Tudo sobre cabos de extensão

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Formulários
  4. Tipos de garfos
  5. Dimensões (editar)
  6. Como escolher o caminho certo?
  7. Modelos populares
  8. Regras operacionais

Quando não há tomadas fixas suficientes em uma casa ou instituição, ou elas estão localizadas longe dos eletrodomésticos instalados, uma extensão elétrica vem em socorro, apresentada em uma variedade de redes de varejo. Antes de comprar um dispositivo tão simples à primeira vista, mas tão insubstituível, você deve se familiarizar com os tipos de cabos de extensão, suas características e o princípio de operação.

O que é isso?

Um cabo de extensão é um dispositivo que permite que eletrodomésticos funcionem remotamente de tomadas fixas, fornecendo eletricidade... Um pequeno dispositivo realiza 2 tarefas: extensão (quando o comprimento do fio do aparelho elétrico simplesmente não é suficiente) e ramificação (quando há falta de tomadas, mas é necessário conectar cafeteira, secador de cabelo, forno de microondas, batedeira) . O cabo de extensão elétrica tem um design simples que inclui uma caixa com tomadas protegidas e um cabo com um plugue fixo.

Dependendo do tipo de dispositivo, sua forma e potencial operacional, o cabo de extensão pode ser equipado com diferentes elementos: fusível automático, sistema de filtragem de rede, botão de pressão e medidor de consumo. A variedade de modelos complica muito o processo de seleção e compra, portanto, isso deve ser feito entendendo o projeto e a finalidade deste ou daquele cabo de extensão.

Como mostra a prática, usuários inexperientes escolhem um dispositivo unicamente pelo comprimento do cabo e pelo número de soquetes na caixa, mas isso é correto apenas quando o transporte é necessário para conectar um abajur ou abajur, em outros casos um abajur mais cuidadoso e uma abordagem séria para a escolha é necessária.

Visualizações

Todos os cabos de extensão, independente do fabricante e custo, são classificados de acordo com suas características de design, finalidade e embalagem, que podem auxiliar na compra do produto. Você também pode levar em consideração o método de localização.

  • Regular (padrão). Esta é uma categoria exigida de dispositivos usados ​​na vida cotidiana em apartamentos, casas, escritórios. Esses dispositivos têm uma finalidade padrão, não chamam a atenção e estão localizados de forma a não interferir (o cabo fica escondido nos móveis, no rodapé, sob o carpete). Freqüentemente, equipamentos de informática, TVs e impressoras estão conectados a essas operadoras. O comprimento do cabo pode variar de 1 a 10 m.
  • No quadro. Um dispositivo útil quando você precisa conectar qualquer unidade longe de uma tomada fixa. Via de regra, este é um acessório com soquete para 1 soquete e cabo estendido para 10–20 m, que pode ser facilmente enrolado em uma moldura especial quando não for necessário utilizá-lo.
  • Em uma bobina... Esta é uma categoria de dispositivos que são necessários durante a construção, trabalho agrícola. O projeto é um carretel de metal para enrolar um cabo, cujo comprimento pode chegar a 100 m, e um suporte estável. Os soquetes estão localizados na lateral da bobina. Novos modelos de cabos de extensão em uma bobina possuem recursos avançados: cabo com enrolamento automático, caixa à prova d'água, interruptor automático e muito mais.

Esse dispositivo pode ser usado para desenrolar parcial do cabo.

  • Roleta... Este é um modelo de enrolamento prático e conveniente de um cabo de extensão que se parece com uma roda. As tomadas são dispostas na caixa protegida do produto (existem modelos com 3, 4 conectores).O conveniente enrolamento e extração do cabo são fornecidos por um mecanismo especial do tipo mola. O comprimento do cabo em tais estruturas chega a 3-5 m.

Existem vários tipos de réguas de energia de acordo com o método de conexão do cabo.

  • Com uma caixa que é fácil de desmontar... O corpo do produto é conectado com parafusos, parafusos, o que permite pequenos reparos: substitua o soquete ou fio. Isso garante a durabilidade do produto.
  • Inquebrável... A classe de peça única, que não pode ser desmontada, inclui molinetes e modelos padrão. Por um lado, não há possibilidade de reparo da estrutura, e por outro lado, o acesso para as mãos das crianças é fechado, há proteção contra umidade e outros fatores.

Se levarmos em consideração o indicador de segurança, as operadoras são divididas em 2 classes.

  • Dispositivos com um sistema padrãoproteção contra choque elétrico. Este é um suporte com peças duráveis, montagens de elementos seguros e um contato de aterramento padrão.
  • Dispositivos com sistema de proteção reforçado, o que é mais confiável. São dispositivos com duplo isolamento do cabo e peças de proteção adicionais da estrutura.

Além disso, existem modelos com sistema de proteção ambiental padrão, bem como à prova de respingos e jatos. Se um cabo de extensão for usado em ambientes internos, um nível de proteção suficiente é IP20, e para dispositivos usados ​​em ambientes externos - IP44.

Também é necessário estar atento à configuração, design, equipamentos com tecnologias inovadoras.... Dentre os modelos demandados pelos fabricantes, destacam-se os cabos de extensão com temporizador de desligamento para 3 soquetes, dispositivos com soft start. Incrivelmente conveniente e prático, especialmente para escritórios e outras dependências, é um dispositivo de canto de mesa com dois ou três soquetes, bem como uma extensão em T (divisor), que consiste em diferentes soquetes-soquetes (há modelos para 6, 8 soquetes )

Se o design for levado em consideração, você pode escolher o dispositivo pela cor: preto, branco, cinza e até transparente - um cabo de extensão especial para a guirlanda de LED. Existem 3 tipos de cabos de extensão de acordo com o método de uso e instalação.

Portátil

Carriers são modelos populares de várias configurações que podem ser usados ​​no lugar certo. Eles são compactos, fáceis de operar e confiáveis. O peso mesmo dos dispositivos maiores não excede 12-15 kg.

Modelos estacionários

Estas são construções poderosas, não se movendo de um lugar para outro, ou seja, eles são instalados de forma permanente. A maioria desses modelos são bastante pesados, seu peso pode ultrapassar 15 kg. Uma característica das estruturas estacionárias é o mecanismo de fixação.

Retrátil

São dispositivos modernos recentemente introduzidos. Projetos inovadores de pull-out geralmente são integrados à bancada da cozinha, mesa de escritório ou armário... Eles são encontrados em tipos horizontais e verticais. A extensão retrátil embutida é equipada com uma capa protetora e mascaradora, bem como conectores adicionais: HDMI, USB, Internet, graças aos quais o dispositivo é denominado universal.

Formulários

Cabos de extensão, como ferramentas elétricas e vários aparelhos elétricos, são oferecidos para uso tanto em casa quanto para uso em uma construção ou produção em grande escala. É por isso que os fabricantes os classificam em domésticos e profissionais.

Doméstico

Um cabo de extensão doméstico ou residencial é um modelo popular com um comprimento de cabo de até 10 me uma seção transversal do condutor de 0,5–1,5 mm 2. Por sua vez, esses cabos de extensão são:

  • baixa potência - até 1 kW;
  • com um nível de potência médio (1–2,2 kW);
  • poderoso - acima de 2,5 kW.

Profissional

Um cabo de extensão profissional ou de construção é um projeto usado em canteiros de obras, na produção, em vários projetos de grande escala usando unidades elétricas potentes. É caracterizado por uma seção transversal do condutor de até 2–2,5 mm 2 e um comprimento do cabo de até 50–60 m. Além disso, esses dispositivos estão bem equipados: há proteção contra respingos e umidade, picos de tensão e desenrolamento não planejado do cabo.

Se você usar a transportadora para outros fins, ela irá falhar rapidamente. Além disso, existe o risco de incêndio, curto-circuito e avaria dos aparelhos elétricos ligados.

Tipos de garfos

Ao decidir sobre o número de tomadas na transportadora, deve-se prestar atenção ao tipo de tomadas. Os plugues, via de regra, são fundidos e dobráveis ​​(destacáveis), porém, a primeira opção é a mais durável e confiável, visto que tal desenho é mais seguro, é difícil fazê-lo artesanalmente... No território do nosso país, as fichas do tipo C (norma ultrapassada) e F (norma europeia) são amplamente utilizadas. Os plugues EU possuem um par de placas de aterramento.

A maioria dos equipamentos do mercado é dotada de plugue aterrado, o que não implica interação com tomadas antigas. Em casos de incompatibilidade, adaptadores são usados ​​ou a tomada é trocada. Entre as novidades desse segmento estão os cabos extensores com plugue plano. Esses modelos são ergonômicos, fáceis de usar, adequados para tomadas em locais de difícil acesso.

Dimensões (editar)

O comprimento do cabo de extensão pode variar. À venda pode encontrar um aparelho com um cabo de 1 a 50 m.Se você escolher um eletrodoméstico, então 5 m é suficiente, em alguns casos - 10 m, o principal é que o cabo não é muito curto , não esticado durante a operação. Se você precisa de um dispositivo profissional para construção ou soldagem, deve pensar em modelos com um cabo longo (50-60 m). Alguns fabricantes oferecem designs de bobina a bobina com comprimentos de cabo de até 100 m.

Na utilização de dispositivos com cabo longo, é necessário controlar sua posição, pois o cabo deve ser desenrolado para que não ocorram superaquecimento e tramas com nós, que podem causar danos mecânicos.

Como escolher o caminho certo?

Ao comprar uma extensão para a cozinha, que está cheia de eletrodomésticos, ou para o escritório, onde há um computador e outros aparelhos, será aconselhável usar critérios de seleção importantes.

  • Número de tomadas. Para uso doméstico, um cabo de extensão para 1–4 soquetes é suficiente.
  • Contato de aterramento de segurança... Em caso de mau funcionamento do dispositivo conectado, o sistema de aterramento pode evitar choque elétrico para o usuário.
  • Comprimento do cabo. O cabo não deve ser muito esticado, mas um excesso de 3-5 m não é necessário, pois a eletricidade é desperdiçada.
  • O nível de carga permitida. É necessário determinar quais eletrodomésticos serão conectados por meio do cabo de extensão. Para um computador ou TV, basta um aparelho com capacidade de até 1,3 kW, e para a máquina de lavar louça funcionar é necessário um portador com indicador de até 2,2 kW. Para trabalhos de construção e agricultura, é necessário um dispositivo poderoso.
  • Equipamento: Existe um sistema de disjuntor que evita picos de tensão e interrupções.
  • A qualidade do isolamento do cabo. Para uma casa ou apartamento com temperatura normal, um modelo com isolamento de uma camada é adequado, e para uso externo é melhor escolher um dispositivo com isolamento de duas camadas.
  • Será útil prestar atenção em elementos auxiliares, bem como no fabricante do dispositivo.

Modelos populares

Levando em consideração o feedback dos usuários, foi compilada uma pequena classificação de fabricantes, cujos cabos de extensão provaram ser excelentes em operação, são de alta qualidade, confiáveis ​​e acessíveis. A lista inclui fabricantes que oferecem os melhores cabos de extensão: APC, Defender, Sven, Pilot, Xiaomi. Muitos usuários observam a alta qualidade de construção e a facilidade de uso de alguns modelos.

  • Navigator NPE-USB-05-180-ESC-3X1.0, ideal para uso doméstico, dotado de robusta carcaça de plástico e cabo de 180 cm, o modelo possui 5 tomadas aterradas e 2 USB, além de switch.
  • PowerCube PC-LG5-R-30 - Este é um cabo de extensão poderoso em uma estrutura com um cabo grande (30 metros) e 5 slots.O projeto é equipado com um interruptor com luz indicadora e cabo trançado duplo.
  • APC PM5-RS, equipado com 5 tomadas, cabo de 180 cm e sistema de proteção contra sobretensão. Se desejar, o dispositivo pode ser pendurado na parede.

Avaliações de modelos comprovados e de alta qualidade, bem como avaliações reais de clientes, podem ajudá-lo a escolher o dispositivo mais conveniente e confiável em operação.

Regras operacionais

Para que o dispositivo funcione por muito tempo e com segurança, sem violar a integridade dos dispositivos e da fiação elétrica, regras elementares de operação devem ser observadas.

  • Não modifique o aparelho por conta própria, tentando melhorá-lo ou torná-lo mais funcional... A intervenção mecânica no projeto do dispositivo pode levar à sua quebra e incêndio.
  • Após a conclusão do trabalho certifique-se de desconectar o aparelho da rede elétrica. Um portador é um instrumento de uso temporário.
  • Manuseie o cabo com cuidadopara evitar danos mecânicos e outros danos à integridade. O cabo quebrado deve ser isolado de forma segura com uma fita especial ou substituído por uma nova.
  • Não torça o cabo aleatoriamente ou em nós... Isso pode causar defeitos e falha do cabo de extensão como um todo.
  • Não conecte eletrodomésticos à operadora, pois isso irá sobrecarregá-la. Para unidades potentes e aparelhos elétricos, é recomendado o uso de cabos de extensão para fins especiais.
  • Além disso, é proibido usar um cabo de extensão em um estado enrolado, a fim de evitar o superaquecimento do fio, e sob nenhuma circunstância conecte o dispositivo em uma área aberta durante o mau tempo - chuva ou neve.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário