Quais são as tampas das chaminés e como escolhê-las?
Não basta instalar uma estrutura de cobertura de sótão, tendo concluído todas as comunicações e equipando uma salamandra numa casa de campo ou de campo. Com a ajuda de elementos adicionais, a decoração e o exterior da casa, o seu aspecto adquire um aspecto acabado. Isso inclui o projeto da chaminé com uma ponta de tubo.
O que é e para que serve?
Cabeças no tubo da chaminé, sejam construídos em tijolo ou instalados na forma de seções conectadas em série, incluindo tubos industriais e de caldeira, não apenas protegem as paredes internas do tubo da precipitação atmosférica e de sua seção transversal borda de cima, mas também proteger, por exemplo, o telhado da entrada de faíscas incandescentes formadas quando o edifício é queimado com madeira ou carvão. Esse é o primeiro requisito, é o principal: segurança contra incêndio no telhado e na área ao redor da instalação.
A saída usual da chaminé do fogão não foi modificada inicialmente. Foi criado apenas como meio de retirar a fumaça a uma altura inatingível para as pessoas (proprietário, convidados, residentes permanentes, funcionários).
Em outras palavras, as pessoas no local não devem inalar fumaça altamente concentrada e gases residuais, e não importa se é um recuperador de calor, uma mini churrasqueira com churrasqueira ou uma esteira de produção, que inclui um forno industrial para fusão e fundição , têmpera de produtos de metal.
O topo da chaminé (chaminé) impede significativamente que os produtos da combustão de qualquer combustível sejam puxados de volta para a divisão (através do mesmo forno). Além de envenenar as pessoas com eles, a vida útil da chaminé é reduzida: a fuligem acumulada, fuligem, quando a tiragem é restaurada, é acesa novamente, queimando nas paredes da tubulação, aquecendo-a adicionalmente.
O cabeçote está necessariamente equipado com uma tampa protetora, graças à qual o tubo fica protegido tanto da chuva, neve, granizo dentro do tubo quanto da tiragem reversa. Mas não só esta tampa salva deste último - a altura relativa do próprio tubo e sua localização no telhado, calculada de acordo com os requisitos de GOST e SNiP, TB e PPB, também são importantes.
Visão geral da espécie
Se o tubo será de tijolo ou aço inoxidável, depende do projeto. O aquecimento por fogão é apenas uma das alternativas ao aquecimento a gás. Mas para ambos é importante escolher uma chaminé com o diâmetro pretendido e a cabeça correspondente. Os diâmetros comuns dos tubos são de 120/200 mm (tubo de aço redondo). Para fornos de baixa potência e caldeiras a gás, também existem tubos com uma pequena circunferência - 60/100 mm, mas esta solução é cuidadosamente recalculada.
A cabeça rotativa facilita a manutenção e limpeza da chaminé. Mas apenas a cabeça circular gira: a oval, quadrada, retangular só pode ser reorganizada com o outro lado - retire-a e, após limpar os depósitos de fuligem, instale-a do outro lado.
As dimensões da tampa, por exemplo, com um tubo de 13 centímetros (de diâmetro), podem atingir de 20 a 25 cm. A forma do guarda-chuva (cobertura, parte principal da cabeça) assemelha-se a uma inclinação circular com a parte superior no centro. Os porta-guarda-chuvas - tiras do mesmo aço inoxidável - são três elementos de conexão (verticais) localizados em um ângulo de 120 graus. A estrutura resultante é fixada a um pedaço de tubo do mesmo diâmetro, que é uma secção encurtada da chaminé com um comprimento, em regra, não superior a 10 cm.
A rigidez da cabeça é suficiente para que ela "se sente", como a mesma seção da anterior e localizada ainda mais baixa, bastante apertada - e ao mesmo tempo não saiu do lugar nem mesmo durante um furacão. A desvantagem de quaisquer cabeças é o vento adicional, embora não muito grande, que tende a "encher" o tubo para um lado em ventos fortes.
No entanto, são usadas mais frequentemente cabeças fixas rígidas. Você pode torcê-los afrouxando-os ligeiramente, removendo-os da parte superior da chaminé.
Os giratórios podem ser combinados com o cata-vento mais simples, indicando a direção do vento: sua rotação é fornecida por um design leve. O capô de tal tubo gira na direção em que o vento o empurra: o design de tal guarda-chuva tem um elemento elevado que cria a ventilação necessária, o que evita que o vento sopre a fumaça de volta para o fogão (e para a sala onde está localizado).
Por formulário
A cabeça retangular é rigidamente fixada ao topo do tubo de mesmo formato. Uma variedade disso é a cabeça quadrada. Ele não pode girar em nenhuma circunstância. Ele "senta" no topo do cano não menos rigidamente do que seu colega cônico (com um guarda-chuva em forma de cone). Desenho retangular - desenho com fenda da passagem de fumaça, devido ao qual a fumaça se dissipa antes que a súbita corrente de ar trouxesse os produtos da combustão de volta para a chaminé.
Pela presença de elementos adicionais
O principal elemento adicional na cabeça é o defletor. Seu objetivo é evitar a formação de contra-correntes, dependendo da direção do vento e da localização do tubo em relação à inclinação do telhado. Na prática, um defletor circular simples é frequentemente usado, que é uma tira plana de aço enrolada no meio no plano em que as bordas inferiores do guarda-chuva estão localizadas.
Além disso, o defletor protege as paredes interna e externa da cabeça de chuvas oblíquas e montes de neve em ventos tempestuosos ou furacões. A instalação de um defletor e guarda-chuva na cabeça é importante. No entanto, o defletor pode acabar sendo entalhado, o que não pode ser dito sobre o guarda-chuva. A emissão fragmentada e “ranhurada” de fumos e gases de escape é a solução mais segura do ponto de vista das leis da física, válidas para o aquecimento de fogões e caldeiras.
Uma medida adicional de proteção contra um incêndio repentino na área devido à abundância de faíscas é a instalação de uma grade. É um supressor de faíscas, mas não substitui completamente o defletor. A desvantagem da tela é seu entupimento relativamente rápido com fuligem. As cabeças podem ser equipadas com um guarda-chuva dobrável.
Para limpar essa cabeça - e a parte superior do tubo - não há necessidade de removê-la.
Materiais (editar)
Uma cabeça de ferro fundido, bem como uma cabeça de aço forjado, bem como uma cabeça de cobre (ou banhada a cobre), é visivelmente inferior a um aço inoxidável. O aço inoxidável, ao contrário do cobre e do ferro fundido, que oxidam lenta mas seguramente, pode durar até 35 anos, desde que a chaminé seja suficientemente comprida e a estufa não sobreaqueça durante o aquecimento das instalações.
Se uma ignição secundária (pós-combustão) de produtos de combustão de madeira queimados de forma incompleta (ou outro combustível) for formada repentinamente no tubo, o tubo de aço inoxidável às vezes fica vermelho-quente, o que pode, com a chuva ou neve simultâneas, prejudicar significativamente sua aparência e levar à perda de suas propriedades pelo aço inoxidável ...
Para evitar tal situação, utiliza-se um forno de pirólise de duas ou três câmaras, em que a pós-combustão dos vapores de exaustão não queimados e dos gases formados a partir do combustível sólido ocorre não em uma tubulação, mas nos compartimentos tecnológicos desse forno. Além disso, a cabeça de cobre simplesmente derreterá quando a temperatura subir para 1.085 graus - enquanto o aço inoxidável aquecerá, mas permanecerá em pé.
As tampas de aço inoxidável conquistaram o mercado de acessórios para fornos aos trancos e barrancos. Eles são corretamente considerados um dos melhores: um aço inoxidável de parede fina (até 1 mm) dura de 20 a 30 anos sem problemas e você não precisa alterar a seção de tal tubo ou o próprio cabeçote.
Os acessórios mais caros são o titânio. Eles servirão a você quase toda a sua vida. Depois de colocar esse acessório uma vez, você descobrirá que ele servirá aos seus filhos e netos - como parte de todo o sistema de aquecimento do fogão.
Nuances de escolha
Não economize nos acessórios do fogão. É melhor escolher os melhores itens complementares para seu dinheiro. Sem tampo, o fogão e a chaminé só funcionam em plena calma.
Se uma cabeça de aço inoxidável não fosse encontrada, a pior, mas tolerável, solução temporária seria uma opção de ferro fundido ou galvanizado.
É permitido escolher cabeças de metal com diâmetro maior do que a seção do tubo de aço.
O objetivo da cabeça é aumentar a eficiência de um fogão simples de 60 para 70-80%. Este efeito é obtido diminuindo a corrente de ar, devido ao qual mais calor é criado e retido na própria casa, em vez de se dissipar fora dela.
Montagem
Para que a cabeça não impeça os produtos da combustão de saírem a tempo da casa / edifício, observe as seguintes regras ao instalar o tubo.
- Tendo recuado da cumeeira ao instalar o tubo em menos de 1,5 m, certifique-se de que a última seção seja pelo menos meio metro mais alta do que a própria cumeeira. Com um deslocamento de até 3 m, tanto o tubo quanto a crista estão na mesma altura. Com um deslocamento de 3 m - 10 graus mais baixo - em relação ao cume e ao horizonte.
- A parte superior do tubo com comprimento superior a 120 cm é fixada em pelo menos três cabos de sustentação - neste caso, o furacão não o derrubará.
- O procedimento de montagem do cabeçote é o seguinte: parte inferior, suportes, guarda-chuva, defletor (se houver) - mas não vice-versa.
- Verificar a saúde da chaminé - acender o fogão com um vento furacão: não deve haver tiragem reversa.
O comentário foi enviado com sucesso.