Tudo que você precisa saber sobre chaminés

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Acessórios opcionais
  4. Escolha de design
  5. Como instalar você mesmo?
  6. As nuances do cuidado

Só depois de saber tudo sobre chaminés, será possível equipar com clareza o aquecimento da casa. A instalação de chaminés para fogões utilizando comunicações cerâmicas e variações a partir de tijolos tem características próprias. Adicionalmente, vale a pena tratar de trocadores de calor para sistema de chaminés, instalação e disposição de canais em geral.

Peculiaridades

É teoricamente possível queimar combustível em fornos e caldeiras sem chaminé. Mas a eficácia de tal solução será muito baixa. Você terá que gastar uma quantidade exorbitante de combustível e, além disso, aguentar o fato de que ele queimará normalmente apenas em condições muito favoráveis. O dispositivo dos sistemas de chaminés - apesar da aparente simplicidade externa - não se limita a "furar um cano no telhado". Este é um complexo realmente complexo, que em última análise fornece:

  • excelente combustão de combustível;

  • aumentando o nível de tração;

  • aquecimento acelerado da caixa;

  • passagem rápida do ponto de orvalho durante o aquecimento;

  • longo serviço.

Visualizações

A chaminé para fogões de longa duração é bastante simples de organizar. Deve ser orientado estritamente verticalmente. Um dispositivo que protege contra as influências atmosféricas é colocado no topo. O design contém uma bandeja de coleta. Peculiaridades:

  • altura do tubo - pelo menos 5 m da caldeira ou forno;

  • elevar-se acima de um telhado plano em pelo menos 1 m;

  • A eficiência está no patamar de 90%.

Uma chaminé completamente moderna e até na moda é um convetor. É apreciado pelo aquecimento acelerado das divisões adjacentes. O resultado final é simples: o calor é retirado do gás de combustão ejetado para fora. Com forte aquecimento, o tubo começa a emitir raios infravermelhos. No entanto, o uso de um convetor protege contra este problema.

As condutas de fumos de convecção são consideradas totalmente seguras, mesmo quando instaladas em casas de madeira. O ar relativamente frio entra de fora pelo tubo externo. Os gases quentes são removidos por meio de um canal interno.

Esta solução funciona bem mesmo nos dias mais frios. O tamanho do lúmen não desempenha um papel especial.

As chaminés são feitas de materiais não combustíveis. No entanto, junto com as soluções tradicionais, os produtos cerâmicos agora são usados. Eles também podem ser fornecidos com kits de sanduíches. É verdade que o custo dessas soluções é muito alto. As estruturas cerâmicas são usadas em conjunto com:

  • fornos;

  • lareiras;

  • caldeiras em banhos, casas particulares e chalés.

A cerâmica pode ser usada para fazer tubos redondos e quadrados. Eles têm isolamento térmico especial. Uma opção relativamente barata é um tapete feito de mistura de lã mineral, uma versão mais cara - com uma "concha" - é mais conveniente. Também podem ser utilizadas chaminés de concreto em forma de quadrado ou retângulo. A moldura é combinada com o suporte e o sistema de proteção interna.

Voltando à cerâmica, vale ressaltar que:

  • sobrevive às flutuações de temperatura;

  • devido à suavidade das paredes, cresce coberto de fuligem de forma relativamente lenta;

  • fácil de montar;

  • também pode incluir canais de ventilação;

  • não corrói;

  • serve 20-30 anos.

No entanto, as estruturas cerâmicas pesam muito: 1 metro em execução é igual a 140-160 kg. Com uma seção transversal idêntica, os conjuntos de aço inoxidável podem ser cerca de 10 vezes menores. Uma massa significativa de produtos cerâmicos não permite prescindir de um suporte de fundação.

O custo desses produtos também é muito alto e não é fácil de montar.

Uma chaminé de tijolos também está em demanda. É freqüentemente usado para caldeiras de combustível sólido. Esses modelos complexos têm, em primeiro lugar, uma cabeça, ou seja, um "pico" que paira sobre as partes inferiores do tubo. Também os detalhes das chaminés de tijolo são:

  • pescoço;

  • lontras;

  • aventais;

  • fluff;

  • risers.

As cabeças podem ser cobertas com guarda-chuvas de estanho, excluindo a penetração de detritos e água. Com o assentamento adequado, uma tração decente é garantida. Mas chaminés excessivamente largas levam ao desperdício de calor. As estruturas de tijolos são bastante confiáveis ​​e podem suportar o aquecimento de até 660 graus. Essas propriedades garantem a eficiência mesmo quando ajustadas para o aumento do custo da obra de tijolo e alvenaria.

Freqüentemente, as chaminés são feitas de aço inoxidável. É capaz de transferir até 900 graus. Esta solução é versátil e prática, permite obter excelentes resultados. As taxas para estruturas de aço são baixas.

No entanto, independentemente do material, deverá equipar a chaminé com o auxílio de equipamentos auxiliares.

Acessórios opcionais

O uso de trocadores de calor é recomendado, pois proporcionam maior eficiência. Tecnicamente, é um corpo oco com conexões de entrada e saída. Um bloco especial é fornecido para inibir os gases de escape. Basicamente, este problema é resolvido com o auxílio de válvulas com recortes, colocadas no eixo. Os modelos são mais simples sem esses componentes.

Na maioria das vezes, os trocadores de calor são feitos de liga inoxidável de qualidade alimentar. Suas características são mantidas mesmo em temperaturas elevadas. Durante o processo de soldagem, as costuras são relativamente fortes. O aço galvanizado só pode ser usado onde a temperatura não exceda 200 graus. O trocador de calor pode ser montado de forma relativamente simples; ele próprio também se divide em tipos de ar (clássico) e líquidos.

Economizador é um subtipo de trocador de calor. Freqüentemente, também se considera que este é o convetor já mencionado acima. O defletor para aumentar a tração também merece atenção. Além de sua função principal, também exclui a entrada de neve e gotas de chuva, e vários detritos dentro da chaminé.

Os defletores avançados também se distinguem por seu design expressivo.

Mesmo as estruturas defletoras mais simples, no entanto, podem aumentar a tração em 20%. Graças a esta propriedade, ajudam a melhorar a combustão do combustível e a eficiência da sua utilização. As partes constituintes são:

  • cilindros superior e inferior;

  • tubos de ramificação;

  • cápsulas;

  • suportes de fixação.

Para chaminés, uma corrugação especial também pode ser usada. Ele permite flexibilidade e força. Tubos corrugados são perfeitamente conduzidos através de paredes e tetos. Eles também são usados ​​para restaurar chaminés de tijolos de um tipo indireto. Normalmente, as seções têm 0,65 m de comprimento, mas podem ser estendidas até 3 m.

Os canais corrugados são selados. Durante o desenvolvimento, as juntas não são soldadas ou vedadas com selantes. Isso reduz o risco de o monóxido de carbono e outros resíduos saírem. É improvável que ocorra condensação. Vale a pena considerar, entretanto, que paredes finas podem queimar rapidamente e a própria estrutura precisa de isolamento adicional; em alguns lugares, o uso de corrugado de alumínio é totalmente proibido.

Falando em componentes de chaminés, você não pode contornar a lateral da caixa (eles também são invólucros) para chaminés. Essas soluções evitam a destruição da estrutura do tubo e o desgaste desnecessário. Um cata-vento e uma chaminé também são importantes. Ventiladores são freqüentemente usados ​​em chaminés.

Esses componentes ativam a evacuação dos gases de combustão e reduzem os odores desagradáveis ​​ao queimar vários combustíveis.

Os defletores simples já mencionados são uma versão privada de ventilação forçada. No entanto, eles são ineficazes quando o tempo está calmo (calmo).Esses ventiladores de fumaça são aparelhos elétricos resistentes ao calor. Eles são colocados diretamente na chaminé. A operação do dispositivo é fornecida quando conectado a uma fonte de alimentação doméstica; a forma do dispositivo se adapta às características de uma chaminé particular.

Escolha de design

As chaminés de tijolo são tradicionalmente utilizadas. Mas é importante entender que nem todo tipo de tijolo cerâmico é adequado para essa finalidade. É preferível usar espécimes refratários especializados. Os designs feitos a partir deles cabem no interior de qualquer casa e complementam a decoração visual. Uma chaminé de tijolo pode ser combinada com aquecimento a lenha, ou seja, com a maioria dos fogões e lareiras.

As caldeiras a gás são equipadas principalmente com chaminés de aço inoxidável de primeira classe soldadas a um gás inerte. Em geral, eles são classificados como "sanduíches" em termos de estrutura. Deve ser dada preferência ao aço AISI 304 ou 316. Os conjuntos modulares não precisam de fundação e podem ser usados ​​independentemente do tipo de combustível (mesmo que seja trocado). É melhor manter a forma geométrica do canal de fumaça o mais simples possível.

As caldeiras a gás fechadas geralmente envolvem o uso de chaminés coaxiais, ou seja, tubos duplos encurtados. O ar entra por uma parte da passagem e os gases de combustão passam pela outra. Essa solução ainda é rara na prática doméstica. Se a caldeira tiver chama aberta, são utilizadas estruturas atmosféricas, concebidas apenas para descarregar fumo para o exterior. Mas eles têm várias opções privadas.

Em primeiro lugar, "aspirado" é dividido em completamente reto e contendo vários joelhos. Pelo tipo de localização, são eles:

  • localizados no interior de edifícios em locais públicos (não é necessário isolamento, mas o risco de incêndio é maior);

  • colocado no interior da parede (uma estrutura completamente invisível, mas não adequada para todas as chaminés e difícil de criar apenas na fase de construção);

  • fixados fora da habitação (dentro deles o lugar não é ocupado, o perigo de incêndio é reduzido, mas aumenta a probabilidade de influências externas agressivas).

Como instalar você mesmo?

Pagamento

A determinação do diâmetro e outras dimensões das chaminés na prática profissional envolve o cálculo de dezenas de fórmulas. Eles analisam as sutilezas físicas e químicas da combustão de combustível, as nuances da geometria de quartos e dispositivos de aquecimento, estatísticas meteorológicas e alguns outros fatores. Esses cálculos com precisão suficiente dificilmente podem ser feitos de forma independente. Felizmente, as estimativas aproximadas podem ser realizadas de outras maneiras.

Se houver mais de 3 m entre a chaminé e a cumeeira do telhado, o ponto mais alto pode ser colocado abaixo da cumeeira, mas o ângulo de inclinação não é superior a 10 graus.

Esta solução é ótima do ponto de vista da economia de partes da chaminé. Se a distância for 1,5-3 m, o canal deve ser igual à altura total da casa. Com uma abordagem ainda mais próxima da crista, o nível superior do tubo sobe acima da crista em pelo menos 0,5 m. A seção da chaminé é determinada de acordo com SNiP. Quando você obtém um valor impreciso, é melhor aumentá-lo - isso é mais confiável.

Montagem

A instalação correta de dutos de fumaça deve estar de acordo com os requisitos do SNiP 41-01-2003. A área total da seção transversal deve ser pelo menos igual à dos bicos da caldeira. O isolamento térmico é recomendado nas interseções de telhados e paredes. O elemento de suporte em tais casos é a plataforma de montagem. É feito principalmente de uma liga de aço inoxidável.

As conexões de peças não devem ser instaladas entre pisos e sótãos. O contato do canal de fumaça com qualquer tipo de comunicação é inaceitável. Os tubos de combustão podem ser dobrados muito bem. Mas o raio de curvatura deve ser determinado individualmente, com base em cálculos sensatos. Às vezes é necessário fixar a chaminé à parede à distância - geralmente é fixada com grampos.

Os grampos ou grampos são selecionados levando em consideração as estruturas a serem instaladas. É impraticável colocar o tubo sanduíche como primeiro elemento. É melhor colocar o adaptador primeiro ao configurar. A instalação vai de baixo para cima, elemento por elemento. Montagem preferida "por condensação", quando a água escorrerá pela parede interna e não se acumulará.

É imperativo levar em consideração os requisitos de proteção contra incêndio. Todas as juntas devem ser cuidadosamente isoladas. Superfícies lisas devem servir de apoio, mesmo as pequenas rugosidades são inaceitáveis. As partes salientes dos canais de cerâmica são frequentemente revestidas com tijolos ou blocos, o que permite obter uma aparência atraente e proteger o isolamento térmico.

As cerâmicas são montadas com o maior cuidado possível para não partir nada.

Eles começam a criar uma chaminé de tijolos a partir do layout do tubo do bocal. Seu tamanho é pequeno - 5 ou 6 tijolos são suficientes. Esse tubo é predominantemente de forma retangular. Isso é seguido por uma penugem espessada. No final, colocam um boné ou guarda-chuva.

As estruturas de aço inoxidável são montadas de baixo para cima. Os pontos de seções incompatíveis são selados com um selante resistente ao calor. Sua temperatura funcional deve ser de pelo menos 1000 graus. As juntas de todos os elementos são fixadas com grampos. Os tubos de conexão são fixados de forma que não haja deflexões.

A subida da chaminé acima do telhado, mesmo nas condições mais favoráveis, não pode ser inferior a 0,5 m, sendo permitida a instalação de bicos nas chaminés. Mas eles não devem interferir no movimento da fumaça. Ao organizar um telhado feito de materiais combustíveis, recomenda-se a instalação de corta-faíscas. A ranhura deve ser pelo menos 70 mm mais espessa que o teto.

As nuances do cuidado

As chaminés precisam ser limpas sistematicamente. Geralmente, é aconselhável fazer isso a cada 3 meses. Limpezas mais frequentes são feitas conforme necessário. Se possível, este procedimento é confiado a especialistas. O selante de alta temperatura deve ser inspecionado visualmente periodicamente e substituído se necessário.

É possível aumentar o empuxo eliminando erros na instalação e projeto de tubos, recusando-se a usar seções horizontais muito longas.

É útil aumentar a altura do canal de fumaça (dentro de limites razoáveis). Às vezes você tem que usar exaustores de fumaça. Caso ocorra retroprojeção, é aconselhável o uso de turbina rotativa. Em alguns casos, há uma resposta diferente para a pergunta sobre o que fazer - instalar um defletor ou estabilizador. Esses projetos fornecem um fluxo constante.

Voltando à limpeza das chaminés, vale ressaltar que o uso de cabos não é a única solução para este problema. Em muitos casos, é mais conveniente e correto queimar lenha de álamo. Eles efetivamente removem até camadas de fuligem espessas. Às vezes, eles compram reagentes especiais para o mesmo propósito, como o registro "Varredura de chaminés". Mas a opção mais eficaz é o uso de pincéis em cabos grossos e longos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário