Comeu: descrição, tipos, cultivo e reprodução
As plantas decíduas são lindas e graciosas. No entanto, as culturas de coníferas sem dúvida merecem atenção. Entre eles está o abeto, que deve ser conhecido de todos os jardineiros e decoradores.
Descrição
A altura dos abetos pode atingir no máximo 50 m. Mas, na maioria das plantas, não ultrapassa os 30 m. A estrutura dos abetos e arbustos implica uma coisa em comum - a presença de folhas perenes aciculares. A forma da coroa do abeto é próxima de um cone perfeito. Se as condições de desenvolvimento forem desfavoráveis, a planta assume uma planta anã.
O comprimento das agulhas varia de 0,01 a 0,025 m. Cada agulha vive pelo menos 6 anos. As agulhas têm uma disposição em espiral. Estas folhas são tetraédricas, uma a uma, colocadas em cada almofada foliar uma a uma. Uma discussão separada merece uma característica do abeto como a cor de suas agulhas.
A crença generalizada de que as árvores de Natal são sempre pintadas da mesma cor está completamente errada. A cor das agulhas muda dependendo da estação. Junto com o verde, há também agulhas amarelas e até multicoloridas. Os tons de verde escuro são predominantemente dominantes.
Todos os abetos com altura de tronco superior a 3 m enquadram-se na categoria de árvores de grande porte, sendo essas as plantas mais utilizadas no paisagismo de espaços públicos e privados. A tecnologia de plantio (transplante) de abetos de grande porte é igual à de outras coníferas. Falando sobre a aparência de uma árvore, deve-se destacar que o tamanho do abeto aumenta significativamente nos primeiros 15 anos. Nesse momento, a planta forma um tronco e tem uma raiz principal.
A madeira da planta contém pouca resina, principalmente se comparada à madeira de pinho. É pintado de branco com um ligeiro toque de cor dourada. Os cones são ligeiramente pontiagudos, lembrando um cilindro alongado. As sementes amadurecem em meados do outono. As sementes de abeto sopradas pelo vento permanecem viáveis por 8 a 10 anos. No momento, foi confirmada a existência de pelo menos 45 espécies de abetos.
Sua densidade de copa é maior que a de um pinheiro, já que esta planta é uma das espécies que ama a sombra. O diâmetro da copa dos abetos varia de 6 a 8 m, apresentando em algumas espécies o topo pontiagudo. A coroa pode ter estrutura frouxa e densa. O diâmetro do tronco das árvores mais desenvolvidas varia de 1,2 a 2,4 m.
Características do sistema raiz
A profundidade das raízes do abeto é visivelmente menor do que sua largura. Quase 86% das raízes estão localizadas a uma profundidade de 0,01-0,09 m. Um denso entrelaçamento de partes do sistema radicular é característico. Apenas 2% das raízes atingem o nível de 0,3-0,5 m. O número de raízes grandes e bem desenvolvidas é ainda menor lá.
A maior profundidade registrada do sistema radicular do abeto atinge 1,65 m. Quase sempre, penetra nas profundezas das cavidades deixadas após o apodrecimento da parte subterrânea das plantas ou ao longo das passagens colocadas pelos animais do solo. As raízes localizadas mais próximas da superfície recebem componentes minerais abundantes da terra.
Quanto menor for cada raiz, mais escura ela será. A superfície das raízes é coberta por placas finas que se destacam facilmente.
Como e quanto está crescendo?
Os pinheiros jovens crescem lentamente. Nos primeiros anos, eles adicionam alguns centímetros.Somente após um bom enraizamento a planta começa a se desenvolver mais rápido e gradualmente compensa a altura perdida. A taxa de crescimento anual das formas desenvolvidas pode variar de 0,08 a 0,5 m. Claro, nas formas anãs este indicador é muito menor.
Em média, leva de 6 a 7 anos para uma árvore crescer 1 m. Mas você precisa entender que esses indicadores se aplicam apenas a plantas que se desenvolvem do zero. Se você não se envolver em experimentos duvidosos e colher mudas comuns de qualidade decente, poderá obter um resultado excelente em 10-12 anos. Quanto ao tempo de vida, é o seguinte:
- nas espécies europeias - de 300 a 400 anos;
- em espinhoso - de 400 a 600 anos;
- Siberiano - pelo menos 300 anos;
- na variedade do Alasca - até 250;
- para o abeto negro - até 350 anos.
Visualizações
É apropriado começar uma revisão da família com o abeto escandinavo. Esta planta só pode ser cultivada em climas muito frios, pelo menos 63 graus de latitude norte. Sua característica é o crescimento relativamente lento. Com isso, a madeira adquire uma estrutura particularmente densa e forte. O visual escandinavo é muito popular não só no design de jardins, mas também como fonte de materiais de construção.
Para um slide alpino, por exemplo, a árvore Nidiformis é ideal. Sua copa, que parece um ninho, tem uma reentrância no meio. Os espécimes adultos de abeto-almofada atingem um máximo de 0,5-1 m de altura. As agulhas da árvore Nidiformis são de cor verde escura. Também digno de atenção é "Alberta Globe" - um produto de uma mutação natural das árvores de Natal canadenses.
Esta variedade foi oficialmente descrita e catalogada graças aos esforços do criador holandês Streng em 1967. É usado ativamente no desenho de praças e jardins em todo o planeta. O arbusto "Alberta Globe" tem uma altura de 0,7-1 m com uma circunferência da coroa de até 1 m. O crescimento anual não excede 0,1 m de altura e 0,04 m de largura. Apesar da densidade, os rebentos são relativamente finos e pouco espinhosos, os cones não ultrapassam os 0,05 m de comprimento e têm uma cor castanha clara.
Quanto ao enfeite de quarto, você deve fazer uma reserva imediatamente - não se trata apenas de uma variedade, mas de todo um grupo de variedades. Eles estão unidos apenas pelo seu pequeno tamanho e adequação para o cultivo em vasos. A rigor, não é razoável manter até espécies de árvores de Natal adaptadas na sala, elas são incômodas por causa do microclima. A solução é criar essas plantas em varandas e terraços abertos. Neste caso, você também deverá cuidar de um grau suficiente de aquecimento da cultura em geadas severas. Quanto aos abetos com agulhas macias, eles não comiam nada, mas abetos, pinheiros da montanha, thuja ou lariços.
Abeto rasteiro "Lorelei" tem um barril semelhante a um arco. Os rebentos inferiores espalham-se diretamente ao longo do solo. A planta "se arrasta" após o enxerto no colo da raiz. Os ramos atingem um máximo de 0,6 m. A "Lorelei" cresce bem tanto ao sol forte como à sombra parcial.
Caucasiano, ou não - abeto oriental, tem um diâmetro de tronco de cerca de 2 m. A coroa atinge 15-20 m de diâmetro. Os rebentos são ligeiramente brilhantes, amarelo-acinzentados ou ligeiramente avermelhados. O pináculo das jovens árvores de Natal do Cáucaso geralmente exala contas de resina. Os botões têm formato semelhante ao de um ovo e não secretam resina.
As agulhas são ligeiramente achatadas. É caracterizada por uma forma de quatro lados com uma ponta redonda. As agulhas são moderadamente duras e na maioria dos casos têm um tamanho de 0,5 a 0,9 cm. Além do Cáucaso, esta planta habita a Turquia e as regiões do norte da Ásia Menor. O abeto caucasiano forma florestas de raça pura e mista em encostas sombreadas.
Spruce "Beloboka" justifica plenamente o seu nome - é uma bela árvore de tamanho modesto com pontas brancas. A altura da planta será de no máximo 2-3 m. Os brotos da primavera são de cor creme ou palha. A cultura foi criada na Polônia na década de 1930. A variedade é adequada para plantios em grupo ou individuais em qualquer lugar com clima adequado.
Também é usado por:
- em terraços paisagísticos;
- na formação de jardins de pedras;
- em jardins de pedra.
Há também uma versão em pote (recipiente) de "Beloboki". Durante um ano, o crescimento não ultrapassa 0,12 m. Um tronco pronunciado não se forma nos primeiros anos de desenvolvimento. À medida que cresce, assume a forma de um largo cone. As agulhas grossas atingem 0,03 m de comprimento e são dispostas em um padrão radial.
Muitos amantes de jardinagem e paisagismo estão interessados em abetos com agulhas longas. O abeto vermelho espinhoso corresponde totalmente a esta descrição. Sua cor atípica e uma das agulhas mais longas do gênero tornam a planta uma candidata ideal para qualquer composição paisagística. O abeto azul espinhoso tolera perfeitamente o inverno rigoroso e as condições ambientais adversas das grandes cidades. A altura de uma árvore pode atingir de 20 a 35 m, enquanto aos 12 anos chega a 4 m.
Os cones do abeto azul espinhoso são colocados na parte superior da coroa. Eles são caracterizados por escamas de couro ou rígidas. As espécies da natureza habitam a zona climática temperada em todos os continentes. Uma característica positiva da cultura pode ser considerada que ela quase não precisa de fertilizantes. Especialmente altamente considerado grau "Glauka".
Um exemplo notável de uma árvore piramidal é "Kupressina". Forma um tronco alto e galhos densamente. O crescimento em comparação com outras culturas de coníferas é muito rápido (2,5-3 m aos 10 anos de idade). A planta tolera uma carga de neve poderosa sem problemas. A temperatura mais baixa permitida no inverno é -34 graus.
"Nana" também tem uma coroa piramidal. Um arbusto anão (não mais que 1,5 m) foi criado por criadores franceses em meados do século XIX. A planta é caracterizada pela superlotação de ramos e seu desenvolvimento desigual. As agulhas são espinhosas e relativamente curtas. No comércio, a variedade "Nana" costuma ser chamada de Pigmaéia.
Às vezes, há uma menção de um certo abeto de cedro. Mas, na verdade, esse nome é absolutamente analfabeto: cedro e abetos são árvores completamente diferentes, e mesmo variedades com esse nome não foram registradas em nenhuma fonte séria. Mas a variedade norueguesa é bastante real. É uma cultura de maconha comum. Sua vantagem atrativa é que a árvore tem o formato de um cone regular, com uma copa fofa no topo.
Se levarmos em conta também a graça de galhos finos alongados em comprimento, fica claro como essa árvore de Natal fica bem em casa. A planta é adequada para decoração de casa, tanto em si mesma como em conjunto com outras culturas.
A rigor, o abeto norueguês é uma das variantes do tipo europeu. É verdade que é submetido a uma poda formativa cuidadosa - caso contrário, um bom resultado não pode ser alcançado.
Claro, a variedade de abetos vermelhos não termina com as opções listadas. É útil, pelo menos, descrever brevemente outras variedades desta árvore conífera. Cinza, é canadense, o abeto é popular. Esta planta distingue-se pela sua altura e esbeltez, possui agulhas verde-acinzentadas. Jardineiros e paisagistas russos o apreciam por sua resistência às condições de inverno.
Subespécie de baixo crescimento dos abetos canadenses "Konica" os jardineiros já compram com avidez há muitos anos. O abeto Tien Shan, ou abeto Shrenk, com cerca de 45 m de altura, pode tornar-se uma decoração de vastas áreas. Esta árvore é caracterizada por uma copa afilada e agulhas azul-claras. Na natureza, o abeto Shrenk habita mais de 90% do Tien Shan, bem como o Dzungarian Alatau. Sua madeira não é apenas bonita, mas também muito boa como material de construção. Ao mesmo tempo, o valor principal da planta continua sendo sua capacidade de fortalecer encostas de montanhas em declínio e camadas de terra em movimento.
A adequação dos abetos Schrenk para plantações de proteção de água em áreas montanhosas também foi comprovada.
Também cresce nas montanhas Abeto sérvio (também chamado de Balkan). Esta espécie se desenvolve de forma excelente na zona intermediária da Federação Russa, podendo atingir 55 m de altura.
Sua característica externa é uma coroa de aspecto espetacular na forma de um cone estreito.O topo é grosso por muito tempo. Na parte superior as agulhas são verde-escuras e na parte inferior esbranquiçadas. Os abetos Ayan podem ser vistos na natureza em Kamchatka, Sakhalin e nas Ilhas Curilas. Às vezes, eles são encontrados em outras partes do Extremo Oriente.
Esta planta é caracterizada por:
- resistência ao inverno;
- coroa em forma de cone largo;
- agulhas de dois tons de aparência atraente.
Originário da América do Norte o abeto Brevera também tolera bem o tempo gelado. A altura normal das árvores chega a 10-15 m. No entanto, alguns exemplares destacados sobem até 35 m. O diâmetro da copa pode ser de 5-6 m. São observados ramos muito graciosos de segunda ordem, localizados 1-3 m abaixo do principal fotos.
Como escolher?
Para que um abeto de rua no jardim ou perto da casa agrade, você deve selecionar com muito cuidado uma planta adequada. Os especialistas aconselham ir a viveiros no inverno. É então que será possível apreciar todo o encanto da própria planta, não sombreada por ervas e outras culturas. Além disso, com o início do tempo frio, a maioria dos viveiros está pronta para fazer descontos em pedidos preliminares de primavera. O fator mais importante na seleção será a avaliação da robustez de inverno de uma cultura específica.
Nos últimos anos, as melhores variedades europeias em termos de resistência ao frio não são inferiores às variedades de seleção nacional. No entanto, é melhor ainda focar nas conquistas locais - elas são mais bem adaptadas aos caprichos do clima na baixa temporada. É imperativo estar interessado em quão resistentes são culturas específicas às queimaduras solares na primavera. Se essas queimaduras forem prováveis, você terá que esconder as plantações do sol no final do inverno.
As experiências não devem ser abandonadas. Em alguns casos, árvores em troncos altos ou espécimes com galhos pendentes acabam sendo uma decoração bastante apropriada para uma casa de verão. Para incorporar o espírito das festas de fim de ano com a maior precisão possível, de acordo com os costumes clássicos, é aconselhável escolher variedades com tronco e copa o mais próximo possível do formato de um cone.
Devido à grande variedade de variedades, a cor das agulhas pode ser muito diferente. Até o verde tem muitos tons. A escolha de uma determinada cor é uma questão de gosto pessoal. Embora seja ainda mais correto consultar paisagistas antes de comprar. Outro aspecto importante é o tamanho da árvore, que determina a praticidade do manejo dos abetos e a possibilidade de plantio de safras leves nas proximidades.
Importante: não compre mudas "de improviso" nem desenterre-as na floresta. Isso é simplesmente estúpido (não se sabe quão boa será a planta), e a colheita independente de mudas também é ilegal. É aconselhável aplicar apenas a viveiros comprovados e com boa reputação.
Mudas com sistema radicular aberto são adquiridas somente se transplantadas para seu local final o mais rápido possível. As plantas de contêineres são escolhidas quando planejam transportá-las por uma longa distância ou esperar mais de um dia após a compra.
Atenção especial deve ser dada a um tópico como a escolha de uma árvore de Natal em um vaso. É indesejável comprar plantas cobertas por uma flor branca. Eles podem parecer mais bonitos do que o normal, mas obstruir os poros das agulhas provavelmente não terá um bom efeito na própria planta. É imperativo observar o quão saudável é a cultura. Amostras com substrato seco, com ramos quebrados são estritamente inaceitáveis.
Como crescer?
Seleção de assento e pouso
É muito importante escolher o local certo no local onde o abeto crescerá. É preciso lembrar que essa planta é plantada o mais longe possível do jardim - afinal, é suscetível ao ataque de pragas. O tamanho da muda também é levado em consideração. Árvores em miniatura, atingindo no máximo 1,5-2 m, podem ser plantadas em terreno aberto em quase qualquer lugar onde haja espaço suficiente. Mas os espécimes altos devem ser colocados imediatamente onde não interfiram com ninguém.
Grandes variedades de abetos, mesmo que ainda sejam uma muda modesta, não devem ser colocadas próximo à fundação de uma casa ou outra estrutura. As raízes dos abetos são muito fortes e podem destruir até tijolos ou concreto. Ao mesmo tempo, uma planta de tamanho relativamente modesto pode ser plantada. Isso até abre uma série de benefícios:
- haverá um ar mais limpo e fresco em toda a casa;
- é agradável olhar para uma cultura de coníferas decorativas baixas;
- excelente compatibilidade com outras culturas é assegurada;
- será possível celebrar o Ano Novo enfeitando uma árvore viva.
Você não deve confiar nos "sinais" comuns sobre a incompatibilidade das coníferas e da casa. Mas o fato de plantar um abeto ao lado de lilases ser impraticável é a recomendação correta. As colheitas de baixas coníferas combinam bem com os cereais ornamentais. Os melhores candidatos para isso são:
- grama de penas;
- espigueta;
- festuca;
- miscanthus.
As coníferas também podem ser combinadas com flores perenes exuberantes e de florescência abundante. O despertar precoce do canto das coníferas é conseguido através do uso de prímulas e colheitas bulbosas. No entanto, é importante para os jardineiros saber não apenas quais plantas podem ser cultivadas ao lado do abeto. Esta cultura não exige muito da luz, mas é difícil chamá-la de amante da sombra no sentido pleno da palavra.
Os abetos vermelhos podem ser plantados tanto em áreas ensolaradas quanto parcialmente sombreadas - desde que sua copa não seja sombreada; 2-4 horas de iluminação por dia são suficientes para eles.
Com uma abordagem habilidosa, o plantio de abetos não é difícil. Em qualquer caso, não é mais difícil do que plantar qualquer outra árvore. Recomenda-se escolher o crescimento jovem (segundo ano de vida). É melhor plantar mudas de abetos na primavera - no final de abril e na primeira década de maio. Então os botões ainda não acordaram e, portanto, a planta tolerará mais facilmente o procedimento.
Às vezes, o plantio é realizado no final do verão e início do outono, porque então as raízes crescem ativamente. Se você precisa de solo fértil. Melhor se for franco ou franco-arenoso. Uma vez que o sistema radicular está localizado próximo à superfície, é imperativo evitar o pisoteio e a compactação da terra. É imprescindível o uso de uma camada de drenagem com espessura de 0,15-0,2 m.
A muda selecionada é inspecionada e verificada se as raízes finas quebram. As raízes vivas se dobram quando pressionadas levemente, mas permanecem intactas.
Quando cortado, um tecido branco puro é encontrado. Cortes em cinza e preto indicam que a árvore já está morta e você precisa procurar outro material de plantio.
É categoricamente inaceitável levar mudas com raízes espessadas ou cobertas por crescimentos. Esses são sinais seguros de câncer de planta que não podem ser tratados. Aí eles olham isso no tronco - sua casca e a casca de cada galho não devem ter rugas. Sim, você pode reviver o material de plantio deixando-o de molho por 2-3 dias em água. Porém, é um trabalho desnecessário e nem sempre justificado, pois é muito fácil encontrar plantas frescas.
Você também precisa olhar para que não haja manchas na casca. Em teoria, eles podem ser cortados, mas isso complicará imediatamente a modelagem subsequente da árvore. Examine não apenas a casca e os brotos, mas também o topo da muda. Deve se tornar amadeirado e marrom. Não é necessário se esforçar para comprar material de plantio da altura máxima - é muito mais correto comprar uma árvore de tamanho médio.
O poço de pouso é preparado 13-14 dias antes do pouso. Mudas de dois anos precisam de um recesso de 1 m de profundidade e 0,6-0,7 m de diâmetro. Composto misturado com:
- farinha de osso;
- húmus;
- agulhas.
O pedaço de terra, junto com todas as raízes, deve ser colocado livremente no buraco. As raízes são cuidadosamente esticadas antes de encher o solo. Então a planta é cultivada e a terra é derramada. É totalmente compactado para evitar subsidência. Isso é importante porque o colar da raiz não pode penetrar no solo.
Uma estaca é cavada perto da árvore de Natal plantada, à qual está amarrada. Em seguida, eles criam um monte de terra cheio de serragem. O arbusto recém-plantado é bem regado.Isso não apenas compensará o déficit hídrico, mas também eliminará bolsas de ar que podem aparecer por si mesmas. É aqui que termina o trabalho de plantio.
Rega
Apesar da resistência do abeto às condições ambientais desfavoráveis, ele deve ser regado no verão. No início, quando a planta acaba de ser plantada, ela precisa de muita água. Mas você também não pode adicionar muito líquido. O solo argiloso é misturado com areia ou drenado completamente para eliminar a água estagnada.
Você precisa regar as plantas todos os dias. É aconselhável fazer isso pela manhã, enquanto o sol ainda está baixo. As plantas adultas toleram bem o calor, mesmo por muito tempo. Mas se atrasar ou a precipitação não cair, então as plantas devem ser ajudadas de todos os modos.
A aspersão é realizada pela manhã e à noite, com uma pausa de 48 horas entre os procedimentos.
Poda
A altura da planta é limitada ao seu gosto. Para fazer isso, você precisa trabalhar com o topo. Os brotos localizados no topo são torcidos assim que surgem. Em seguida, os nutrientes serão distribuídos uniformemente na parte restante da coroa. Isso evitará que as agulhas caiam dos galhos mais baixos.
A diferença entre podar e beliscar precisa ser aprendida com clareza. A segunda opção é adequada principalmente para funcionários do viveiro, que podem se concentrar totalmente no trabalho com árvores. Em residências, um procedimento de poda menos demorado é o preferido. Além disso, as plantas crescem muito mais lentamente após serem pinçadas. Além disso, em alguns casos, a pinça substitui com sucesso a poda higiênica de árvores de Natal jovens.
Recomenda-se cortar o abeto com tesouras de podar ou serras de jardim. Você precisa remover todo o broto ou uma parte deformada do tronco. Os cortes de cabelo higiênicos são realizados de forma sistemática, dependendo do crescimento da coroa.
Quanto mais velha a árvore, mais frequentemente ela precisará ser podada. Os especialistas consideram o último terço do verão o melhor momento para isso.
A poda no outono também é possível, mas você terá que calcular cuidadosamente o tempo para que as fatias cicatrizem antes do início da geada. A confiabilidade de tais cálculos, especialmente no clima instável de hoje, é altamente questionável. Em qualquer caso, o próximo corte de cabelo higiênico deve ser feito na primavera, antes que os botões comecem a crescer. A poda formativa é realizada apenas para árvores com menos de 3 anos, quando sua altura atinge 0,5-1 m. A poda dos ramos apicais, estimulando o crescimento lateral, ajuda a transformar uma planta como um cone em uma espécie de bola.
As árvores de Natal novas costumam ser tratadas com tesouras de poda. Para plantas maduras, tente usar um aparador de cerca viva. É aconselhável realizar um corte modelador em dias nublados, quando não há calor extremo. Caso contrário, as agulhas adquirem uma desagradável cor acastanhada. É aconselhável fazer uma aspersão preliminar para facilitar o trabalho e manter a nitidez do instrumento por mais tempo.
Os especialistas aconselham focar nas linhas naturais da copa da árvore, e não tentar refazê-las - ficará mais fácil.
Durante a estação de crescimento, não é permitido remover mais do que 30% do crescimento. Então, a formação de uma coroa densa exuberante será tão fácil quanto possível. É estritamente proibido deixar os galhos nus, porque então seu crescimento será impossível. Você também precisa cuidar da sua própria segurança. Todas as partes do corpo durante o trabalho, especialmente os olhos e as mãos, devem ser cuidadosamente cobertas.
Os requisitos adicionais são os seguintes:
- corte o abeto apenas com uma ferramenta afiada e limpa;
- depois de terminar o trabalho, lave suas lâminas e seque-as;
- evitar cortes de cabelo durante a excreção da resina;
- não se esforce para criar uma forma geométrica muito complexa (esta é uma prerrogativa dos profissionais), porque as opções mais simples não podem ser menos atraentes.
Top curativo
Apesar de toda a sua despretensão, o abeto definitivamente precisa de um suprimento de nutrientes. Fertilizantes com alto teor de nitrogênio são categoricamente indesejáveis.Eles não podem ser usados para plantio e cobertura morta. A estimulação do crescimento é fornecida de uma forma mais simples - usando composto. Em termos de 1 sq. m consumir de 3 a 5 kg de composto.
Deve ser lembrado que a fotossíntese em coníferas é mais fraca do que em decíduas (menos afeta a área total da folhagem). Pode ser melhorado com uma pequena dose de magnésio. Portanto, para a calagem das árvores de Natal, utiliza-se farinha de dolomita, que compensa a falta desse oligoelemento.
Mas esta composição por si só não pode ser dispensada. É imperativo o uso de outras misturas contendo Mg em uma forma que seja facilmente assimilada pelas plantas.
Escolher um fertilizante que não tenha nitrogênio e magnésio suficiente não é suficiente. Deve conter pelo menos 10-12 microelementos. Só então a alimentação pode ser feita completamente. A escolha entre fertilizantes russos e importados não é tão fundamental. É muito mais importante que a composição atenda aos critérios básicos de qualidade.
Cuidar dos abetos no inverno não é muito difícil - em primeiro lugar, certifique-se de que os ramos não ficam sobrecarregados de neve. Eles podem até mesmo quebrar com a carga. No primeiro ano de desenvolvimento, as plantas devem ser cobertas. A proteção necessária será fornecida por uma "cabana" improvisada de várias estacas, que são amarradas de cima. A "cabana" resultante é preenchida com ramos de abeto ou coberta com uma película do lado de fora para reduzir a carga de neve e torná-la mais uniforme.
Doenças e pragas
O aparecimento de manchas amareladas e a queda das agulhas no abeto significa que a planta é afetada pelo pulgão do abeto Sitka. Você pode detectar insetos nocivos batendo em um galho ao qual uma folha de papel está presa. É possível lutar contra pulgões apenas quando seus “patronos” - as formigas - são eliminados. Com um pequeno número de pulgões, as áreas problemáticas são lavadas com água e sabão. Mas você deve proteger as raízes da mistura de sabão.
O processamento é realizado com um intervalo de 6 a 10 dias. É aconselhável cortar todas as pontas dos brotos afetados. Quando as agulhas se dobram e começam a amarelar e aparecem as galhas, é derrotado por Hermes. Cada uma das galhas pode conter mais de 100 larvas.
Não há necessidade de processamento com drogas sintéticas ou meios improvisados. Você só precisa remover regularmente todos os brotos afetados.
Os inseticidas são usados apenas quando a doença está gravemente disseminada. O comedor de agulhas é um perigo sério. Esta praga só pode ser reconhecida sentindo as agulhas. Os ramos doentes são cuidadosamente, às vezes muitas vezes, tratados com sabonete líquido ou totalmente cortados. Uma infestação de hermes muito séria pode ser eliminada com pesticidas de amplo espectro.
A ferrugem do abeto afeta as agulhas, cascas, cones. A luta contra isso só é possível por um tratamento especial com as drogas recomendadas. Dentre eles, o Abiga-Peak e a Fitosporina-M mostraram-se os melhores.
O líquen pode causar o ressecamento dos galhos. Um simples raspador de madeira ajudará a remover focos de infecção. Raspadores de aço não podem ser usados - eles deformam a planta. Para prevenção no final do outono, as árvores são totalmente caiadas de branco.
A pulverização com uma solução de sulfato de cobre na concentração de 7 a 10% também é recomendada. Com uma infecção leve, é usado leite de limão. Se o líquen se espalhar muito, o abate sanitário será a única saída.
Você também precisa ter medo de doenças como:
- shute;
- fusarium;
- podridão de raiz;
- câncer de planta;
- botões de ferrugem.
Possíveis problemas
Se as agulhas dos abetos ficaram mais brilhantes, pode-se presumir que isso pode ser devido à chuva excessiva ou à rega excessivamente ativa. Agulhas amarelas e até brancas aparecem com falta de ferro. A falta de fósforo geralmente resulta em agulhas que ficam roxas; geralmente esse problema diz respeito a agulhas jovens. Já o escurecimento das agulhas deve-se à infecção da rizosfera pelo fungo. Para reduzir o risco de infecção, é necessário evitar molhar excessivamente as agulhas.
Quando o abeto cai fora de suas agulhas, a infestação de pulgões da raiz é quase sempre a causa da doença. Afeta principalmente árvores jovens e as chances de sua salvação são muito pequenas. Será possível evitar o aparecimento da doença tratando o coma do solo com inseticidas. Isso é muito importante devido ao fato de que é quase impossível prevenir infecções em creches. Com a manutenção da sala, a descarga de agulhas pode ser provocada por ar excessivamente seco e quente.
Muitas pessoas estão interessadas no abdômen como levantar os galhos pendurados. Na verdade, não há sentido nisso - o fato de os brotos olharem para baixo é um estado natural da árvore. Os espaçadores permitem que os ramos sejam levantados, mas esta é uma solução artificial. Além disso, eles não podem ser usados por muito tempo e podem levar à morte prematura de toda a planta.
Se a árvore tiver duas copas, no momento do plantio, uma delas é removida do comprimento de um novo broto para que a planta se desenvolva bela e graciosamente.
Preparando-se para o inverno
É necessário preparar o abeto para o inverno da última década de agosto. Já no último mês de verão, a alimentação é realizada sem adição de nitrogênio, mas com predominância de fósforo e potássio. A irrigação com carga de umidade é realizada não antes do momento em que as folhas caem de outras culturas. O círculo a ser regado deve ser pelo menos igual ao diâmetro da coroa. A cobertura morta de círculos próximos ao tronco é altamente recomendada, enquanto a cobertura morta é estabelecida com uma espessura de 0,05 m.
Na primavera, a cobertura morta terá de ser removida. Se isso não for feito, as raízes começarão a apodrecer. Também é necessário cuidar do suporte da coroa para o inverno. Apenas em casos raros é possível sacudir a neve manualmente após cada queda de neve. Se a coroa tiver uma forma piramidal, ela é amarrada em uma espiral de baixo para cima.
Não é recomendável apertar muito ao mesmo tempo - o principal é que os ramos fiquem estáveis na posição natural. Geralmente, não é apropriado apertar árvores com vários troncos: elas são simplesmente fixadas com uma corda forte. Variedades rasteiras de abetos são protegidas de maneiras diferentes: pedras que criam o suporte necessário são colocadas sob os galhos do esqueleto.
É estritamente proibido substituir as pedras por tábuas, toras, pedaços de toras ou galhos grossos - todos os materiais de madeira apodrecem. As plantas jovens com troncos verticais finos são presas com estacas de suporte e estrias.
Imediatamente antes do início do inverno, é imperativo que todas as plantações de coníferas sejam tratadas de insetos e patologias nocivas. As preparações contendo cobre fornecem a proteção necessária contra doenças. Para evitar danos por pragas, use "Actellik". A poda de abetos no outono, especialmente na segunda metade, é indesejável. Mesmo as sebes só se formam na primavera; é permitido remover apenas brotos deformados e quebrados se eles não puderem ser curados.
Para garantir que as coníferas sejam protegidas do sol de maneira confiável, elas são protegidas do sul. Mas uma medida muito mais correta seria a cobertura completa com capas. Não use polietileno e materiais não tecidos como abrigo. Por causa deles, a coroa pode vomitar, e isso sempre acaba sendo triste para a planta.
Recomenda-se o uso de gaze ou pano de saco. A remoção dos abrigos só deve ocorrer após o degelo do solo.
Como propagar?
Se for escolhido o plantio de sementes na primavera, elas devem ser estratificadas na neve por 30 a 120 dias. Antes do plantio, o material de plantio é embebido por 12 horas em uma solução de oligoelementos. A semeadura é realizada imediatamente após o aquecimento da terra. As mudas podem ser esperadas após o fim da geada. O desenvolvimento das mudas em um mesmo local levará de 1 a 2 anos, sendo então transplantadas para o local definitivo.
Antes de comprar sementes, certifique-se de que estão totalmente acondicionadas. Mudas com raízes fechadas podem ser cultivadas não só em recipientes, mas também em rolos de polietileno. Um pré-requisito para o sucesso é escolher.
Mas você pode usar outra técnica - cortes.As estacas de inverno são plantadas na primavera, quando os botões de outras plantas incham. Em 3-5 meses as raízes vão crescer até 0,2 m. Recomenda-se manter a temperatura no solo (a uma profundidade de 0,05 m) de 13 a 20 graus. Ao mesmo tempo, o ar aquece até 10-19 graus. Na estufa, eles colocam uma "torta" de:
- cascalho fino (0,05 m);
- gramado (0,1 m);
- combinações de 1 parte de turfa com 3 partes de areia de quartzo lavada.
A estufa pronta é regada para que a água sature o "bolo" de cima para baixo. Cubra a estufa com uma moldura de vidro ou filme. As estacas devem ser plantadas em um ângulo de 20 a 30 graus a uma profundidade de 0,01 m.
Para criar um efeito de sombreamento, uma gaze é colocada na parte superior.
Belos exemplos em paisagismo
Demoraria muito para descrever os comidos e pintar o caminho com eles. Mas é muito mais interessante como pode ser uma composição com eles em um terreno de jardim ou perto de uma casa. A foto abaixo revela toda a beleza do abeto amarelo-esverdeado, realçado por um tapete vegetal branco. Do outro lado da moldura está outra planta conífera em miniatura. Deixe sua cor ser mais familiar, mas a graça está além de qualquer dúvida.
Mas você pode fazer de outra forma, usando um abeto azulado relativamente alto. Neste caso, torna-se a característica dominante em uma zona separada do terreno do jardim.
E aqui foi tomada uma decisão que estava completamente fora do alcance tradicional - as coníferas criaram um fundo completamente artificial. Eles são usados como detalhes decorativos locais ao redor da entrada da garagem. E, devo admitir, a aparência não é tão ruim.
O arbusto Nidiformis subdimensionado mostrado nesta foto foi usado para formar um jardim de pedras original. Uma planta localizada em um estrado chama imediatamente a atenção do observador.
Mas é assim que se parece uma outra versão de um jardim de pedras, decorado com a ajuda de coníferas raquíticas. Apesar da aparente aleatoriedade, a consideração da composição pode ser reconhecida pela geometria. Considere, por exemplo, a cor verificada e o equilíbrio geométrico de suas partes constituintes.
Como plantar e cuidar do abeto, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.