Onde o aerossol e outros tipos de esmalte são usados?
A partir dos anos 90 do século passado, ao renovar apartamentos na Rússia, eles passaram a preferir cada vez mais o esmalte à tinta comum. Nesse sentido, surgem inúmeras dúvidas sobre a diferença entre esmalte e tinta, sobre o escopo de sua aplicação e, o mais importante, que tipo de esmalte escolher para restaurar uma banheira ou um telhado no país?
O que é isso?
Assim, o esmalte é um revestimento especial baseado em uma suspensão de pigmentos, que incluem cargas como o verniz. Após a secagem, o esmalte forma uma película vítrea na superfície das coisas pintadas com ele, que é muito mais forte do que o vidro fino comum. Geralmente é coberto com produtos feitos de materiais como bronze, aço, ferro fundido, cobre, às vezes até prata e ouro.
As vantagens e desvantagens do esmalte são imediatamente visíveis - protege os produtos da corrosão e até interrompe esse processo. Este revestimento dura mais do que a tinta convencional - em média, 5 a 10 anos. Outra vantagem do esmalte é seu baixo coeficiente de expansão, várias vezes inferior ao do metal. Com isso, ocorre excelente adesão à base, ou seja, ao mesmo metal, e aumenta a resistência ao desgaste e a vida útil de tal revestimento.
Uma característica igualmente importante do esmalte é o valor do módulo de elasticidade longitudinal, que também aumenta a força de adesão do revestimento ao material. Quando se trata de aplicar em metais preciosos, esse recurso ajuda o esmalte a adquirir brilho e brilho de cor, que não desbota há décadas.
A principal desvantagem do esmalte é sua toxicidade bastante elevada e um odor pungente, que então não desaparece por muito tempo.
Se você tiver que trabalhar com certos tipos de esmalte, por exemplo, alquídicos, em ambientes fechados, então deve ser bem ventilado, de preferência de 1 a 2 dias. É necessário trabalhar com o esmalte com roupa de proteção e máscara, de preferência com respirador. Se houver crianças pequenas em casa, é melhor transferi-las para outro cômodo por alguns dias. Para resolver este problema, as lojas começaram a vender soluções fracas de esmalte para uso doméstico - têm um cheiro menos forte, mas também servem menos.
Qualquer produto fornecido oficialmente para consumo público deve cumprir a GOST ou norma interestadual, ou seja, ter um conjunto de características técnicas ótimas e atender a porcentagem correta de componentes constituintes. Os esmaltes não são uma exceção, especialmente por serem considerados substâncias bastante perigosas para o uso doméstico.
Antes de comprar um ou outro pote de esmalte, leia na embalagem a que GOST ele corresponde. e se ele corresponde a tudo. Cada marcação digital contém instruções específicas sobre a composição e o escopo do revestimento de esmalte. A decodificação do padrão pode ser obtida entrando em contato com o vendedor - consultor.
Peculiaridades
A principal característica do esmalte em comparação com a tinta convencional é o filme que reveste a superfície do metal após sua aplicação. O filme pode ser brilhante e fosco - tudo depende dos elementos contidos no revestimento. O esquema de cores do esmalte também é muito diversificado - nem sempre é branco, como estamos acostumados a vê-lo na superfície do banheiro ou do lavatório. Esmaltes pretos e até mesmo multicoloridos não são incomuns agora.
Com qualquer tonalidade, você pode ter certeza de que um revestimento de alta qualidade manterá o brilho da cor por anos, não desbotará ou amarelará.
A melhor relação de características é possuída pelos esmaltes alquídicos.consistindo em vernizes alquídicos sintetizados e solventes orgânicos. Os aditivos especiais fornecem um efeito anti-séptico e resistem ao desenvolvimento de vários fungos e bolores. Esse esmalte é bom não só para o banheiro e as paredes externas dos dutos, mas também para quaisquer locais e objetos com um ambiente úmido.
A maioria dos esmaltes também contém aditivos anticorrosivos, o que é especialmente importante para superfícies metálicas ao ar livre, expostas a temperaturas extremas e exposição à água.
Alguns tipos de esmalte apresentam alta taxa de cura quando secos a frio. Portanto, os revestimentos para instalações internas congelam por 6 a 12 horas e os esmaltes pentaftálicos são adequados para objetos externos. Devido à sua composição química, fixam-se em 3 a 4 horas, de forma que todo o trabalho pode ser concluído antes do início da chuva.
Possuindo alta elasticidade, os esmaltes se adaptam bem mesmo nas superfícies mais incômodas e nas juntas desiguais, cobrindo tudo com uma camada uniforme de filme vítreo. Além disso, durante a restauração do banho, o esmalte, sendo elástico, se estende bem com uma mistura viscosa ao longo de todo o perímetro, não deixando irregularidades com a aplicação de alta qualidade.
Esse tipo de revestimento também não encolhe, o que é seu principal diferencial em relação a outras composições de tintas e vernizes.
As composições da maioria dos tipos de esmalte também se distinguem por um alto grau de resistência e opacidade, embora tudo dependa do método de aplicação - seja uma escova comum, rolo ou pistola. Claro que, quando aplicado em uma camada, o esmalte ficará menos denso do que no trabalho multicamadas, mas em qualquer caso, a superfície original não será visível, como ao aplicar uma camada de tinta comum.
Visualizações
Hoje em dia, nas prateleiras das lojas de ferragens, pode encontrar uma grande quantidade de diferentes tipos de esmalte. O principal aqui é não se confundir interpretando corretamente a marcação GOST. Para começar, vale a pena entender a classificação básica do esmalte, dependendo do principal componente químico do revestimento.
Esmaltes de nitrocelulose, feito, como o nome indica, com base em componentes nitro de celulose. Uma composição que apavora de ouvido não deve assustar antes de comprar, pois este esmalte é totalmente inofensivo e muito utilizado no dia a dia.
Em particular, eles gostam de comprá-lo para pintar cercas de metal, canos de água e bateria, bem como para trabalhar com objetos de concreto e madeira.
Entre as desvantagens está o cheiro pungente de acetona, que, no entanto, desaparece quase sem deixar vestígios em um dia. Outro detalhe importante é a incompatibilidade com outros tipos de tintas, ou seja, é melhor atualizar partes individuais da estrutura com o mesmo tipo de revestimento. Como vantagem, há várias embalagens - tanto em lata quanto em lata, dependendo da finalidade do esmalte.
Esmalte de silicone É muito utilizado em banheiros e outras salas com alto índice de umidade, pois é o silício que tem a capacidade de retirar o excesso de umidade e prevenir a formação de fungos. Também entre as vantagens estão a resistência e resistência ao desgaste do filme por ele formado. Não quer dizer que este tipo de esmalte tenha boa compatibilidade com outras tintas, mas pelo menos leva consigo misturas acrílicas.
Esmaltes de uretano e alquídrico-uretano distinguem-se pela boa resistência e resistência ao desgaste devido aos suaves elementos químicos na composição. Eles também permitem que você aplique esse revestimento em uma superfície que foi previamente pintada com esmalte pentaftálico e epóxi, bem como tinta a óleo comum.
Sua conveniência é que a versão de uretano se ajusta bem, mesmo que o objeto não tenha sido limpo até o solo com as camadas anteriores dos tipos de tinta acima.
Mais popular para uso doméstico - esmaltes acrílicosa base de água.Esta é a composição mais segura e não tóxica de todos os tipos de esmaltes listados acima, portanto, mesmo as crianças usam tintas acrílicas comuns.
Apesar da fraca base de água, o acrílico adere bem a quase qualquer superfície - não só no metal, mas também na porcelana esmaltada que é lisa e inconveniente para a aplicação de tinta. Ao mesmo tempo, a resistência à água como principal característica não desaparece em parte alguma. O acrílico é bem compatível apenas com outros tipos de materiais de pintura na mesma base de água.
Na classificação dos tipos de esmalte, um grande número de marcações de letras e digitais são usadas. Cada tipo tem seu próprio escopo de uso, prazo de validade e características técnicas. Em seguida, considere os nomes mais populares para tinta e esmalte verniz.
O esmalte AC-554 à base de acrílico e alquídico também é chamado de trator, uma vez que é frequentemente utilizado para pintura de tratores e automóveis que operam ao ar livre em condições de constante variabilidade das condições meteorológicas. Esse tipo de esmalte consiste em uma suspensão de pigmentos com a adição de vários estabilizadores que podem manter uma cor rica por muito tempo.
A tonalidade desse revestimento é predominantemente laranja e vermelho vivo, de modo que os objetos que precisam chamar a atenção de uma pessoa são pintados com ele. Além do equipamento de trabalho, que deve ser claramente visível à longa distância e no escuro, placas e sinais de trânsito, bóias e até peças de aeronaves são revestidas com esmalte AC-554, pois o revestimento tolera bem o frio e o calor extremos.
As vantagens óbvias desse esmalte são boa resistência à corrosão, resistência às intempéries e alta adesão, ou seja, a capacidade de aderir firmemente a qualquer superfície. AC-554 seca muito rapidamente - uma camada não ultrapassa uma hora, mas, infelizmente, não é suficiente para uma pintura de alta qualidade. O ideal é aplicar três camadas, mas aí o esmalte vai secar por pelo menos um dia.
A compatibilidade com outros tipos de tintas não é muito boa, portanto, é melhor limpar a superfície antes de revestir com este tipo de esmalte com um primer especial. Se o objeto a ser aplicado for liso, o esmalte se deitará sem defeitos e irregularidades perceptíveis, possuindo alto percentual de viscosidade.
Convenientemente, o AC-554 não perde sua aparência com o contato constante com a gasolina, por isso é utilizado na pintura de equipamentos com motor a gasolina. É ideal aplicar esse esmalte em combinação com o verniz AC-528 e o primer AC-071, para que a rica cor deleite os olhos por muito tempo e não desbote ao sol. Se essa tonalidade brilhante não for necessária, para obter uma gradação mais calma, o esmalte pode ser diluído com xileno.
Embora a massa de substâncias não voláteis, ou seja, substâncias tóxicas no AC-554 seja relativamente pequena, é melhor trabalhar com luvas e máscara. É aplicado com pistola pneumática, por isso tome cuidado para não deixar o esmalte entrar em contato com os olhos.
A vida útil do AC-554 é curta - apenas 6 meses a partir da data de fabricação.
Tenha cuidado na loja e certifique-se de olhar para esta marcação - se pelo menos 4 meses se passaram desde esta data, então você não deve comprar tal produto.
Esmaltes GF-92 e 1110 É outro produto popular entre os consumidores russos devido à sua maior durabilidade. Na indústria, eles são usados para pintar carros, então em casa você também pode tentar consertar pequenos defeitos e lascas do seu carro na garagem.
Esse tipo de revestimento é à base de pigmentos com adição de resina uréia-formaldeído, o que permite resistir a todas as mudanças atmosféricas por muitos anos. Esmalte vendido separadamente para aplicação na superfície de dispositivos elétricos e carros, e outro tipo - para cobrir as partes móveis dos mesmos dispositivos. Ambos os tipos, no entanto, possuem um alto grau de propriedades protetoras e também podem dar uma aparência decorativa à superfície a ser pintada.
Cor GF-92 pode ser cinza ou marrom na escolha de um tipo com processamento por meio de secagem a frio.Se a secagem a quente parece mais confiável para a fixação do material, então não há necessidade de escolha - esse esmalte é de uma tonalidade exclusivamente cinza. O GF-92, como o 1110, seca por muito tempo - cerca de três dias, levando em consideração a aplicação recomendada em três camadas e a secagem de cada uma delas em até 24 horas.
Se for aplicado, observando todas as regras, então as propriedades protetoras máximas do esmalte aparecerão por até dois anos, e então por cerca de mais cinco anos tal superfície estará adequada para uso.
Este esmalte é aplicado sobre uma superfície previamente limpa com um primer especial. Deve-se ter em mente que primeiro deve-se deixar o solo secar por no mínimo 2 horas, e só então aplicar a primeira camada de GF-92. Este tipo de revestimento tende a engrossar rapidamente durante o uso, por isso pode ser diluído com tolueno pré-preparado, solvente ou aguarrás. O esmalte também é pulverizado pneumaticamente em conformidade com todas as normas de segurança ao trabalhar com uma substância inflamável. A vida útil do GF-92 é duas vezes maior do que a opção descrita acima - 12 meses, então você pode comprar com segurança um frasco que está na prateleira após a produção por seis meses.
Esmaltes XB-16 e 518 podem, talvez, ser chamadas de as opções mais versáteis para pintar quase todas as superfícies da vida cotidiana. Eles são ideais para uso em fachadas de edifícios, estruturas de concreto e até mesmo trabalhos em madeira e têxteis. Em termos de composição química, o esmalte é uma mistura de vários pigmentos encontrados em solventes, então a cor do solo aqui pode ser completamente diferente. A vida útil do revestimento também depende da cor - para um tom prateado - 6 meses, para todos os outros - um ano inteiro.
Esmalte ХВ-16 é considerada de secagem rápida, pois leva apenas uma hora e meia para secar uma camada. O principal é que a temperatura não seja inferior a 20ºC, pelo que é melhor fazer trabalhos de pintura no verão. Você precisa aplicar o esmalte em duas ou três camadas, então ele ficará bem liso, sem defeitos e manchas. Um revestimento de alta qualidade permitirá manter por muito tempo suas melhores qualidades - resistência ao contato com a água, às diversas condições climáticas, bem como ao contato com tintas a óleo e óleos.
A aplicação de XB-16 exigirá pulverização pneumática ou airless com as precauções adequadas. Como de costume, quanto mais camadas você aplicar, mais tempo durará o esmalte - 2 camadas em três anos e 3 camadas por pelo menos 6 anos.
Para fazer o revestimento aderir melhor à superfície e secar mais rápido, você pode diluí-lo com solventes como R-5 ou R-5A.
Esmalte NTs-25 - uma suspensão à base de pigmentos bastante corrosiva em combinação com uma solução de nitrocelulose e a adição de resinas com solventes orgânicos. Apesar disso, em baixa concentração, tais revestimentos são comercializados em uma modificação inodora, o que é muito conveniente para trabalhar em instalações residenciais ou em locais lotados. É por isso que a principal área de aplicação do NTs-25 são superfícies de metal com primer, produtos de madeira e até equipamentos usados em ambientes internos.
Para aplicar esse esmalte na superfície, é necessário um preparo cuidadoso, ou seja, limpar não só das camadas antigas, mas também do pó, sujeira, graxa, e a seguir lixar com uma lixa e passar com um solvente desengraxante. E mesmo depois de todos esses procedimentos, é impossível cobrir a superfície que antes estava exposta à tinta a óleo.
Pela comodidade de trabalhar com NTs-25, existem vários métodos de aplicação, ou seja, um pincel, e recheio, e um método de aerossol. Mais importante ainda, não se esqueça de misturar bem e diluir o esmalte com um solvente marcando 646 ou 645 antes de iniciar o trabalho.
Esmalte ML-12, assim como a linha de revestimentos BT 177, XC 759, EP 51 e 182, é muito popular devido à mais ampla seleção de tons de solo brilhantes e suculentos - branco, laranja, dourado, azul-acinzentado, azul, preto, verde, ondas de cores marinhas vermelhas, esfumaçadas e muitas outras.Tantas cores foram obtidas devido à sua composição na forma de suspensão de pigmentos em solução de resinas alquídicas e melamina-formaldeído em solventes orgânicos.
Devido à possibilidade de obtenção de quase todas as tonalidades, o esmalte ML-12, como o mais adquirido de todos os anteriores, é amplamente utilizado na produção automotiva nacional, mas os artesãos o utilizam para corrigir defeitos em seus carros em casa.
Eles também o usam para pintar playgrounds e qualquer outro objeto onde uma cor saturada brilhante seja necessária, tanto em ambientes internos quanto externos. O ML-12 também ganhou popularidade devido à sua boa capacidade de resistir à influência de um ambiente externo agressivo.
Se quiser que o esmalte seque em 30-40 minutos, é necessário borrifar continuamente a superfície com um queimador com temperatura de pelo menos 130C, o processo ficará praticamente inodoro. Quando isso não é possível, apenas deixamos secar ao sol por 6 a 8 horas.
O ML-12 é aplicado a um objeto bem limpo e lixado em várias camadas.
Esmalte HP-799, assim como 5116, NPF, 125 e 572, são extremamente resistentes a ambientes ácidos ou alcalinos agressivos, pois são utilizados para pintura de metais, concreto armado, certos tipos de cimento e até madeira, interagindo constantemente com essas condições negativas. Além disso, o esmalte deste grupo é muito resistente não só a produtos químicos, mas também à formação de fissuras, e mesmo quando utilizado em condições de diferenças máximas de temperatura - de -60C a + 130C. Além disso, o HP-799, que será discutido mais adiante, praticamente não está sujeito a apagamento, ou seja, pode ser usado na vida cotidiana para os objetos mais problemáticos.
Esse esmalte seca rápido o suficiente - em cerca de 7 horas, e entre a aplicação de cada camada separada, o tempo de espera é de 2-3 horas. A principal condição para espalhamento uniforme e boa secagem é trazer KhP-799 ao nível necessário de viscosidade do fluido usando xileno ou tolueno.
Quando aplicado sobre uma superfície metálica, deve ser tratado antes da aplicação do esmalte com um primer GF-021 que seja idealmente compatível com ele.
Você pode usar o esmalte HP-799 de quase todas as formas convenientes - airless, pneumático, pincel ou rolo. Em qualquer caso, este revestimento é muito econômico e seu consumo por 1 metro quadrado de superfície é aproximadamente duas vezes menor que o de todas as opções acima. A peculiaridade do HP-799 é que é melhor misturá-lo com solventes especiais antes do uso e mantê-lo por cerca de uma semana para o grau de espessamento necessário.
A última linha de esmaltes na análise é "Elakor PU" 60, 1236, 436, 710, 720, 161, bem como "Polyton-UR" ou em algumas marcações UV, usadas para resistir à corrosão de superfícies metálicas em condições de umidade elevada ou mesmo exposição agressiva a produtos de petróleo. Graças à composição de tinta e verniz de dois componentes das resinas de acriluretano, esse esmalte pode funcionar com sucesso em quase todas as condições climáticas. Além disso, "Polyton-UR" e seus irmãos são resistentes à alta radiação ultravioleta e não desbotam, dando à superfície pintada um efeito decorativo pronunciado.
Esse esmalte pode ter quase qualquer tom de solo, especialmente para grandes lotes. Não racha com o impacto, tem excelente resistência ao calor, seca em cerca de 7 horas e é econômico de usar. A fração de massa de substâncias tóxicas não voláteis neles, entretanto, é bastante grande, portanto, o esmalte deve ser aplicado com um conjunto protetor completo e uma temperatura de pelo menos 20 ° C.
Cores
As prateleiras das lojas estão inundadas de esmaltes de cores totalmente imprevisíveis na luta pela escolha do consumidor. Desde a infância, todos conhecemos principalmente o esmalte branco para o banheiro, mas não devemos nos limitar a isso. Uma ou outra tonalidade é obtida pela mistura de diferentes metais de coloração.
O esmalte azul pode ser obtido adicionando óxido de cobalto ou cobre à composição. Ela costuma ser coberta por canos ou mesmo paredes em edifícios externos à cidade.
Para uma cerca ou veneziana de uma casa de verão, costuma-se usar esmalte verde, criado a partir de uma mistura de óxidos de cromo ou cobre, além de níquel.
O esmalte rosa também é popular agora - é usado no interior de espaços de arte ou salões de beleza, para pintar a bicicleta de uma menina. Este tom delicado é obtido a partir de uma mistura de óxidos de cromo e estanho.
A cor de esmalte mais popular é o preto. É frequentemente utilizado no interior de habitações, mesmo para a mesma canalização. Essa cor é formada por uma mistura de óxidos de níquel em uma combinação de ferro e manganês, às vezes com adição de compostos de cobalto e cromo.
Pearlescent VGT - know-how dos últimos anosprojetado para trabalhar com uma variedade de superfícies, como moldagem de madeira, gesso ou metal. Além do gesso decorativo já colorido ou do papel de parede incolor transparente, também pode ser aplicado esmalte madrepérola.
Ele contém elementos como pigmento perolado, polímero acrílico de dispersão à base de água e aditivos modificadores. Graças a isso, foi possível obter tonalidades inusitadas como ouro, bronze, pérola, granada, branco prateado e até a cor "camaleão".
Na verdade, o esquema de cores depende não apenas da composição inicial, mas também da cor do forro - o primer, o método de pulverização e o número de camadas aplicadas.
O esmalte madrepérola VGT é utilizado não tanto para proteger a superfície de um ambiente agressivo, mas para dar um efeito decorativo ainda maior, brilho característico e textura interessante ao elemento de decoração de design do ambiente. No entanto, esse revestimento é utilizado tanto para aplicação em objetos que ficam permanentemente em ambientes internos como em objetos que ficam ao ar livre durante a maior parte do ano, apresentando uma alta resistência às mudanças atmosféricas e à água e à luz.
Se necessário, esse esmalte pode ser diluído com água como solvente, mas a proporção de água não deve ultrapassar 5%, caso contrário, o esmalte perderá a maior parte de suas propriedades protetoras.
Embalagem
Já as embalagens de vários tipos de esmalte são subdivididas na maioria das vezes em pequenas e grandes. A primeira opção é entre 0,5 kg e 3 kg. Alguns tipos de esmalte, comercializados em mistura seca, que devem ser diluídos, são comercializados em embalagens de 10 kg, também considerada uma embalagem pequena. A embalagem grande é mais adequada para fins industriais e começa com 15-20 kg. Conseqüentemente, se o esmalte for fornecido na forma de uma substância líquida já diluída, um volume de 0,5-3 litros é considerado uma pequena embalagem. Recipientes com mais de 10 litros referem-se, como na versão anterior, a embalagens grandes.
Todos os tipos de esmalte, independentemente do estado inicial de agregação, são embalados em um recipiente especial feito de plástico de poliuretano ou tipos especiais de metal leve, onde os materiais de embalagem estão em conformidade com GOST. As tampas desses recipientes são seladas hermeticamente com soldas, de modo que após o primeiro uso não é mais possível falar em cem por cento de entupimento. Porém, devido à volatilidade dos materiais tóxicos, alguns recipientes para esmalte são equipados com travas especiais na tampa, portanto, mesmo após a abertura, você pode ter certeza de que os vapores nocivos não entrarão no apartamento.
Seleção e aplicação
Ao escolher um determinado tipo de esmalte, é melhor primeiro se familiarizar com qual marca é usada para quais fins. Na loja encontra-se uma grande quantidade de esmaltes para aproximadamente os mesmos tipos de superfície, por isso é melhor saber com antecedência para não pagar a mais ou comprar um tipo de esmalte muito persistente e cáustico onde não se pode passar.
De acordo com a marcação GOST nos contêineres, as seguintes informações agora podem ser determinadas:
- para quais superfícies o esmalte é usado;
- qual a taxa de secagem do esmalte, bem como o grau de sua viscosidade, elasticidade e toxicidade;
- que porcentagem de substâncias nocivas não voláteis contém;
- quantas camadas são necessárias para o pleno funcionamento do revestimento, bem como a forma como pode ser pintado com esmalte;
- que tipo de solvente ou primer é usado em conjunto com este tipo de revestimento;
- com que revestimentos semelhantes de tinta e verniz o esmalte é compatível;
- se é necessário diluir ou misturar, e também por quanto tempo após a diluição é dada para trabalhar até engrossar.
O esmalte serve como revestimento para os seguintes objetos: sinalização rodoviária, material eléctrico, viaturas, fachadas de casas, tectos, loiças e conjuntos completos, pormenores interiores e, claro, o restauro das casas de banho familiares.
O esmalte também é usado com sucesso em joias e como decoração de artigos de interior de luxo. Para as necessidades dos joalheiros, utilizam o esmalte cloisonné, conhecido desde a antiguidade, que é difícil de fabricar e não se vende em lojas de ferragens comuns.
dicas e truques
A aplicação correta do esmalte geralmente determina quão uniformemente ele ficará na superfície e quanto tempo irá durar.
Aqui estão algumas dicas de profissionais da área:
- Para a pulverização sem ar, não é recomendado diluir o esmalte com um solvente, pois sem um certo grau de viscosidade tal revestimento simplesmente não sairá uniformemente pelo pulverizador sob a pressão necessária. É melhor usar um bico com o diâmetro mais fino possível, não mais do que 0,3 mm. A pressão, por outro lado, deve ser forte o suficiente, cerca de 150 bar.
- Se a composição for pulverizada com ar, um solvente universal como o solvente virá em seu socorro. No entanto, não exagere na adição desta substância, não adicione mais de 5% da massa total da composição. Ao contrário da primeira opção, é melhor levar o bico aqui bem mais grosso - cerca de 2 mm, e, ao contrário, reduzir a pressão para 4 bar.
- A maneira mais fácil de aplicar o esmalte é com rolo ou pincel. O único conselho aqui é também diluir a composição com um solvente não mais do que 5% da massa total. Para evitar o descarte de solvente residual, ele pode ser usado para enxaguar todas as ferramentas de aplicação para reutilização.
Fabricantes e avaliações
De acordo com as análises dos leitores, a marca mais popular para uma boa relação preço / qualidade é o fabricante Tikkurila... Esses tipos de esmalte são fáceis de aplicar, secam rapidamente e após a coloração não deixam aspereza e flacidez na superfície.
Selos de esmalte "Lacra" e "Tex" não são tão fáceis de aplicar, mas são considerados mais resistentes ao desgaste e menos suscetíveis à destruição com exposição constante à umidade e temperaturas extremas. Eles são freqüentemente usados para pintar canos perto de baterias e canos de água.
Mástique Certa e Isolep - longe de ser os tipos de esmalte mais baratos, porém, de acordo com as avaliações dos clientes, eles são os mais confiáveis. Devido ao fato de que esses fabricantes têm um rico estoque de esmaltes em seu arsenal, eles costumam ser usados para atualizar chips em carros em casa. O efeito, dizem os entusiastas de carros ávidos, é tal que às vezes você não consegue distingui-lo da pintura de salão.
Veja abaixo uma comparação entre esmalte alquídico e acrílico.
O comentário foi enviado com sucesso.