Tudo sobre chaminés para fogões a lenha
Em quase todos os tipos de fogões, a chaminé é um dos elementos principais, através dela são retirados os produtos da combustão. A escolha do tipo de chaminé, seu tamanho e material de fabricação depende principalmente dos parâmetros do forno, condições e frequência de uso. Com a abordagem adequada para instalação e escolha de materiais, o sistema de exaustão de fumaça não causará problemas desnecessários, a única coisa que exige é mantê-lo limpo.
Requisitos primários
A temperatura de combustão da madeira é inferior à do carvão e do gás. Apesar disso, as chaminés dos fogões a lenha ainda devem resistir ao aquecimento acima de 150 ° C.
A maioria das chaminés atende a essa tarefa, porém, durante o processo de combustão, são liberadas substâncias agressivas, que corroem gradativamente as paredes. Por isso, os especialistas recomendam chaminés de marcas de metais resistentes a ambientes agressivos.
O segundo ponto que reduz a eficiência da remoção dos gases de combustão é a formação de condensado nas paredes internas. Com o tempo, a condensação pode levar ao bloqueio de todo o dispositivo da chaminé. Para evitar isso, o tubo é isolado. O melhor design de hoje é o "sanduíche". Nesse caso, a temperatura dos gases do forno se equaliza gradativamente com a do ambiente, de forma que o ponto de orvalho raramente ocorre e menos condensado é formado.
Tipos de estruturas
Os tipos de chaminés podem ser classificados de acordo com dois parâmetros: dependendo do material de fabricação e do tipo de instalação.
Por tipo de material, são:
- tijolo;
- metal;
- cerâmica;
- “Sanduíche” - são 2 camadas de aço com isolamento entre elas.
Pelo tipo de instalação, são divididos em externos e internos.
Externo
É montado externamente e conectado à caldeira através da parede.
É bastante simples de instalar, não é necessário perfurar o chão. Não consome a área útil da casa, além disso, pode ser instalado mesmo após o acabamento das instalações.
No entanto, é necessário inicialmente projetar uma chaminé externa isolada, para garantir sua fixação confiável e uma aparência estética.
interno
Ele está localizado dentro de casa e sai pelo telhado.
Serve como fonte adicional de calor e é menos dependente de temperaturas externas. Essa chaminé geralmente é planejada na fase de projeto da casa. Sua maior desvantagem é que ele esconde uma parte significativa do espaço interno.
Na construção de uma casa moderna, ambas as opções de instalação ocorrem. Todo mundo escolhe por preferência e meios.
Materiais (editar)
A vida útil da chaminé é diretamente influenciada pelo material de que é feita. Vários tipos de aço são mais comuns aqui. Não é apenas o material mais fácil e econômico de se trabalhar, mas também o mais confiável.
As chaminés de metal são feitas de aço inoxidável, metal galvanizado e ferroso.
Aço inoxidável
Resistente ao calor (resiste a aquecimento acima de 600 ° C) e resistente a ambientes agressivos de aço. É escolhido por sua longa vida útil e segurança de uso. Recomenda-se a utilização de produtos de aço inoxidável com espessura mínima de 0,8 mm. Adequado para instalações residenciais e técnicas.
Cink Steel
Esta é uma opção acessível para uma chaminé. O metal é coberto por uma camada de zinco, que protege contra os efeitos negativos de um ambiente agressivo. A chaminé galvanizada tem uma vida útil mais curta, pois é mais fina e requer isolamento obrigatório.
Aço preto
A opção mais orçamentária. Seu uso só pode ser justificado por um orçamento de construção muito modesto. Na maioria das vezes, chaminés de aço preto são instaladas em chalés de verão, pequenos banhos, bem como em estufas e salas de serviço.
Nuances de escolha
A escolha ideal da chaminé para um fogão a lenha depende de muitos parâmetros.... As situações são diferentes tanto com as instalações - talvez construção principal de um edifício residencial, ou talvez apenas uma cabana temporária para trabalhos sazonais, quanto com o próprio forno - o tipo de convecção usual ou longa queima.
Considere por que este ou aquele tipo de chaminé é mais adequado e quais são as vantagens e desvantagens.
Tijolo As chaminés são duráveis, adequadas para instalação tanto em uma grande casa de madeira privada quanto em uma cabana, onde o peso e a solidez do produto não serão sentidos.
No entanto, as caldeiras modernas aumentam a carga neste tipo de chaminé, sendo necessária a instalação de revestimentos metálicos adicionais. Em geral, a instalação de tal produto é bastante complicada e requer altas qualificações de um pedreiro.
Metálico - chaminés baratas e pré-fabricadas. Leve, adequado para pequenas residências, banheiros e edifícios técnicos. Eles têm uma vida útil curta - não mais do que 15 anos.
Cerâmica - líderes em termos de vida útil (mais de 50 anos) e resistência ao calor (suportar aquecimento acima de 550 ° C). Ótimo para lareiras. As estradas em produção são frágeis e requerem uma fundação.
"Sanduíche" - tem as mesmas características de desempenho do metal. No entanto, é mais resistente à condensação e corrosão, mas mais caro. Tem uma vasta gama de aplicações - desde um fogão a lenha até um aquecedor de água a gás. Pode ser facilmente montado na casa pronta e no exterior. Existe uma vasta gama de artigos de fábrica à venda.
Pagamento
Fazer o cálculo correto do comprimento e seção do sistema de combustão é mais da metade do trabalho, pelo menos a parte mais importante dele... Erros nesta fase podem levar a resultados desastrosos e afetar toda a casa.
Na maioria das vezes, e mais corretamente, as pessoas tentam terceirizar esse trabalho para profissionais. No entanto, para uma compreensão geral do processo, você precisa saber o seguinte.
Para o cálculo correto, uma grande variedade de dados é usada - desde as características da fornalha até os materiais naturais. Existem 3 técnicas principais.
- O método exato. Realizado por profissionais qualificados. Basicamente, este é um departamento especial para a produção de caldeiras. Eles usam dados experimentais e equipamentos profissionais.
- Indicativo... Com base em proporções calculadas, gráficos e tabelas. Esse cálculo também pode ser executado por um leigo. No entanto, você precisa ter acesso aos valores normativos.
- Método online. Permite calcular tudo usando aplicativos eletrônicos. Pode dar um resultado rápido e de alta qualidade, no entanto, requer uma introdução escrupulosa de uma grande quantidade de dados precisos.
Dicas de instalação
O ditado “se você quer fazer bem, faça você mesmo” nem sempre e nem sempre é aplicável. Mas há momentos em que não há especialista adequado por perto, ou seus serviços são proibitivamente caros, então você tem que trabalhar com suas próprias mãos.
Para montar a chaminé de forma independente, você precisa se aprofundar em todos os detalhes desse processo o mais cuidadosamente possível. Afinal, um erro de montagem em qualquer estágio pode se tornar crítico.
Preparação
- Limpe previamente todas as passagens e fixações da chaminé.
- Faça os furos necessários na forma desejada.
- Cuide da vedação e isolamento térmico das aberturas de saída.
Trabalho de alta altitude
Ao instalar a saída de gás de combustão interna:
- você precisa cuidar de uma estadia segura e confortável no telhado;
- leve em consideração os parâmetros da saída, levando em consideração a estrutura de suporte e o ângulo de inclinação.
Ao instalar uma chaminé externa:
- é importante fixar o tubo com segurança, levando em consideração a carga do vento;
- levar em consideração os indicadores médios anuais da rosa dos ventos na região.
Pontos importantes da tecnologia
- Ao passar por pisos combustíveis, é imprescindível o uso de elementos sanduíche ou proteção adicional com materiais não combustíveis.
- Cuide do suporte e reforço da estrutura, levando em consideração seu peso.
- Cubra as juntas com selante resistente ao calor e prenda com braçadeiras
- Os elementos devem ser selecionados de forma que as juntas não caiam para dentro dos pisos e paredes.
Elementos de proteção
Caixa de passagem
Ao passar a chaminé através de uma parede, teto ou telhado, recomenda-se fazer uma conduta de proteção. Esta construção de metal e lã mineral não combustível ajudará a guiar o tubo através da saída de forma correta e segura. PARAA caixa pode ser montada independentemente com base nas dimensões e necessidades individuais. Seu esquema de montagem é simples, porém é necessária uma máquina de corte e solda.
Cabeça
O elemento final do sistema de exaustão de fumaça é projetado para evitar que a precipitação entre e bloqueie o vento no canal, bem como para proteger o isolamento de molhar.
O que mais você precisa saber durante a instalação?
Para a auto-instalação, você deve seguir estritamente o SPiP 41-01-2003 "Aquecimento, ventilação e ar condicionado".
- O diâmetro do duto de combustão não deve ser menor que o diâmetro da saída do forno.
- Os canais devem ser realizados estritamente na vertical.
- O comprimento mínimo do duto desde a entrada de ar é de 5 metros.
- Não deve haver curvas horizontais no sótão para limpeza.
- A chaminé não deve entrar em contato com outras comunicações técnicas em casa.
- Os elementos circundantes não devem ser aquecidos acima de 50 ° C.
O comentário foi enviado com sucesso.