Como propagar um abeto?

Contente
  1. Como eles se reproduzem na natureza?
  2. Métodos de criação em casa
  3. Trabalho preparatório
  4. O processo de plantio no solo
  5. Cuidados de acompanhamento

Várias variedades de abetos, incluindo magníficas árvores com agulhas azuis, são um elemento indispensável nas composições decorativas dos jardins campestres. A maneira mais fácil de cultivar belas árvores perenes é por meio de estacas, mas, neste caso, você precisará conhecer os meandros desse processo.

Como eles se reproduzem na natureza?

Em seu ambiente natural, comeu, como todas as outras plantas, primeiro florescem, após o que são polinizadas e multiplicadas. Esta raça de coníferas tem órgãos reprodutivos específicos - são ramos modificados chamados estrobilas. O abeto é considerado uma planta monóica, pois nela se formam órgãos de ambos os sexos.

Reunidos em várias peças, eles formam cones. Na última década da primavera, pequenos cones femininos aparecem nas extremidades dos ramos - um feixe de megastrobilis avermelhados, direcionados para cima. Os macrósporos que se desenvolvem neles formam um saco embrionário com sementes. Eles estão localizados nos brotos superiores, o que posteriormente garante o vôo de longo alcance das sementes.

As flores masculinas são microstrobilis. São órgãos estaminados que formam protuberâncias menores e amareladas, formadas principalmente nos ramos laterais. Os micrósporos formados neles resultam em pólen da mesma cor amarela. Na primavera, eles jogam fora e polinizam os órgãos femininos da árvore.

No outono, as flores femininas fertilizadas já são cones de abeto bastante grandes, principalmente marrons. Em algumas espécies, eles podem ser completamente escuros, quase pretos. As sementes de abetos sem peso com asas transparentes amadurecem no final do inverno e no início da primavera. Eles voam instantaneamente dos galhos mais altos e, impulsionados pelo vento, podem ficar longe da árvore-mãe.

Enquanto mantêm a germinação, as sementes às vezes não germinam por cerca de 10 anos, mas então encontram um momento favorável e brotam, enraizando gradualmente no solo. O rebento Spruce é uma haste fina com um topo na forma de um nó de cotilédone (verticilo). A planta cresce apenas 4 cm por ano, depois começa a crescer mais rápido. Protegida por outras árvores em tenra idade, à medida que cresce, a beleza das coníferas vai gradualmente deslocando-as, abrindo caminho sob o sol.

As árvores spruce adquirem a capacidade de florescer na idade de 25-50 anos, mas em algumas variedades, com os devidos cuidados, aparecem protuberâncias por volta dos 10-15 anos. A floração das plantas adultas não ocorre todos os anos, mas uma vez a cada 3-5 anos. Se uma árvore é plantada em uma área espaçosa e tem luz natural suficiente, ela pode começar a se reproduzir muito mais cedo do que em uma floresta ou plantio denso.

Apesar de na natureza o abeto reproduzir árvores semelhantes com a ajuda de sementes, o cultivo permite outros métodos de sua reprodução.

Métodos de criação em casa

Nos seus terrenos, os jardineiros cultivam principalmente variedades de abetos azuis, que são especialmente belas no desenho paisagístico do território. Para isso, são utilizadas tanto as variedades de baixo crescimento, atingindo uma altura de 1,5-2 m, quanto árvores altas com capacidade de até 15-20 metros. No entanto, não se esqueça disso o abeto cresce lentamente e pode levar mais de uma dúzia de anos.

Uma cultura popular, é claro, é feita por sua insensibilidade à composição do ar, bem como à resistência às geadas e à seca, mas é preciso entender que existem certas dificuldades no cultivo de espécies de coníferas, inclusive na sua reprodução.

Existem várias maneiras de cultivar um abeto.

Para quem não procura caminhos fáceis, convém melhoramento de sementes... Este é o método mais difícil e não garante o aparecimento de uma árvore varietal como o abeto azul no local. Acontece que, no processo de crescimento, a árvore de Natal perde o seu azul nobre e se torna verde. Infelizmente, isso só pode ser percebido no segundo ano de vida da planta.

    Para evitar decepções, você precisa saber mais sobre a variedade selecionada e suas características antes de comprar.

    As sementes devem ser selecionadas em silvicultura especial. Nesse caso, você precisa prestar atenção às seguintes características:

    • a porcentagem de germinação (pode depender das condições de armazenamento);
    • exclusão de cruzamento com outras variedades da raça;
    • a qualidade das sementes - devem ser frescas (da época atual).

    Mas a boa semente é apenas metade da batalha, as regras de preparação e semeadura devem ser seguidas para garantir o sucesso. No entanto, se você quiser plantar uma árvore de Natal comum no jardim, o método de sementes também é adequado.

    O mais eficaz e descomplicado é reprodução comeu por estacas. Então a árvore enraíza melhor, se adapta mais rápido ao novo lugar e fica muito mais fácil cuidar da muda. Porém, o método vegetativo tem suas sutilezas - é necessário coletar o material de plantio em tempo hábil, levando em consideração a idade das plantas-mãe.

    Mesmo as estacas coletadas de árvores jovens são capazes de produzir um sistema radicular desenvolvido apenas em 80%, enquanto o material retirado de abetos velhos é viável apenas na metade dos casos. O método é relevante para o cultivo de abetos do tipo azul, pois ao semear as sementes, muitas vezes crescem com agulhas verdes.

    Tendo em mente que as sementes precisam ser cuidadosamente processadas antes do plantio, e às vezes leva muito tempo, é muito mais fácil enraizar e cultivar um abeto de um galho em seu jardim.

    Trabalho preparatório

    Os abetos-mãe, de onde são tiradas as mudas, devem ter entre 4 e 20 anos, então você pode contar com um bom enraizamento. Plantas mais velhas depois de 30 anos também darão resultados, mas mais modestos.

    O preparo das estacas é feito em várias etapas, nas quais os requisitos básicos devem ser rigorosamente observados.

    • Para garantir que você obtenha galhos de qualidade, é aconselhável usar árvores com menos de 10 anos. Uma condição adicional é cortar um abeto cultivado a partir de sementes.
    • É melhor não cortar o material de enraizamento, mas quebrá-lo com as mãos enluvadas - assim a estaca perde menos resina e, portanto, menos nutrientes.
    • Você precisa escolher ramos anuais com um pedaço de casca, localizados horizontalmente. O "calcanhar" necessário não permite que a resina escorra, evita que a planta apodreça, que ocorre devido à sobreposição do fluxo de seiva.
    • O material de qualidade é considerado dos lados da árvore, sua parte intermediária ou copa. Um rebento saudável é amarelado, castanho na base.
    • As estacas são cortadas de 6 a 10 cm de comprimento, é aconselhável plantá-las imediatamente. Durante o transporte, o material de plantio é envolto em um pano úmido.
    • Jardineiros experientes aconselham não cortar o abeto nas horas quentes do dia, mas sim de manhã cedo, quando ainda há orvalho nos ramos, o que contribuirá para o rápido desenvolvimento das raízes.

    Acredita-se que é melhor colher as estacas na primavera - do final de março a meados de maio. Neste momento, ocorre um processo de vegetação ativo e inchaço dos botões, no qual as escamas se afastam e surge uma parte cônica verde.

    Com a escolha certa da época de plantio, é possível desenvolver raízes com cerca de 20 cm de comprimento em 2,5 meses.

    Se você colher os galhos no verão, é improvável que eles tenham tempo para iniciar os processos de raiz, mas um influxo se formará no cabo, a partir do qual o sistema radicular se desenvolverá mais tarde. Para acelerar o processo, recomenda-se o uso de estimulantes de crescimento. As seções cortadas são tratadas com Kornevin ou embebidas em solução de Heteroauxin.As estacas, colhidas mais cedo, vão dar raízes na água previamente sedimentada, se você segurá-la por várias horas.

    Apesar de os abetos poderem ser propagados com galhos no outono, antes da primeira geada, isso não deve ser feito, pois a adaptação das mudas de inverno é difícil. Este processo dura de 8 a 9 meses, enquanto na primavera é de 4 a 5 meses no máximo. Além disso, um terço de todos os brotos morre, em contraste com os da primavera, que quase todos criam raízes.

    O processo de plantio no solo

    Antes do plantio, a parte inferior da planta é limpa de agulhas e brotos e, em seguida, colocada em uma solução de açúcar (para 1 litro de 50 g de areia). O talo deve permanecer nele por 24 horas. Então usado estimulantes - ácido húmico ou succínico.

    O plantio em casa é realizado através das seguintes etapas.

    • O solo para pequenos recipientes de estufa é preparado a partir de perlita, turfa, areia e solo de jardim. Alternativamente, uma mistura de coco lavado e turfa é adequada. É um composto solto e respirável que as plantas jovens precisam.
    • Na parte inferior da caixa, uma camada de drenagem é colocada a partir da triagem da turfa e da casca seca, e um substrato de solo é colocado no topo.
    • Os galhos devem ser plantados em um ângulo de 30-45 graus em buracos de 3-4 cm de profundidade. Se várias mudas forem colocadas em um recipiente, então uma distância de 30 cm é mantida entre elas.
    • A terra deve ser compactada e a areia grossa do rio deve ser despejada no topo - isso impedirá o apodrecimento das raízes. Você também pode cobrir a superfície da terra com lascas de madeira, palha, casca de pinheiro, deixando apenas o solo na base da muda sem cobertura morta.
    • Em seguida, as plantas são regadas e cobertas com uma película que proporciona um efeito estufa. Os recipientes são colocados em uma área sombreada.

    O enraizamento geralmente ocorre após 2 meses ou um pouco mais tarde. Paralelamente, para conseguir germinar com sucesso as pequenas árvores de Natal, terá de as cuidar regularmente, realizando os procedimentos agrícolas necessários.

    Cuidados de acompanhamento

    Contanto que os galhos criem raízes é necessário abrir o filme todos os dias e arejar as plantações por 15 minutos. Se o cultivo das árvores de natal ocorre diretamente na estufa, é necessário abrir as portas da sala ou janelas todos os dias, mas evite correntes de ar. Além disso, é necessário pulverizar o ar da sala e os próprios cortes.

    É importante que as raízes tenham sempre ar fresco, por isso o afrouxamento é realizado com bastante frequência.

    Se as mudas estão em uma estufa ou em recipientes, depois de um tempo, é necessário fazer tratamento preventivo do solo com inseticidas e antifúngicos... No inverno, as plantas devem ser mantidas sob o material de cobertura em local fresco. Na primavera, você precisará inspecionar os brotos e replantar os caídos e os mais fracos. Via de regra, todos eles se enraízam bem durante o verão.

    Perto do outono, nos últimos dias de agosto, você pode começar a endurecer as plantas, levando-as para o ar livre.

    Por volta do terceiro ano de vida, qualquer variedade, incluindo o abeto comum, adquire um sistema radicular forte, mas se você deseja obter árvores realmente saudáveis, fortes e bonitas, é necessário manter as árvores de Natal jovens em condições de estufa por até 5 anos.

    Só então a cultura pode ser plantada em local permanente em solo aberto, não sendo desejável escolher para ela um local onde se cultivasse previamente a erva-moura. Este solo é especialmente prejudicial para o abeto decorativo azul.

    Para fazer crescer uma árvore bela e forte, é necessário conhecer não só as características estruturais de seus órgãos reprodutivos, mas também seguir as regras de corte, plantio e demais cuidados com a cultura.

    Para obter mais informações sobre como cultivar e cuidar do abeto, veja o vídeo a seguir em detalhes.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário