Quanto e com que rapidez os abetos crescem?
Cada vez mais proprietários de casas particulares, chalés de verão estão plantando em seu território não apenas árvores frutíferas, mas também coníferas. Os motivos podem ser diferentes:
- para enobrecer suas posses;
- crescer uma cerca viva;
- crie um local sombreado para relaxar;
- ao pousar sob as janelas no lado ensolarado - proteja a sala da luz solar;
- melhorar a qualidade do ar (as coníferas emitem grande quantidade de fitoncidas benéficos para o sistema respiratório);
- use a árvore como uma belezura de ano novo, portanto, não compre uma árvore de natal para dentro de casa;
- admire a coroa verde não apenas no verão, mas também no inverno por décadas.
Mas se você espera que uma árvore adolescente cresça de uma pequena árvore de Natal em um ano, então essas são esperanças vãs. Mas como acelerar o crescimento de uma beleza verde ou posteriormente suspendê-la - nosso artigo lhe dirá.
O que influencia o desenvolvimento do abeto?
Em primeiro lugar, deve-se atentar para o fato de que duas mudas compradas ao mesmo tempo, mas plantadas em áreas diferentes ou mesmo em cantos opostos de uma mesma área, irão crescer de maneiras diferentes. Tudo depende das condições de cultivo, que incluem muitos fatores.
- A qualidade e as condições de cultivo do material de plantio.
- A qualidade do solo - a árvore de Natal pode crescer até mesmo em solo empobrecido em microelementos, mas apenas sem água estagnada. Em clima especialmente chuvoso, você terá que fazer ranhuras - sistemas de drenagem para que as raízes da árvore não apodreçam.
- Iluminação - o mito de que as coníferas são plantas que gostam de sombra continua sendo um mito. No lado ensolarado, as agulhas adquirem cores vivas. E, na ausência de boa iluminação, os abetos vermelhos, por exemplo, se transformarão em verdes comuns. A falta de luz também afetará a forma - a árvore se esticará para cima, perdendo seu efeito decorativo.
- Rega. Apesar de a muda ser ruim para transbordar, a planta deve ser regada regularmente.
- Os ventos soprando constantemente na mesma direção (por exemplo, do mar) podem afetar significativamente o desenvolvimento do abeto - descubra um lado da árvore, dobre seus galhos.
- A falta de cobertura afetará a taxa de crescimento, a forma da planta e a cor das agulhas. As lojas vendem solos especiais e fertilizantes para coníferas.
- Tratamento antifúngico (fungicida) e inseticida na forma de pulverização e polinização.
- Uma barreira protetora na forma de uma malha de metal, um cone de madeira, um material de cobertura natural (lona, estopa) ajudará a proteger a árvore da invasão de animais e, no inverno, salvará os galhos frágeis do excesso de neve.
Assim, para que a árvore de Natal se transforme em um belo abeto, é necessário levar em consideração os fatores abióticos (inanimados), bióticos (fauna) e antropogênicos (humanos) que afetam o crescimento da muda.
As principais etapas de crescimento
Os paisagistas adoram o abeto por seu efeito decorativo. Isso também se aplica a abetos, canadenses ou sérvios. As espécies e variedades diferem não apenas na cor (verde rico, abeto vermelho azul, preto), mas também no crescimento. Além disso, pode ser uma variante híbrida ou varietal - a forma anã de um abeto comum ou o resultado do trabalho do designer na formação da coroa. Graças à seleção, existem variedades de crescimento lento e crescimento rápido.
Mas todos eles passam por estágios de crescimento semelhantes. Até os 10 anos, a árvore cresce muito lentamente. Aos 5 anos, a árvore de Natal atinge apenas 50 cm e o diâmetro da copa é de 30 cm.E somente aos 10 anos de idade, a árvore começa um crescimento anual ativo - 30-50 cm por ano. A tabela abaixo mostra a evolução do crescimento do abeto e do pinheiro.
É claro que a taxa de crescimento em diferentes condições será diferente, portanto, os dados em diferentes fontes serão diferentes.
Mas quanto mais velha a árvore, mais ela tende para cima: um abeto adulto de crescimento rápido pode atingir 1 m de altura por ano. A vida média do abeto da Noruega é de 250-300 anos. Durante esse tempo, uma pequena árvore de Natal se transformará em um casco de 50 metros. Isso é comparável a um edifício de 16 andares.
Esses tamanhos não são adequados para todos os sites. Portanto, muitos escolhem variedades anãs que não crescem tão rapidamente (3-5 cm por ano), mas são muito decorativas.
Como agilizar o processo?
Mas também há aqueles que gostariam de ver um abeto adulto em seu site o mais rápido possível. Nesse caso, vale a pena escolher variedades de árvores de crescimento rápido. Isso inclui mudas que crescem ativamente nos primeiros anos após o plantio e, em seguida, o crescimento diminui.
O tipo mais popular de abeto de crescimento rápido é o abeto sérvio.
Existem regras para ajudar as árvores a crescerem mais rápido.
- Não vale a pena comprar mudas grandes. Quanto maior a muda (2,5-3 m), mais tempo ela vai se acostumar com as novas condições, ou seja, vai doer. Como resultado, uma árvore de Natal com um metro de comprimento plantada ao lado dele pode ultrapassar seu vizinho coberto de vegetação.
- As coníferas são plantadas na primavera. O local de pouso deve estar ensolarado. Mas as agulhas têm medo do sol ativo da primavera, por isso é recomendável cobrir as mudas jovens com tecidos leves naturais desde a primavera até a retirada do calor para proteger a árvore de queimaduras. Ou use uma preparação para agulhas de queimadura solar "Ekoberin". Na primavera, assim que é possível se aproximar da árvore, pulveriza-se com uma solução, que consiste em 2 grãos do medicamento, cuidadosamente dissolvidos em 100 ml de água. Após a dissolução, o concentrado é levado a 1 litro de água e aplicado nas agulhas.
- Durante o período de crescimento ativo, as árvores de Natal precisam de irrigação semanal regular. Mas, para evitar excesso de umidade, é recomendável verificar a umidade do solo antes de cada rega, mexendo levemente no solo.
- A árvore absorve umidade e nutrientes não por meio de raízes grandes, mas por meio dos pelos das raízes, que são muito abundantes em abetos. Por outro lado, para a entrada acelerada da cobertura no sistema radicular, a terra deve ser solta. Por outro lado, 80% dos problemas de crescimento de mudas se devem ao fato de que os pelos da raiz são acidentalmente cortados durante a escavação. Naturalmente, neste caso, o crescimento da planta diminui. A árvore realmente precisa ser afrouxada, mas isso deve ser feito com muito cuidado.
- Para livrar a muda de competidores no consumo de umidade e alimentação, bem como para libertar o sistema radicular de interferências indesejadas, é necessário remover regularmente ervas daninhas ao redor do tronco a uma distância de cerca de 1 m. Na floresta, folhas caídas e agulhas ajudar a evitar concorrentes indesejados. No jardim, esse papel pode ser desempenhado pela cobertura morta: ela protegerá contra o excesso de evaporação, ervas daninhas e mudanças de temperatura. Ele também fornecerá nutrientes orgânicos. Você pode fazer cobertura morta com palha, folhas picadas, aparas de madeira, casca de árvore, agulhas, composto pronto. Mas entre a camada de cobertura morta e o tronco, deve haver uma distância de vários centímetros para reduzir a umidade desnecessária na casca.
- Qualquer dano à casca fará com que a árvore desperdice energia lutando contra o ferimento. Isso significa - crescimento mais lento. Se roedores, cães, coelhos, corças se sentirem à vontade no local, o tronco deve ser protegido (com uma rede, material de cobertura, plástico, serapilheira). Isso é especialmente importante no inverno, quando animais famintos procuram comida. Mas durante a formação da copa, os ramos também são danificados. Qualquer corte ou ferida deve ser tratado com verniz de jardim. Se forem observados sinais de decomposição, esses ramos devem ser cortados.
- Já no viveiro, as mudas receberão a primeira parcela dos aceleradores de crescimento.Esses estimulantes vão ajudar a planta a se adaptar melhor em um novo lugar, e vão lançar sua vegetação ativa. Para um melhor enraizamento, use, por exemplo, "Kornevin". A próxima alimentação é realizada não antes de um mês após o transplante. E então, até agosto, a cada duas semanas, é feito o curativo foliar (regando a planta por cima) com complexos de fertilizantes quelatados. Basta aplicar outros tipos de fertilizantes complexos uma vez por temporada, por exemplo, Bona Forte "Khvoinoe". A alimentação de outono é realizada com meios marcados como "outono".
Como parar?
Tendo uma árvore crescido até uma certa altura, designers domésticos ou profissionais muitas vezes se perguntam como limitar o crescimento de um abeto enquanto mantém seu efeito decorativo.
Mesmo que uma árvore escavada na floresta cresça em seu local, ela pode ser refinada com poda regular. Mas isso deve ser feito anualmente, sem esperar que a copa e os ramos se tornem lenhosos.
Ao usar a opção "serrar" para parar de crescer em altura, uma árvore madura ficará feia. Em vez de uma coroa, crescerão várias, que serão caminhos tortuosos tentando assumir uma posição dominante.
Serrar os galhos laterais levará à exposição dos galhos, pois quanto mais próximo do tronco, menos agulhas nos galhos. Novos botões não crescem aqui.
Para dar à planta a forma desejada e limitar o crescimento, você precisa monitorar de perto os novos brotos. Na primavera, eles começam a crescer ativamente. Eles não precisam ser cortados, mas cuidadosamente arrancados, torcendo-os para fora do peito. Esse método é chamado de beliscar. Na primavera, os galhos jovens são muito macios e será fácil removê-los sem uma ferramenta. O mesmo método é usado para formar uma coroa no estilo bonsai. As ferramentas não funcionarão aqui - apenas o trabalho manual com cada ramificação.
Usando o segundo método - cortar com uma mão ou podador elétrico, você pode criar formas vivas de abeto: uma bola, um cone ou um quadrado. Para utilizar este método, é necessário dispor de uma boa ferramenta para não esmagar os ramos, a saber: cortá-los. O corte de cabelo higiênico usual para manter a altura existente é realizado no final do verão, antes do início do estado de repouso. Nesse caso, as fatias terão tempo para apertar antes do início do gelo.
Os rebentos são cortados de um a dois ou três do comprimento total para que a massa verde da árvore inteira seja reduzida em não mais do que 1/3.
Se houver necessidade de poda na primavera, isso deve ser feito no início da primavera, antes da época de crescimento dos botões. Seguindo todas as recomendações, a árvore de Natal terá a altura e o formato que você deseja. E te agrada com sua beleza o ano todo. E no inverno, decorado com luzes e bolas de Reveillon, criará o melhor clima para a hora da realização de desejos.
Veja abaixo o crescimento de coníferas.
O comentário foi enviado com sucesso.