Em que um abeto é diferente de uma árvore de Natal?
Uma árvore e um abeto não são sempre iguais. Uma árvore de Natal é um termo doméstico coletivo que denota um produto artificial semelhante a uma árvore de Natal e um abeto real trazido da floresta onde cresceu. Também as árvores de Natal são comemorações durante o Ano Novo e os feriados de Natal. Em um sentido amplo, uma árvore é uma árvore conífera, vestida para o Ano Novo. (pode ser não apenas abetos, mas também pinheiros ou abetos). Externamente, tal árvore não é muito diferente do abeto que cresce na natureza - exceto pela altura e tamanho das agulhas.
O que é um abeto real?
Spruce significa uma árvore pertencente ao gênero spruce e à família dos pinheiros. Hoje, os botânicos conhecem pelo menos 40 de suas espécies. Spruce freqüentemente se torna o assunto do interesse de caçadores ilegais. As árvores jovens que atingiram pelo menos uma altura de 2 a 2,5 m são massivamente cortadas na véspera de Ano Novo. Se a árvore não for cortada, sua altura chega a 50 metros ou mais no final de sua vida.
A forma clássica da árvore é um cone. Os ramos são horizontais ou inclinados, rebaixados ao solo, convergem em 3 ou mais em um só lugar.
Este arranjo de ramos da botânica é chamado de whorled. Mas às vezes essas ramificações são conectadas em forma de anel. Nos primeiros 15 anos de vida, o abeto cresce com extrema relutância. O que não pode ser dito sobre seu irmão - pinho: que, pelo contrário, cresce ativamente precisamente nos primeiros 25 anos de vida, após o que diminui drasticamente a taxa de crescimento. Porém, no período subsequente de sua vida (de 15 a 70 anos), o abeto "ganha" o crescimento e a largura dos galhos.
Abeto da Noruega
Na Rússia e em vários países europeus, o abeto comum é o mais comum. As árvores desta espécie crescem a uma certa altura acima do nível do mar (marcas 500-1600 m). A variedade de abetos comuns são os Alpes, Pirenéus, Cárpatos ou Balcãs. O abeto comum não tem uma raiz principal bem desenvolvida - após os primeiros anos de vida, ele morre, mas a própria planta continua a viver às custas das raízes laterais próximas à superfície, crescendo ativamente em diferentes direções a partir da base de o porta malas.
A casca da árvore tem uma tonalidade cinza. Folhagem modificada - as agulhas de pinheiro estão presas a cada ramo em espiral. Cada agulha com 4 bordas relativamente regulares é encurtada. Na ausência de forte geada e calor, o abeto renova suas agulhas apenas uma vez a cada 6 anos. O abeto comum é uma planta monóica: os cones começam a secretar pólen em maio. Esta espécie é caracterizada tanto pela autopolinização quanto pela polinização cruzada pelo vento ou com a ajuda de insetos.
Após o amadurecimento outonal nas pinhas, as sementes atingem o tamanho de 4 mm.
Eles caem durante o inverno ou na primavera e permanecem viáveis pelos próximos anos. Um abeto da floresta comum não tem medo da luz sombria e difusa. Ele facilmente cria raízes sob as copas de pinheiros ou árvores decíduas em uma floresta mista ou taiga. A árvore pode crescer em solos pantanosos e podzólicos - mas também pode ser plantada em solo preto. Na taiga, os pinheiros e as árvores de Natal comuns são as principais espécies florestais.
Tipos e tempo de vida
Além do comum, são comuns os abetos siberiano, oriental (cresce nas montanhas do Cáucaso e Transcaucásia), branco, ayan, Glenn (vive no Japão e Sakhalin) e o abeto canadense. Qualquer uma das espécies não tolera um clima quente (equatorial, tropical) - a árvore simplesmente queimaria ao sol.
A vida útil de um espécime de cada espécie é de 250-500 anos. Um período tão longo só é alcançado em uma floresta real ou cinturões de floresta, plantados pelo homem em locais distantes de estradas e grandes rodovias e ferrovias. O recordista está na Suécia - é uma árvore que, segundo os cientistas, tem 9.550 anos.
Como você pode diferenciar um pinheiro de um abeto?
Simplificando, uma árvore é um pequeno abeto. Mas muitas vezes um pinheiro também é chamado de árvore - embora essa definição esteja incorreta.
E se você está pensando em decorar os feriados de ano novo com um atributo como uma árvore de Natal, todas as 4 árvores, incluindo abetos e até cedros, são igualmente boas.
Ao mesmo tempo, a diferença entre as espécies de pinheiros e abetos é muito mais significativa do que a semelhança.
- O pinho tem uma madeira mais resinosa e densa do que o abeto. As suas propriedades de resistência permitem ao artesão fazer uma escolha em termos de acabamento a favor do pinho. Devido ao maior conteúdo de resina, as tábuas e vigas de pinho são mais duráveis. Devido à madeira mais solta, o abeto tem melhor isolamento térmico e acústico, peso reduzido.
- O cheiro do pinheiro é muito mais intenso do que o do abeto. A madeira de pinho é mais fácil de saturar com agentes de combate a incêndio do que o abeto.
- Nos pinheiros, ao contrário dos pinheiros, a raiz principal não morre, dando novos rebentos laterais a uma profundidade maior. Portanto, o pinheiro não pode nem ser regado - pode facilmente atingir as raízes do primeiro aquífero (profundidade a partir de 3 m). E durante a temporada haverá pelo menos um aguaceiro. Mas o abeto perceberá dolorosamente a seca ou o solo pantanoso, sua vida útil pode ser reduzida várias vezes.
- O pinho é preferido para estruturas de suporte de madeira e acabamentos exteriores. O grão da madeira é mais escuro do que o do abeto. Spruce é mais adequado para trabalhos de interiores.
- O abeto é menos suscetível a mofo e bolor do que o pinheiro.
- As agulhas de abeto são menores que as de pinheiro.
- O pinheiro não suporta a sombra - ele se estende em direção à luz, por isso seus galhos são elevados. Isto é claramente visto nos pinheiros jovens, que são comercializados antes das férias de Ano Novo. Spruce, ao contrário, precisa de menos luz solar direta, cria raízes sob as copas dos pinheiros. As espécies de abetos russos até consideram o crepúsculo um dado adquirido, ganhando proteção contra o vento e o excesso de luz. A falta de luz solar direta é devido ao seu crescimento acelerado não imediatamente a partir da emergência das mudas das sementes, mas somente após 15-20 anos a partir do ano de germinação da semente em um novo rebento.
Como distinguir o abeto do pinheiro, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.