Quais são os portões da chaminé e como instalá-los?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Especificações
  3. Tipos de válvulas de gaveta
  4. Instalação
  5. Serviço

Projetar sistemas modernos de aquecimento de caldeiras ou fogões exige pensar em todos os componentes - nenhum deles, mesmo o menor à primeira vista, é supérfluo. A segurança dos residentes de uma casa de campo depende do cumprimento dos códigos e regulamentos de construção para providenciar um sistema de aquecimento. No artigo, vamos considerar o que são portas para uma chaminé e como instalá-las.

O que é isso?

Um amortecedor de chaminé ou, mais simplesmente, um amortecedor é usado para regular a tiragem. A seguir, falaremos com mais detalhes sobre por que ele é necessário e como é explorado.

Para que uma casa de campo com aquecimento por recuperador de calor seja extremamente confortável durante o inverno, é necessário cuidar bem do sistema de aquecimento. Nas casas de campo e nas cidades privadas, onde se utiliza o aquecimento com lenha ou com o auxílio de resíduos orgânicos, procuram-se regular a tiragem ao máximo para que a lareira ou recuperador funcione com o máximo rendimento.

A intensidade da combustão é regulada por um amortecedor.

A peculiaridade de usar o portão é que o empuxo enfraquecido exclui a ignição efetiva do combustível, seja ele qual for, mesmo que seja lenha misturada com garrafas e sacos plásticos. A combustão incompleta leva a deterioração do aquecimento da divisão onde está instalada a salamandra. Além disso, a tração ineficaz é um risco de incêndio. Para excluir muitas vezes o perigo de incêndio, é utilizado um amortecedor de deslizamento, que é instalado na chaminé.

O dispositivo de portão é o seguinte. Esta é uma placa de ferro fundido ou aço inoxidável. O dispositivo retrátil permite definir a tração ideal. Por exemplo, quando o objetivo é transferir o recuperador para um modo de longa queima (combustão lenta) de lenha, então o lúmen é bloqueado por mais da metade ou 2/3 (ou 3/4) dos parâmetros originais da chaminé. Se deixar o vão completamente aberto, a lenha vai queimar rapidamente, no máximo em uma hora, o fogão vai aquecer e aquecer rapidamente a divisão onde está construído, mas com a mesma rapidez irá arrefecer em caso de geada e vento fora da janela. Ao bloquear a lacuna quase completamente, o proprietário enfraquece a tração. A barreira do portão é colocada dentro da sala onde está localizado o fogão, a alguma distância (por exemplo, um metro) da borda superior da fornalha. É uma parte necessária da chaminé. O amortecedor permite que a fumaça seja removida, resultando em um uso seguro do sistema de aquecimento.

O amortecedor permite, ao bloquear a maior parte do fluxo de gás residual, evitar a liberação de, por exemplo, resíduos de fuligem na chaminé. A utilização da comporta está condicionada e justificada nas condições de um forno a funcionar com gases, produtos petrolíferos líquidos e semi-sólidos, materiais combustíveis a granel. Esse componente é controlado manualmente ou com a ajuda da hidráulica / elétrica. O amortecedor de portão é amplamente utilizado na construção de chaminés e dutos de ar (dutos de ventilação). Uma característica distintiva de outros componentes é a ausência final de um tubo aberto dentro deste componente.

Este dispositivo oferece pouca resistência ao conteúdo gasoso residual, que tende a finalmente sair da chaminé.

Especificações

O portão é feito em aço ou ferro fundido. A espessura da chapa utilizada na sua fabricação não é superior a 1 mm. A camada superior do amortecedor é polida até um estado extremamente liso, o que torna mais fácil limpar o elemento de depósitos de fuligem. O aço inoxidável e o ferro fundido podem resistir livremente a temperaturas de aquecimento de até 900 graus. A superfície extremamente plana permite que o impulso se mantenha a um nível elevado, enquanto os gases gastos durante a combustão do combustível passam livremente pela chaminé exterior da casa. O componente da comporta resiste bem à corrosão, é forte e confiável, expande-se minimamente quando aquecido aos mesmos 900 graus. A baixa expansão específica minimiza as flutuações de temperatura que, de outra forma, levariam à "fadiga" prematura dos componentes de metal.

Uma comporta de aço ou ferro fundido é altamente condutora de calor, o que permite sua utilização como parte de um dos componentes do aquecimento do forno. A execução de soldaduras de topo em amortecedores numa chaminé de 110 a 150 mm de diâmetro realiza-se por laminagem. Uma aba de ferro comum, fabricada em aço inoxidável, bloqueia a lacuna de fumaça em cerca de 86%, o que torna possível que o monóxido de carbono se transforme totalmente em dióxido de carbono. A segurança das pessoas que, por exemplo, vieram tomar banho de vapor, aumentará significativamente. Outros materiais que não aço inoxidável e ferro fundido são inadequados para o uso de matérias-primas para a fabricação de portões. Em termos de durabilidade, resistência, resistência à corrosão, é o aço inoxidável que está no chumbo. O ferro fundido é suscetível à corrosão, mas em comparação com o aço enferrujado simples, por exemplo, o preto, está significativamente à frente dele em termos de resistência à oxidação rápida.

As comportas de ferro fundido são pesadas, mas estão à frente do aço inoxidável em termos de vida útil. O fato é que com um superaquecimento significativo - até 900 graus - o aço inoxidável, como qualquer aço, forma escamas na superfície, razão pela qual se torna mais fino com o tempo. Se você superaquecer o fogão, transferindo-o para um modo, por exemplo, queima de borracha residual, que emite muito calor durante a combustão, então o aço inoxidável na porta deslizante com um aumento acentuado na temperatura, digamos, acima de 1300 graus, irá perde suas propriedades e pode se tornar simples aço enferrujado, e o ferro fundido simplesmente derreterá e nada restará de seu portão. O aumento do peso do ferro fundido permite a instalação de tal portão nas chaminés mais maciças, uma vez que, após a instalação, é exercida uma pressão perceptível em toda a estrutura com o próprio peso do componente do portão.

Um portão de ferro fundido é preferível para uso em tubos, dobrado, por exemplo, de tijolos de argila refratária de alta temperatura ou de blocos de cerâmica.

Os amortecedores "à prova de corrosão" são muito mais procurados - são muito mais fáceis de instalar em um tubo. Sua instalação é simplificada - assim como operação, manutenção. O calor que suportam é bastante significativo: pode aquecer o recuperador a limites perceptíveis, garantindo que a sua casa aquece rapidamente durante os dias rigorosos de inverno. Ao mesmo tempo, a eficiência do sistema de aquecimento chega a 90% - este é um indicador sólido, porque 40% do calor, como no funcionamento de um simples recuperador sem portão, não voa. Para facilitar a limpeza da chapa (veneziana), verifique-a na hora da compra: deve ser o mais lisa possível, sem arranhões e entalhes.

As preferências pessoais ao escolher um portão não desempenham um papel perceptível. Basicamente, a escolha é feita com base no dispositivo da chaminé.

Tipos de válvulas de gaveta

A escolha de um amortecedor adequado é feita de acordo com os critérios de classificação. Pode ser soldado ou automático (controlado por um circuito de acionamento hidráulico ou elétrico). O próprio design divide esses componentes em dois tipos principais.

Retrátil

O design retrátil permite o ajuste quando o amortecedor é estendido. Isso levará a uma mudança na área do lúmen da chaminé. É colocado horizontalmente em tubos feitos de tijolos resistentes ao fogo.Certos tipos de portão retrátil são usados ​​como dispositivos especiais combinados com chaminés de aço inoxidável. Na placa da comporta retrátil são abertos furos que permitem a passagem parcial dos gases de escape, mesmo com o amortecedor totalmente fechado. De acordo com SNiP e PPB, tal recurso é permitido - um amortecedor cego não deve ser usado, pois existe o risco de acidentalmente bloquear completamente a lacuna, em 100%, e o fogo, na melhor das hipóteses, vai apagar, na pior - os moradores da casa de campo vão sufocar à noite.

Acelerador rotativo

Esta variedade difere de uma placa de portão manual (retrátil) simples pela presença de um mecanismo giratório. O próprio portão é fixado em um eixo giratório e tem uma estrutura que gira no lúmen do tubo. Assemelha-se muito a uma válvula esférica - de acordo com o princípio de funcionamento, porém, a divisória não é uma esfera com um furo, mas uma divisória redonda, quase tocando as bordas do lúmen do tubo com suas bordas.

Não é necessário empurrar para dentro e para fora deste amortecedor.

Porém, a válvula borboleta também possui um ou mais orifícios para evitar o envenenamento por monóxido de carbono quando este, incapaz de encontrar uma saída, começa a se acumular no cano e no fogão e afunda. A válvula borboleta é fácil de montar - tudo já está pronto na fábrica e você não precisa procurar e instalar componentes adicionais. A desvantagem da válvula rotativa é o enfraquecimento do suporte rotativo devido ao superaquecimento periódico, com o passar dos anos ela gira pior. É proibido colocá-lo no banho - ele deixa sair parcialmente o vapor da sala de vapor para a chaminé. A segunda desvantagem é que a comporta giratória não regula a folga interna da chaminé, apenas a abre e fecha tanto quanto o projeto permite. Pode, claro, ser transformado em? volume de negócios, fechando a lacuna apenas pela metade, mas nas montagens de fábrica não há essa conveniência: a válvula borboleta funciona exclusivamente como uma válvula válvula. Finalmente, é muito mais difícil limpar a chaminé devido à válvula de gaveta giratória.

Instalação

A instalação de um portão na chaminé só é possível aplicando uma das três opções possíveis:

  • na fornalha;
  • pelo método de inserir um tubo em outro;
  • no duto de ventilação.

Na fornalha. A estrutura do portão pode ser embutida na saída. O amortecedor está localizado a não mais de um metro da grelha do forno. Isto simplifica o funcionamento do amortecedor: a fachada e portal do recuperador ou recuperador de calor não esbarram no manípulo de regulação. Elementos de transição adicionais não são usados ​​aqui: uma seção se encaixa perfeitamente em outra.

O portão também pode ser instalado no duto de ventilação. Um ventilador é colocado na saída do duto. No dispositivo de palheta de partida, o ventilador e o amortecedor são instalados ao mesmo tempo. O portão se torna, por assim dizer, um plugue de proteção que impede o superaquecimento do motor quando o ventilador é ligado. Você pode ligar o motor com o portão trancado - se você fizer o oposto, o motor em funcionamento sofrerá uma carga significativa.

Na presença da chaminé inicialmente endireitada, o amortecedor não permite retirar rapidamente, rapidamente a fuligem acumulada. Um portão que não tem a capacidade de abertura automática requer a adaptação do ventilador com um dispositivo de inicialização lenta.

A inserção de uma seção em outra é usada quando se usa uma estrutura metálica como chaminé. Não são necessários pontos de apoio adicionais - a chaminé seccional de aço inoxidável é mantida desta forma.

Depois de comprar componentes prontos para uso, coloque o amortecedor sem se desviar das recomendações do fornecedor do produto.

Para fazer você mesmo um portão, com suas próprias mãos, você precisará das seguintes ferramentas e materiais:

  • retificadora com conjunto de discos de corte para aços;
  • uma broca com um conjunto de brocas necessárias para o trabalho;
  • rosca torneira e óleo de máquina;
  • martelo, alicate, régua de construção tipo fita e marcador;
  • bússola;
  • inversor de soldagem e um conjunto de eletrodos;
  • torno de serralheiro (é desejável que já estejam montados na sua bancada);
  • Mós e rebolos com esmerilhadeira elétrica;
  • marcador de construção, núcleo;
  • chapa de aço inoxidável nacional ou estrangeira (no mínimo 2 mm de espessura);
  • Tubo de aço inoxidável de 6 mm;
  • parafusos М8;
  • haste de metal para a fabricação de um elemento de estrutura.

Você pode encontrar desenhos prontos do portão ou criar sua própria versão. As dimensões do desenho são tiradas com extrema precisão, evitando um erro de mais de 1 mm. Se o erro ultrapassar este limite, a chaminé não funcionará de forma satisfatória. Agora faça o seguinte.

  1. Meça a circunferência interna da chaminé com uma fita métrica - e calcule a área da seção transversal da chaminé.
  2. Adicione ao resultado (comprimento) uma média de 2,5 cm - este será o comprimento externo da moldura.
  3. Corte uma lacuna no amortecedor acabado para a saída de gases de combustão.
  4. Marque a posição dos orifícios de soldagem.
  5. Anote as dimensões obtidas do portão separadamente - você precisará delas.
  6. Ao organizar a colocação de um tubo de tijolo, marque o local do portão - a uma altura média de cerca de 7 fiadas de tijolos, tendo em consideração as costuras entre as fiadas e os elementos do próprio traçado. Ao mesmo tempo, a moldura será posicionada reta, sem cobrir o lúmen da chaminé com seu contorno. Se você estiver trabalhando em uma chaminé de aço inoxidável, o portão é instalado na chaminé, montado de forma estável a partir das seções desta última. Combine o tamanho do amortecedor com o diâmetro interno da abertura de fumaça. O amortecedor deve ser instalado em uma seção desprotegida da chaminé. A altura da válvula em relação ao chão é de cerca de 1,8 m, não superior, isso é necessário para facilitar o ajuste da comporta.

O portão nas lacunas da ranhura deve mover-se sem muito esforço. Se você colocar o amortecedor no tubo isolado, a estrutura não emitirá excesso de calor e essa partição finalmente ficará suspensa, não sucumbindo às tentativas de acioná-la ou movê-la. Os erros de instalação são os seguintes:

  • um amortecedor rotativo não deve ser instalado em uma chaminé de aço;
  • o aço fino - menos de 1 mm - queimará rapidamente, em questão de meses;
  • as bordas não lisas do portão dificultarão a limpeza;
  • a ausência de um buraco para a liberação de monóxido de carbono é carregada de envenenamento dos donos da casa.

Para usar facilmente a estrutura do portão, suas alças devem ser tão confortáveis ​​quanto possível - uma pessoa que regula a tração não deve se queimar ao tentar mover ou girar o amortecedor.

Serviço

O portão pode ser reparado da seguinte forma.

  1. A palheta horizontal é limpa removendo-a e aplicando um agente de dissolução de fuligem. No entanto, o aço inoxidável pode ser lavado livremente.
  2. O portão giratório é limpo com uma escova.
  3. Verifique a folga da válvula de corrediça regularmente. As guias não devem prender, causando emperramento. As guias também precisam ser limpas e lubrificadas - isso proporcionará facilidade de movimento a toda a estrutura do portão.
  4. Para que o recuperador arrefeça mais rapidamente após o apagamento da chama, o registo pode ser parcialmente aberto.

Se você usa uma caldeira de aquecimento, nos modelos modernos não há portão: o design dos modelos lançados na década de 2010 prevê defletores automáticos. Em outros casos, é necessário instalar um portão.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário