Grelhas elétricas: características e critérios de seleção
O grelhador eléctrico é uma solução cómoda não só para quem gosta de fazer um piquenique, mas também para todos os apreciadores de carne cozinhada no fogo. São muitas opções com diferentes características, adequadas para uso em espaços fechados ou apenas em espaços abertos. Para determinar os principais critérios aos quais você precisa prestar atenção ao escolher, você deve estudar o assunto com mais detalhes.
Características e propósito
A churrasqueira elétrica é uma alternativa moderna ao clássico churrasco, churrasqueira ou churrasqueira. O dispositivo é alimentado por uma rede elétrica doméstica, mas o sabor não é prejudicado em comparação com cozinhar em fogo aberto. Os grelhadores eléctricos não se destinam apenas a grelhar carne ou peixe. Eles também podem ser usados para cozinhar vegetais, ovos e alguns modelos podem até cozinhar acompanhamentos.
Existem muitas grades elétricas diferentes para uso doméstico e público: restaurantes, bistrôs, barracas. Cada uma das espécies tem suas características específicas que devem ser levadas em consideração na escolha. Afinal, uma máquina adequada para restaurantes e projetada para grandes volumes de cozimento dificilmente será uma boa opção para o lar.
É imprescindível levar em consideração a finalidade do grelhador elétrico, as condições em que seu uso será mais justificado.
Variedades
As grades elétricas estão disponíveis em muitas variedades. Cada um deles permite preparar a comida de uma forma especial. Alguns dos tipos são usados com mais frequência no preparo de grandes quantidades de alimentos, outros são ideais para uso doméstico. Eles também diferem na conveniência: alguns são lavados principalmente na máquina de lavar louça, enquanto outros só podem ser lavados à mão. Para escolher a melhor opção, primeiro você precisa saber qual o tipo mais adequado para você, quais os parâmetros que uma grelha eletrônica deve ter.
Não serão considerados os modelos de churrasqueiras elétricas embutidas em aparelhos de cozinha (por exemplo, forno ou micro-ondas), pois não são unidades separadas. Como regra, a grelha aqui é uma grelha ou espeto comum, dependendo se é horizontal ou vertical.
Fechadas
Modelos desse tipo são os mais comuns. A unidade é como um livro, com os elementos de aquecimento localizados em uma e na outra "página". No processo de cozimento, os produtos são colocados na parte estacionária e são prensados pela aba móvel, como uma prensa. Acredita-se que essa tecnologia de cozimento proporciona a melhor fritura, a formação de uma crosta caramelizada nos bifes.
Muitas pessoas comparam essa grelha elétrica com um forno convencional. por causa do efeito que pode ser alcançado. Apesar das riscas bonitas e inusitadas, como no caso da cozedura no grelhador tradicional, o sabor dos alimentos não difere muito daquele feito da forma habitual sem o uso de dispositivos especiais. A grosso modo, sai carne comum do forno, apenas com listras.
Algumas unidades de tipo fechado são adequadas não apenas para cozinhar vegetais, peixe ou carne, mas também para sanduíches.Nestes casos, estão equipados com compartimentos especiais, ao passo que não existem faixas tradicionais.
Abrir
Ao contrário da versão anterior, aqui o alimento a ser preparado não é coberto com nada por cima. O calor é fornecido a partir de um elemento de aquecimento infravermelho localizado sob a grelha, o que faz com que os alimentos sejam cozidos. Ao contrário dos fechados, os modelos abertos são mais parecidos com churrasqueiras ou churrasqueiras comuns. Para tal, é necessário virar constantemente os alimentos durante o processo de fritura, certificando-se de que cozinham uniformemente.
Entre outras coisas, essas grades elétricas têm mais uma desvantagem. Durante o cozimento, os alimentos emitem um aroma forte, fumaça e vapor. Tudo isso se mistura com o ar circundante, por isso será necessário organizar uma ventilação de alta qualidade no local da churrasqueira elétrica.
Como superfície de fritura, pode ser usada não apenas uma grelha de ferro fundido ou aço, mas também placas de pedra.
Rakletnitsa
Apesar de a raclette ser um pouco maior do que as churrasqueiras elétricas, ela também pertence a pequenos eletrodomésticos. De maior interesse são os dispositivos com mini-bandejas em vez de uma grande superfície de fritura.
Em essência, a raclette é a mesma grelha elétrica, apenas com várias camadas. Em regra, existem dois tabuleiros para bolos: inferior e superior, sendo que o inferior apresenta uma temperatura superior. Isso abre mais perspectivas durante o cozimento, pois você pode ajustar para que produtos com tempos de cozimento diferentes sejam fritos ao mesmo tempo.
Entre outras coisas, muitos porta-racletes eletrônicos devem ser fornecidos com um termostato. Isso permite usar não só o queijo homônimo destinado a isso, mas também algumas outras opções no processo de preparação de um prato tradicional de raclette.
Forno de convecção
A airfryer é um tipo de grelha elétrica que tem um princípio de funcionamento ligeiramente diferente. Aqui, o ar quente circula em um tubo de vidro. É servido com a ajuda de ventiladores especiais - elementos de aquecimento. O proprietário pode definir qualquer modo de temperatura a seu próprio critério. Isso também se aplica ao tempo durante o qual a comida será preparada.
O que chama a atenção são as configurações do sistema de fornecimento de calor. Se nas grelhas elétricas clássicas o aquecimento ocorre o tempo todo, independentemente de a unidade estar aberta ou fechada, a airfryer desliga-se automaticamente assim que a tampa é levantada. Isso é feito para minimizar o risco de queimaduras, pois o ar dentro do bulbo de vidro é muito quente.
Entre outras coisas, você pode cozinhar cereais, ferver mingaus e fazer iogurtes na frigideira. Além disso, a airfryer não libera o cheiro de comida cozinhando fora do frasco, então você não pode ter medo de que os aromas de comida se espalhem por toda a casa.
No entanto, as churrasqueiras de ar são geralmente maiores do que as churrasqueiras elétricas domésticas, portanto, lembre-se de que elas ocupam muito espaço.
Tipos de estruturas
As grelhas elétricas clássicas diferem nas características de design, que é importante ter em mente antes de fazer uma escolha. Existem várias classificações: por tipo de prato, finalidade, local em que o móvel deve ser colocado. Cada uma dessas características garante o máximo conforto e adequação ao ambiente. Então, existem churrasqueiras elétricas para iniciantes e profissionais, assim como churrasqueiras elétricas com waffle ou sanduicheira - são muitas as opções.
Entre toda a abundância de tipos, é especialmente importante destacar apenas alguns, cujo conhecimento é importante para a escolha de um grelhador elétrico para uso doméstico. Em primeiro lugar, estamos a falar do tipo de prato para o qual o aparelho foi seleccionado. Separadamente, deve-se notar que quase todas as opções são adequadas para o preparo de produtos afins, como vegetais.
Pelo mecanismo de cozimento
Refere-se a como os alimentos são cozidos em uma grelha elétrica - usando calor ou contato direto com superfícies de fritura.
Contato
Nesse caso, o produto é colocado diretamente na grelha, resultando em uma bela crosta crocante. Nos modelos de contato, os produtos entram em contato com os elementos de aquecimento, que são responsáveis pela fritura. Não há alta temperatura por perto, ou isso não é particularmente importante. A fritura ocorre pelo contato do produto com as partes quentes da churrasqueira elétrica.
O lado positivo desse método é a possibilidade de se obter uma bela crosta, que "sela" a carne, e ela fica suculenta.
Você também pode notar um belo padrão em bifes, peixes ou vegetais cozidos em tal aparelho. As superfícies podem ser feitas de materiais incomuns (por exemplo, pedra). Graças a isso, obtém-se um sabor especial e o grau de torra desejado.
Característica negativa é a necessidade de tombamento constante e monitoramento contínuo do produto para não expor demais ou queimá-lo. Além disso, toda a superfície é aquecida e, por isso, é necessário atuar com extremo cuidado durante o cozimento para sua própria segurança. Porém, para muitos, tais desvantagens revelam-se insignificantes, uma vez que são ocupadas pelo próprio processo culinário.
Sem contato
O trabalho com modelos sem contato baseia-se na injeção de ar quente em torno do produto que está sendo preparado. Como regra, os espetos são usados aqui para preparar comida. O exemplo mais comum desse tipo de unidade é uma grelha para frangos, na qual os frangos são girados e cozidos pelo calor que entra, e não pelo contato com a superfície.
Uma vantagem definitiva aqui é que a comida é frita uniformemente. As churrasqueiras elétricas sem contato são, em sua maioria, equipadas com um sistema em que o espeto gira para que todas as faces do produto sejam torradas da mesma forma. Vale destacar a bela crosta crocante, caso haja uma meta para alcançá-la. Os modelos sem contato são verticais e horizontais, ao contrário dos de contato.
A principal desvantagem é o acúmulo de gordura na frigideiralocalizado sob o produto que está sendo preparado. A queima de gordura soltará uma fumaça muito forte, produzindo uma fumaça cheirosa, e o cheiro nem sempre será agradável. Portanto, é importante fornecer uma boa ventilação no local de instalação de tal churrasqueira elétrica. Também será difícil limpar a gordura queimada, por isso é melhor escolher modelos sem contato com peças antiaderentes ou de Teflon.
Pelo tipo de prato preparado
Pode cozinhar uma grande variedade de pratos em grelhadores eléctricos, mas existem modelos especialmente concebidos para este ou aquele produto. Os aparelhos elétricos diferem na aparência, na estrutura dos painéis de fritura e em vários outros aspectos.
Hambúrgueres
Basicamente, as churrasqueiras elétricas de hambúrguer não são compradas para uso doméstico. Com muito mais frequência, eles podem ser encontrados em estabelecimentos de alimentação: fast food, bistrôs, cafés e, às vezes, restaurantes. Isso se deve ao fato de que tal unidade absorve uma grande quantidade de eletricidade, que pode atingir significativamente o bolso dos proprietários.
Para hambúrgueres, apenas grelhadores elétricos de contato dupla-face são adequados, uma vez que a costeleta em si precisa ser frita dos dois lados. Nesse caso, as placas podem ser com listras características ou lisas. A costeleta é feita com 2-3 cm de espessura, por isso a grelha elétrica deve ter um peso impressionante. Na maioria das vezes, modelos grandes são escolhidos para hambúrgueres, o que permite cozinhar simultaneamente várias costeletas de uma vez.
As unidades de hambúrguer têm suas próprias vantagens e desvantagens. Por exemplo, você não precisa se preocupar em virar constantemente as costeletas, pois são fritas dos dois lados ao mesmo tempo, formando uma crosta estaladiça e bonita.Por outro lado, os hambúrgueres podem queimar ou cozinhar demais se não forem supervisionados.
Shawarma
Cozinhar shawarma ou shawarma muitas vezes pode ser encontrado tanto nas ruas quanto em casa. A única diferença é o tamanho das churrasqueiras elétricas, bem como o número de espetos que elas possuem para assar a carne. Via de regra, são utilizados modelos sem contato do tipo vertical, mas é importante que o espeto seja circundado em toda a sua altura por peças que aquecem a altas temperaturas. Aqui, a carne é centrifugada à mão no espeto, os pedaços prontos são gradualmente cortados, após o que passam para a sua transformação: são misturados com especiarias, esmagados e adicionados ao prato acabado.
O material é geralmente de aço inoxidável, porque aquece rápida e fortemente, sendo possível fritar totalmente a carne. Para o shawarma, costumam levar variedades gordurosas que precisam de tratamento térmico de alta qualidade, não apenas por sua prontidão, mas também por precaução: a alta temperatura mata quase todos os microorganismos prejudiciais.
Galinha
Churrasqueiras elétricas também são comuns em barracas de fast food e quiosques. Esses dispositivos são classificados como do tipo horizontal sem contato, enquanto os elementos de aquecimento ficam localizados apenas de um lado, e a rotação do espeto ocorre de forma automática. A temperatura interna aumenta e a prontidão só pode ser monitorada por meio de um vidro especial resistente ao fogo.
Existem unidades elétricas para uso doméstico. Se as grandes churrasqueiras elétricas fixas são usadas principalmente no campo da alimentação pública, as variedades de mesa e portáteis são adequadas para as condições domésticas.
O que é digno de nota, em máquinas de grelhar frango, você pode cozinhar não só frango, mas também simplesmente fritar carne ou vegetais. Claro, não haverá lindas listras familiares nos produtos, mas você receberá um kebab com gosto quase indistinguível daquele que é cozido em fogo aberto. A carne ficará suculenta e crocante.
A principal desvantagem é a incapacidade de ajustar a potência. A grelha elétrica funciona no máximo o tempo todo, não importa quantos frango ou carne sejam colocados nela. Isso tem um alto custo em suas contas de eletricidade.
Steak
Os bifes são feitos não só de carne, mas também de peixe. Basicamente, é um alimento inteiro, bem torrado por fora, mas suculento por dentro. Portanto, o aparelho deve ter características adequadas para isso.
Deve estar em contato, de preferência, com uma superfície elevada para fritar. Pode ser uma grelha, se for selecionado um grelhador eléctrico fechado, ou superfícies ranhuradas em ambos os lados, se for utilizado um forno fechado. É melhor escolher um grelhador eléctrico fechado com tampa pesada, uma vez que a pressão adicional tornará a carne mais suculenta e a crosta mais crocante.
É importante que a churrasqueira elétrica permita fritá-los rapidamente, ou seja, possui elementos feitos de materiais que conduzem bem o calor. As variedades de ferro fundido são a escolha ideal aqui. Eles irão garantir que os bifes fiquem uniformemente dourados.
O aparelho não deve fumar, caso contrário, o sabor e o cheiro da carne ou do peixe ficarão estragados. No entanto, esta precaução aplica-se apenas a grelhadores elétricos abertos. Ao trabalhar com modelos fechados, não ocorre fumaça ou fuligem.
Por destino
Aqui, consideraremos não os dispositivos eletrônicos triviais para uso doméstico, mas aqueles que podem ser usados fora de casa. Também vale a pena ter em conta o análogo, que é mais frequentemente comprado para estabelecimentos de restauração, de modo a não comprar tal casa por influência da persuasão persistente de consultores de vendas.
Um restaurante
Os modelos de churrasqueiras elétricas para um restaurante desempenham não uma função, mas várias ao mesmo tempo. É por isso que geralmente são mais largos e maiores do que as unidades da casa.Para restaurantes, geralmente são adquiridas máquinas pesadas estacionárias com superfícies multifuncionais de um tipo combinado. Isso significa que você pode cozinhar com eles tanto abertos quanto fechados.
As churrasqueiras elétricas para restaurantes geralmente são equipadas com muitas opções adicionais. Entre eles está o equipamento de um contentor ou palete especial onde é recolhida a gordura que goteja para evitar a entrada de peças de aquecimento. Isto não só prolonga a vida útil dos próprios elementos, mas também evita que a gordura aqueça e fume ou fume, o que permite preservar o sabor e o cheiro do prato na forma a que se destina.
Para uma casa, essas unidades não são adequadas por uma série de razões. Em primeiro lugar, eles não podem ser alimentados por uma rede normal de 220 W. Eles precisam de 380 watts. Em segundo lugar, essas máquinas são pesadas, portanto, só podem ser instaladas se houver uma base sólida. Em terceiro lugar, as churrasqueiras elétricas destinadas a restaurantes consomem muita energia elétrica, o que torna impossível economizar dinheiro. Além disso, os próprios modelos são bastante caros.
Sacada
Para uso na varanda, são utilizados principalmente modelos portáteis, já que na realidade russa, devido ao frio do inverno, não é possível guardar o aparelho aqui na varanda. Teremos que trazê-lo para dentro de casa. Como o equipamento não é usado em ambientes internos, a fumaça não é perigosa. Você pode escolher com segurança variedades de contato aberto.
Lembre-se de que quem mora em prédios de vários andares pode ter problemas com essas churrasqueiras elétricas, pois nem todos os vizinhos gostam do cheiro de comida. Certifique-se de verificar com eles se eles se importariam se você instalasse tal coisa em sua varanda. É até aconselhável receber deles um recibo por escrito. Para não agravar a situação, escolha uma grelha elétrica fechada.
A instalação de uma churrasqueira em uma varanda impõe certas restrições. Por exemplo, as tomadas devem estar perto da varanda. Além disso, deve haver um extintor de incêndio na zona de acessibilidade, porque um incêndio acidental pode se espalhar para apartamentos próximos.
rua
O uso de uma churrasqueira elétrica ao ar livre requer uma configuração especial do dispositivo. Portanto, é importante que seja equipado com um suporte ou pernas especiais. Além disso, o dispositivo pode ser aberto, pois a priori há uma boa ventilação na rua. As pernas permitirão que você coloque a grelha elétrica em qualquer lugar em uma área suburbana ou suburbana, enquanto a unidade permanecerá estável e o risco de tombar acidentalmente praticamente desaparecerá. A mobilidade também é importante porque você precisa de tomadas perto de sua churrasqueira elétrica.
Na hora de escolher preste atenção especial aos modelos urbanos que possuem uma prateleira ou mesa projetada para empilhar todo tipo de utensílios de cozinha e molhos. Isso é muito conveniente, especialmente se você não planeja colocar uma mesa grande perto da churrasqueira elétrica.
Via de regra, a drenagem da gordura dos modelos de rua é feita diretamente para o solo, o que é positivo e negativo ao mesmo tempo. Por um lado, isso não é muito bom para o meio ambiente, por outro, é conveniente em termos de cuidado.
Por localização
Grelhadores elétricos domésticos ou domésticos podem ser posicionados de maneiras diferentes em relação às superfícies da mesa. Portanto, existem modelos de mesa e piso.
Tabletop
As opções de mesa geralmente são compradas para instalação em cozinhas pequenas. Entre eles, existem modelos com e sem contato. O contato é representado por uma (versão mais compacta) ou duas superfícies de fritura. Às vezes, eles são empilhados uns sobre os outros para diminuir a grade da mesa. Como regra, as unidades de mesa de contato são abertas.
Quanto às máquinas sem contato, elas são muito menores. Eles têm um espeto no qual os produtos são colocados. No futuro, eles são fritos como um kebab, rolando constantemente no espeto.Não há rolagem automática em churrasqueiras elétricas de mesa.
Por um lado, as grades de mesa pequenas têm muitos benefícios. Entre eles estão um tamanho compacto que permite instalar este equipamento de cozinha mesmo em uma pequena cozinha, facilidade de transporte devido ao seu baixo peso, facilidade de manutenção, além de um visual moderno que permite encaixar harmoniosamente o aparelho no o interior circundante.
Por outro lado, as churrasqueiras elétricas de mesa são limitadas na quantidade de alimentos que podem cozinhar. Raramente você pode fazer mais de uma porção de cada vez. Além disso, dispositivos eletrônicos abertos emitem muito calor, por isso vai ficar muito quente na cozinha. Um bom sistema de ventilação é essencial.
Pé de apoio
As opções de piso podem ser usadas tanto dentro de um apartamento ou casa, quanto na rua. Tudo é limitado apenas pela área disponível. Ao escolher uma churrasqueira elétrica de chão para sua casa, você precisa prestar atenção em como suas pernas são estáveis. Se tombar acidentalmente, tal unidade irá provocar rapidamente a ignição de objetos ao redor. Será necessário ajustar a altura das pernas "para você" apenas uma vez, então no futuro você sempre estará confortável enquanto cozinha.
Modelos eletrônicos de chão são muito mais baratosdo que um verdadeiro churrasco, razão pela qual muitos usam grelhadores elétricos como uma alternativa barata. O que é digno de nota, os aparelhos de chão têm um período de garantia mais longo do que as opções de mesa, portanto, sua durabilidade também faz parte de suas vantagens.
Entre as desvantagens, pode-se destacar uma grande absorção de eletricidade, já que as grades elétricas de chão são muito maiores do que as de mesa. O seu grande tamanho também se deve ao inconveniente de os guardar: terá de reservar um local especial para tal grelha. As maiores dificuldades surgem durante o transporte. No processo de transporte do aparelho, será necessário desmontá-lo completamente, incluindo não só as prateleiras, mas também a própria superfície de fritura.
Outros parâmetros
Existem vários parâmetros que não podem ser categorizados, mas também são importantes.
Presser
Os modelos de pressão também são chamados de grades de pressão por sua forma característica de trabalho. São do tipo fechado e atuam como um waffle elétrico, quando as abas são comprimidas o máximo possível, como se estivessem empurrando o ar para fora e distribuindo o produto entre as placas em uma camada fina. Os grelhadores eléctricos prensados permitem-lhe cozinhar vários pratos, desde bifes clássicos a omeletes, panquecas e torradas. As listras nos produtos são mais brilhantes, pronunciadas e profundas.
As churrasqueiras são geralmente compradas em restaurantes ou estabelecimentos de fast food para "terminar" o prato. Por exemplo, tiras em shawarma são obtidas precisamente com o uso de tal dispositivo. Ele aquece e assa ao mesmo tempo. A temperatura de ambas as superfícies de trabalho é extremamente alta, portanto, deve-se ter cuidado para evitar escaldar ou queimar alimentos. Vale ressaltar que as grades da prensa são as mais econômicas de todas em termos de consumo de energia, mas são volumosas e pesadas.
Painéis removíveis
Este tipo implica a presença de painéis para cozinhar, destacáveis do corpo. Muitos modelos caseiros possuem esta função, permitindo cozinhar tanto em superfícies lisas como em relevo. Depois de retirar os painéis, pode lavá-los na máquina de lavar loiça, o que simplifica muito a manutenção do aparelho.
Uma vantagem adicional é a simplicidade e o baixo custo dos reparos. Se algum dos painéis quebrar, você pode substituí-lo por um novo simplesmente adquirindo outro conjunto. Você não precisa entrar em contato com um mestre ou um serviço especial, o que economizará uma quantia significativa.
No entanto, os painéis removíveis também apresentam desvantagens. Portanto, se você trocar os painéis com muita frequência, haverá uma grande probabilidade de danificar os fixadores da caixa e os planos não serão fixados com tanta firmeza quanto no início da operação.Certifique-se de prestar atenção se há painéis adicionais na venda gratuita. Nem todos os fabricantes oferecem essa opção.
Disponibilidade de anexos
As churrasqueiras elétricas com acessórios substituíveis são chamadas de multigrills devido à capacidade de cozinhar não apenas os pratos usuais. Tal como a versão anterior, esta implica painéis substituíveis, apenas a sua forma é limitada não só pela lisura ou relevo. Em churrasqueiras caseiras, muitas vezes você pode encontrar acessórios para fazer waffles, torradas, sanduíches, e trocá-los não é particularmente difícil.
Neste caso, os acessórios são fixados diretamente na superfície de trabalho da churrasqueira elétrica., ou seja, o elemento de aquecimento é protegido não apenas pelo próprio bico, mas também pela superfície rugosa na qual o painel figurado é fixado. A placa de desbaste é lisa e pode ser utilizada para cozinhar peixes ou carnes da maneira usual.
A desvantagem é o tamanho extremamente pequeno. Por causa disso, muito poucos alimentos podem ser cozidos ao mesmo tempo. Multigrills são modelos de mesa que não possuem montagem própria, o que também não é muito conveniente.
Tampa
Variedades abertas com uma superfície de fritura são equipadas com uma tampa. A sua presença permite diversificar a cozedura, conseguindo o efeito estufado, bem como até mesmo fritar devido ao aquecimento por baixo da tampa. Os pratos cobertos são cozinhados em pouco tempo, em comparação com os grelhados tradicionais. No entanto, as capas não são apenas para cozinhar. Eles também protegem você e o dispositivo de respingos de óleo quente ou graxa, que são difíceis de limpar da caixa.
As capas estão disponíveis em diversas variações. Existem opções transparentes e opacas. É preferível escolher tampas transparentes, pois através delas será possível verificar o quanto o prato está dourado, o que simplificará o procedimento de controle. Os materiais de fabricação são vidro, metal ou plástico. As combinações mais comuns desses materiais são um corpo de tampa de vidro, um aro de metal e uma alça de plástico.
Malha
Curiosamente, o cozimento em uma peneira permite que a grelha elétrica seja classificada como uma variedade sem contato, uma vez que os produtos não entram em contato direto com as partes de aquecimento. Grelha elétrica treliça - o análogo mais próximo do carvão.
Um grelhador eléctrico com grelha tem as mesmas limitações que um grelhador a carvão. Você não pode trabalhar com ele dentro de casa, pois há fumaça em toda a sala. A gordura que pinga sobre os elementos de aquecimento emitirá uma forte fumaça, portanto, deve-se garantir uma boa ventilação. O ideal é usar as grades do rack apenas para uso ao ar livre.
Os modelos grelhados proporcionam o sabor a defumado que se espera de alimentos grelhados. Ao mesmo tempo, os preços desses dispositivos eletrônicos são bastante razoáveis. A única desvantagem é a dificuldade de sair. É difícil limpar a fuligem e a gordura dos elementos de aquecimento, bem como lavar a tigela dos cantos do óleo congelado. Estas unidades não podem ser lavadas na máquina de lavar louça.
Materiais de manufatura
As superfícies de fritura ou grelha podem ser feitas de uma grande variedade de materiais. Cada um deles tem seus prós e contras, tem características e traços característicos. Compreender as especificações de um determinado material é especialmente importante se você planeja comprar um modelo caro de uma churrasqueira elétrica. É importante não calcular mal e não dar dinheiro por algum motivo desconhecido.
Em geral, as superfícies das grelhas elétricas são feitas de metal ou pedra., entretanto, recentemente surgiram opções alternativas que também merecem atenção. Alguns deles são muito mais baratos, mas mantêm qualidades semelhantes, outros permitem que você experimente um sabor interessante do prato e outros ainda são fáceis de limpar. Porém, os mais comuns são cinco tipos de materiais usados em grades elétricas. Vale a pena estudá-los com mais detalhes.
Ferro fundido
Grelhas elétricas de ferro fundido raramente são usadas dentro de casa.Com muito mais frequência, podem ser vistos ao cozinhar na rua ou em estabelecimentos de restauração. Ao trabalhar com ferro fundido, uma boa ventilação é essencial, caso contrário, pode ocorrer fumaça ou um cheiro desagradável de queimado devido ao fato de que os alimentos grudam nos elementos de aquecimento e queimam.
Na maioria das vezes, as grades são feitas de ferro fundido. Placas sólidas são raras porque não são apenas muito pesadas, mas também muito caras. A vantagem indiscutível é que ao trabalhar com tal grelha elétrica, você pode usar qualquer pá ou escumadeira. As superfícies de ferro fundido são quase impossíveis de riscar e pequenos danos não afetam a qualidade dos alimentos.
Mármore
O mármore é ótimo para cozinhar na churrasqueira elétrica. Claro, eles não terão listras características, mas uma bela crosta é fornecida para eles. A placa de mármore é aquecida uniformemente, o que permite que o prato seja bem cozido sem queimá-lo. Além disso, o mármore não esfria por muito tempo, economizando custos de energia. Reaquecer alimentos nesses painéis é fácil.
Vale ressaltar que antes de cozinhar, a churrasqueira elétrica de mármore deve ser bem aquecida. Os produtos devem ser colocados apenas em uma superfície quente, caso contrário, eles não sairão mal. Surgirá dificuldade de transferência, o que levará à necessidade de uma limpeza completa no futuro. Cuidar do mármore, sobre o qual foi preparado corretamente, é simples, mas as partículas aderentes não serão fáceis de remover: não se pode usar produtos abrasivos.
Cerâmica
Na produção de churrasqueiras elétricas, são utilizados dois tipos: cerâmicas convencionais e cerâmicas de vidro. Ambos os materiais cerâmicos parecem atraentes e apresentáveis. Isso se deve à sua cor. Se geralmente as superfícies de fritura das churrasqueiras elétricas são escuras, as de cerâmica são claras. Cuidar de um aparelho com superfície cerâmica é simples: basta limpar a área contaminada com uma esponja umedecida em água com sabão. É importante que apenas uma unidade completamente resfriada possa ser limpa. Quando quentes, as vitrocerâmicas não são “amigáveis” com a água e as gotas acidentais só irão estragar o revestimento.
Você não pode usar pás comuns ou metal com fenda. As grades elétricas de cerâmica só podem ser usadas com dispositivos de silicone macio. Os pratos também devem ser especiais. Na hora de comprar, procure marcações de que é adequado para vitrocerâmicas.
Serragem
Uma solução incomum e moderna é a presença de um compartimento especial no qual a serragem é carregada. Apenas uma pequena parte das grelhas elétricas estão equipadas com esta função. Durante o cozimento, ocorre uma leve fumaça, o que faz com que o prato adquira um sabor interessante. Os alimentos cozidos em uma grelha elétrica com serragem têm, principalmente, o sabor daqueles que foram cozidos na lenha.
Os agregados com um compartimento de serragem são na maioria das vezes em contato e fechadoscomo a serragem seca no processo e produz uma fumaça forte. Se desejado, o edema pode ser preenchido com outra coisa. As opções populares incluem chá ou especiarias. Se necessário, pode deixar o compartimento vazio e cozinhar os alimentos no grelhador eléctrico como habitualmente. No entanto, deve-se ter em mente que os modelos com função de carregamento de serragem são muito mais caros.
Granito
O granito é a pedra natural mais utilizada na produção de grelhadores elétricos. A sua grande popularidade deve-se às propriedades específicas do próprio material: não é poroso e ao mesmo tempo denso, pelo que se consegue uma boa fritura dos alimentos mantendo a sua suculência. A pedra não absorve umidade ou gordura mesmo quando está quente, por isso é fácil de cuidar.
As churrasqueiras elétricas de granito são caras, e às vezes um preço tão caro não é razoável. Deve-se tomar muito cuidado durante a operação. Embora o granito seja durável, ele ainda pode lascar ou rachar se a placa for movida sem cuidado.As placas de limite não podem ser reparadas: você terá que comprar um novo dispositivo.
Análise de fabricantes populares
Hoje, muitos fabricantes estão engajados na fabricação de grades elétricas. Nesse sentido, surgem dificuldades com a definição de uma unidade verdadeiramente de alta qualidade. Abaixo está uma classificação das amostras mais bem-sucedidas.
Tefal
Os modelos desta marca francesa são procurados por compradores em todo o mundo, e não apenas na Rússia. A Tefal se esforça para se desenvolver em todas as direções, para usar as tecnologias mais recentes na produção de suas grelhas elétricas. Assim, todos os modelos são equipados com um revestimento antiaderente que pode ser lavado na máquina de lavar louça, e algumas amostras possuem até uma dezena de programas de cozimento automático.
As churrasqueiras elétricas Tefal pertencem à categoria de preço médio. O preço se correlaciona diretamente com as funções dos dispositivos: quanto mais houver, maior será o custo. Antes de comprar, você precisa avaliar quais utilitários são realmente úteis para você e quais não são necessários. Os mais populares são os modelos de prensa de contato fechado para colocação em mesa.
Vitek
Vitek veio para a Rússia não há muito tempo - em 2000. Inicialmente, a marca é austríaca. A qualidade do produto também é de alto nível, apesar de a maioria dos aparelhos serem fabricados na China.
Os mais populares são as grades da imprensa. A empresa oferece modelos de alta potência que são capazes de fritar bem um bife ou frango. Neste caso, o grelhador eléctrico é de dupla face. Aquece tanto a estática quanto a aba.
Todas as churrasqueiras elétricas são equipadas com revestimento antiaderente, o que facilita ao máximo a manutenção do equipamento. Alguns têm função de controle de temperatura.
De maior interesse são as soluções de cores. Não existem apenas modelos pretos clássicos, mas também vermelhos brilhantes.
Philips
Os produtos da marca holandesa Philips têm uma demanda constante entre os consumidores russos há muitos anos. Atenção especial deve ser dada aos modelos de grelhadores elétricos com reservatório para serragem, pois a Philips oferece amostras semelhantes ao melhor preço.
O período de garantia para grelhas elétricas deste fabricante é de 1 ano. É claro que esse período não pode ser considerado suficiente, mas uma garantia de um ano é padrão para produtos de classe econômica.
Todas as unidades eletrônicas da marca são feitas de materiais combinados: plástico e aço. As churrasqueiras elétricas com placa de pedra ou ferro fundido não estão representadas, pois não se enquadram na política de preços da empresa.
Electrolux
Electrolux é uma marca sueca que oferece eletrodomésticos de alta qualidade. Dentre a variedade de modelos apresentados, você pode encontrar grades prensas, e multi-grades, e grades elétricas do tipo fechada e aberta.
A empresa aposta tanto na utilização doméstica como na utilização de modelos em estabelecimentos de restauração, razão pela qual oferece uma gama tão vasta de grelhadores eléctricos. Independentemente do custo e do tipo, todos eles possuem um revestimento antiaderente e um dimmer para ajustar a temperatura. Apesar de a temperatura ser controlada manualmente, a grelha elétrica possui um termostato digital embutido que "ajusta" a temperatura para o valor definido se a grelha eletrônica superaquecer ou esfriar repentinamente.
Kambrook
A empresa produz modelos de grelhas elétricas de alta qualidade para uso doméstico. Basicamente, os produtos da marca são grelhas de contato ou prensa no controle mecânico. A empresa oferece churrasqueiras elétricas de classe média. Todos possuem revestimento antiaderente, função de desligamento automático e são dotados de bandeja especial onde pinga a graxa. O palete é fácil de puxar e limpar depois que a unidade esfriar completamente.
Alguns dos modelos apresentados estão equipados com painéis amovíveis e um temporizador de funcionamento que permite não seguir a cozedura sem interrupção. Todas as grades são de alta potência e absorvem muita eletricidade, o que deve ser levado em consideração antes de comprar.
Josper
Quando se fala em grelhas elétricas, tomam-se como modelo os modelos deste fabricante espanhol em particular. A empresa foi a primeira a iniciar a produção desses equipamentos, podemos dizer que é pioneira no ramo das grelhas elétricas. As churrasqueiras elétricas Josper não se parecem com as usuais, pois são mais fornos a braseiros do que as churrasqueiras no sentido padrão. As grades elétricas deste fabricante não são adequadas para uso doméstico devido ao alto preço e uma série de requisitos para o local de instalação. Entre eles - boa ventilação e um grande espaço de manobra, já que a churrasqueira elétrica terá que abrir e tirar as grelhas com os alimentos dela.
Kitfort
A empresa é especializada na produção de grades elétricas de contato de classe econômica. O baixo custo é obtido por meio do uso de materiais baratos. O corpo é feito de plástico e alumínio, as placas são feitas de alumínio com um revestimento antiaderente. As unidades estão equipadas com pratos removíveis (embora seja apenas um conjunto), adequados tanto para a limpeza manual como para a lavagem na máquina de lavar loiça.
As grades elétricas deste fabricante têm uma pequena variação de temperatura: de 90 a 230 graus, mas isso é o suficiente para um eletrodoméstico de mesa. Os modelos não possuem sinos e apitos especiais. Existe apenas a funcionalidade mais necessária.
GFgril
Outro digno representante do segmento de orçamento. Apesar do baixo custo, as unidades possuem muitas funções adicionais, incluindo uma variedade de painéis substituíveis (incluindo grades) e um termostato para ajuste automático ao tamanho dos pedaços de carne ou peixe preparados.
As grades compactas deste fabricante são pequenas e ótimas para uso em mesa. Apesar de os corpos serem de aço, o peso da churrasqueira elétrica também é bastante aceitável. Graças aos painéis removíveis, a limpeza não é difícil: as superfícies de fritura têm um revestimento antiaderente que repele os pedaços de alimentos queimados quando expostos à água. Entre outros, os produtos GFgril são ótimos em termos de preço e qualidade.
Steba
Esta empresa alemã oferece modelos de alta qualidade a preços acima da média. Esse custo elevado se deve à boa reputação da empresa e à excelente qualidade dos produtos que a tornam famosa. As grades elétricas não possuem características específicas. A única coisa que os distingue é o período de garantia estendida.
Os mais populares são os grelhadores múltiplos e grelhadores de pressão - fabricantes de waffles. Estas unidades permitem cozinhar uniformemente até bifes grossos de 3-4 cm. Devido ao amplo conjunto de temperaturas, pode escolher a ideal, adequada para um bife de determinada espessura. Infelizmente, não há instruções sobre a temperatura adequada para cada bife e por quanto tempo você precisa para fritar a carne para obter o grau exigido (mal passado, mal passado, médio, médio ou bem passado), então isso terá que ser determinado por tentativa e erro.
Maxwell
As grades elétricas da Maxwell são muito populares. Os modelos não possuem funcionalidades desnecessárias, a ênfase é colocada apenas nas funções necessárias. As opções de desktop para uso doméstico custam um pouco, mas agradam com a confiabilidade.
A única desvantagem que os consumidores destacam é o peso insuficiente da prensa na hora de comprar uma grelha. Como a aba superior não pesa muito, é necessário pressioná-la para garantir a melhor fritura dos alimentos. Outra desvantagem é a falta de um cronômetro. Ao cozinhar com modelos do fabricante Maxwell, você terá que monitorar constantemente o que está acontecendo com a churrasqueira elétrica, controlar o processo culinário. Para muitos, isso pode não ser muito conveniente.
Avaliações
A maioria dos compradores fala apenas positivamente sobre as churrasqueiras elétricas, dizendo que são muito melhores do que as equivalentes a carvão.Os consumidores ficam satisfeitos com a rapidez com que se confecciona o prato, a torra uniforme dos alimentos, bem como a bela crosta à superfície. Independentemente do grelhador eléctrico utilizado, a comida é suculenta.
Os proprietários apontam o grande tamanho das estruturas como a principal desvantagem.mas isso não se aplica às opções de desktop. Para muitos, a compra de uma churrasqueira elétrica era perda de dinheiro, pois obtinham o mesmo efeito com uma assadeira comum. A churrasqueira elétrica não pertence ao equipamento de cozinha necessário, como um fogão a gás, por exemplo, por isso há quem não entenda o motivo de tal compra.
Dicas de Seleção
Para fazer a escolha certa, você deve seguir várias recomendações:
- Leia atentamente as especificações técnicas do modelo selecionado. É importante prestar atenção à potência, ao tempo de aquecimento, à amplitude da temperatura, bem como ao material de que são feitas as superfícies de fritura. Acontece que o preço acabou sendo excessivamente alto devido à marca eminente.
- Verifique se precisa de utensílios especiais para trabalhar com a churrasqueira elétrica: espátula ou utensílios. Se houver essa necessidade, com os aparelhos de metal comuns você pode estragar as superfícies, além de atrair despesas adicionais.
- Leia as análises do modelo selecionado. Como regra, você pode descobrir algumas deficiências apenas durante o uso. Use a experiência de outras pessoas para evitar erros.
Usar e cuidar
Todas as regras de uso e cuidados com uma ou outra churrasqueira elétrica estão indicadas nas instruções, mas geralmente os cuidados se resumem à limpeza com pano embebido em água com sabão, e não envolve o uso de produtos abrasivos. Muitos modelos podem ser lavados na máquina de lavar louça.
Como escolher uma churrasqueira elétrica, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.