Esmalte EP-773: características técnicas e paleta de cores
O bom funcionamento de qualquer superfície metálica depende do grau de proteção e resistência a influências externas. O esmalte anticorrosivo EP-773 ajudará a garantir sua resistência e longa vida útil. Tendo estudado as características técnicas do material e seguindo certas regras de aplicação, você pode criar não apenas um revestimento confiável, mas também um belo revestimento.
Compromisso
A composição do esmalte resistente a produtos químicos "EP-773" e a tecnologia de sua fabricação são determinadas pelas normas da GOST 23143 83. De acordo com a documentação oficial, o produto é criado com base na resina epóxi "E-41" com a inclusão de enchimentos e vários pigmentos. As tintas e vernizes são de dois componentes - a suspensão do corante é misturada com um endurecedor do tipo amina imediatamente antes do tingimento.
O uso da solução se deve às suas propriedades protetoras.
Evita a exposição ao metal:
- alta umidade;
- soluções de óleo;
- sais minerais;
- misturas combustíveis, como gasolina e seus análogos.
A composição anticorrosiva é relevante para o uso a longo prazo de metais ferrosos e não ferrosos, bem como para superfícies de concreto após a aplicação de primer. Em casa, pode ser utilizado para processar equipamentos de encanamento, tubulações externas e internas, diversos projetos e equipamentos. Além disso, é a opção mais econômica para um revestimento protetor.
Propriedades
A tinta protege com eficácia os substratos metálicos do efeito térmico dos vapores alcalinos de qualquer concentração, fenômenos atmosféricos, mudanças de temperatura e rápido desgaste devido ao estresse mecânico.
O esmalte tem os seguintes parâmetros importantes:
- cria um acabamento fosco e semi-fosco;
- tem uma viscosidade de trabalho de 25-60, o que permite a sua aplicação tanto manualmente como por pulverização;
- a densidade ideal é alcançada com apenas duas camadas com espessura de no máximo 25 mícrons;
- o material tem adesão máxima ao metal e é principalmente aplicado a um primer, mas pode ser aplicado sem ele;
- a secagem final ocorre em um dia, mas em alta temperatura criada artificialmente, a secagem final leva apenas 2 horas;
- a camada resultante tem alta elasticidade, com uma curvatura de 5 mm;
- para uma camada aplicada, o consumo por metro quadrado de área é bastante econômico e não ultrapassa 75 gramas da composição de coloração.
A pintura está disponível em duas cores básicas - verde e creme, mas você pode escolher qualquer tom de corante a pedido. É verdade que deve-se ter em mente que, quando expostos ao mesmo álcali potássico, os tons de creme são menos estáveis e constituem um período de tempo quatro vezes menor que o dos esmaltes de tons verdes.
Após a coloração, a cor, via de regra, não apresenta desvios da tonalidade selecionada, e se forma um filme liso na superfície sem inclusões estranhas.
Preparação da solução
Se o trabalho for realizado em ambientes internos, o recipiente com a tinta é mantido em temperatura ambiente por cerca de um dia.
Para a preparação da mistura de corantes, a sequência de preparação, a observância das proporções e o rigor da mistura são importantes:
- em primeiro lugar, deve-se ter certeza de que a suspensão monocomponente é homogênea em estrutura e volume, deve ser bem misturada para eliminar completamente a precipitação de partículas sedimentares;
- em seguida, o endurecedor nº 1 "DETA" é introduzido na solução, levando em consideração as proporções indicadas nas instruções;
- é necessário mexer a mistura por 10 minutos até a homogeneidade completa, depois repousar por mais 40 minutos e mexer novamente para aumentar a espalhabilidade e melhorar o aspecto do revestimento;
- após medir a viscosidade da pistola (com bico de 4 mm, não deve ser maior que 16 s), se necessário, pode-se diluir a composição com solvente “R-4”, 646 ou tolueno;
- a mistura é realizada usando uma broca de pintura, uma broca ou um misturador de construção.
Se a solução não for suficientemente homogênea, e isso às vezes acontece devido à agitação no tambor de embalagem, o revestimento pintado pode não secar bem em alguns lugares. Corrigir esse problema é muito mais difícil do que evitá-lo. Além disso, isso resulta em uma distribuição desigual do endurecedor, o que leva a um espessamento forte e prematuro. É por isso que uma bandeja aberta especial é necessária para mexer.
Deve ser lembrado que a coloração não deve ser realizada em superfícies molhadas. A base deve ser preparada, especialmente quando usada em um ambiente agressivo, e deve ser previamente seca.
Limpeza de revestimento de metal
Esta etapa é necessária, pois ajuda a garantir a adesão ideal do material ao esmalte.
Estão previstas as seguintes obras:
- limpeza de calcário, ferrugem, sujeira e pequenas partículas estranhas de detritos - para esses fins, um conversor de ferrugem, pano abrasivo, escovas especiais com cerdas de arame para metal, câmaras de jato de areia são usados;
- trituração e remoção de poeira metálica;
- óleo desengordurante e manchas gordurosas com um solvente.
Para a aplicação de primer adicional, você precisará de compostos de massa EP-0020 ou EP-0010 especialmente projetados para tintas epóxi. Duas demãos são suficientes para a posterior pintura com esmalte. As superfícies de concreto são tratadas com um composto especial "Sibton EP-Primer".
Regras de coloração
Na vida cotidiana, a pintura com pincel e rolo é mais usada, mas para grandes volumes de trabalho é mais sensato usar dispositivos pneumáticos. A pintura é realizada em temperaturas de +15 a +35 graus e umidade moderada de até 80%. Em alguns casos, a coloração com gelo até -10 graus é permitida, mas a mistura é realizada em temperatura ambiente. Mas isso é indesejável, pois aumenta o tempo de secagem em até uma semana.
Normalmente o esmalte EP-773 é aplicado em duas camadas, embora a coloração também seja fornecida para criar um revestimento multicamadas.
Cada aplicação subsequente deve ocorrer em intervalos de um dia, pois é neste período que o revestimento seca completamente. A propósito, o metal pode ser seco tanto naturalmente quanto quente usando aquecedores infravermelhos e outros dispositivos. O aquecimento deve ser de cerca de +120 graus.
Você não deve ficar chateado quando, após a secagem final, uma película pegajosa é encontrada no metal tratado - isso não é um defeito, mas aparece devido à presença de plastificantes. Basta lavar a camada oleosa com água e sabão, e esse efeito colateral será eliminado.
Ao trabalhar com tintas e vernizes, não se deve esquecer as medidas de segurança pessoal. É necessário realizar o processo de trabalho com roupas de proteção, luvas, máscara de gás ou respirador e ter nas proximidades as ferramentas necessárias para combate a incêndios.
Para quem decidir usar esta composição, recomendamos comprar apenas produtos de alta qualidade de um fabricante de confiança, por exemplo, da empresa PFC Spektr, o que garante excelentes características do produto que podem garantir o uso a longo prazo de vários tipos de metal estruturas.
Como restaurar uma banheira velha usando esmalte epóxi EP-773, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.