Esmalte PF-133: características, regras de consumo e aplicação

Esmalte PF-133: características, regras de consumo e aplicação
  1. Principais características e escopo
  2. Preparação da superfície
  3. Processo de aplicação
  4. Consumo
  5. Medidas de segurança

Pintar não é um processo fácil. Muita atenção deve ser dada ao que a superfície será coberta. O mercado de materiais de construção oferece uma ampla gama de tintas e vernizes. Este artigo se concentrará no esmalte PF-133.

Principais características e escopo

Qualquer material de pintura e verniz deve ter um certificado de conformidade. A tinta de esmalte PF-133 corresponde a GOST 926-82.

Ao comprar, certifique-se de pedir este documento ao vendedor.

Isso lhe dará a confiança de que está adquirindo produtos de qualidade e confiáveis. Caso contrário, você corre o risco de não conseguir o que deseja. Isso não só arruinará o resultado do trabalho, mas também pode ser prejudicial à saúde.

O esmalte desta classe é uma mistura de corantes e cargas em um verniz alquídico. Além disso, solventes orgânicos são adicionados à composição. Outros aditivos são permitidos.

Especificações:

  • aparência após secagem completa - um filme homogêneo uniforme;
  • a presença de brilho - 50%;
  • a presença de substâncias não voláteis - de 45 a 70%;
  • o tempo de secagem a uma temperatura de 22-25 graus é de pelo menos 24 horas.

    Considerando as características acima, podemos dizer que o material não é adequado para todos os tipos de superfícies. Na maioria das vezes, essa tinta é usada para cobrir produtos de metal e madeira. O esmalte é perfeito para pintura de vagões, contêineres para transporte de cargas.

    É proibido o uso do material como revestimento em vagões frigoríficos, bem como em máquinas agrícolas expostas às influências climáticas.

    Vale destacar uma característica do esmalte como a resistência a climas variáveis. Além disso, a tinta não tem medo da exposição a soluções de óleo e detergentes. O esmalte aplicado de acordo com as normas tem vida média de 3 anos. É um período bastante longo, visto que a tinta resiste às variações de temperatura, além de não ter medo de chuva e neve.

    Preparação da superfície

    A superfície a ser revestida com esmalte deve ser cuidadosamente preparada. Isso maximizará a vida útil da tinta.

    Preparação de superfícies metálicas:

    • o metal deve estar isento de ferrugem, impurezas e ter uma estrutura homogênea para brilhar;
    • para nivelar a superfície, use um primer. Pode ser um primer para metal da classe PF ou GF;
    • se o revestimento de metal tiver uma superfície perfeitamente plana, a tinta pode ser aplicada imediatamente.

    Preparação de piso de madeira:

      • A primeira coisa a fazer é verificar se a madeira foi pintada anteriormente. Em caso afirmativo, é melhor remover a tinta velha completamente e limpar a superfície de graxa e sujeira.
      • Execute o processamento com uma lixa e, em seguida, aspire completamente o pó.
      • Se a árvore for nova, é melhor usar óleo secante. Isso ajudará a pintura a ficar mais lisa e também fornecerá adesão adicional aos materiais.

      Os especialistas aconselham não usar solventes agressivos, soluções de álcool e gasolina para desengordurar a superfície.

      Processo de aplicação

        Aplicar tinta em uma superfície não é um processo difícil, mas é importante levá-lo a sério. Mexa bem a tinta antes de começar a trabalhar. Deve ser uniforme. Se a composição for muito espessa, antes do uso, a tinta é diluída, mas não mais do que 20% da massa total da composição.

        O esmalte pode ser aplicado em uma temperatura de ar de pelo menos 7 e não mais de 35 graus. A umidade do ar não deve exceder o limite de 80%.

        As camadas devem ser aplicadas em intervalos de pelo menos 24 horas a uma temperatura do ar de +25 graus. Mas a secagem da superfície também é possível a 28 graus. Nesse caso, o tempo de espera é reduzido para duas horas.

        A pintura de superfície pode ser feita de várias maneiras:

        • escovar;
        • usando uma pistola de pulverização - airless e pneumática;
        • vazamento de jato da superfície;
        • usando pulverização eletrostática.

        A densidade da camada aplicada depende do método escolhido. Quanto mais densa a camada, menor será seu número.

        Consumo

        O consumo do esmalte depende da superfície processada, do que é usado para a aplicação da tinta, das condições de temperatura. Também é importante o quão diluída a composição é.

        Para pulverização, a tinta deve ser diluída com aguarrás. A massa do solvente não deve exceder 10% da massa total da tinta.

        Se a pintura for feita com rolo ou pincel, a quantidade de solvente é reduzida pela metade e a própria composição ficará mais densa e lisa na superfície.

        A espessura recomendada de uma camada é 20-45 mícrons, o número de camadas é 2-3. O consumo médio de tinta por 1 m2 é de 50 a 120 gramas.

        Medidas de segurança

        Não se esqueça das medidas de segurança. O esmalte PF-133 refere-se a materiais combustíveis, portanto, não execute nenhuma ação próximo a fontes de fogo.

        O trabalho deve ser feito em uma área bem ventilada em luvas de borracha e um respirador. É importante evitar o contato com a pele e o sistema respiratório. Armazene a tinta em um local fresco e escuro, longe do alcance das crianças.

        Se você seguir todas as regras de uso acima, obterá um resultado que durará muito tempo.

        Uma visão geral do forro de esmalte PF-133 pode ser vista no vídeo abaixo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário