Como fazer uma cerca viva de abetos?
No projeto paisagístico, as sebes são sempre muito populares. Nos últimos anos, as sebes de abeto estão na moda. Um desenho tão incomum de tramas pessoais tem todo um exército de fãs. Uma sebe feita de árvores de natal é fácil e simples de plantar com as próprias mãos, e manter sua aparência atraente não causa muitos problemas.
Tipos adequados de abeto
Ate é uma planta conífera de crescimento lento com vantagens consideráveis. Eles sempre retêm a riqueza e o brilho das cores, independente da estação do ano, portanto, mesmo no inverno, o local parece muito impressionante e festivo.
As sebes escondem as paisagens enfadonhas e os edifícios feios fora do pátio. Com a ajuda de uma sebe no local, pode sempre arranjar um canto de relaxamento, onde participará sempre de forma descontraída e tranquila.
Outra vantagem das sebes é sua capacidade de prender a neve, e o entrelaçamento denso de galhos não permite que visitantes indesejados entrem no local. O crescimento denso protege a casa de rajadas de vento, sujeira, excesso de ruído e gases, e a conhecida propriedade das plantações de coníferas de emitir fitoncidas criará um microclima favorável no local. Na natureza, existe um grande número de variedades de abetos, eles podem ter as cores mais interessantes - por exemplo, azul, verde e amarelado.
Se você combinar plantações em uma ordem predeterminada, pode criar uma composição espetacular em seu site.
No entanto, na maioria das vezes, o abeto comum é plantado ao longo da cerca em nosso país, uma vez que esta planta se adapta ao máximo às condições climáticas locais. E um bônus agradável será o custo das mudas, que em viveiros começa em 250 rublos (2019). No entanto, árvores jovens e saudáveis sempre podem ser encontradas em clareiras na floresta. É verdade, primeiro você precisa se certificar de que não está obtendo o material de plantio em uma área de floresta, caso contrário, você enfrentará multas substanciais.
O abeto da Noruega tolera facilmente a sombra; em áreas ensolaradas, as plantas jovens podem se queimar com os raios ultravioleta diretos. Esta planta prefere solos franco-arenosos e argilosos, reage negativamente à água estagnada, secura excessiva e salinidade do solo. Além disso, este tipo de abeto se presta bem ao corte, o que significa que a formação da copa não apresentará nenhuma dificuldade para os proprietários do sítio.
Uma cerca feita de abeto comum serve de proteção por muitas décadas, além disso, a cada ano ela se torna mais bonita e magnífica. Para criar uma sebe tipo treliça, variedades de olendorfi, inversos, bem como cupressina e acrocon são adequadas. A altura destes abetos é de 4 a 15 metros, os ramos são muito densos, crescem em forma de cone. As árvores são bastante despretensiosas, por isso se dão bem mesmo com uma faixa densamente plantada.
Se você planeja fazer uma sebe de altura média, é melhor plantar variedades de abetos de Froburg ou Barry, eles crescem até 2 m, enquanto a barry cresce tão lentamente que tal sebe nem precisa ser podada.
As agulhas das plantas jovens dessas variedades têm um tom verde claro, que parece especialmente estiloso contra o fundo da copa escura das árvores adultas. Spruce Wils Zwerg tem uma coroa de pranto, e uma cerca feita com essas mudas parece bastante incomum e pode se tornar um adorno de qualquer decoração de jardim. É melhor criar bordas e linhas divisórias com a ajuda de um pouco de geléia e equiniforme - são árvores de Natal anãs, cujo comprimento não ultrapassa meio metro, a copa dessas plantas é geralmente hemisférica ou em forma de almofada.
Regras de pouso
Plantar novas plantas para formar uma cerca verde perto da cerca é melhor feito com o início do estágio dormente das plantas. As coníferas têm 2 delas: a primeira ocorre na última década de abril-maio, e a segunda ocorre em setembro-início de outubro.
As árvores de Natal novas que você planeja usar devem ser escavadas imediatamente antes do plantio, e quanto menos tempo passar desde o momento em que uma muda jovem é removida da floresta até o transplante para um novo local, melhor.
Jardineiros experientes recomendam colher mudas aos 3-4 anos de idade. Como mostra a prática, elas criam raízes com muito mais sucesso do que as plantas adultas. É ideal desenterrar o abeto imediatamente após a chuva, quando o solo está molhado, o ideal é que seja mais como uma lama. Ate é removida para que a terra úmida seja preservada nas raízes, e para que a massa de terra não seque durante o transporte, ela é envolvida em polietileno ou estopa.
Depois que as mudas são entregues no local, não há necessidade de perder tempo. Rastreie a área de pouso o mais rápido possível e cave uma trincheira profundamente na baioneta da pá. O fundo do poço deve ser amolecido e misturado com areia de rio e turfa.
Todo jardineiro sabe bem que qualquer muda tem um sistema radicular de tipo superficial, portanto, reage de forma extremamente negativa ao ressecamento.
Depois de plantar a árvore de Natal, é necessário umedecer bem, compactar e cobrir um pouco.
A densidade e o padrão de plantio dependem diretamente do tipo de sebe que você está formando. Então, se você criar uma borda viva de até 50 cm de altura, deixe 35-40 cm entre as mudas, essa distância é reservada no corredor. Para formar uma cerca de abetos com 1,5-2 m de altura, cerca de 80 cm são deixados entre os arbustos, e a primeira e a segunda fileiras são plantadas a uma distância de 1,5-2 metros uma da outra. E se a sua tarefa é arranjar uma parede de abetos, cuja altura chega a 10 metros, então é necessário manter cerca de 3-4 metros entre as mudas.
Cuidados de acompanhamento
Para que as árvores criem raízes no novo solo e comecem a crescer, é importante cuidar bem delas.
O plantio deve ser regado a cada 5-7 dias (se o tempo estiver chuvoso, então isso é feito com menos frequência).
É melhor irrigar com uma mangueira com pequenos orifícios em toda a superfície.localizados a uma distância de 1 m um do outro. Nesse caso, basta que o dono do terreno puxe a mangueira ao longo da linha da éfedra e abra a torneira. Em breve, a água sairá dos buracos e começará a ser absorvida ativamente pelo solo perto das árvores.
Não se esqueça de regar a seco - o solo próximo às mudas deve ser constantemente afrouxado com uma enxada, aprofundando a ferramenta em 10-20 cm. As árvores de Natal jovens precisam de nutrientes, por isso precisam de alimentação:
- durante os primeiros 3 anos após o transplante, os fertilizantes de nitrogênio devem ser aplicados 3-4 vezes por temporada;
- todo outono as plantas precisam ser fertilizadas com componentes que contêm fósforo;
- em maio e outubro, formulações projetadas especificamente para coníferas devem ser aplicadas.
Todas as ervas daninhas e grama que crescem perto das plantações devem ser eliminadas. Se você priva a sebe de abetos de cuidados, as agulhas começam a amarelar e cair, e os próprios caules se esticam.
Regras de corte de cabelo
Qualquer sebe certamente exigirá um corte de cabelo. Lembre-se de que é muito difícil consertar uma visão negligenciada e às vezes até impossível. A poda das árvores não é apenas necessária para dar-lhes a forma correta. Essa atividade contribui para a manutenção da aparência saudável e da cor rica das agulhas. O corte de cabelo é melhor feito em julho - é durante esse período que termina o crescimento dos novos brotos.Para começar, todo o crescimento é cortado em um terço, quando as árvores atingem o tamanho desejado, são cortadas mais - alguns centímetros acima do local do primeiro corte. É imperativo remover os brotos que se projetam em todas as direções.
Não é recomendável cortar ramos com mais de 3 anos, pois logo a seguir começam a crescer muito lentamente.
A técnica de corte não é difícil. Os ramos recebem uma posição inclinada (neste caso, a sebe será mais larga no fundo e acabará por assumir a forma de trapézio), após o que são cortados com uma ferramenta. Para obter uma aparência espetacular de uma cerca viva de abetos, geralmente é mantida uma altura de 3 metros de plantas, após o que o jardineiro não precisa mais perder muito tempo cuidando de sua éfedra, embora no inverno ainda seja necessário remover todo o crescimento anual de diferentes lados.
O abeto vai crescer muito mais exuberantemente se todos os botões forem removidos em março.e com podas laterais regulares, a vedação do abeto vai ficar com um aspecto ainda mais atraente.
Todo o trabalho deve ser feito com muito cuidado para não afetar os ramos principais. Se você não tem muita experiência em dar forma a uma coroa, é melhor estocar um gabarito especial ou puxar uma corda em todo o comprimento, que servirá de guia durante o corte de cabelo.
Se, no decorrer do trabalho, devido à inexperiência, surgem lacunas através das quais os ramos nus são visíveis - não há necessidade de revolver, muito rapidamente crescerão com novos rebentos, uma vez que qualquer poda estimula uma maior ramificação.
Obter a forma certa será muito mais fácil se você usar ferramentas de qualidade. Tenha em mente que um podador de jardim comum não fará isso, pois não fornecerá a superfície de nivelamento necessária de uma cerca perene, tal tesoura pode ser usada para beliscar. A poda completa deve ser feita com tesoura de gasolina - suas lâminas alongadas e afiadas cortam todos os galhos de pinheiros crescidos de maneira uniforme, rápida e sem esforço.
Por falar em corte da coroa, não se pode deixar de mencionar a sua conformação. Jardineiros inexperientes geralmente cortam de forma que a coroa seja retangular.
Esta abordagem é fundamentalmente falha, uma vez que impede a penetração total da luz solar nos ramos localizados nas camadas inferiores.
Devido à falta de luz solar, as agulhas inferiores gradualmente começam a secar e cair, expondo os troncos. Como resultado, a sebe perde todas as suas propriedades decorativas e a funcionalidade das plantações é significativamente reduzida.
Será correto dar à coroa uma forma trapezoidal. Neste caso, os ramos superiores e inferiores receberão a mesma quantidade de luz, portanto as agulhas são preservadas em todos os lugares. Essa cerca será sólida desde o próprio solo, o que atende totalmente a todos os requisitos para cercas vivas.
Você aprenderá mais sobre como fazer uma cerca viva de abetos com o vídeo.
Exemplos em paisagismo
As sebes de coníferas parecem espetaculares no terreno pessoal - elas se comparam favoravelmente com todas as outras variantes de "cercas vivas" no sentido de que mantêm seu efeito decorativo durante todo o ano.
Essas cercas são harmoniosamente combinadas com ervas e flores no verão.
E no inverno com neve, as sebes de abetos criam uma atmosfera única de conto de fadas.
O comentário foi enviado com sucesso.