Esmaltes para pisos: características de classificação e seleção
O revestimento do piso desempenha um papel importante no interior de uma casa, mas com o tempo pode perder seu apelo original. Existem muitas maneiras de renovar seus pisos e dar-lhes uma nova vida, a mais popular delas é pintar com esmalte. Hoje o mercado da construção é representado por um enorme sortimento de tintas, que se diferenciam não só no preço, mas também nas características.
Peculiaridades
O esmalte, utilizado na pintura de pisos, é uma suspensão composta por coloxilina, resina alquídica e solventes orgânicos. É adequado para uso interno e pinta perfeitamente qualquer superfície.
As características do esmalte para piso incluem os seguintes pontos:
- alta resistência a extremos de temperatura: resiste a condições de temperatura de -12 a +60 С;
- proteção do revestimento da umidade;
- a possibilidade de polir e desbastar;
- facilidade de uso: a tinta seca rapidamente, é aplicada em uma camada uniforme e confere à superfície uma textura fosca ou semi-fosca;
- uma grande seleção de cores;
- transporte disponível.
Para melhorar as propriedades do esmalte, os pisos devem ser cuidadosamente limpos de sujeira antes da pintura., remova incrustações e poeira. Se você planeja pintar superfícies de madeira, então elas são pré-lixadas, preparadas com primer e secas. Além disso, o trabalho só pode ser realizado em uma área bem ventilada - isso ajudará a evitar o acúmulo de odores nocivos e a acelerar o processo de secagem.
Visualizações
O esmalte é feito de vários enchimentos que são combinados com pigmentos e vernizes coloridos.
Dependendo dos componentes que compõem a tinta, é feita uma distinção entre misturas de base aquosa e de base orgânica.
Além disso, o esmalte pode diferir na estrutura: é subdividido em primer, martelo, acrílico, nitro esmalte, poliuretano e alquido. Os seguintes tipos de esmaltes são mais frequentemente escolhidos para pintar revestimentos de pisos:
Alkyd
Alkyd. É feito de vernizes pentaftálico e alquídico com adição de um anti-séptico e lascas de mármore. Este esmalte é dissolvido com "aguarrás". O corante possui altas características técnicas, que incluem elasticidade, resistência à água e durabilidade. As misturas alquídicas também não temem os extremos de temperatura, mantêm a sua cor original por muito tempo, por isso são ideais para o acabamento de pisos em várias divisões.
Poliuretano
Poliuretano. Este corante contém muitos aditivos e tem boa aderência. Ele pode resistir não apenas a baixas temperaturas, mas também ao estresse mecânico.
O esmalte de poliuretano é geralmente usado para pintar pisos de concreto, bem como revestimentos em garagens e depósitos.
A tinta semibrilhante é muito popular. - protege os pisos da abrasão e da exposição a produtos químicos.
Acrílico
Acrílico. É uma mistura versátil e inodora que forma uma camada elástica na superfície do revestimento, que protege a superfície tratada de danos.
Os esmaltes de secagem rápida PF-266 merecem atenção especial - não desbotam ao sol, são resistentes à umidade e são facilmente aplicados no chão com pincel.
Esta tinta é produzida em várias cores. Para revestimentos de pisos em apartamentos e casas, o esmalte marrom dourado PF-226 é recomendado. Originalmente, enfatiza a beleza natural da madeira e preenche o interior dos quartos com uma atmosfera de conforto.
Fabricantes
Hoje, o mercado de construção é representado por uma variedade chique de esmaltes para pisos, enquanto cada fabricante tenta fazer seus produtos da mais alta qualidade e acessíveis.
Bem provado Tinta VGT, que é projetado para uso interno e externo.
Ele tinge perfeitamente revestimentos de pisos de madeira e concreto, dando-lhes uma bela textura e brilho.
Além disso, este tipo de material de acabamento é caracterizado por alta resistência à luz, água e precipitação.
O esmalte de produção também recebeu feedback positivo. "Lacra"... Devido às suas propriedades versáteis e forte adesão à superfície, a tinta é amplamente utilizada em pisos.
É de fácil aplicação sobre o substrato, resistente à água e soluções químicas, não necessita de solventes adicionais.
Para pintar um piso de cimento, concreto ou madeira com qualidade, primeiro deve ser cuidadosamente limpo, desengraxado e imprimado com um primer acrílico. O acabamento só pode ser aplicado em tintas secas.
O esmalte de produção também merece atenção especial. "Prestígio" e "Tex"... Normalmente é escolhido para pintar pisos de madeira. O esmalte decora lindamente a madeira, conferindo-lhe uma textura e relevo incomuns. Além disso, essa tinta é produzida em vários tons e seca rapidamente.
Como escolher?
O esmalte é considerado um corante ideal para pisos, pois permite atualizar sua aparência e conferir à base proteção contra efeitos negativos e danos mecânicos. Mas para que o piso fique bonito ao final da pintura, é importante escolher o tipo certo de esmalte, que depende do tipo de superfície.
Para pisos de madeira, os esmaltes acrílico, óleo e alquídico são os mais frequentemente escolhidos. Ao mesmo tempo, a superfície da árvore precisa de um bom preparo. Para isso, ele é nivelado e coberto com uma base protetora.
Sujeitos a todas as tecnologias de pintura, esses esmaltes preservam perfeitamente a estrutura do material natural e transformam o interior da sala de forma original, sem exigir grandes custos financeiros.
Pisos de tábuas são freqüentemente pintados com esmalte de óleo, pois é barato e impregna bem a matriz. No entanto, tal composição seca por muito tempo e tem um cheiro forte, portanto, trabalhos coloridos devem ser feitos em ambientes ventilados. Para áreas onde há grande aglomeração de pessoas, recomenda-se a escolha de uma tinta de poliuretano, uma vez que os pisos precisam de proteção contra arranhões, arranhões e danos.
Esse esmalte não requer renovação por 5 anos.
Já as tintas acrílicas conferem brilho lustroso à madeira e evitam a formação de mofo e bolor. Este tipo de esmalte é muito popular porque se apresenta em um espectro de cores chique e se caracteriza pela alta qualidade. Na maioria das vezes, as misturas acrílicas são usadas para pintura de revestimentos em supermercados, shopping centers e lojas.
Pisos de concreto às vezes são encontrados em aposentos. Eles são considerados duráveis, mas proteção adicional contra abrasão e umidade é necessária para estender sua vida útil. Além disso, o concreto pode rachar e ser danificado mecanicamente.
Para evitar isso, os mestres recomendam a compra de epóxi e esmalte acrílico para a pintura do concreto.
Ao mesmo tempo, a tinta acrílica prevalece sobre a opção epóxi, pois após o acabamento, o piso fica brilhante e bonito.
Os revestimentos de concreto precisam ser pintados em duas camadas, portanto esse fato deve ser considerado na compra do esmalte e adquirido com pequena margem. Uma mistura de epóxi também será um bom corante para concreto, pois pode resistir a mudanças de temperatura. No entanto, esse material é produzido em uma pequena variedade de cores.
Como e como pintar um piso de madeira corretamente, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.