Tudo sobre extensores HDMI
Os mestres estão familiarizados com vários tipos de cabos de extensão. Via de regra, falando deste tipo de eletrodomésticos, eles se referem a um cabo primitivo que permite fornecer temporariamente energia a uma rede monofásica de 220 V para a rua ou para um cômodo em reparo.
mas às vezes é necessário "alongar" os fios que fornecem a transmissão dos sinais de informação. Por exemplo, puxar o cabo do fone de ouvido pela sala ou fornecer recepção de televisão na varanda. A tarefa de organizar a transmissão de vídeos nas dependências dos shoppings é ainda mais difícil.
Dispositivos digitais modernos para transmissão de sinais de vídeo geralmente usam a interface HDMI. Para garantir a transmissão de tal sinal a uma distância de mais de 2-3 metros, são necessários cabos de extensão especiais.
Olhando de perto o equipamento que usa HDMI, você notará que todas as tomadas projetadas para conexão externa são projetadas na forma de soquetes. Os engenheiros de rádio chamam esse tipo de interface de "mãe" em seu próprio jargão.
Os cabos de conexão, ao contrário, possuem plugues em suas extremidades, geralmente chamados de "pai".
Existe uma variedade de extensores de sinal de vídeo que nem mesmo podem ser chamados de “apenas um cabo”. Por exemplo, a informação pode ser transmitida por via aérea, por sinal de rádio. Nesse caso, nenhum fio é necessário, mas um conjunto especial de equipamento de rádio é necessário.
Em alguns casos, é necessário transmitir o sinal usando a infraestrutura existente. Por exemplo, um prédio de escritórios provavelmente possui uma "rede de computadores" (LAN). No entanto, esticar as linhas de comunicação de vídeo separadas é problemático e às vezes simplesmente impossível. Neste caso, são usados "conversores de sinal" especiais.
Peculiaridades
Examinando um cabo de extensão convencional para uma rede elétrica doméstica, vemos que ele claramente tem um "início" e um "fim". O cabo de extensão é conectado à rede elétrica por meio de um plugue macho e os consumidores de energia recebem energia por meio de uma ou mais tomadas (fêmea).
Todos os extensores HDMI têm plugues machos em ambas as extremidades. Nesse aspecto, eles são absolutamente simétricos. Mas e se a necessidade exigir o fornecimento de uma longa linha de conexão na forma de um cordão de cabos de extensão?
Para fazer isso, você terá que usar conectores intermediários fêmea para fêmea.
Contudo, são exatamente os cabos de extensão HDMI da versão “mãe para pai” que são produzidos. Um exemplo de tal cabo é o Cablexpert CC-HDMI4X-15 (Fig. 1). Ele permite que você prolongue a conexão entre a TV e o conversor de vídeo em quase 5 m.
Considerando o uso difundido de redes de computadores, os engenheiros se ocuparam da criação de dispositivos capazes de transmitir um sinal HDMI sobre uma estrutura existente. As redes locais de computadores (LAN) oferecem oportunidades ricas para isso.
Um cabo chamado "UTP" (par trançado não blindado) é comumente usado para conectar computadores. Consiste em 2 ou 4 conjuntos de fios de redução de ruído, trançados em uma ordem específica. Este cabo não foi originalmente projetado para transmissão de sinal de vídeo. Mas experimentos mostraram que, se manuseado corretamente, é adequado para comunicação HDMI.
A comunicação sem fio de computadores usando tecnologias Wi-Fi e Bluetooth também é usada. Esses métodos de comunicação não garantem alta velocidade de conexão e estabilidade de entrega de informações. No entanto, existem dispositivos que são capazes de transmitir HDMI pelo ar.
Normalmente, o sinal de vídeo é transmitido por um cabo coaxial. Este método é simples e muito barato. Mas o padrão HDMI é digital e usa quase duas dúzias de fios para trocar informações.
Um extensor HDMI primitivo é um cabo normal.Infelizmente, os requisitos para a qualidade do sinal de vídeo e som não permitem o uso de tais cabos de extensão com mais de 2-3 metros.
Você pode usar cabos USB para conectar dispositivos próximos. Isso garante um mínimo de problemas de configuração, mas não permite a transmissão de vídeo de alta qualidade.
Se necessário, transmita um sinal por 10 metros e depois use um cabo de extensão ativo. Esse dispositivo parece um "adaptador" e se conecta ao transmissor de informações como uma simples TV. Na lateral do receptor, um segundo adaptador é conectado, o que converte o sinal de volta para o padrão HDMI.
Os cabos de extensão ativos geralmente usam linhas baseadas em UTP amplamente utilizadas para comunicação. Esses fios são amplamente usados para organizar redes locais. A transmissão de vídeo usando a tecnologia UTP é possível a uma distância de até 100 m. Um exemplo de tal cabo de extensão é o extensor HDMI para dispositivo UTP (Fig. 2).
Uma variedade de extensores ativos são dispositivos de comunicação sem fio. A limitação fundamental desta técnica é que a velocidade da conexão é limitada e extremamente instável.
No caso de usar a interface Bluetooth para comunicação, o alcance da conexão não pode exceder vários metros. Isso, em princípio, torna esses cabos de extensão uma curiosidade inútil.
O uso de padrões Wi-Fi permite a transmissão do sinal por dezenas e centenas de metros. Normalmente, o equipamento é projetado para frequências de rádio na faixa de 2,4 GHz.
Esses dispositivos são baratos, mas não garantem boa qualidade.
Ao escolher um dispositivo para comunicação sem fio, preste atenção aos dispositivos modernos projetados para operar na banda de 5 GHz. Esses equipamentos não diferem em "alcance", mas essa é a vantagem. Na faixa de 5 GHz, há significativamente menos interferência, o que permite transmitir um sinal de vídeo de qualidade estável.
Para transmitir informações a longas distâncias (centenas de metros e quilômetros), a comunicação é organizada por meio de ótica. Nesse caso, os computadores são conectados não por fios, mas por uma fina fibra óptica (guia de luz). Apesar de esse cabo ser semelhante a um fio elétrico, nenhuma corrente flui por ele. Pulsos de luz (geralmente na faixa de IV) são transmitidos ao longo do filamento de vidro mais fino.
Visão geral do modelo
Se você planeja estender a linha HDMI com uma largura de imagem de 1080 pixels ou mais, você precisa usar extensores "inteligentes" caros e de alta qualidade. Por exemplo, o dispositivo Lenkeng LKV372Pro pode transmitir todos os tipos de sinais HDMI de qualquer resolução disponível a uma distância de até 70 metros (Fig. 3).
Esses dispositivos são caros, mas indispensáveis para organizar a transmissão de vídeos em shoppings e grandes escritórios. A principal vantagem é que seu uso não requer o retrabalho de uma rede de cabos existente. A infraestrutura existente baseada em UTP é usada para conectar o equipamento.
Ao organizar comunicações de vídeo em um ambiente de escritório, é melhor usar dispositivos caros projetados para fornecer qualidade de sinal insuperável nas condições operacionais mais adversas. Por exemplo, o modelo YB-HQYG é projetado para instalação em equipamentos fechados ou gabinetes de fiação. Um bom resfriamento garante o trabalho nas condições mais difíceis.
Para a organização da transmissão de sinal sem fio, muitos modelos de extensores de rádio HDMI são oferecidos atualmente. Muitos deles são cópias absolutas de um projeto de sucesso. Por exemplo, é assim que se parecem os modelos muito bons (Fig. 4) operando no padrão Wi-Fi de 5 GHz. Eles podem ter nomes diferentes, mas todos são coletados com base em um desenvolvimento, que se provou bem.
Os extensores RF sem fio não fornecem comunicações de vídeo de longa distância. No caso de maior sucesso, uma boa "imagem" pode ser transmitida a uma distância de 5 a 8 metros. Mas muitas vezes a falta de fios torna essa escolha indispensável.
Para transmitir um sinal a longas distâncias, é necessário trocar informações sobre óptica. Os avanços na eletrônica tornaram esses dispositivos prontamente disponíveis. Por exemplo, o kit DSFP (Figura 5) pode transmitir qualidade de vídeo excepcional em distâncias de até 1000 m.
Critérios de escolha
Ao escolher um extensor de sinal HDMI, em primeiro lugar, você deve ser guiado pela qualidade do sinal de vídeo que pretende transmitir. HNão há problema em escolher um cabo de extensão de 2 a 5 metros de comprimento para transmitir um sinal de qualidade de TV. Por exemplo, você pode sobreviver com o cabo mais simples.
Se precisar transmitir vídeo de alta qualidade, você deve usar um cabo de extensão ativo. Ao escolhê-lo, preste atenção na resolução garantida do sinal de vídeo que ele é capaz de transmitir. Hoje, a transmissão de pelo menos 1920 x 1080 (também chamada de 4K) é considerada a norma.
Se a distância entre os equipamentos for superior a 70 m, é impossível garantir uma comunicação confiável através de fios de cobre. Nesse caso, deve-se aceitar a necessidade de organizar as linhas com base em tecnologias óticas.
É caro, mas vale muito a pena.
Para obter informações sobre o que são extensores HDMI, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.