Como fazer um cabo de extensão com as próprias mãos?

Contente
  1. Recursos de fabricação
  2. Como fazer isso?
  3. Regras operacionais

Um cabo de extensão é uma coisa muito útil e necessária em casa. Com a ajuda de um simples dispositivo elétrico, você pode conectar simultaneamente um grande número de aparelhos elétricos: computador, TV, ferro, máquina de lavar, independente do tamanho, afastamento do apartamento, funcionalidade, finalidade.

Recursos de fabricação

O primeiro filtro de linha com várias tomadas foi lançado em 1972. A invenção pertence ao engenheiro Peter Talbot, que trabalhava na época em Kambrook.

A inovação não foi patenteada em tempo hábil, mas o dispositivo se tornou amplamente conhecido, portanto, a empresa e o engenheiro não receberam nenhuma recompensa pela criação de um dispositivo eletromecânico útil de outros fabricantes.

Os cabos de extensão modernos são produzidos em uma grande variedade. Eles são dotados de:

  • designs diferentes;
  • o número de tomadas com vários soquetes;
  • vários comprimentos de cabo.

Existem também outras melhorias de design - interruptor, indicação de luz, protetor de sobretensão. Os cabos de extensão funcionam com uma tensão elétrica de 100-127 V, 220-240 V, dependendo dos padrões aceitos. Um cabo de extensão com um fio longo e muitas tomadas é conveniente não apenas para alimentar um grande número de aparelhos elétricos dentro de uma casa ou apartamento. Ele certamente será útil durante os trabalhos de reparo, quando você precisar trazer o ponto de conexão, por exemplo, para a cerca ou para a fachada do edifício. Neste caso, a instalação de uma tomada estacionária parece inviável, portanto, o fornecimento de energia dos aparelhos elétricos é feito por meio de um dispositivo móvel.

Fazer um cabo de extensão com as próprias mãos é vantajoso, em primeiro lugar, do ponto de vista econômico.

Um dispositivo eletromecânico montado a partir de itens improvisados ​​custará, em qualquer caso, menos do que um dispositivo pronto comprado em uma loja. No entanto, antes do processo de montagem, você deve pensar cuidadosamente sobre o modelo do cabo de extensão, porque existem muitas opções de design para dispositivos - você terá que escolher um. Para simplificar a tarefa, faz sentido listar os modelos comuns de cabos de extensão modernos.

  • Doméstico. Um design simples (geralmente com três tomadas) sem melhorias modernas: botões liga / desliga, estabilizadores, indicadores e outras coisas.
  • Aterramento. Um dispositivo com contatos de aterramento para conectar 3-6 aparelhos elétricos. O soquete de pouso segura o plugue com firmeza.
  • Com um botão. Esse dispositivo é muito conveniente quando você precisa ligar imediatamente vários aparelhos elétricos conectados ao cabo de extensão. Não é uma substituição equivalente para um filtro de linha.
  • Com filtro de energia. O principal recurso de design do filtro de linha é o filtro de linha embutido. Ele protege aparelhos elétricos conectados a tomadas de surtos, picos de tensão.
  • Portátil (em bobinas). É amplamente utilizado em indústrias, canteiros de obras. Além disso, sempre será útil em uma casa particular se qualquer trabalho externo for necessário usando uma ferramenta elétrica.

Existem tipos suficientes de cabos de extensão para um homem ser capaz de responder à questão de qual dispositivo elétrico ele montará em primeiro lugar.

Como fazer isso?

Para montar o dispositivo mais simples que funcionará em uma rede de 220 V, deve-se primeiro preparar a ferramenta, assim como os materiais. Se um projeto com uma lâmpada for fornecido, você deve comprar um LED que funcione em CA com antecedência. Em outro caso, quando é necessária a montagem do porta-rolos na bobina, é preciso pensar nesse aspecto, a partir de quais bases estruturais será feito o tambor.

Você também deve preparar um cabo de força com fios, um kit de montagem de plugue, tomadas externas e um adaptador de alta tensão (o filtro de força pode ser montado por você mesmo se você tiver os conhecimentos adequados em elétrica). Você também precisará de um cabo longo, uma base de madeira para conectar a estrutura. Muitos artesãos fazem cabos de extensão com as próprias mãos, e esses dispositivos eletromecânicos funcionam por muito tempo e com eficiência.

Preparação

Para montar um filtro de linha doméstico com várias tomadas sem assistência, você precisará de ferramentas:

  • alicate;
  • ferro de solda;
  • Chave de fenda;
  • parafusos;
  • faca afiada;
  • materiais de base (bloco de madeira ou base de plástico, podem ser cortados do recipiente);
  • Serra para metal;
  • lixa;
  • pequeno torno para fixar a peça de trabalho.

Também é necessário preparar um voltímetro para poder tocar os contatos após a montagem.

Dos materiais que você precisa ter em mãos:

  • 3-4 tomadas suspensas;
  • cabo de alta tensão;
  • plugue ou os elementos necessários para a montagem.

É muito fácil e rápido montar um cabo de extensão elétrica sem dispositivos especiais. Para iniciantes sem prática, é recomendável começar a trabalhar apenas com esse modelo de dispositivo eletromecânico.

Um dispositivo elétrico mais sofisticado - com filtro de energia, luz indicadora e botão de desligamento - requer conhecimentos elétricos avançados e habilidades para montagem.

Portanto, aqui a melhor solução seria trabalhar em um cabo de extensão doméstico.

conjunto

O primeiro passo é fazer uma base para o cabo de extensão. Faça uma estimativa de quanto espaço de comprimento e largura de 3-4 soquetes aéreos ocuparão em uma placa de madeira ou suporte de plástico. Fixe a peça preparada em um torno e corte a parte necessária com uma serra para metal. Para limpar as arestas vivas da barra de rebarbas com lixa.

Agora você precisa conectar o plugue elétrico ao fio longo. Desmonte o dispositivo adquirido com antecedência, retire os contatos do cabo de alimentação e conecte as extremidades de cobre aos terminais do plugue. Aparafuse e monte. Lembre-se do esquema de cores para a fiação posterior. Se o plugue e o cabo multicore forem adquiridos montados (opção não separável), a tarefa de montar um cabo de extensão doméstico é simplificada.

Em seguida, você precisará desmontar as tomadas superiores, bem como realizar um trabalho bastante meticuloso para conectar cada dispositivo de acordo com o esquema de cores. Corte a quantidade necessária de fio do cabo de contato, corte cuidadosamente o isolamento com uma faca afiada e corte os fios (geralmente vermelho e azul) em pedaços separados de igual comprimento. Desencape os contatos em ambos os lados e conecte todas as tomadas aéreas em série em cores.

Agora, de acordo com o esquema de cores, conecte o cabo de aço aos contatos do primeiro patch socket.

Antes da parte final do processo de montagem do cabo de extensão, recomenda-se verificar o dispositivo eletromecânico, ou seja, tocar com um voltímetro. Mova a chave do dispositivo para a marca "Resistência" e conecte uma sonda a um plugue, e a segunda ao contato do último soquete. Isso deve ser feito de acordo com a linha de cores dos fios. Se a seta do dispositivo se desviar, o cabo de extensão foi montado sem erros.

A última etapa é a montagem final do dispositivo eletromecânico. As tomadas aéreas conectadas devem ser colocadas sobre uma base preparada (bloco de madeira) e aparafusadas com parafusos auto-roscantes. Verifique a funcionalidade do cabo de extensão com os dispositivos elétricos ligados. Com a experiência, você pode montar um cabo de extensão de garagem com uma bobina giratória e um suporte. Para fazer tal dispositivo com suas próprias mãos, você precisará das mesmas ferramentas, mais:

  • tubos de polipropileno;
  • 5 cantos de polipropileno;
  • 30 metros de cabo;
  • 4 plugues;
  • Tomada;
  • pregos roscados;
  • nozes;
  • 2 tees;
  • acoplamento de esgoto (110);
  • 2 placas redondas de contraplacado.

O primeiro passo é preparar um estande caseiro. Pegue um tubo de polipropileno e corte-o em certos comprimentos para que você obtenha uma base sólida e confiável. Você também precisará cortar a extremidade longa do tubo para a instalação subsequente do limitador na parte superior do dispositivo eletromecânico.

É necessário montar um estande quadrangular com cantos de polipropileno previamente preparados.

Como resultado, é necessário obter uma base fechada de tubos e cantos, de um lado dos quais a estrutura em forma de L deve subir para cima. Você precisará dele para montar o carretel de fio giratório.

Agora você deve pegar tábuas de corte redondas e aplicar as marcações. Os círculos de compensado devem ser selecionados de forma que possam girar livremente após a montagem da extensão, portanto este fato deve ser levado em consideração. Prenda um pedaço de tubo na parte central das tábuas, circule-o com um lápis e faça um furo em volta dele. Em seguida, aplique a luva de esgoto, marque os locais dos furos para os pinos internos, faça os furos.

A próxima etapa é montar a bobina. Insira os pinos nos orifícios de uma placa, coloque a manga, prenda o segundo círculo e aperte com as porcas do outro lado. Agora você precisa aparafusar os soquetes à bobina. Para tanto, faça furos característicos e fixe o dispositivo eletromecânico com pequenos parafusos auto-roscantes, não esquecendo de conectar primeiro o cabo de aço a um plugue elétrico.

A bobina acabada deve ser instalada na seção em forma de L. Pegue um tubo de polipropileno, corte-o no tamanho certo e solde-o no rack. Corte a extremidade saliente com uma serra para metal e coloque um plugue. A última etapa é a instalação da alça. Este elemento também pode ser feito de tubo ou outro material.

Regras operacionais

É necessário montar um cabo de extensão caseiro com materiais de fábrica para evitar situações de força maior. Não deve haver fios expostos ou áreas danificadas no transportador. Se o cabo se desgastar com o tempo, as áreas perigosas precisam ser isoladas. Para evitar o superaquecimento do cabo, ao usar o cabo de extensão com cargas máximas, o fio deve ser completamente desenrolado.

Como fazer um cabo de extensão com suas próprias mãos, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário