Cabos de extensão com uma tomada: características e seleção

Contente
  1. Especificações
  2. Visualizações
  3. Regras de seleção

Um cabo de extensão é uma obrigação em todas as casas. Mas, para usá-lo confortavelmente, é importante obter o modelo certo. Os cabos de extensão diferem entre si em uma série de características técnicas e outras que devem ser levadas em consideração.

Especificações

Um cabo de extensão (popularmente também chamado de "transportador") é um item indispensável tanto em um apartamento quanto em uma casa particular. O cabo de extensão de soquete único tem uma vantagem inegável - compacidade.

O dispositivo consiste em três partes principais:

  • caixa com saída;
  • o fio;
  • plugue (plugue).

A caixa é geralmente feita de plástico. Em dispositivos de alta qualidade para alongamento, um fio do tipo PVA é usado. Se falarmos sobre seu componente interno, ele contém:

  • núcleo condutor;
  • isolamento em plástico PVC;
  • Bainha de PVC.

Às vezes, há cabos de extensão únicos com um fio, como ШВВП. Sua desvantagem é sua fragilidade. O fato é que a casca desse fio é excessivamente fina, portanto, com o uso regular, pode se romper rapidamente.

Na fabricação de uma categoria separada de cabos de extensão, um fio do tipo KG é usado. Para as necessidades domésticas, não há necessidade de comprar tal cabo de extensão. Via de regra, é utilizado na execução de trabalhos em canteiros de obras ou na produção em oficinas.

A peculiaridade do fio é que a bainha e o isolamento não são feitos de PVC, mas de um material mais durável - a borracha.

Visualizações

Uma extensão elétrica com uma tomada contém apenas um soquete. Sua finalidade é fornecer corrente elétrica aos dispositivos se o comprimento do cabo não for suficiente para alcançar uma tomada estacionária. Os cabos de extensão diferem uns dos outros em muitas características. Portanto, de acordo com o método de conexão do cabo, os cabos de extensão dobráveis ​​e não dobráveis ​​são diferenciados. Se o modelo for dobrável, existem parafusos no corpo da caixa. Se o reparo for necessário, eles podem ser desparafusados ​​e as peças obsoletas podem ser substituídas. Os dispositivos não desmontáveis ​​possuem uma caixa de uma peça.

Pelo tipo de proteção, os cabos de extensão podem ser convencionais ou reforçados. Os primeiros correspondem às medidas de segurança padrão. Um cabo de extensão com proteção reforçada caracteriza-se pelo fato de possuir duplo isolamento, além de elementos de proteção adicionais na caixa. O cabo de extensão simples difere no tamanho do cabo de extensão. Pode ter 10, 5 e 3 m de comprimento. Mas os mais comuns são os modelos com comprimento de cabo de 2 metros. Eles são usados ​​para as necessidades domésticas.

Em termos de energia, os cabos de extensão podem ser divididos em 3 grandes categorias.

  • Baixo consumo de energia (não superior a 1 quilowatt). Adequado para uso doméstico. Você pode conectar secadores de cabelo, ferros de ondulação e outros pequenos aparelhos a eles.
  • Média... Adequado para máquinas de lavar, aspiradores de pó, geladeiras. Sua potência não ultrapassa 2 quilowatts.
  • Poder. Eles são usados ​​principalmente em escala de produção, mas também podem ser conectados em casa, por exemplo, para operar uma máquina de solda. A potência de tais dispositivos é superior a 2,5 quilowatts.

É claro que os cabos de extensão também diferem uns dos outros em suas características externas (cor, design, material de fabricação).

As opções clássicas são muito populares entre os compradores: preto ou branco.

Regras de seleção

Para fazer a escolha certa em uma loja de produtos elétricos, você precisa seguir os conselhos de especialistas na área. Ao comprar um cabo de extensão, atenção especial deve ser dada a nuances como:

  • presença ou ausência de aterramento;
  • comprimento do cabo;
  • carga máxima permitida;
  • nível de isolamento;
  • a presença de uma máquina de proteção;
  • a presença de elementos adicionais.

O aterramento é uma condição muito importante, já que a proteção de uma pessoa contra choques elétricos depende disso. Além disso, o aterramento salvará eletrodomésticos no caso de uma situação imprevista. Os especialistas recomendam a escolha de dispositivos com chão, se forem planejados para serem usados ​​para conectar aparelhos domésticos como computador, TV, geladeira, máquina de lavar.

      Quanto ao comprimento do cabo, então tudo depende da distância da tomada estacionária do equipamento usado. Normalmente, o comprimento mínimo do fio é de 2 metros e o máximo é de 30 metros. A carga máxima é indicada no corpo da caixa... Aqui, também, tudo depende de qual potência a técnica será conectada à tomada. O isolamento do cabo já foi mencionado acima. Camada dupla é mais confiável.

      A presença de um disjuntor no cabo de extensão é necessária se forem observadas quedas sistemáticas de tensão na rede. A máquina não permitirá sobrecarga.

      Entre os elementos adicionais mais comuns, destaca-se a presença de um indicador. Ele permite que você determine se o dispositivo está ligado ou desligado.

      Se você seguir essas recomendações, poderá escolher um cabo de extensão de qualidade que durará muito tempo.

      Veja abaixo dicas sobre como escolher um cabo de extensão.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário