Como escolher um fogão elétrico de dois bicos?
Recentemente, muitos optaram por fogões compactos, substituindo aparelhos de cozinha desatualizados e volumosos por eles. Aconselharemos como escolher uma placa eléctrica de dois bicos.
Peculiaridades
As placas elétricas padrão de 2 bocas têm metade do tamanho de uma placa padrão, o que as torna a solução perfeita para cozinhas pequenas. Além disso, é possível combinar vários fogões entre si de uma forma conveniente para você. E a instalação desse tipo de equipamento é possível literalmente em qualquer canto da cozinha.
É possível usar placas elétricas além da placa principal. Isso criará uma superfície de cozimento versátil. Se você planeja reformar totalmente a cozinha, então primeiro é melhor comprar um painel, e depois encomendar um conjunto com os nichos já fornecidos para ele. É conveniente levar fogões portáteis com você na estrada ou instalá-los em locais de residência temporária (por exemplo, em um dormitório).
Vantagens e desvantagens
Vamos começar com o bom.
- Preço baixo. Em comparação com as placas padrão, as placas elétricas são mais econômicas. Se você não gosta de cozinhar e não planeja dedicar muito tempo a isso, então não vale a pena pagar a mais.
- Adequado para uso em casas com fiação antiga. A baixa carga na rede permitirá que você esqueça os congestionamentos de trânsito.
- As placas elétricas são muito compactas e serão uma excelente solução para apartamentos comuns.
- Alimentado por eletricidade. O gás não é fornecido para o quarto. Portanto, os riscos à vida e à saúde estão excluídos.
- Uma ampla gama de modelos e a capacidade de combinar unidades entre si.
- A superfície lisa facilita a limpeza do aparelho.
- A placa eléctrica de duas bocas ocupa pouco espaço.
Quando tudo é tão bom, sempre existe um “mas”.
- Em primeiro lugar, restrições na preparação de delícias culinárias. Claro, mesmo no fogão mais básico, você pode cozinhar pratos simples, como purê de batata, sopa ou pilaf, mas cozinhar pratos mais complexos vai complicar.
- O consumo de energia aumenta e, como resultado, as contas aumentam.
- A funcionalidade é muito limitada nos modelos da classe econômica.
Esses recursos são comuns às placas elétricas. Mas cada fabricante busca solucionar as dificuldades que surgem com o funcionamento de seus produtos.
Os fabricantes criam linhas completas que atendem às diferentes necessidades dos clientes e têm características próprias.
Variedades
Considere as várias características técnicas dos painéis elétricos. Potência do painel: 2000-2500 W. Tensão de alimentação: 220-240 W. A esmagadora maioria dos modelos apresentados são feitos em aço inoxidável, sobre o qual são "plantadas" panquecas, e vitrocerâmicas. De acordo com o tipo de queimadores, distinguem-se os queimadores de panqueca (halogéneo), Hi Light e de indução. Sua diferença fundamental está no método de aquecimento.
O fogão para panquecas é aquecido a alta temperatura usando a espiral embutida. O material da panqueca é ferro fundido. Você pode se queimar nesse tipo de queimador. Externamente, parece uma superfície redonda, elevada acima do painel principal ou localizada no nível do painel principal e destacada com um círculo vermelho.
As placas de indução funcionam com o princípio de aquecer os próprios pratos com fluxos magnéticos que emanam da placa de aquecimento.Durante todo o tempo de operação, eles permanecem frios ou aquecem ligeiramente. Mas você terá que comprar utensílios de cozinha especiais para placas de indução.
Hi Light é um novo desenvolvimento baseado em correias onduladas. Mas esses modelos têm uma desvantagem significativa: você precisa se certificar de que o diâmetro dos pratos não excede o diâmetro da área selecionada. Existem também placas de vitrocerâmica que funcionam segundo o princípio de uma espiral incandescente.
Menos comumente, fogões de vitrocerâmica aquecidos a gás são feitos. Proteja tal painel de impactos pontuais e não polvilhe açúcar. Modelos esmaltados. São à base de aço inoxidável, que depois é recoberto com esmalte. Os queimadores da placa têm diferentes níveis de potência e podem ser facilmente distinguidos pelos seus diâmetros.
Além disso, os fogões diferem em mobilidade. Existem modelos de desktop (portáteis) e embutidos. O modelo estacionário embutido tem uma aparência mais estética. Os portáteis são móveis e práticos. Existem 4 tipos de gerenciamento.
- Lidar com o controle. A opção mais comum que encontramos em fogões a gás padrão.
- Controle de toque. Realizado através do painel de toque.
- Controle de botão.
- Opção combinada. Ele pode combinar diferentes variações das três primeiras opções.
As dimensões dos fogões dependem do tamanho dos queimadores e das funções que o fabricante incluiu neles. O tamanho médio de um fogão de dois bicos é 27x50 cm.
Como escolher?
A escolha da placa decorre principalmente da funcionalidade exigida. Neste artigo, veremos as principais opções incluídas nos fogões.
- Cronômetro. Permite definir o tempo e a intensidade do fogão. Decorrido o tempo de cozedura definido, o fogão desliga-se.
- Desligamento automático. Função relacionada à segurança. O fogão desliga se uma pessoa não realizar nenhuma ação por um longo período.
- Pausa. Função que regula a intensidade do fogão. O aquecimento das zonas de cozedura pode ser interrompido com um simples toque, passam para o modo de manter quente.
- Auto-fervura. Um sensor especial monitora o que está acontecendo no fogão. Se a água ferver, a potência de aquecimento é reduzida automaticamente.
- Travando o painel de controle. A principal tarefa é proteger contra o uso indevido (por exemplo, por crianças). Para definir os parâmetros necessários para o funcionamento da estufa, é necessário realizar uma série de ações. Se o pedido exigido for violado, o painel de controle será automaticamente bloqueado.
- Calor residual. Esta função é protetora. O sensor indica o calor residual na placa de aquecimento enquanto ele esfria para que o usuário não se queime.
- Reconhecimento de materialos utensílios utilizados são feitos de.
Para não se arrepender da sua escolha, antes de comprar é necessário tomar uma série de medidas para selecionar o painel mais adequado.
- Avalie suas necessidades de cozimento e o tempo que planeja gastar fazendo isso.
- Pense em como você costuma cozinhar e em quais pratos. Isso o ajudará a decidir sobre a funcionalidade do painel.
- Considere onde e como o fogão vai caber na sua cozinha. Avalie o espaço que você está pronto para alocar para seu fogão elétrico. Considere a proximidade da superfície de trabalho e o acesso à pia.
- Determine o segmento de preço no qual a compra deve se encaixar.
- Com base nas análises, escolha 2 a 3 fabricantes de placas para você.
Regras operacionais
Ao conectar o fogão, é melhor entrar em contato com um especialista. Uma placa de fogão corretamente conectada elimina as sobrecargas da rede e garante uma longa vida útil do aparelho. A obra será executada de acordo com as normas de instalação de equipamentos elétricos. Se você negligenciar esses padrões durante a instalação, corre o risco de perder a possibilidade de reparo em garantia. Para conectar, dois elementos são necessários:
- uma linha separada com fios combinados com a seção transversal;
- disjuntor instalado na linha.
Se você não tiver a oportunidade de estender uma linha separada, poderá colocar uma tomada separada. Cuidado com a tomada e o cabo. Evite torcer o cabo ou fios expostos. Ao remover o plugue, segure a tomada com a mão. Não puxe o cabo.
Uma das principais regras de funcionamento é a utilização de panelas com fundo plano, ligeiramente maior ou igual (no caso das placas Hi Light) ao tamanho do queimador. Panelas com diâmetro menor ou fundo irregular não são permitidas.
Certifique-se de que não entra água na placa quente. Para manter o painel superior intacto, não ligue o painel na potência máxima quando não houver nenhum utensílio sobre ele. Lembre-se de colocar as panelas primeiro na mesa e depois ligar o fogão.
Como cuidar?
O cuidado adequado aumentará significativamente o tempo de operação do dispositivo. Existem muito poucas regras. Os fabricantes recomendam que você compre imediatamente um raspador e limpador especiais. Às vezes, eles são imediatamente anexados ao dispositivo. Se não forem fornecidos no kit, podem ser adquiridos em lojas de ferragens a preços muito acessíveis. Os raspadores são mais simples (de plástico, via de regra, de vida curta) ou em conjuntos (com bicos substituíveis).
É melhor limpar o painel a cada 2 dias. Caso contrário, a sujeira queimará e secará. Para limpar o painel é necessário esmerilhar o produto com um pano limpo, em seguida retirar com uma toalha úmida, enxugar e deixar repousar por algum tempo (20 minutos) caso a água permaneça em algum lugar. Não use esfregões para pratos. O uso de lã de aço ou lixa é estritamente proibido. Isso pode arranhar o painel e reduzir significativamente sua vida útil. Parece especialmente feio em painéis brancos.
Não use remédios populares ou soluções para lavar louça. Ferramentas especiais bastam por muito tempo, com elas é muito mais fácil manter o painel em boas condições. Eles criam uma película no painel, evitando que a gordura e as micropartículas grudem. Os detergentes padrão podem manchar o painel. A melhor opção seria um produto especial produzido pela mesma empresa que o fogão. Preste atenção na seleção de pratos. Para cada material existe uma designação para as placas para as quais podem ser utilizadas.
Utensílios de cobre e alumínio deixam manchas peroladas que são extremamente difíceis de remover. O fundo da panela deve ser plano e grosso. Embora alguns fabricantes, ao contrário, recomendem o uso de panelas com fundo levemente côncavo, pois quando aquecido se deforma e entra em contato com a superfície do queimador. As instruções do dispositivo geralmente incluem dicas e truques para o uso da panela.
Não use pós de cozinha, bicarbonato de sódio ou outros produtos soltos para cuidar. Eles deixam micro-riscos na superfície. Além disso, não use alimentos (óleos), pois eles queimam quando aquecidos. Com a conexão e os cuidados adequados, o painel durará cerca de 15 anos.
Instruções de cuidado completas e seguras:
- Removemos os restos de comida com um raspador. Se açúcar ou papel alumínio entrarem em contato com o painel, remova-os antes de usar o raspador.
- Em seguida, aplicamos o gel e distribuímos com uma toalha de papel. E retire com lenços umedecidos.
- Se for necessário retirar manchas que provocam a descoloração da cal, usamos detergentes para a limpeza de inox e cerâmicas. Fazemos isso quando a superfície esfria.
- A sujeira leve pode ser removida com um limpador de espelho.
- A área ao redor dos queimadores pode ser limpa com água e sabão e um pano macio.
Para mais informações sobre como escolher um fogão elétrico de duas bocas, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.