Escolhendo um estabilizador para uma câmera de ação

Escolhendo um estabilizador para uma câmera de ação
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral da espécie
  3. Top models
  4. Critérios de escolha

Quase todos os gadgets produzidos hoje são equipados com câmeras de vídeo e fotos em miniatura. No entanto, as câmeras como produtos independentes ainda são relevantes. O mesmo se aplica a modelos profissionais de equipamentos usados ​​para filmar filmes ou programas de TV sólidos. Tudo isso pode ser dito sobre as inovações do século atual - câmeras de ação, pela finalidade pretendida, focadas em fotografar em condições especiais e dinâmicas.

Para obter um material de alta qualidade sem defeitos, as câmeras de ação devem ser combinadas com um acessório adicional - um estabilizador (Steadicam). O mercado moderno está repleto de uma variedade de modelos focados em todos os tipos de requisitos técnicos e desejos do usuário. Como escolher o modelo certo, quais critérios nos guiar ao escolher - consideraremos em nossa pequena revisão.

Peculiaridades

Depois de prender a câmera de ação ao cardan e fazer o ajuste inicial, o estabilizador irá equilibrá-la da maneira necessária para a pessoa que está filmando. Via de regra, a estabilização é realizada ao longo de 3 eixos com motores elétricos especiais. Sim, os designs de três eixos de câmeras estáticas são muito mais caros do que os produtos mecânicos simplificados, mas esta talvez seja uma de suas poucas desvantagens. Com o uso de Steadicams, os mestres produzem filmagens de qualidade fantástica, absolutamente sem perder o controle sobre o fluxo de trabalho.

Os recursos de tais projetos fornecem calibração preliminar. Na Steadicam, são configuradas restrições à movimentação de motores elétricos, o que permite controlar:

  • ângulo de inclinaçao;
  • ângulo de rotação;
  • dimensões das tolerâncias;
  • vários deslocamentos.

Studicams são produzidos com vários algoritmos de trabalho predefinidos, o que é muito benéfico em condições de filmagem longa, trabalhosa e tediosa, com mudanças bruscas de ângulos.

Os modos de mudança rápida fornecem a capacidade de alterar instantaneamente as características do cardan e fazer fotos e vídeos de alta qualidade.

Visão geral da espécie

Apesar da infinita variedade de estabilizadores produzidos por diversas empresas, todos estão divididos em duas categorias principais, diferindo no seu princípio de funcionamento - mecânico (manual) e eletrônico. Para consertar câmeras, tripés especiais são amplamente usados, incluindo monopés - tripés de ponto único, bastões para selfies com estabilizadores.

Mecânico

Utilizando equipamentos mecânicos no trabalho, o operador não precisa controlar a câmera em si, mas o suporte. O princípio de operação de uma tal Steadicam se assemelha ao funcionamento de uma balança convencional, e se a alça for contrariada inesperadamente, o equipamento novamente, em um modo suave, retorna à sua posição horizontal original. Os estabilizadores profissionais funcionam em três eixos, por isso são chamados de três eixos. A simplicidade do design de uma Steadicam sugere a possibilidade de sua própria produção.

As vantagens de um dispositivo mecânico são convincentes:

  • simplicidade, mínimo de detalhes, baixo custo;
  • independência das condições meteorológicas e despretensão;
  • durabilidade e confiabilidade.

No entanto, também existem desvantagens.

  • Um cardan de três eixos requer configuração cuidadosa e correta. Caso contrário, o equipamento ficará constantemente empenado.
  • No caso de curvas fechadas, nem sempre o equipamento consegue "pegar" o quadro, o princípio da inércia física é acionado. Ou seja, é preciso se acostumar com tais construções, adquirindo as habilidades adequadas.

Eletrônico

As estruturas eletrônicas funcionam em um princípio diferente - as câmeras são estabilizadas por motores elétricos e o grau de desvio do aparelho é registrado por sensores sensíveis especiais. Assim, o princípio do feedback é acionado aqui - mesmo um leve viés será compensado por um dispositivo eletrônico. Os estabilizadores eletrônicos são divididos em dois eixos e três eixos. Os modelos de três eixos funcionam melhor.

As vantagens das câmeras estáticas eletrônicas incluem:

  • facilidade de personalização;
  • sutileza e precisão de operação do dispositivo.

Por causa dessas vantagens, tanto as fotos quanto os quadros de vídeo tendem a ter um alto nível de qualidade profissional se seu hardware for bom e configurado corretamente.

Desvantagens:

  • Preço Alto;
  • a necessidade de recarregar a fonte de alimentação;
  • sensibilidade à água - é melhor não usar em tempo chuvoso.

Existem também modelos à prova d'água, mas você terá que pagar a mais por isso.

Top models

A classificação dos modelos no mercado será, por razões óbvias, condicional. no entanto uma pequena lista de Steadicams populares o ajudará a navegar, levando em consideração as metas e objetivos específicos que você está perseguindo.

  • Feiyu FY-G5 - Steadicams compactas feitas na China, custando 14 mil rublos. Pesa 300 G. Equipado com uma montagem universal para qualquer câmera.
  • Feiyu Tech G360 - o modelo foi projetado para funcionar com câmeras panorâmicas. Existem alguns cardan de alta qualidade para câmeras de 360 ​​graus à venda. No entanto, o modelo foi comprovado com sucesso em conjunto com câmeras de ação tradicionais. Para começar a trabalhar em panorama, um botão especial é equipado no corpo do produto. Quando ativado, o gimbal gira lentamente o dispositivo em torno de seu eixo, iniciando o disparo panorâmico em um movimento.
  • Dji Osmo Mobile - uma das melhores soluções em termos de funcionalidade e qualidade. Fabricado na China. O custo é de cerca de 17 mil rublos.
  • SJCAM Gimbal. Um dos modelos moderadamente acessíveis (cerca de 10 mil rublos). Infelizmente, ele só pode ter interface com as câmeras de ação do fabricante.

O suporte está equipado com todos os botões necessários ao funcionamento, o que é muito cómodo.

  • Xiaomi Yi - excelente estabilizador, ao preço de 15 mil rublos (China). Compre para as câmeras da empresa de mesmo nome. Porém, não há suporte no design, que deverá ser adquirido separadamente (monopé ou tripé).
  • Xiaomi Mi Action Camera Handheld Gimbale É uma das melhores Steadicams eletrônicas em termos de combinação de custo, alta qualidade e recursos. Compatível apenas com a câmera de ação Xiaomi Mijia 4K (4K e 4K Lite). Ou seja, o escopo de aplicação é estritamente focado. O corpo do produto é feito de plástico resistente - não há necessidade de se preocupar com a segurança do aparelho durante a filmagem dinâmica. Peso - cerca de 200 G. O produto é preto, com acabamento fosco. Infelizmente, o cabo do produto é feito sem o acessório emborrachado e pode escorregar em climas quentes. Permite fotografar em três modos principais: modo de espera do horizonte, modo de rastreamento e selfie. A segunda opção envolve rastrear o movimento da câmera pelo movimento da alça (mão). No terceiro, o aparelho é girado 180 graus em direção à pessoa que está atirando.
  • Steadicam. Ele pesa 968 g, é feito de alumínio, custa pelo menos 3 mil rublos (relativamente barato).

É avaliado por especialistas como uma das melhores opções em sua categoria.

  • Observador MS-PRO. Você terá que pagar cerca de 40 mil rublos por este estabilizador. O produto é de excelente qualidade, leve e durável. Peso - cerca de 700 g, mas suporta com segurança uma câmera que pesa até 1,2 kg.
  • Evolução Zhiyun Z1. Para dispositivos eletrônicos, a operação de longo prazo sem recarga é relevante. O modelo especificado, no valor de 10 mil rublos, atende a essa condição da melhor maneira possível. Equipado com bateria de 2000 mAh.
  • Zhiyun Crane-M. Um estabilizador de 20 mil rublos. Está classificada entre as melhores opções para câmeras pequenas na faixa de peso de 125-650 g.Muitas vezes também é usado para smartphones. Acompanha duas baterias, cada uma com carga de até 12 horas.

Critérios de escolha

Com um certo grau de certeza, pode-se argumentar que a Steadicam Eletrônica é a melhor opção para a filmagem profissional de vídeos. Embora este parâmetro dependa da situação específica, isso deve ser levado em consideração. no entanto em qualquer caso, deve-se contar com critérios de seleção bastante significativos.

  1. Para qual câmera o produto foi selecionado. O emparelhamento do estabilizador com a câmera deve ser absolutamente confiável e garantir que o equipamento não caia do suporte durante movimentos bruscos. A maioria dos modelos do mercado possui conectores padrão que se adaptam a várias câmeras.
  2. Compacidade da unidade. Do ponto de vista de sua escolha, este é o critério mais relevante. Além disso, as câmeras estáticas de pequeno porte são, via de regra, mais avançadas tecnologicamente e mais convenientes quando em movimento.
  3. Carga permitida. Obviamente, o cardan deve ser escolhido de forma que possa suportar o peso do equipamento conectado a ele.
  4. Peso. Por razões óbvias, as Steadicams mais leves são mais apreciadas - elas cansam menos a mão.
  5. Tempo de operação sem recarga. Este é o critério mais relevante que não requer explicações especiais. Sem comida, sem trabalho. Isso, é claro, não se aplica a modelos mecânicos.

Freqüentemente, os usuários fazem perguntas sobre qual modelo deve ser escolhido para câmeras DSLR e sem espelho. Não há muita diferença aqui.

Vale a pena focar nos critérios dados acima.

Você pode ter uma visão geral do estabilizador de orçamento para câmeras de ação Hohem iSteady Pro abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário