Pós para limpeza de chaminés

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Como escolher?

Os pós para limpeza de chaminés são uma das ferramentas mais acessíveis e fáceis de usar para remover fuligem e depósitos de carbono em chaminés. Eles têm uma composição especial capaz de clivar essas camadas sem contato mecânico ou participação humana. Depois de revisar as dicas de escolha, considerando todas as características, você poderá encontrar os removedores de fuligem para fogões mais eficazes entre as opções à venda.

Peculiaridades

O pó para limpeza de chaminés é um tipo de produto químico finamente disperso que, quando queimado, pode reagir com fontes de calor. Alguns tipos de tais misturas podem ser usados ​​na vida cotidiana, outros são destinados a fornos industriais. Os produtos químicos ajudam a reduzir a frequência da limpeza mecânica, mantendo atualizados os condutos de cerâmica e aço inoxidável.

É importante compreender que qualquer produto em pó fornece apenas prevenção. Em caso de forte fuligem, a limpeza mecânica é indispensável.

Além disso, Depósitos soltos podem obstruir a chaminé, exigindo medidas drásticas. Dentre as vantagens da limpeza química, nota-se o amolecimento da fuligem dentro de outras partes do forno, onde é bastante difícil removê-la de outras formas.

Visualizações

Encontrar o removedor de fuligem mais eficaz para limpeza de forno em pó só pode ser feito pesquisando cuidadosamente todos os produtos no mercado. Esses produtos químicos geralmente contêm substâncias que liberam gases na atmosfera durante a combustão. Eles quebram os depósitos de carbono, descascando até mesmo os depósitos perenes. Existem várias das ferramentas de produção industrial mais populares.

  • Log "limpeza de chaminés". Significa em um briquete para uso periódico na queima de fogões, em termos de volume, é aproximadamente igual a um bloco de lenha picado. A composição contém uma mistura de cera de carvão, óxido de fósforo e sulfato de amônio. Demora cerca de 90 minutos para que todo o produto queime. Por 1 carga, 2 briquetes são colocados no forno.

  • PKH. Pó em embalagens de papel, adicionado ao combustível durante a combustão na proporção de 200 g por 1 tonelada. Não abra a embalagem antes de usar. A composição química do agente antichama também pode ser utilizada de forma autônoma, mas com a observância obrigatória dos cuidados.
  • Kominicek. Agente em pó para a prevenção de depósitos de carbono. A composição química só é eficaz contra depósitos de até 2 mm de espessura. O fabricante tcheco fornece o produto em embalagens contendo 5 sachês de uma substância à base de cloreto de cobre. A ferramenta foi projetada para 3 meses de profilaxia e é aplicada em intervalos regulares.
  • Hansa. Medicamento profissional com estrutura cristalina. É adequado para fornos onde são usados ​​combustíveis que liberam muito alcatrão e condensação. O produto é levado ao forno já derretido e bem aquecido. No início da safra, a composição é usada diariamente, depois periodicamente, para fins preventivos.

Os produtos domésticos em pó para limpeza de chaminés nem sempre são adquiridos com marcações especiais. Em alguns casos, o naftaleno é usado para esses fins. O pó do briquete é colocado em cima da madeira. Em seguida, o fogão é aquecido como de costume.

A fuligem na chaminé se estratifica, cai na fornalha, queima, mas o forte odor emitido ao mesmo tempo requer ventilação cuidadosa.

Um análogo dos pós industriais é uma mistura que você mesmo pode preparar. É chamado de "azul" por causa da cor da composição. Entre seus ingredientes:

  • fração média de coque - 2 partes;

  • sulfato de cobre - 5 partes;

  • salitre - 7 partes.

Todos esses ingredientes são misturados, queimados no forno junto com a lenha. A composição adquire tonalidade azulada devido à presença de sulfato de cobre entre os ingredientes. Claro, é necessário usar produtos químicos auto-preparados com muito cuidado, ventilando bem o ambiente.

Como escolher?

Ao procurar o melhor pó para limpeza de chaminés, é importante prestar atenção a uma série de fatores. Se o produto for utilizado em área residencial, é importante levar formulações que não emitam um odor forte e desagradável. E você também terá que levar em consideração alguns pontos.

  1. Grau de poluição. Para as chaminés, abundantemente cobertas com carbono, as misturas granulares pulverulentas contendo catalisadores de combustão e elementos que degradam as substâncias resinosas são mais adequadas. Se a contaminação for pequena, pós profiláticos são adequados.

  2. Tipo de chaminé. Produtos químicos na forma de toras ou briquetes funcionam melhor em materiais cerâmicos e de aço inoxidável. Uma chaminé de tijolos precisa de cuidados mais cuidadosos, a limpeza combinada é indispensável aqui.

  3. A complexidade da aplicação. Alguns pós de limpeza envolvem o carregamento em um forno frio, outros são colocados apenas em um aquecido. Se uma pessoa idosa ou inexperiente for usar o remédio, vale a pena escolher as opções mais simples.

E também na hora de escolher uma composição, será útil atentar para a quantidade e o volume da mistura na embalagem. É mais econômico e lucrativo adquirir aquelas opções que podem ser utilizadas repetidamente, dispensando-as aos poucos.

Aqui, o mais econômico será um pó granular cristalino, do qual 500 g são suficientes para 30 aplicações. É isso que a marca Hansa tem. Um limpador de chaminés ou log Kominicek é adequado para fogões que são usados ​​de vez em quando, como um meio único para combater a fuligem e os depósitos de carbono.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário