Esmaltes para radiadores: características das composições e recomendações para seleção
No mundo moderno, existem muitas cores e tonalidades, graças às quais pode pintar a bateria para que se encaixe harmoniosamente em qualquer interior. Os radiadores de aquecimento são pintados para torná-los apresentáveis e para proteger a bateria da ferrugem. Antes de comprar a tinta desejada, você precisa se familiarizar com todos os tipos de composições.
Variedades
Os produtos usados para pintar baterias vêm em diferentes consistências e são usados para revestir metais diferentes. Muitos deles são usados para cobrir a parte externa dos radiadores, enquanto o restante é usado para cobrir a parte interna. Cada tipo de tinta se distingue por suas próprias características e qualidades inerentes apenas a ela. Portanto, vale a pena tratar dos principais tipos de composições de coloração.
Óleo
Vários anos atrás, as tintas a óleo eram o meio mais comum de pintar os tubos do radiador.
Hoje, ninguém usa essas formulações devido às seguintes desvantagens:
- tem um odor desagradável e pungente;
- depois de um tempo, eles ficam amarelos e racham.
A repintura do radiador ainda não lhe dará sua aparência anterior.
Acrílico
A composição dessa tinta contém o chamado poliacrilato - substância que forma um filme. Se você deseja que seu produto colorido não tenha um odor pungente, um revestimento de poliacrilato será a melhor solução. Esses produtos, por exemplo, "Universal", são frequentemente usados em salas de estar, pois quase não têm cheiro. A principal vantagem dessa escolha é que a tinta acrílica pode ser diluída com água pura. Depois de secar, ele não rachará ou raspará, e pode ser facilmente limpo de poeira. Existem variedades brilhantes e mate da composição.
Pó
Os produtos em pó são considerados os mais resistentes às solicitações mecânicas e possuem uma longa vida útil. Esta tinta do radiador deverá ser aquecida, após o que é polarizada e uma substância homogênea é obtida. A temperatura média de polimerização de tais composições é de + 200-350 graus. Estes produtos não são utilizados em residências devido ao fato de que a base terá que ser aquecida para a pintura. Os carros são pintados da mesma maneira.
Alkyd
Esta opção de pintura cria um filme na superfície do metal. É altamente durável e brilhante. Se a superfície da bateria estiver devidamente preparada, o revestimento alquídico pode durar até cinco anos.
Existem várias substâncias na composição do esmalte alquídico, portanto, as características dessa tinta costumam ser diferentes.
- Tinta à base de diluentes orgânicos. Esta composição possui um odor desagradável e alta resistência ao calor. A cor principal dessa tinta é o branco, porém, ao adicionar o corante desejado, você consegue qualquer cor.
- Esmalte alquídico sobre acrílico à base de água. A principal vantagem é a ausência de odores pungentes. Ao comprar tal composição, deve-se atentar para o escopo de aplicação, pois nem todas as opções são adequadas para pintura de tubos de metal
- Esmalte alquídico sobre silicone. Esta opção de tinta é de super qualidade, raramente é usada e pode suportar temperaturas críticas de até +600 graus. Tudo, desde baterias a fornos, pode ser pintado com este esmalte.
Atenção! Se você comprar esmalte branco, deve prestar atenção ao fato de que não há giz na composição. Se houver giz na descrição da embalagem, essa composição se deteriorará rapidamente e amarelará em uma temperatura elevada, portanto, não é categoricamente adequada para manchar baterias. O branco de titânio está disponível em formulações de alta qualidade. Essas tintas são muito confiáveis, mas custam o dobro do preço das tintas normais.
Produtos coloridos em latas de spray
O método de pintura por spray tornou-se muito popular nos últimos anos. Para trabalhar com essa tinta, nenhuma habilidade de pintura é necessária. Ao escolher essa tinta, não se esqueça do grau de operação.
Composições e características gerais
Os produtos usados para baterias são ligeiramente diferentes de todas as outras tintas.
Antes de adquiri-los, é necessário se familiarizar com todas as características desses produtos.
- A composição da tinta não deve conter substâncias tóxicas que possam prejudicar a saúde humana. Ou seja, o corante deve estar limpo. Atenção! Todos os fabricantes estrangeiros são regulamentados pelo padrão europeu, e os russos devem cumprir os padrões GOST. Se qualquer outro padrão diferente dos padrões for encontrado na lata de tinta, é provável que este produto seja de baixa qualidade.
- A tinta com a qual a bateria será pintada deve suportar temperaturas de mais de +70 graus. Os valores mais baixos de resistência ao calor da composição acarretam descamação da tinta ou cor amarelada. Vale ressaltar que +70 graus é a temperatura mínima permitida.
- É aconselhável comprar tintas que sequem rapidamente, o que reduzirá significativamente o tempo de pintura da bateria. Este item não é considerado obrigatório, porém, é recomendável selecionar esta opção.
- Absolutamente todos esses produtos devem ser anticorrosivos. Graças a esta propriedade, o radiador será mais resistente às influências externas.
- Existem composições que, após o tingimento do metal, começam a emitir um aroma forte e desagradável, que permanece até que o produto esteja completamente seco. Esta opção deve ser adquirida para apartamentos bem ventilados.
- Cada composto criado para aplicação em metal deve ser resistente à umidade. Esta propriedade é indispensável para que futuramente os canos possam ser limpos com um pano húmido.
- Além de todos os outros pontos, essas tintas devem ser termicamente condutivas para não reduzir a transferência de calor entre o radiador e o ar do ambiente.
Recomendações de seleção
Antes de comprar uma composição de tinta para radiador, você precisa decidir qual superfície deve ser pintada. Como resultado, a superfície é brilhante ou fosca. Produtos brilhantes revelam facilmente pontos irregulares e, portanto, não são adequados para qualquer tipo de superfície.
Quase sempre os radiadores são feitos de ferro fundido e não são lisos, portanto, é melhor usar produtos coloridos foscos. Os tons foscos também têm lados negativos. Por exemplo, a tinta branca ficará mais escura depois de um tempo devido ao fato de que há microfissuras nessas composições, nas quais a poeira se acumula. Essa sujeira não pode ser lavada, por isso é aconselhável recorrer ao uso de tons escuros. A cor ideal da bateria combina com o resto da sala.
Estágios de pintura
A pintura do radiador consiste em várias etapas.
- Antes de começar a pintar, é necessário colocar folhas de papel, papelão ou materiais desnecessários no chão para não manchar o chão e as paredes.
- Você precisa comprar um par de pincéis e luvas especiais. As cerdas das escovas não devem ser rígidas. O primeiro pincel pode ser regular e o segundo - arqueado. O segundo pincel é usado para pintar locais de difícil acesso.
- A regra principal: você precisa pintar de cima para baixo (da metade superior do tubo para baixo). Primeiro são pintados os pisos internos, depois todas as outras partes, para não se sujar.
- Após a aplicação da demão inicial, aguarde a secagem e pinte uma segunda vez.
A bateria pode ser pintada com qualquer tipo de tinta, o principal é que ela é resistente ao calor, e também não se esqueça da tecnologia de aplicação.
Para obter informações sobre como pintar a bateria sozinho, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.