes tipos:

  • dielétrico;
  • polimérico;
  • resistente a óleo e gasolina;
  • à prova de intempéries.

Suas principais características já estão claras nos próprios nomes. A taxa de consumo por 1 m2, dependendo da composição química, das condições de uso e do tipo de metal a ser processado, pode ser de 1 kg por 8 a 10 metros quadrados para trabalho interno e de 10 a 14 metros quadrados. m com externo. Estamos falando de formulações de alta qualidade que duram muito tempo.

Espectro de cores

A paleta de esmaltes para metal inclui uma variedade de tons (brilhante, semibrilhante, fosco). Mais frequentemente, os compradores estão interessados ​​em tons de branco e amarelo. É aconselhável pintar os radiadores e outras peças de aquecimento de branco. O tom amarelado parece elegante e nobre em quase todas as condições, cobre perfeitamente a ferrugem.

A cor do esmalte artístico é determinada pela cor do óxido de metal que é usado na produção. Por exemplo, compostos de ferro e cromo ajudam a criar uma tonalidade vermelha. O esmalte preto é obtido pela introdução de óxidos de manganês ou irídio. A fase de queima é considerada uma fase crítica da tecnologia. Se você os ignorar, a cor não será o que você deseja.

Area de aplicação

Ao realizar trabalhos externos, bem como internos, é necessário preparar cuidadosamente a superfície. O não cumprimento deste requisito pode levar ao rápido aparecimento de manchas de ferrugem e perda de atratividade da aparência do revestimento. Pintar uma árvore é mais difícil do que aplicar uma composição de cor na superfície de produtos de metal: é porosa e absorve facilmente a pintura. Esses revestimentos diferem muito em suas propriedades e características.

Ao escolher uma mistura de corantes, é preciso estar atento às condições de seu uso. Por exemplo, os revestimentos que podem ser usados ​​para pintura em interiores são completamente inadequados para ladrilhos de metal.

Fabricantes

Freqüentemente, a escolha de um fabricante específico confunde o comprador médio. Notemos várias empresas cujos produtos estão em demanda hoje. Firma russa "Tex»Produz esmalte de alta qualidade para pintura de estruturas metálicas. Entre outras empresas, você deve prestar atenção à gama de empresas "Tikkurila", "Hammerite", "Comandante"... Independentemente da marca específica, você precisa estudar as características reais.

No vídeo a seguir, veja uma visão geral do esmalte metálico 3 em 1 da düfa Hammerlack.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário