Características dos extratores para afrouxar porcas e parafusos
As características dos extratores para desparafusar porcas e parafusos estão na escolha do projeto correto, nos diferentes tamanhos usados para conectores roscados de diferentes diâmetros e nas condições em que são encontrados.
A fratura pode estar em níveis diferentes, com espaço livre para cunha ou sua ausência. O uso de uma ferramenta especial ocorre nos casos em que é impossível remover um parafuso ou porca por métodos convencionais, usando ferramentas familiares.
O que é isso?
Em fontes especiais, um extrator para desaparafusar porcas é chamado de ferramenta útil e conveniente, usada quando é necessário remover fixadores, por exemplo, parafusos quebrados em peças de automóveis. - é nesta unidade que existem muitas conexões roscadas, dispositivos de fixação e peças.
- A causa da quebra pode ser circunstâncias variáveis que levaram à deformação ou danos ao metal. - quebra, abrasão da linha, fixação pouco confiável, metal de baixa qualidade, uso incorreto de fixadores em relação às dimensões ou furos.
- O princípio de operação, bem como a escolha do tipo apropriado, pode ser determinado pelo motivo que causou essa necessidade (ferrugem, rachaduras e lascas, bolhas e rasgos).
- Os fixadores podem ser danificados em altas temperaturas (aderência)apertar com a chave errada.
- Às vezes, o extrator é chamado de uma espécie de bórax, mas esta definição não corresponde a todas as variedades, produzidos por fabricantes em resposta às demandas e necessidades do mercado de instrumentos.
A descrição invariavelmente contém uma menção à variedade de recursos de design e aplicativos. Cada um dos tipos distintos tem suas próprias características, vantagens e desvantagens, mas na dura realidade, um design simples e tipo de modelo se manifestam perfeitamente em diferentes situações. Quando a cabeça está nivelada, cortada acima do nível da peça ou fraturada a alguma distância da superfície, tal ferramenta é simplesmente necessária.
Nas instruções, você pode não encontrar uma menção de que o extrator é usado para fixadores lapidados, no entanto, a presença de destreza e algumas nuances permitirão que você lide com sucesso com um fixador quebrado sem manipulações tediosas com ferramentas auxiliares que não são tão adaptadas a um processo específico.
À venda, você pode encontrar um conjunto de cabeças de soquete ou uma ferramenta separada da peça de trabalho e da haste, com a qual é fixada a um suporte de matriz, chave inglesa ou chave de fenda.
Visualizações
A presença de tipos diferentes se deve à finalidade pretendida, mas é melhor adquirir um conjunto de extratores de diâmetros diferentes. Isso permite que você trabalhe com diferentes tamanhos de conexões rosqueadas - de M1 a M16... Para o acabamento, podem ser usados dispositivos com arestas de corte opostas - a rosca esquerda no parafuso implica um extrator com direção direita. Isso se aplica a um parafuso sem cabeça, um tipo de ferramenta de parafuso em espiral. Comprar um kit para fixadores danificados não só economiza dinheiro (é mais barato do que comprar cada ferramenta separadamente). Você precisa decidir com que tipo de dano terá que trabalhar com mais frequência: o externo é útil para se projetar acima da superfície e é grande, dentro dele existem bordas afiadas especiais.
O externo é útil para cabeças de parafusos com bordas lapidadas e para uma porca danificada, se deixar espaço para manobra. Além dos tipos listados abaixo, você pode encontrar a diferenciação em extratores externos e internos (para a operação de avarias salientes ou aprofundadas). No primeiro caso, as arestas vivas atuam no interior da cabeça do extrator, que transferem a energia de rotação, no segundo - por martelamento ou aparafusamento no corpo do parafuso danificado. As ferramentas internas são classificadas como unilateral e dupla face. Os primeiros podem ser com uma área de trabalho em forma de broca (cone) ou em forma de cunha.
Em forma de cunha
Eles foram nomeados após a aparência da área de trabalho.... Esses extratores podem ser tetraédricos ou planos. A forma tradicional mais comum e reconhecida é o cone facetado. Ele é usado quando você pode furar o hardware e, em seguida, basta inserir o extrator no furo acabado. A complexidade da aplicação reside na precisão da broca - um furo feito incorretamente pode levar à quebra da ferramenta devido a uma carga distribuída incorretamente.
Se o parafuso tiver um eixo de rotação deslocado, a ferramenta de cunha será inútil. Muito do sucesso do processo é determinado precisamente pela seleção correta da ferramenta. Alicates não são recomendados para usar cabeças de soquete.
haste
Sua descrição é invariavelmente lacônica, embora às vezes você possa encontrar uma afirmação pouco profissional de que esse tipo funciona com o mesmo princípio que o em forma de cunha e o helicoidal em espiral. No entanto, na utilização de um extrator com uma peça útil em forma de haste de gume afiado, existem algumas peculiaridades: o desenroscamento ocorre com o auxílio de uma segunda ferramenta auxiliar - uma chave de diâmetro adequado.
Para inserir uma ferramenta com uma haste e bordas afiadas, na maioria das vezes você também precisa de um furo no corpo da ferragem.
Parafuso espiral
Esses modelos são caracterizados de forma consistente como um tipo de ferramenta confiável e eficiente. Eles são produzidos com uma rosca em forma de cone que pode ser cortada em diferentes direções - à direita ou à esquerda.
O princípio de aplicação é extremamente simples - aparafusando em um orifício pré-perfurado. Após o bloqueio, você pode desparafusar com segurança junto com o parafuso para o qual ele é usado. Os especialistas aconselham o uso de uma chave inglesa, útil para reparos e outras manipulações de chaveiro, ferramentas de fixação ou rotativas.
Como usar corretamente?
Hardware quebrado não é o fenômeno mais agradável durante o trabalho de reparo. Ele pode ser colocado em um local aberto ou de difícil acesso. Começando a trabalhar com ele, é necessário não só perceber a necessidade do uso de um extrator, mas também determinar corretamente com a ajuda de qual tipo é melhor realizar a remoção. Então, é suficiente usar um algoritmo bem testado e conselhos úteis de profissionais.
- Perfure hardware quebrado você ainda precisa: o furo deve estar estritamente no centro, e o diâmetro da broca deve ser menor que o mesmo parâmetro da peça.
- Se hardware com bordas cortadas, é impraticável usar um extrator de parafuso espiral, é mais fácil retirá-lo com uma ferramenta em forma de cunha.
- Desaparafuse o parafuso que está nivelado com a superfície, é mais fácil com um punção central que permite determinar com precisão o ponto central para a perfuração, de modo que não haja deslocamento do eixo.
- Aperte o parafuso rebaixado bem abaixo da superfície usando uma luva guia... Também será útil se o ponto de ruptura estiver localizado acima do fixador.
- A facilidade de trabalho é muitas vezes devido à presença de ajudas e ferramentas... Portanto, o conselho para comprar kits não é acidental.
O sucesso das ações tomadas depende da escolha correta do extrator... E não se trata apenas do tipo, mas também do diâmetro e da forma de aplicação.Portanto, é melhor adquirir um conjunto onde existam extratores com vários bicos, luvas de chave e dispositivos semelhantes para guiar a broca, que deve ficar estritamente no centro do parafuso, porca ou pino. Nas redes de varejo, existem muitos gadgets dos principais fabricantes, caros e baratos, convenientes e funcionais.
O preço nem sempre é o principal componente que garante a compra de um instrumento de qualidade. Você precisa estudar cuidadosamente todas as prioridades e comprar os produtos do tipo desejado.
O comentário foi enviado com sucesso.