Potência do fogão elétrico

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Desempenho do Hotplate
  3. Critérios de escolha

A potência das placas elétricas é o indicador técnico mais importante e, na maioria dos casos, é o fator determinante na compra de um eletrodoméstico. É este parâmetro que determina o uso confortável do painel e a velocidade de cozimento.

Peculiaridades

A potência final da placa é influenciada pelo número de zonas de cozinhar e pelo seu desempenho total. A maioria das amostras modernas são produzidas com várias rodas de diâmetros diferentes, cada uma com seu próprio poder. Qualquer círculo de cerveja tem seu próprio propósito, que é descrito em detalhes na documentação que o acompanha. Os painéis elétricos possuem de 1 a 6 queimadores de diversos tamanhos, o que permite não aquecer o ar em vão e utilizar pratos de diâmetro “próprio” para cada um deles. Cada uma das placas é aquecida independentemente das outras e está equipada com um interruptor que regula o nível de aquecimento.

Não só a velocidade de cozimento depende da potência da placa elétrica, mas também de um fator tão importante como o consumo de energia.... Assim, o consumo de energia de um painel de alta potência é muito maior do que o de um aparelho de baixa potência. E se antes todos os fogões elétricos padrão eram produzidos com o mesmo indicador de potência, os modernos painéis elétricos para cozinhar permitem que você escolha um modelo levando em consideração não apenas as preferências pessoais, mas também o estado da fiação elétrica.

Desempenho do Hotplate

As placas elétricas modernas têm capacidades diferentes. A maioria dos dispositivos tem uma potência na faixa de 3 a 10 kW, e isso depende do número de círculos e de seu desempenho individual.

  • Em aparelhos tradicionais a menor placa de aquecimento normalmente consome entre 0,4 e 1 kW de energia elétrica por hora e é projetada para cozinhar em uma panela pequena. Nesta superfície é conveniente preparar café, preparar refeições para crianças ou refogar pequenas porções de carne.
  • Muitos designs modernos equipado com círculos de aquecimento rápido. Na maioria das vezes são chamados de SuperQuick, Hi-Light ou "express burners". Eles têm a maior potência, que, dependendo do tipo de modelo, pode variar de 1,5 a 3 kW. Esses círculos destinam-se a aquecer rapidamente a água em recipientes fundos, cozinhar sopa para uma grande família e fritar grandes porções de carne.
  • A próxima categoria de queimadores é representada por amostras de produtividade média e uma potência de 1,5 kW. Via de regra, esses são os círculos usados ​​com mais frequência, que transportam a carga principal. Eles são usados ​​para cozinhar, fritar e estufar pratos para uma família de 3-4 pessoas.

Depois de realizar cálculos aritméticos, você pode ver que a potência total de uma placa de fogão padrão de 4 queimadores com dois círculos de potência média, uma para serviço pesado e outra de baixo desempenho é de 7 kW. Os modelos maiores, equipados com seis queimadores, já possuem uma potência superior, chegando a 10 kW. No entanto, este indicador é válido apenas para painéis de design clássico. Projetos mais avançados possuem um anel de aquecimento adicional ao redor do disco principal. É claro que este projeto aumenta o consumo de eletricidade, no entanto, permite expandir a área de aquecimento e utilizar pratos maiores.

Também existem modelos com queimadores combinados.Em tais painéis, é muito conveniente cozinhar pratos em um prato retangular, como uma máquina de ganso, um braseiro ou um caldeirão. Isso permite que você cozinhe peixes inteiros ou aves sem cortar em porções.

Os queimadores duplos, equivalentes a um aumento da área de aquecimento, também aumentam o consumo de energia, que pode ser calculado de forma simples adicionando os parâmetros de cada um dos círculos.

No entanto, ao calcular o desempenho, deve-se ter em mente que a potência total do fogão é mais um valor técnico oficial do que real. Isso se deve ao fato de que, em casa, são muito raras as situações em que todos os seis queimadores são usados ​​simultaneamente. Normalmente, mesmo nessas amostras superpoderosas, dois, no máximo três queimadores são usados ​​ao mesmo tempo. É por isso Em uso normal, não há nenhuma diferença particular no consumo de energia entre fogões de 3 e 6 queimadores.

Critérios de escolha

Ao escolher a potência da placa eléctrica, existem vários pontos importantes a ter em consideração. Em primeiro lugar, deve-se começar pelo estado das comunicações elétricas internas. Por exemplo, em casas mais antigas, a instalação de um fogão moderno de 6 bocas pode causar alguns problemas. Redes desgastadas geralmente não suportam cargas elevadas e levam a situações de emergência. Para diagnósticos mais precisos e avaliação da condição da fiação elétrica geral é recomendável trazer um eletricista profissional.

Caso não seja possível utilizar os serviços de um profissional, então, ao autoavaliar as possibilidades de postagem, deve-se ter em mente que para alimentar a placa, é necessário um cabo com uma secção transversal de pelo menos 4 mm2. Idealmente, não deve haver tomadas de parede e o aparelho deve ser conectado diretamente à rede elétrica.

Se o edifício estiver muito degradado e as comunicações elétricas nele não forem atualizadas há muito tempo, então é melhor optar por um painel com uma capacidade não superior a 3,5 kW.

Em casas novas com fiação nova e de alta qualidade, não há restrições especiais na potência do dispositivo e, se desejar, você pode instalar um painel com uma classificação máxima de 7-10 kW. No entanto, deve-se ter em mente que Para além da placa de fogão, existem outros electrodomésticos no apartamento, cuja potência também deve ser tida em consideração. Se este requisito for negligenciado, é possível sobrecarregar a rede e provocar constantemente um funcionamento emergencial das máquinas. No caso em que a decisão de comprar um painel poderoso ainda for tomada, então você deve pelo menos tentar não ligar outros aparelhos elétricos ao mesmo tempo.

Mas, apesar das grandes possibilidades de painéis potentes, sua compra nem sempre é a melhor decisão. Além de altas contas de energia, o uso de tais modelos aumenta significativamente a temperatura da sala, o que no verão pode resultar em custos adicionais para um ar condicionado em funcionamento constante. É por isso ao escolher uma amostra de alto desempenho, tais nuances devem ser levadas em consideração.

Muitas vezes, dado o custo bastante elevado de 1 kW de eletricidade, o mais conveniente é a aquisição de amostras modernas com uma capacidade de no máximo 3,7 kW. Esses dispositivos são projetados para serem conectados a uma tomada convencional e não requerem um cabo de alimentação separado. É importante notar que com uma diminuição na potência total do modelo, o tamanho da área de trabalho não diminui. Essas superfícies também possuem 4 queimadores, mas de menor potência.

A única desvantagem de tais amostras é o aumento do tempo necessário para a preparação dos alimentos. A melhor escolha serão modelos de desempenho médio, com capacidade de 5 a 6,5 ​​kW. Eles são o equilíbrio ideal entre o consumo de energia e a velocidade de cozimento, estão disponíveis em uma ampla variedade e, em sua maioria, têm um preço bastante confortável.

Assim, a escolha da potência da placa deve ser abordada de forma muito razoável, tendo em consideração as possibilidades da cablagem eléctrica, as preferências pessoais e o número de pessoas na família.

Para obter informações sobre como escolher o fogão certo, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário