Tudo o que você precisa saber sobre câmeras de ação

Contente
  1. O que é e para que serve?
  2. Onde eles são usados?
  3. Visão geral da espécie
  4. Modelos populares
  5. Componentes
  6. Como escolher o caminho certo?
  7. Como usar?

As câmeras de ação ganharam imensa popularidade entre os entusiastas de atividades ao ar livre. Viajantes, desportistas radicais, videobloggers e turistas não apenas sabem o que é e para que servem, mas também usam ativamente este dispositivo para o fim a que se destinam. Ao decidir qual câmera de vídeo escolher, você deve primeiro estudar a comparação dos melhores modelos e análises - isso evitará erros irritantes, mesmo para iniciantes.

O que é e para que serve?

Uma câmera de ação é um dispositivo especial para tirar fotos em condições extremas. Ele difere de seus equivalentes clássicos pela presença de um corpo compacto, excelente estabilização de imagem e um amplo ângulo de visão. O nome do gadget define totalmente sua função: ação em inglês significa "ação". Esta é uma filmadora para filmar em movimento.

Ao contrário da tecnologia convencional, essa técnica tem uma montagem fixa - no guidão de uma bicicleta, roupas, capacete, pulso e, às vezes, até embutido em óculos.

Na maioria das vezes, uma câmera de ação se parece com um monobloco compacto com uma lente localizada na parte frontal ou frontal do corpo. Ele é projetado para fotografar "em movimento", em movimento, quando é impossível gastar muito tempo em longos ajustes ou focos.

É a ferramenta perfeita para capturar acrobacias, performances esportivas e reportagens online em vídeo em formato digital. O conjunto geralmente vem com uma caixa protetora que pode proteger equipamentos complexos de sujeira, umidade e outras influências externas.

O dispositivo geralmente é fornecido com uma lente ultra grande angular com maior profundidade de campo. Nesse caso, a técnica dispensa o foco automático, e os modelos com duas câmeras fish-eye ("fisheye") permitem a obtenção de uma visão esférica. Esses dispositivos funcionam de forma quase autônoma, eles podem criar vídeos em qualidade 4K e fotografias. A memória pode ser embutida ou externa usando cartões microSD, alguns modelos são equipados com um módulo wi-fi.

Vamos delinear as principais vantagens das câmeras de ação.

  1. Compacidade e leveza. Eles são realmente minúsculos, pesando menos de 100 g, o que é muito importante em condições em que qualquer excesso de peso é crítico. Ao pular de pára-quedas, fazer acrobacias vertiginosas em uma bicicleta, esse dispositivo não se tornará um obstáculo adicional.
  2. Alto grau de proteção. Ao usar aqua box com uma câmera de ação, você pode mergulhar a uma profundidade de 60 m. Sem proteção adicional, tolera facilmente tremores, temperaturas muito altas ou baixas, choques e alta umidade.
  3. Altas habilidades adaptativas. A câmera de ação permite obter uma imagem de alta qualidade devido ao uso de sistemas de estabilização digital e modos especiais para a noite ou em condições de baixa visibilidade.
  4. Ângulo de visão na faixa de 90-170 graus. Isso permite que você exclua a formação de "zonas mortas" ao fotografar, aumenta a cobertura da imagem. Isso é importante porque o operador praticamente não tem controle sobre o processo de filmagem.
  5. Alta velocidade de gravação. Nos modelos top, chega a 240 frames por segundo. Esta é uma qualidade valiosa para os fãs de esportes radicais, pois permite capturar uma série de movimentos ou gravar vídeos em câmera lenta.
  6. Conveniência de fixação. As câmeras de ação são adaptadas para serem fixadas em quase todas as superfícies.Eles podem ser fixados em um drone, montado em um pára-choque de carro, guidão de motocicleta ou bicicleta, capacetes, roupas.

Existem também desvantagens associadas às características de tal técnica compacta. As câmeras de ação têm uma vida útil limitada da bateria - geralmente a bateria dura 2 horas de uso contínuo.

E também durante o uso da câmera, a falta de acesso total às funções do Zoom e as possibilidades truncadas de alteração dos ajustes podem interferir.

Ao filmar à noite, as câmeras de ação muitas vezes reduzem a qualidade do vídeo, além disso, são de pouca utilidade para tirar fotos. E ainda, de acordo com as avaliações dos proprietários, a compra de tais dispositivos realmente se justifica.

Onde eles são usados?

O uso de câmeras de ação é bastante variado. Eles são usados ​​para filmagens, especialmente onde a ação ocorre com um grande número de cenas dinâmicas. Alguns diretores sobrevivem com uma câmera de ação. Os modelos menores geralmente substituem o DVR no carro. Além disso, eles são usados ​​em outros tipos de equipamentos - de ATVs a bicicletas.

No mergulho, ao mergulhar a uma profundidade de no máximo 60 m, as câmeras de ação ajudam a lidar com a fotografia ou a criar vídeos. Esta técnica é especialmente usada em locais com um grande número de peixes e animais marinhos. Ao adicionar um monopé em terra, a câmera pode ser facilmente adaptada para fotografia de reportagem.

Isso é útil ao viajar ou fazer vlogs.

O principal campo de aplicação da câmera de ação ainda é nos esportes radicais. Aqui, ele é usado em paraquedismo, testes de motocicleta, estilo livre e na execução de manobras. Mesmo os eventos mais rápidos são capturados com segurança.

Além do mais, existem também algumas maneiras bastante incomuns de usar câmeras de ação. Por exemplo, eles são usados ​​como monitor de vídeo para bebês com rastreamento de imagem por meio de um telefone celular, se houver um módulo Wi-Fi. Durante a caça ou durante as operações de busca, este dispositivo é preso à coleira do cão.

Visão geral da espécie

Existem muitos tipos de câmeras de ação que podem ser adequadas para o hobby de fotografar em movimento. Dependendo das preferências e desejos específicos, este pode ser um modelo com estabilização ótica de imagem ou com uma bateria grande, grande angular ou desportiva. Se o tamanho for importante, uma mini câmera é a melhor escolha.

Para gravação de som, é melhor escolher um modelo com microfone externo, para uso como gravador de vídeo - com zoom, GPS e wi-fi.

Comparar diferentes tipos de câmeras de ação ajuda a entender exatamente como cada uma das opções funciona. Apesar das funções gerais, eles ainda têm diferenças bastante óbvias que merecem uma descrição separada.

Clássico

As câmeras de ação clássicas são versáteis e compactas. Suas características distintivas incluem:

  • facilidade de fixação;
  • uma variedade de componentes;
  • estabilização de imagem;
  • ângulo de visão 120-170 graus;
  • carcaça à prova de choque.

Modelos do tipo básico são convenientes para gravar pequenos clipes, truques, eles podem ser montados em equipamentos esportivos. Para fotos sérias, o ângulo de visão pode não ser amplo o suficiente.

Para fotos panorâmicas

Câmeras de ação com um campo de visão de 360 ​​graus criam uma "sensação de presença" no processo de filmagem. Ao mesmo tempo, o operador fica atrás da moldura, o que permite garantir que não haja interferência na lente. Existem 2 deles em modelos para fotografia panorâmica, cada um com uma lente grande angular. A visualização de 360 ​​graus é exigida ao criar vídeos no ar, nas montanhas, nas ondas - onde é mais importante. O conteúdo de vídeo filmado com câmeras de ação panorâmicas é destinado à visualização com óculos ou capacetes de realidade virtual.

Com modo noturno

Câmeras de ação com função de captura noturna permitem que você continue gravando vídeos mesmo após o dia. O grau de escurecimento pode variar do crepúsculo à escuridão total: o nível de sensibilidade varia dependendo do modelo. A luz ambiente é freqüentemente usada quando o modo noturno está ativado.Além disso, existem câmeras que usam radiação infravermelha ou ultravioleta. A escolha da solução certa depende do seu orçamento e preferência.

Para quadcopter

Usar uma câmera de ação em combinação com um quadricóptero permite que você resolva o problema de gravação de vídeo e, se você tiver um módulo Wi-Fi, transmita-o também para seu smartphone. Muitos fãs de automontagem de drones preferem comprar equipamentos adicionais. Além do mais, alguns quadricópteros não são inicialmente equipados com câmeras, eles são adquiridos separadamente.

A maioria dos modelos de câmeras de ação equipados com montagem para drones são equipados com outros adaptadores. para capacetes, lemes (o suporte é vendido com uma caixa à prova d'água incluída). Isso é conveniente se os interesses do proprietário não se limitarem à fotografia aérea. O módulo Wi-Fi é considerado um complemento indispensável - mesmo com uma faixa de recepção de sinal de até 50 m, você pode controlar a ligação e desligamento do dispositivo a partir de um smartphone.

Alguns modelos possuem um modo de transmissão ao vivo, adequado para controle FPV.

Em forma de óculos

Câmeras de ação ultracompactas alojadas em óculos de proteção especiais são a solução perfeita para capturar vídeos de movimento em primeira pessoa. Com esses modelos, as mãos permanecem livres, o operador não precisa selecionar os fechos. Esta opção de design é especialmente procurada em esportes profissionais ou amadores. A lente está mais frequentemente localizada na área da ponte acima da ponte do nariz; a gravação de som não é fornecida. As câmeras com óculos possuem as especificações técnicas mais modestas, apesar de sua aparência futurística.

Modelos populares

A linha de câmeras de ação é bastante diversificada. Entre eles encontram-se opções de equipamentos da China, bem como marcas americanas ou europeias de maior prestígio e com características impressionantes. Entre os mais populares estão vários modelos.

  • GoPro Hero7 CHDHX-701. A série de câmeras de ação mais famosa do mundo, em sua próxima encarnação, grava vídeos em 4K a até 240 fps. Não necessita de estabilização mecânica e, com a função "superfoto", até as imagens estáticas parecem brilhantes e nítidas. Ideal para transmissão ao vivo, a câmera possui uma caixa à prova d'água à prova de choque.
  • Sony HDR-AS300R. O modelo com corpo compacto e ergonômico é um produto premium. Inclui suportes para capacete, guiador de bicicleta, controle remoto, caixa de água. Fornece um sistema de estabilização ótica de imagem, uma grande fonte de bateria, um slot para cartões microSD, um módulo Wi-Fi e uma conexão de microfone externo. O aparelho pesa 109 g.
  • AC Robin Zed5. Modelo em uma caixa compacta clássica com um estabilizador de matriz. Tem um ângulo de visão de 170 graus, pode gravar vídeo 4K, mas a velocidade máxima de 120 fps é alcançada a 1080p. O modelo está equipado com montagens iSHOXS profissionais, um microfone externo.
  • Xiaomi YI ação 4K. Câmera de ação da China com boa funcionalidade, mas configuração básica limitada. Inclui apenas um monopé e um controle remoto. A câmera pesa 95 g, possui um ângulo de visão de 155 graus, possui um módulo Wi-Fi e uma tela sensível ao toque.
  • Sjcam sj4000 wi-fi 2.0. Câmera de ação para fotografar de drones, mergulho subaquático e outras atividades. Na presença de um display de 2 polegadas, módulo Wi-Fi, detector de movimento, função de lapso de tempo, mas a taxa de quadros é limitada a 30 por segundo. O modelo possui um ângulo de visão de 170 graus, o aparelho pesa apenas 46 g.

O esquema de cores também é bastante variado. O case branco não é muito prático, mas os modelos prata e preto são os mais populares entre os compradores.

Componentes

Encontrar os acessórios certos para câmeras de ação é um processo que o operador simplesmente não pode evitar. Entre os componentes necessários, o primeiro é a caixa aqua - uma caixa à prova d'água para mergulho e condições extremas de operação. Além disso, para o uso diário, um estojo de silicone pode ser útil, protegendo a lente contra danos, arranhões e choques.Uma bateria substituível também vale a pena cuidar.

Outros acessórios úteis incluem:

  • tripé de aranha;
  • montagem de cabeça;
  • clipe de sucção (para trabalhar no modo gravador de vídeo);
  • braçadeira de guiador;
  • um conjunto de almofadas adesivas;
  • pulseira giratória para usar no pulso.

Dependendo do método de filmagem, o conjunto de acessórios necessários pode ser complementado. Por exemplo, o trabalho estático requer um tripé e um microfone externo. Para criar selfies ou relatórios de vídeo, um tripé monopé com um botão ou um controle remoto externo é usado.

Uma flutuação para os filtros da câmera e da lente ajudará a tornar mais eficaz a captura de fotos na água.

Como escolher o caminho certo?

Escolher uma câmera de ação pode ser um grande problema se você não levar a coisa o mais a sério possível. Avaliações de muitos modelos são contraditórias, por isso é melhor não confiar apenas na opinião dos fãs de uma determinada marca, mas também considerar parâmetros e características específicas. Os parâmetros mais importantes podem ser destacados.

  1. Proteção do casco. Para esportes radicais, esse fator é fundamental. Se você tem que filmar na "selva de pedras" de uma grande cidade, é melhor dar preferência a um corpo todo em metal feito de ligas de alumínio ou uma combinação de poliuretano com outros materiais. Os modelos em um invólucro de plástico resistente a impactos devem ser protegidos adicionalmente com tampas, especialmente se forem removidos no frio.
  2. Taxa de quadros. Afeta significativamente a qualidade da gravação de vídeo. Quanto mais alto for este indicador, mais suave e uniforme será a imagem dinâmica na tela. Mas o mesmo fator afeta a taxa de consumo da bateria - às vezes vale a pena sacrificar taxas muito altas ou comprar imediatamente uma bateria substituível.
  3. A presença da tela. É absolutamente necessário para fazer vlogs ou filmagens, pois permite que você analise rapidamente a filmagem e escolha o ângulo com mais precisão. Nesse caso, um dispositivo com display colorido de cristal líquido será a melhor escolha. Mas a tela é opcional, além disso, aumenta visivelmente o peso e as dimensões do dispositivo. As menores câmeras de ação podem ser configuradas e geradas diretamente em um smartphone.
  4. A duração da bateria. Pode ser uma surpresa desagradável para um operador novato que a bateria de íon de lítio esteja completamente descarregada após apenas 2 horas de operação. Se você planeja fazer vídeos mais longos, deve prestar atenção à possibilidade de comprar uma bateria adicional junto com a câmera.
  5. Memória. O integrado pode armazenar até 32 GB de vídeo - o suficiente para 3 horas de gravação contínua. Mas muito mais importante é o suporte da mídia externa. Com ele, será muito mais fácil expandir as capacidades da tecnologia. É esse fator que você deve prestar atenção ao escolher.
  6. Opções úteis. O sensor GPS é útil para fixar o local do tiro, o sensor G é simplesmente indispensável para iniciar a gravação automaticamente quando você começa a se mover. Outras opções úteis incluem um conector HDMI para saída de vídeo para uma grande tela de TV via cabo e um controle remoto.
  7. Compromisso. Para o ciclismo, snowboard, esqui ou montanhismo, as câmeras de ação na forma de óculos com disparo em primeira pessoa são mais adequadas. Para outros esportes radicais, você pode escolher entre as séries padrão. As opções com vista panorâmica são adequadas para a gravação de vídeo para transmissão e visualização em dispositivos com criação de realidade virtual.
  8. Permissão. Pagar a mais por 4K nem sempre é aconselhável. Para a maioria dos vídeos, 1920 × 1080 é suficiente.

Vale a pena considerar que Os iniciantes simplesmente não precisam de muitas das funções de uma câmera de ação. Se o objetivo não é necessariamente criar conteúdo de vídeo ao nível dos festivais de cinema, pode-se abandonar a tela, o que torna a estrutura mais pesada e aumenta suas dimensões. Uma velocidade de gravação de 60 quadros por minuto também será suficiente.

O que você não deve economizar é na capacidade da bateria e na resistência do case.

Como usar?

Ao usar uma câmera de ação, você deve seguir certas regras. Na primeira vez que você liga o gadget, é necessário configurá-lo. Apesar das diferenças gerais entre os modelos, os princípios de operação nesta fase são praticamente os mesmos. Para configurar e executar a técnica corretamente, vale a pena seguir as recomendações dos especialistas.

  1. Ao usar pela primeira vez, insira a bateria e o cartão de memória. É imprescindível carregar a bateria, para isso existe um dispositivo especial no kit. Às vezes, os fabricantes apenas inserem um cabo USB. Nesse caso, você terá que usar a porta apropriada no laptop ou comprar um adaptador. Continue o primeiro procedimento de carregamento até que os sinais de indicação na caixa mudem.
  2. Ligar. É realizado com um botão especial no corpo. Quando a câmera está ligada, você pode selecionar o idioma e assistir aos protetores de tela de treinamento ou publicidade do fabricante. Em alguns modelos sem tela, você pode iniciar a configuração somente após o emparelhamento com um smartphone ou outro dispositivo móvel.
  3. Explore o menu. Visualize os modos e configurações disponíveis - às vezes, o ícone de engrenagem é usado para designação. É melhor entendê-los antes do uso ativo da técnica. Os modelos premium podem ter configurações avançadas que permitem estabelecer uma conexão sem fio ou bloquear a tela, alterar o equilíbrio de branco e selecionar diferentes modos.
  4. Se houver um controle remoto, estabeleça uma conexão com ele.
  5. Instale e ative o aplicativo móvel em seu smartphone. Às vezes, é possível acessar configurações que não estão disponíveis no menu normal. Por exemplo, edição de vídeos, envio de materiais para redes sociais, veiculação de conteúdo. A conexão é realizada através do aplicativo com a detecção e busca de um novo dispositivo - a câmera de ação deve estar ligada, então você precisa seguir os prompts da tela.
  6. Gerenciamento mestre. É melhor feito usando botões físicos, mas eles serão inúteis debaixo d'água ou ao colocar o dispositivo em um capacete ou roupa. A partir do controle remoto ou smartphone, você pode começar a fotografar sem tocar no corpo. E você também pode usar o modo de condução (com início automático), controle de voz.
  7. Escolha um método de montagem. A lente olho de peixe oferece captura de ângulo amplo. Pode ser preso ao corpo, cabeça, capacete. Para atividades extremas, você deve sempre usar a caixa de água.
  8. Escolha o modo ideal. Na maioria das vezes, as câmeras de ação usadas como gravadores de vídeo usam a gravação em loop com uma certa duração do vídeo - 1, 3, 5 ou 10 minutos cada. Vale a pena considerar que a duração mais popular é média, são esses vídeos os mais populares. Este modo é especialmente conveniente para atletas, pois permite definir um cronômetro.
  9. Domine os efeitos. Vídeos populares em câmera lenta podem ser gravados na maior taxa de quadros. Escolhendo um lapso de tempo, você pode fazer uma mudança muito rápida de quadros colando as fotos tiradas. A escolha da frequência de disparo depende da velocidade do assunto - quanto menos frequentemente a imagem mudar, maior será o intervalo.
  10. Conecte ao PC ou TV. Se você tiver um cabo HDMI, poderá usá-lo. Via USB, você pode se conectar a um PC ou laptop para carregar a bateria ou copiar arquivos (ao colocar o dispositivo no modo de armazenamento em massa).

Usar uma câmera de ação não é muito difícil. Até um iniciante pode dominar o tiro, mas é melhor descobrir as configurações com antecedência. Durante a operação, pode simplesmente não haver tempo para isso.

Você pode aprender como configurar e usar uma câmera de ação no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário