Esmalte de organossilício: características e características
Até à data, os fabricantes oferecem um grande número de tintas e vernizes de uma grande variedade em composição e propriedades, utilizados em vários tipos de acabamentos. Talvez a mais original de todas as opções oferecidas no mercado da construção civil seja o esmalte organossilício, desenvolvido no século passado e em constante aperfeiçoamento devido à inclusão de componentes adicionais em sua composição.
Recursos e composição
Qualquer tipo de esmalte, e organossilício não é exceção, tem uma certa composição, da qual dependem as propriedades da tinta e do verniz.
As resinas orgânicas estão incluídas na composição de diferentes tipos de esmaltes, evitando a abrasão da camada aplicada e ajudando a reduzir o tempo de secagem da composição aplicada. Além das resinas orgânicas, substâncias como anticelulose ou resina acrílica são adicionadas à composição da tinta. Sua presença nos esmaltes é necessária para a formação de um filme adequado para secagem ao ar. As resinas carbamidas incluídas nos esmaltes permitem obter um aumento da dureza do filme de revestimento após a secagem na superfície do material que foi submetido à coloração.
Uma característica distintiva de todos os tipos de esmaltes de organossilício é sua resistência a altas temperaturas. A presença de poliorganossiloxanos nas composições proporciona aos revestimentos aplicados à superfície uma estabilidade que persiste por um longo tempo.
Além dos componentes listados, a composição dos esmaltes de organossilício inclui uma variedade de pigmentos.dando um tom à superfície pintada. A presença de endurecedores na composição do esmalte permite manter a cor selecionada na superfície por muito tempo.
Prós e contras de usar
A aplicação de esmaltes de organossilício na superfície permite proteger o material de muitos fatores adversos, mantendo a aparência da superfície pintada. A composição do esmalte aplicado na superfície forma uma película protetora que não se deteriora sob a influência de altas e baixas temperaturas. Alguns tipos de esmaltes desse tipo podem resistir ao aquecimento de até +700 ° C e geadas de sessenta graus.
Para pintar a superfície não é necessário esperar certas condições favoráveis, basta apenas enquadrar-se na faixa de +40 ° C a -20 ° C graus, e o material adquirirá um revestimento resistente não só a temperatura, mas também à umidade. Excelente resistência à umidade é outra qualidade positiva dos esmaltes de organossilício.
Graças aos componentes incluídos na composição, todos os tipos de esmaltes são mais ou menos resistentes aos raios ultravioleta, o que permite que sejam utilizados para pintura de objetos ao ar livre. A superfície pintada não altera a tonalidade adquirida com o tempo. Uma ampla paleta de cores produzida pelos fabricantes desses esmaltes permite escolher a cor ou tonalidade desejada sem muita dificuldade.
Uma vantagem importante do esmalte de organossilício é um baixo consumo e um preço bastante razoável, portanto, a escolha de um tipo de composição adequado é um investimento lucrativo em comparação com tintas e vernizes semelhantes.
A superfície, coberta com esmalte de organossilício, é capaz de resistir a quase qualquer ambiente externo agressivo e para estruturas metálicas é completamente insubstituível.A proteção anticorrosiva da superfície metálica, proporcionada por uma camada de esmalte, protege a estrutura por muito tempo. A vida útil do esmalte chega a 15 anos.
Qualquer produto de pintura e verniz, além de características positivas, possui aspectos negativos. Entre as desvantagens, pode-se notar a alta toxidade quando a superfície pintada seca. O contato prolongado com as formulações contribui para a ocorrência de reação semelhante à intoxicação medicamentosa, portanto, ao se trabalhar com essas formulações, é preferível o uso de respirador, principalmente se o processo de coloração for feito em ambientes fechados.
Tipos e características técnicas
Todos os esmaltes de organossilício são subdivididos em tipos, dependendo da finalidade e das propriedades. Os fabricantes que produzem esses esmaltes marcam as embalagens com letras maiúsculas e números. As letras "K" e "O" denotam o nome do material, a saber, esmalte de organossilício. O primeiro número, separado por hífen após a designação da letra, indica o tipo de obra a que se destina esta composição e, com a ajuda do segundo e dos números subsequentes, os fabricantes indicam o número de desenvolvimento. A cor do esmalte é indicada por letras completas.
Hoje, existem muitos esmaltes diferentes que não têm apenas finalidades diferentes, mas também diferem uns dos outros nas características técnicas.
Esmalte KO-88 projetado para proteger superfícies de titânio, alumínio e aço. A composição deste tipo inclui verniz KO-08 e pó de alumínio, devido ao qual um revestimento estável (grau 3) é formado após 2 horas. O filme formado na superfície é resistente aos efeitos da gasolina não antes de 2 horas (at = 20 ° C). A superfície com a camada aplicada após exposição por 10 horas tem uma resistência ao impacto de 50 kgf. A curvatura permitida do filme está dentro de 3 mm.
Propósito esmaltes KO-168 consiste em pintar as superfícies da fachada, além de proteger as estruturas metálicas imprimadas. A base da composição deste tipo é um verniz modificado, no qual pigmentos e cargas estão presentes na forma de uma dispersão. Um revestimento estável é formado não antes de 24 horas. A estabilidade do filme de revestimento ao efeito estático da água começa após o mesmo período em t = 20 ° C. A curvatura permitida do filme está dentro de 3 mm.
Esmalte KO-174 desempenha uma função protetora e decorativa na pintura de fachadas, além disso, é um material adequado para o revestimento de estruturas metálicas e galvanizadas e é utilizado para a pintura de superfícies de concreto ou fibrocimento. O esmalte contém resina de organossilício, na qual existem pigmentos e cargas em forma de suspensão. Após 2 horas forma um revestimento estável (em t = 20 ° C), e após 3 horas a resistência térmica do filme aumenta para 150 ° C. A camada formada tem uma tonalidade fosca, é caracterizada pelo aumento da dureza e durabilidade.
Para proteger superfícies metálicas em contato de curto prazo com ácido sulfúrico ou expostas a vapores de ácido clorídrico ou nítrico, a esmalte KO-198... A composição desse tipo protege a superfície das águas mineralizadas do solo ou do mar, e também é utilizada para o processamento de produtos enviados a regiões com clima tropical especial. Um revestimento estável é formado após 20 minutos.
Esmalte KO-813 Destinado à pintura de superfícies expostas a altas temperaturas (500 ° C). Inclui pó de alumínio e verniz KO-815. Após 2 horas, um revestimento estável é formado (em t = 150 ° C). Ao aplicar uma camada, um revestimento com uma espessura de 10-15 mícrons é formado. Para melhor proteção do material, o esmalte é aplicado em duas camadas.
Para pintura de estruturas metálicas expostas a altas temperaturas (até 400 ° C), foi desenvolvido esmalte KO-814composto por verniz KO-085 e pó de alumínio. Um revestimento estável é formado em 2 horas (em t = 20 ° C).A espessura da camada é semelhante ao esmalte KO-813.
Para estruturas e produtos operando por um longo tempo em t = 600 ° C, um esmalte KO-818... Um revestimento estável é formado em 2 horas (em t = 200 ° C). Para a água, o filme torna-se impermeável não antes de 24 horas (em t = 20 ° C), e para a gasolina após 3 horas. Este tipo de esmalte é tóxico e perigoso para o fogo, portanto, cuidados especiais são necessários ao trabalhar com esta composição.
Esmalte KO-983 adequado para tratamento de superfície de máquinas e dispositivos elétricos, cujas partes são aquecidas até 180 ° C. E também com o seu auxílio, os anéis de blindagem dos rotores dos geradores de turbina são pintados, formando uma camada protetora com pronunciadas propriedades anticorrosivas. A camada aplicada seca até que um revestimento estável seja formado por não mais do que 24 horas (em t = 15-35 ° C). A elasticidade térmica do revestimento de filme (em t = 200 ° C) é mantida por pelo menos 100 horas, e a rigidez dielétrica é de 50 MV / m.
Âmbito de aplicação
Todos os esmaltes de organossilício são caracterizados pela resistência a altas temperaturas. Os esmaltes, dependendo dos componentes de entrada, são convencionalmente divididos em especialmente e moderadamente resistentes a altas temperaturas. Compostos de organossilício aderem perfeitamente a todos os materiais, seja uma parede de tijolo ou concreto, uma superfície de gesso ou pedra ou uma estrutura de metal.
Na maioria das vezes, as composições desses esmaltes são utilizadas para pintura de estruturas metálicas na indústria. E, como sabem, os objectos industriais destinados à pintura, como tubagens, abastecimento de gás e sistemas de aquecimento, são maioritariamente mantidos não no interior, mas sim em espaços abertos e estão expostos a diversos fenómenos atmosféricos, pelo que necessitam de uma boa protecção. Além disso, os produtos que passam pelos dutos também afetam o material e, portanto, precisam de proteção especial.
Esmaltes relacionados a tipos limitados de resistência ao calor são usados para pintar as superfícies de fachadas de vários edifícios e estruturas. Os pigmentos presentes em sua composição, que dão a cor da superfície pintada, não resistem ao aquecimento acima de 100 ° C, por isso os tipos limitados de resistência ao calor são utilizados apenas para acabamento de materiais não expostos a altas temperaturas. Mas é importante ressaltar que este tipo de esmalte é resistente a diversas condições atmosféricas, seja ela neve, chuva ou raios ultravioleta. E eles têm uma vida útil considerável - dependendo da tecnologia de tingimento, eles são capazes de proteger o material por 10 ou até 15 anos.
Para superfícies expostas a altas temperaturas, umidade e produtos químicos por muito tempo, foram desenvolvidos esmaltes resistentes ao calor. O pó de alumínio presente na composição desses tipos forma um filme resistente ao calor na superfície do material pintado que pode suportar o aquecimento de 500-600 ° C. São esses esmaltes que são usados para pintar superfícies de fogões, chaminés e lareiras na construção de casas.
Em escala industrial, esses tipos de esmaltes são usados na engenharia mecânica, na indústria do gás e do petróleo, na construção naval, na indústria química e na energia nuclear. São utilizados na construção de usinas, estruturas portuárias, pontes, suportes, dutos, estruturas hidráulicas e linhas de alta tensão.
Fabricantes
Hoje existem muitas empresas que produzem tintas e vernizes. Mas nem todos são fabricantes de esmaltes de organossilício e muitos não têm uma base de pesquisa, trabalhando diariamente para melhorar a composição das marcas existentes e desenvolvendo novos tipos de esmaltes.
A mais progressista e cientificamente fundamentada é a Associação de Desenvolvedores e Fabricantes de Meios de Proteção Anticorrosão para o Complexo de Combustível e Energia "Kartek"... Esta associação, criada em 1993, possui produção própria e realiza pesquisas na área de proteção contra corrosão de diversos materiais.
Além da produção de tintas e vernizes especializados, a empresa produz materiais para telhados e de conservação, desenvolve e fabrica caldeiras, possui um departamento de exposições próprio e uma editora.
Graças a uma abordagem integrada, esta empresa desenvolveu um esmalte resistente ao calor "Katek-KO"que protege as estruturas metálicas usadas em condições atmosféricas adversas de mudanças corrosivas. Este esmalte tem altas taxas de adesão e protege perfeitamente as superfícies em uma variedade de condições climáticas. Sobre a superfície pintada se forma um filme com boa resistência à umidade, gasolina, íons cloro, soluções salinas e correntes parasitas.
Os dez principais fabricantes de tintas e vernizes incluem Empresa Cheboksary NPF "Enamel", que produz hoje mais de 35 tipos de esmaltes de diferentes finalidades e composições, incluindo tipos de organossilício progressivo. A empresa possui laboratório próprio e sistema de controle técnico.
Dicas de aplicação
O processo de pintura de materiais com composição de organossilício não difere particularmente da pintura com outros tipos de esmaltes, vernizes e tintas. Via de regra, consiste em duas etapas - preparatória e principal. O trabalho preparatório inclui: limpeza mecânica de sujeira e sobras de revestimento antigo, tratamento químico de superfície com solventes e, em alguns casos, primer.
Antes de aplicar a composição na superfície, o esmalte é bem misturado, e quando engrossado, diluído com tolueno ou xileno. Para economizar dinheiro, não é necessário diluir muito a composição, caso contrário o filme que aparece após a secagem na superfície não corresponderá à qualidade declarada, os indicadores de resistência serão reduzidos. Antes de aplicar, certifique-se de que a superfície preparada esteja seca e que a temperatura ambiente corresponda aos requisitos especificados pelo fabricante.
O consumo da composição depende da estrutura do material a ser pintado - quanto mais solta a base, mais esmalte é necessário. Para reduzir o consumo, você pode usar uma pistola de pulverização ou aerógrafo.
Para que a superfície do material processado adquira todas as características inerentes ao esmalte de organossilício, é necessário recobrir a superfície com várias camadas. O número de camadas depende do tipo de material. Para o metal, 2-3 camadas são suficientes, e as superfícies de concreto, tijolo e cimento devem ser tratadas com pelo menos 3 camadas. Após a aplicação da primeira camada, é imprescindível aguardar o tempo indicado pelo fabricante para cada tipo de composição, e somente após a secagem completa aplicar a próxima camada.
Para uma visão geral do esmalte KO 174, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.