Tudo sobre forro de chaminé

Contente
  1. O que é isso?
  2. Os caminhos
  3. Tecnologia de trabalho

Manga de chaminé é a instalação de um tubo no interior de uma chaminé de tijolos. Este tubo é feito de materiais especiais resistentes ao fogo. Por exemplo, aço inoxidável. Os tubos para mangas diferem no tipo de seção, e isso depende, em primeiro lugar, do tamanho da chaminé. Eles são retangulares, quadrados. Mas isso está longe de ser tudo o que você precisa saber para quem pretende cobrir uma chaminé.

O que é isso?

Com a utilização de dutos de chaminé do tipo tijolo, a fuligem começa a se acumular neles, afetando a forma como a tiragem se comporta no sistema. Particularmente em chaminés de tijolo, as paredes são ásperas, porque ali, de fato, a fuligem pode se acumular, e muito rapidamente. E a fácil destruição de sistemas de tijolos para a remoção de produtos de combustão não é a melhor em termos de perspectivas operacionais de longo prazo. Eles são afetados por choque térmico, condensação (que também aparece devido a mudanças de temperatura) e a composição química agressiva que está presente na fuligem.

O que acontece devido ao acúmulo de fuligem: a tração no sistema deixa de ser ideal, a estrutura de aquecimento começa a funcionar pior, o prédio não é aquecido de forma eficiente. Mas o efeito do impulso reverso também pode funcionar, por isso a fumaça da casa não está excluída. Isso já está se tornando muito perigoso. Portanto, surge a questão de revestir a chaminé, ou você terá que desmontar completamente o antigo canal e instalar uma nova chaminé. Obviamente, a primeira opção é preferível na maioria dos casos.

Os caminhos

E aqui o dono de uma casa com chaminé tem escolha.

Módulos de aço

Este processo é bom porque não envolve um trabalho de desmontagem que exige muita mão-de-obra. A manga é muito simples, ou seja, mesmo alguém que não entende realmente todas essas comunicações de engenharia pode lidar com ela. Usando módulos de aço, você pode reconstruir fogões e lareiras, as mesmas chaminés, não importa o tipo de combustível com que trabalham. Mas o método também tem uma desvantagem - os módulos de aço não podem lidar com uma comunicação de chaminé do tipo sinuoso.

Inserções feitas de materiais poliméricos

Tubos de plástico são instalados dentro do canal de tijolos. Geralmente são tubos reforçados com fibra de vidro que serão de plástico quando aquecidos. E graças a essas propriedades plásticas, o material vai preencher todas as deformações do lúmen e, depois de esfriar, a superfície interna da chaminé já se tornará um tubo liso quase comum. A espessura da parede dessa manga é de cerca de 2 mm. Mas esse método tinha suas desvantagens. Por exemplo, os limites de temperatura serão muito rígidos: você não subirá acima de 250 graus. Portanto, este método é relevante apenas para as unidades de aquecimento que funcionam com gás ou combustível líquido.

Uma luva de malha de fibra de vidro alcatroada funciona assim: uma mangueira completa é inserida no eixo, nenhum elemento de conexão é usado. Mas peças moldadas podem ser usadas. O comprimento máximo dessa manga é de 60 m, e a espessura pode chegar a 50 cm. Um sistema semelhante é usado há 30 anos. Também é importante qual caldeira está sendo operada, baixa ou alta temperatura - então os componentes da mangueira serão diferentes.

O acondicionamento da manga é bom porque um canal de uma peça pode ser obtido sem desmontar o tijolo - isso atrai muitos. O forro é invulnerável à condensação, ele se dobra bem mesmo em curvas graves.É verdade que esse método não pode ser chamado de barato e você também não pode fazer tudo com as próprias mãos.

Vale ressaltar também os revestimentos cerâmicos, em termos de resistência e durabilidade estão entre os líderes. Se existe uma mina perfurada e precisa ser restaurada, é a cerâmica que é usada. Os elementos cerâmicos podem ser redondos ou retangulares. Os elementos são conectados em um soquete ou pelo método "espinho + ranhura". As mangas são utilizadas com um diâmetro de 12-45 cm. A cerâmica, por outro lado, não tem medo da combustão da fuligem. Mas essa construção custa muito e pesa muito - e essas são suas principais desvantagens. Durante a instalação, você inevitavelmente terá que desmontar a mina.

Tubo de Aço Corrugado

Esse tubo de aço inoxidável é levado apenas quando o aquecedor não tem uma temperatura de combustão de combustível muito alta. O fato é que o tubo corrugado de aço inoxidável tem paredes finas e, sob a enorme temperatura, eles simplesmente queimam rapidamente. É absolutamente impossível usar esta opção para uma chaminé em um banho - o combustível em um fogão de banho queima em temperaturas muito altas.

Tecnologia de trabalho

Tudo começa com atividades preparatórias padrão. Primeiro você precisa estocar uma poderosa lanterna que o ajudará a explorar a mina. É necessário determinar com precisão o tamanho da destruição, a medida de contaminação por fuligem, pedaços de argamassa e tijolos em ruínas. Existem até ninhos de pássaros (muitas vezes "instalam-se" em chaminés). Em seguida, raspadores de ferro, escovas e outras ferramentas são usados ​​para limpar completamente o sistema. Os tijolos que se projetam da alvenaria não permitem que o mesmo forro seja inserido, portanto, todas as partes salientes são derrubadas. Normalmente, uma alavanca ou um martelo faz um bom trabalho com isso. A seguir, é necessário medir o comprimento e, claro, o diâmetro da chaminé, transferir o medido para o diagrama com a designação de voltas e graus angulares.

Resta limpar o fundo da mina de construções e outros entulhos e, se necessário, nivelá-lo. Em seguida, você pode comprar materiais para a manga e prosseguir para a parte principal do trabalho.

Veja como montar o forro em um pequeno eixo.

  1. Todas as peças do revestimento são montadas em um sistema. As juntas devem ser tratadas com um selante resistente ao calor e envolvidas na parte superior com fita adesiva de alumínio.

  2. Duas correias, cabos ou apenas cordas potentes são presos ao fundo do tubo com uma braçadeira.

  3. A luva é cuidadosamente permitida através do eixo até que encoste na zona inferior. Com um comprimento curto de chaminé, o tubo leve de aço inoxidável é abaixado manualmente e até mesmo cabos não são necessários.

  4. A partir de baixo, o inserto deve ser fixado na entrada da caldeira, após o que é colocado um coletor de condensado. E da parte da rua, a manga é retirada acima da alvenaria, uma tampa protetora é colocada em cima.

Se a chaminé for longa e curva, a instalação do sistema será ligeiramente diferente. Primeiramente, o canal de fumaça é desmontado na entrada da caldeira, o mesmo acontece com todas as seções onde são fixadas as juntas moldadas. Em seguida, a parte inferior da manga é montada a partir de fragmentos uniformes do tubo, apoiados contra o primeiro conector moldado. Em seguida, o liner é baixado até o fundo do poço, onde é conectado à entrada da caldeira ou fogão, e um coletor de condensado é colocado abaixo. No segundo - enquanto inativo - a ponta da manga é encaixada com um conector modelado. E assim ele junta a peça plana de aço inoxidável, e esse cenário continua até uma nova virada de mina. A operação precisará ser repetida antes que a luva seja removida do próprio eixo.

A área de união dos tubos deve ser reforçada com selante com características de resistência ao calor e, a seguir, devidamente embalada com fita de alumínio. Bem, resta inserir a cabeça no topo.

Como selar uma chaminé com um forro de cerâmica.

  1. Um sistema de rolos é conectado às aberturas do tanque de condensação... As cerâmicas são muito pesadas e é necessário baixá-las 30 cm, portanto é mais seguro usar um guincho nesta fase.

  2. A extremidade superior do recipiente de condensação deve ser tratada com um selante. Um pedaço de tubo uniforme é fixado ao sistema macho e fêmea (ou sino).

  3. Para ligar a caldeira, por exemplo, a um encaixe universal, terá que fazer um furo na manga de cerâmica. Um fragmento da camisa é acionado por um guincho e vai para o próprio poço. Um novo elemento também é anexado à parte final do primeiro tubo. No processo de descida, é necessário controlar o momento em que a bucha não gira com o orifício para a conexão na outra direção.

Quando o coletor de condensação encosta no fundo do poço, você precisa encaixá-lo na entrada da caldeira. E de cima, o sistema cerâmico é trazido acima dos tijolos. A saliência é igual à altura da placa de cobertura.

UMA de modo que durante a construção, por exemplo, para revestir uma chaminé com uma manga de polímero, você não pode prescindir de um equipamento especial. O revestimento é um tanto semelhante a uma mangueira enrolada em uma bobina. E agora a manga sobe até o telhado do prédio, é conduzida pelo canal até o fundo da mina, fornecida ao compressor, e o ar é fornecido. A pressão fará com que os lados macios da manga fiquem lisos. Quando a luva assume a forma de um canal, o vapor aparecerá em vez de ar comprimido. E então o polímero inicialmente amolece, depois endurece. E no fundo, um recipiente para condensação será coletado. No caminho da saída da mina, os excessos de mangas devem ser removidos e uma cabeça será colocada em cima.

Qualquer que seja a finalidade da chaminé, é necessário garantir que as áreas internas do sistema não sejam estreitadas. A curva moldada é sempre definida para parar.

E não se esqueça, se necessário, de enviar isolamento em massa nas vãos entre as paredes da mina e o liner.

Na hora da construção, a instalação de uma manga oval, redonda ou de outro formato geralmente faz sentido: para os proprietários, isso é bom, não haverá problemas com a exaustão de fumaça. A instalação de uma manga de chaminé coaxial é um procedimento frequentemente prescrito por regulamentos e sua ausência pode acarretar em multa. Se necessário, deverá contactar as empresas que se dedicam à manga, disponibilizar várias opções para a reabilitação de chaminés e dar todas as garantias necessárias.

Para obter informações sobre como cobrir uma chaminé, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário