Fertilizantes para abetos: tipos e sutilezas de aplicação

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Ajudantes invisíveis
  3. Fertilizantes minerais
  4. Uso de orgânico
  5. Os caminhos

Spruce é uma árvore muito bonita, perene e exigente. Por não necessitar de cuidados especiais, a cada ano mais e mais pessoas o plantam em suas casas de veraneio ou terrenos particulares. Para que essa beleza da floresta agrade aos olhos o ano todo, e não ocupe apenas espaço, você precisa saber o que, como e quando alimentá-la.

Os fertilizantes para o abeto estão disponíveis comercialmente em várias formas. Isto pode ser:

  • pó;
  • grânulos;
  • cristais;
  • solução concentrada líquida;
  • spray.

Eles também podem ser de uma ação complexa ou de um foco estreito. Cada tipo de alimentação tem sua dosagem e forma de aplicação, que devem ser rigorosamente obedecidas para não prejudicar a planta.

Peculiaridades

Se uma árvore conífera tem uma cor viva rica e um brilho característico de agulhas, isso indica que ela tem nutrientes suficientes. Mas, por si só, esse fenômeno acontece muito raramente e significa que o solo tem aumento de acidez. Este é o tipo de solo que as coníferas amam. O abeto jovem transplantado pode se contentar com o conteúdo da cova de plantio por algum tempo, mas depois de algum tempo ainda terá que ser alimentado.

Alguns jardineiros amadores inexperientes cometem o erro de alimentar o abeto da mesma forma que as árvores frutíferas. Isso não deve ser feito, apenas porque eles não dão frutos e não perdem sua folhagem. Para o desenvolvimento e o crescimento anual, eles precisam de outros fertilizantes em dosagens diferentes.

O abeto, tanto azul quanto comum, com quantidade suficiente de nutrientes e temperatura ideal, é capaz de vegetar o ano todo. Mas como o clima no inverno não é propício para isso, é necessário que nesta época do ano as coníferas estejam em repouso.

Os rebentos que não atingiram a fase lenhosa no final do outono podem morrer sob a influência das baixas temperaturas. Às vezes, isso leva até a morte de toda a árvore.

Ajudantes invisíveis

Durante o primeiro ano após o plantio da muda em terreno aberto, a micorriza se forma no sistema radicular. É um tipo de fungo que ajuda as raízes a adaptarem os nutrientes à planta. À medida que a parte subterrânea do abeto cresce, a micorriza também aumenta. Você deve estar ciente de que o uso excessivo de compostos químicos pode danificá-lo ou até mesmo matá-lo. Por esse motivo, você não deve se deixar levar pela alimentação frequente - você precisa seguir estritamente as instruções.

Um aumento de micorriza e outros microorganismos úteis para coníferas é facilitado pela adição de solo de uma floresta de coníferas ao buraco próximo ao caule.

Caso não seja possível coletá-lo em um ambiente natural, você pode comprá-lo em uma loja especializada.

Fertilizantes minerais

Em primeiro lugar, uma muda adquirida ou cultivada de forma independente deve ser plantada em local bem preparado com antecedência, preenchido com terra preta misturada com composto e areia. Seu tamanho deve ser pelo menos três vezes maior do que o recipiente no qual cresceu antes. Isso é necessário para o bom desenvolvimento e fortalecimento do sistema radicular dos abetos. Não há necessidade de aplicar fertilizantes nos primeiros 3 anos de vida. A muda terá nutrientes de solo preto suficientes na cova de plantio.

No quarto ano após o plantio de uma muda de abeto, a fertilização pode começar, uma vez que a raiz cresce, se estende além do buraco e precisa de estímulo adicional.À venda você pode encontrar um grande número de variedades de fertilizantes minerais complexos para coníferas. No entanto, antes de comprar qualquer produto específico, você precisa estudar cuidadosamente sua composição.

O nitrogênio, responsável por estimular o crescimento das plantas, não deve ultrapassar 15%, caso contrário, a cobertura pode provocar um rápido processo de vegetação, o que é indesejável. Para comer, os componentes vitais são fósforo e potássio. - proporcionarão à planta uma hibernação bem-sucedida, resistência à geada e ao gelo da parte aérea, bem como a segurança do sistema radicular.

Os oligoelementos (em particular magnésio e ferro) fazem parte das células das agulhas e estão envolvidos na fotossíntese. Eles são responsáveis ​​pela nutrição externa da planta. Ao usar fertilizantes minerais complexos, você deve seguir rigorosamente as instruções e recomendações de uso, caso contrário, o resultado pode ser desagradavelmente surpreendente.

Uso de orgânico

Para que um abeto que cresce em casa cresça rápida e uniformemente e não fique amarelo, você precisa usar fertilizantes orgânicos. Mas nem todas as variedades são adequadas.

Não pode usar:

  • excrementos de frango;
  • esterco fresco;
  • infusões de ervas.

É melhor optar pelas opções descritas a seguir.

  • Biohumus. É um resíduo das minhocas, contendo uma grande quantidade de nutrientes e praticamente nenhum nitrogênio em sua composição. Muitos fertilizantes foram criados com base em biohumus, incluindo aqueles para coníferas. Eles estão todos disponíveis comercialmente no domínio público (tanto líquidos concentrados como em grânulos ou em pó).
  • Composto. Você não pode imaginar o melhor fertilizante para efedrina. Os restos de plantas e folhagens, processados ​​por insetos e microrganismos, formam um alimento natural quase ideal. O solo, abundantemente fertilizado com composto, é praticamente o habitat natural dos abetos.
  • Adubo. Aplicar cobertura vegetal no solo ao redor do tronco de uma árvore é uma forma eficaz de evitar o ressecamento e a perda de nutrientes. Isso é feito com componentes biodegradáveis: húmus, palha, serragem. Você também pode usar areia, seixos ou entulho. A camada superior do solo é misturada com a cobertura morta, enquanto a água penetra livremente nas raízes e as nutre.

Os caminhos

A melhor opção para alimentar o abeto é considerada a introdução de fertilizantes secos. Para fazer isso, despeje a quantidade necessária de substrato no orifício próximo à haste, distribua uniformemente e solte-o, misturando-o com o solo. Os nutrientes irão gradualmente para o solo, absorvidos pelo sistema radicular, promovendo o crescimento e desenvolvimento da planta.

O chá de composto pode ser feito para um efeito rápido. É feito de forma muito simples: um copo de vermicomposto deve ser despejado em um balde de água, misturado e guardado por um dia. Após 24 horas, a infusão pode ser usada, mas cada litro ainda deve ser diluído em dois litros de água. Agora você pode regar a éfedra. Nessa forma, o molho é absorvido pelo abeto muito mais rapidamente.

Os fertilizantes para o abeto, que não são aplicados na zona da raiz, mas diretamente na copa da árvore, também são eficazes. Normalmente são usados ​​após o inverno para dar às agulhas de éfedra uma cor saturada brilhante e provocar a formação de novos brotos na vegetação. No entanto, isso também pode ser feito no verão: de meados de junho ao início de julho. Essa alimentação também é bem absorvida pelas plantas e é benéfica para o crescimento. É necessário usar sprays em um dia nublado ou de manhã cedo, a noite e o tempo calmo também são adequados.

No verão, é muito importante para o abeto azul e comum limpar as agulhas da camada de poeira que se acumula sobre elas nesta época do ano. Se não chover com frequência suficiente, você deve enxaguar a coroa várias vezes durante a temporada com um jato de água de uma mangueira.

Este método não funciona pior do que o fertilizante orgânico, uma vez que a troca de ar é restaurada e todos os processos vitais são acelerados.

Um desejo inexplicável de cultivar um belo abeto em casa o mais rápido possível pode levar a consequências desastrosas e à morte da árvore. Por exemplo, você não deve fertilizar em excesso o abeto (especialmente com aqueles compostos que contêm compostos de nitrogênio). Se o solo do local for fértil, a alimentação da planta é necessária apenas na primavera e em quantidade mínima. Os principais cuidados que requer é regar, afrouxar a zona radicular e tirar o pó e sujidade das agulhas.

Para informações sobre o que e quando fertilizar coníferas, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário