Características das unidades de duto de teto para a chaminé
Bloco de corte (nó) é uma inserção de prevenção de incêndio entre o tubo e a parede. Ele protege as paredes do fogo quando são feitas de materiais combustíveis (madeira, plástico), bem como de blocos não resistentes ao calor (como blocos de espuma ou blocos de gás).
O que é isso?
Um dispositivo PPU para uma chaminé em um banho, em particular para uma chaminé sanduíche, que aquece durante o funcionamento contínuo do forno por várias horas ou mesmo durante todo o dia (ou noite, dependendo do horário do balneário), não, por sua vez, superaquece a parede por onde passa o canal de fumaça. É especialmente usado em edifícios de madeira e edifícios feitos de materiais experimentais. O PPU é um compartimento quadrado ou redondo, no qual é despejado um selo, que não conduz bem o calor devido à presença de estruturas porosas. Uma parede ou teto, teto intermediário ou teto-sótão deve ser protegido de altas temperaturas.
O módulo é adquirido em um mercado de construção especializado - ou montado de forma independente por um mestre que entende de tecnologias de combate a incêndio. Na escolha do produto tenha em consideração o diâmetro da chaminé e a localização do recuperador ou caldeira de aquecimento em relação ao tecto, sótão ou pavimento.
Somente observando uma série de regras de segurança para instalação e operação, é possível instalá-lo corretamente.
O que eles são?
A passagem pelo pavimento de madeira é utilizada para banho ou sauna, todos os tipos de banhos turcos, aquecimento de salas ou compartimentos de casas de campo e particulares.
A estrutura de tijolo faz parte da parede ou do tecto, podendo ser fixada adicionalmente com argamassa de cimento e areia. Do lado de fora, parecerá que a chaminé de tijolos é um todo. A chaminé é cortada por meio de um espessamento na passagem. Os tijolos são empilhados em três fileiras ao longo da altura dessa transição. Violando esta tecnologia, você não obterá a melhor tração, e é por isso que a sala pode ficar cheia de fumaça, até um incêndio.
A caixa de transição também é feita de drywall de alta temperatura. Lã mineral ou amianto é preparada com antecedência. Divisórias de gesso são instaladas e o espaço livre entre elas e o tubo é preenchido com isolamento altamente poroso e incombustível. De cima, após a lã mineral basáltica, despeja-se a argila expandida, penetrando em todos os espaços livres residuais, enquanto o isolamento não sofre, pois o algodão não se enruga e a retenção de calor não se deteriora.
A caixa de aço é feita de aço inoxidável. Ao mesmo tempo, um orifício é aberto em uma de suas paredes - ao longo do diâmetro da parede externa do tubo sanduíche. O vazio é preenchido com argila expandida, lã mineral de basalto ou outros materiais não combustíveis.
Regulamentos de construção
De acordo com GOST, uma abertura quadrada de 1 m2 é cortada no teto ou na parede, um bloco de passagem é inserido nela. A distância no banho entre as vigas deverá ser igual a 1 m, o que nem sempre é o caso. A espuma de poliuretano simples é quatro vezes menor - um quadrado com meio metro de lado. Mas a regra de instalação de um PPU simples não permite o uso de um tubo de diâmetro superior a 20 cm Nos pontos de contato ao longo do perímetro do PPU, a folha é colada no isolador térmico pelos quatro lados. O isolamento de folha evita que a madeira aqueça - a camada de folha reflete o calor de volta.
O principal requisito é que uma chaminé de metal ou tijolo não aqueça paredes e tetos acima de 50 ° C. Este requisito é responsável por um extrato do SNiP 41-01, conforme alterado em 2003. Sem uma transição de teto, não será possível cumprir esta regra (imutável). Na ausência de contato direto com um tubo que tenha esquentado, basta que o forno aqueça a temperaturas significativas, por exemplo, de até 500 graus, para que a estrutura de madeira ao redor do tubo comece a arder. Isso acarreta uma perda de resistência das vigas com seu colapso subsequente. Para evitar isso, é necessária uma camada de isolamento térmico, que não se queime quando a chaminé estiver praticamente em brasa por muito tempo.
Para isso, é necessário um bloco de corte, que cria uma barreira ao redor da chaminé.
O que você pode preencher?
A argila expandida e a lã mineral ganham destaque entre os enchimentos. No entanto, eles não se limitam a preencher o espaço vazio. Alguns aquecedores, por exemplo, argila expandida e lã mineral, podem ser combinados sem perder as propriedades de retenção de calor do bloco de passagem.
Basalto e lã mineral
Simplificando, a lã mineral é quase a mesma fibra de vidro usada em refrigeradores de fabricação soviética. Trabalhar com ela é inseguro, pois requer o uso de um respirador que proteja os pulmões do trabalhador no trabalho com fibra, cujo pó de vidro pode causar silicose. Mas a lã mineral, como a fibra de basalto pura, é capaz de resistir ao aquecimento de até várias centenas de graus sem perder o estado "chicoteado". Mas é capaz de endurecer, exala formaldeído quando aquecido, que, por sua vez, são substâncias cancerígenas. O algodão não tolera molhar - suas propriedades de isolamento térmico são perdidas ao mesmo tempo.
Argila expandida
O isolamento de argila expandida é muito superior ao algodão - após a secagem, ele restaura facilmente suas propriedades de isolamento térmico. A desvantagem é o uso de recipientes especiais, com isolamento de baixa qualidade, pode derramar. É inofensivo, pois é feito de argila sinterizada.
Minerite
O isolamento mineral inclui cimento e serragem, "aromatizado" com aditivos minerais. Alta temperatura - resiste ao aquecimento de até 600 graus. Não libera substâncias cancerígenas.
Amianto
Embora o amianto seja produzido principalmente a partir de minerais naturais, ele pode causar, novamente, câncer em pessoas na sala onde o fogão está funcionando, cuja chaminé é fechada da parede ou do teto por enchimento de amianto. Seu efeito perigoso para a saúde humana é obtido principalmente por meio de venenos, cujos vapores são liberados quando aquecidos. Excluído da lista de materiais usados em edifícios residenciais, limitado para uso na produção metalúrgica em oficinas onde um alto-forno é usado. É relativamente seguro quando está frio.
Argila e areia
Os fillers argilo-areia, que rendem em termos de retenção de calor aos materiais compósitos e sintéticos mais modernos, ocupam uma posição intermediária entre eles e os materiais sólidos, que, por sua vez, apresentam boa condutividade térmica.
Argila e areia são naturais e inofensivas, o que foi comprovado por milhares de anos de seu uso como todos os tipos de enchimentos.
Etapas de instalação
Se houver mais de dois centímetros de camada de gesso incombustível e resistente ao calor entre a chaminé e os materiais da parede principal, de acordo com a TU, é possível reduzir a distância entre o tubo e a parede para que o PPU total a folga não excede 35 cm. Mas este valor é um mínimo necessário, o que é impossível prescindir. A altura do gesso deve ser pelo menos 7 cm acima da camada de isolamento térmico.O tamanho da reentrância do tubo à parede em todos os lados pode variar entre 20-50 cm. As paredes espessas da caixa de corte permitem reduzir a distância (mas não abaixo do mínimo) devido à proteção adicional do calor do tubo aquecido.
Os materiais mais confiáveis para a caixa são considerados tijolos (você pode usar refratários, por exemplo, chamotte), chapas de aço inoxidável, placas de chama ou enchimento de minerite. A distância entre a parede e a caixa deve ser de no mínimo 1 cm, ou seja, é proibido prender a caixa próximo a ela.
Preparação
Na fase inicial de instalação, um quadrado de 1 ou 0,25 m2 é cortado na parede ou no teto (ou, se a construção estiver em um novo projeto). Com vigas e caibros bem espaçados, uma caixa de madeira adicional é forrada com minerita por dentro. A caixa é fixada nas vigas, em seguida, um bloco de passagem é instalado nela. Idealmente, o telhado deve ser feito inteiramente de materiais incombustíveis. O revestimento de estruturas de madeira com impregnações não combustíveis não as protegerá de carbonizar quando os intervalos de fogo ainda são violados.
Instalação
Um guia passo a passo para a instalação de uma chaminé com bucha é o seguinte.
- O tubo sanduíche permite que você abaixe a temperatura do tubo interno - em relação ao externo - em 250 °. A chaminé em sanduíche evita a formação de condensação no interior da estrutura do tubo.
- Um tubo de parede simples é colocado primeiro no fogão da sauna, então, ao atingir um metro, é instalada uma transição para um tubo de parede dupla. De uma chaminé de parede dupla, você pode mudar para uma chaminé sanduíche usando o adaptador apropriado.
- O "sanduíche" em si é "costurado" em uma caixa de parede ou teto. O uso de um esquema tão complicado permite que você finalmente exclua o superaquecimento do tubo que vai do forno para a seção externa (acima do telhado), permitindo que dure mais. Está excluída a utilização de juntas no sótão ou ao nível da parede / piso / telhado.
- Seções de tubo estritamente horizontais não devem ser abusadas. Para evitar que a tração recue, é recomendável usar seções inclinadas para cima, diagonais e não 100% horizontais. O comprimento de uma secção estritamente horizontal não deve ultrapassar 1m, sendo inaceitável a utilização de mais de três voltas na chaminé.
- Na saída, a fixação rígida do tubo é inaceitável - o aço se expande quando aquecido.
- Vigas que estão muito próximas, especialmente as de madeira, precisam de proteção adicional com um isolante térmico de minerita.
- A fixação da caixa de transição da chaminé é permitida por meio de parafusos auto-roscantes - enquanto suas cabeças devem ser isoladas de forma confiável da fonte de calor para não causar a queima do piso de madeira com a ajuda deles.
- A abertura do bloco adaptador deve coincidir estritamente com a localização do tubo de saída, uma vez que é proibido desviar a chaminé em mais de 1 mm para qualquer lado: as juntas não se encaixam bem, os gases de exaustão podem sair diretamente para a sala onde o forno está operando.
- Se a chaminé for instalada em um prédio de dois andares, recomenda-se que um metro após a saída do andar no segundo andar troque novamente da seção sanduíche para um tubo de parede única, o que permitirá o aquecimento de alta qualidade da sala localizada acima de.
- Antes de entrar no sótão, onde se encontra a segunda mesma caixa, é feita novamente a transição para um tubo de parede dupla e depois para uma estrutura em sanduíche, que se estende até um nível acima da "torta" da cobertura.
A instalação de uma caixa de transição entre pisos, nas paredes, não difere da instalação no tecto-sótão. Um telhado feito de metal ou papelão ondulado é igualmente adequado para a saída de uma chaminé em sanduíche: ambos são perfis de aço.
O comentário foi enviado com sucesso.