O que e como você pode embrulhar um cano de chaminé para isolamento?

Contente
  1. A necessidade de um procedimento
  2. Que materiais são usados?
  3. Como isolar adequadamente?

Na concepção de um sistema de aquecimento, muitos pormenores devem ser tidos em consideração, incluindo não se esquecendo do isolamento da chaminé. Essas medidas protegem o próprio tubo da destruição prematura e a casa ou casa de banhos do fogo. A variedade de ofertas no mercado da construção permite escolher um isolante adequado às suas propriedades para envolver uma chaminé.

A necessidade de um procedimento

A proteção visa eliminar o impacto de dois fatores destrutivos que afetam diretamente o estado da tubulação: superaquecimento e umidade. O balneário é geralmente construído a partir de uma casa de toras ou outro material de madeira, e em uma casa particular ou no sótão existem elementos estruturais inflamáveis, mesmo que o telhado dessa estrutura seja feito de telhas de metal. O isolamento térmico evita o aquecimento excessivo dos tubos e posterior incêndio. O isolamento também protege o sistema dos efeitos nocivos da condensação: a umidade pode se acumular em microfissuras, congelar e criar pressão interna, o que leva à rápida destruição da chaminé.

A presença de isolamento oferece várias vantagens ao mesmo tempo:

  • serve como quadro de reforço e aumenta a resistência da estrutura de exaustão de fumos, protegendo-a de danos mecânicos;
  • a diferença de temperatura entre o gás quente e os tubos resfriados é minimizada, o que prolonga sua vida útil;
  • devido ao enrolamento, um ótimo equilíbrio térmico é mantido, portanto, os produtos de decomposição evaporam completamente sem se depositar nas paredes na forma de ácidos agressivos que destroem o metal;
  • devido às suas propriedades de economia de energia, o combustível é consumido de forma mais econômica.

É aconselhável prever enrolamento com isolamento na fase de projeto do edifício, a fim de reduzir possíveis inconvenientes na execução dos trabalhos. Se isso não for feito, o telhado pode ter que ser parcialmente desmontado.

Que materiais são usados?

Existem diferentes métodos de isolamento. Você pode usar um isolamento macio e à prova de fogo para envolver a chaminé e proteger as paredes de madeira do fogo. Alguns artesãos preferem construir caixas especiais que não permitam um aquecimento excessivo. Em qualquer caso, é necessário selecionar um material incombustível e resistente ao calor que não emita substâncias nocivas. Lã pedra, revestimento macio feito de telas com folha, argila expandida e lajes de concreto armado são freqüentemente usados.

Para fins de impermeabilização, a ponta do cano na rua é fechada com uma tampa especial, e ao seu redor é instalado um avental para protegê-lo da água. Normalmente, materiais de metal ou polímero são usados ​​para criar tais estruturas.

Isolamento de basalto

Pertence à categoria de isolamento mineral. São obtidos a partir do processamento da rocha, que é fundida em instalações especiais e transformada em fibra de vidro fina. Esse tipo de material é conhecido como lã basáltica, às vezes chamada de lã mineral. Entre as vantagens, estão as seguintes.

  • Baixa condutividade térmica. Isso elimina uma fonte adicional de vazamento de calor e mantém uma temperatura ideal, usando menos combustível.
  • Hidrofobicidade. O material com estrutura fibrosa não permite a passagem de umidade, podendo ser utilizado como enrolamento mesmo em ambientes externos.
  • Não inflamabilidade. O algodão pode resistir a temperaturas de até 1114 graus, após os quais pode começar a derreter, mas não se inflamar, portanto, mesmo a exposição direta à chama não levará à propagação do fogo.
  • Força. As fibras podem suportar cargas elevadas, durante o funcionamento o isolamento não perde a forma e praticamente não se deforma.
  • Facilidade. O algodão não pesa muito e não pesa muito na chaminé, por isso não é necessário usar uma estrutura de suporte adicional.

Os materiais de basalto vêm em várias formas. Podem ser invólucros cilíndricos para tubos isolantes, folhas isolantes, papelão à base de fibras minerais.

O custo desses materiais de construção não é dos menores devido à complexa tecnologia de produção, mas eles servem por muito tempo e permitem realizar isolamentos de alta qualidade.

Invólucro de aço inoxidável

Você pode fazer uma bainha de metal que também é adequada para proteção ao ar livre. Normalmente são utilizadas chapas de aço inoxidável para isso, uma vez que não são expostas à umidade. Não é difícil montar tal estrutura, ela é montada ao redor do tubo. O espaço intermediário é preenchido com isolamento e geralmente é tudo da mesma lã de basalto mencionada acima.

A carcaça de metal pode ser pintada ou um revestimento polimérico especial pode ser aplicado a ela, para que a estrutura pareça mais esteticamente agradável e não se destaque contra o fundo do telhado. Esta opção protege não apenas contra umidade, mas também contra danos mecânicos.

Escudos de madeira

Como o invólucro de metal, eles servem como uma estrutura que mantém o isolamento principal. Uma caixa é montada com elementos de madeira, que é instalada ao redor da chaminé. As paredes devem ser sólidas, sem vãos. O espaço interno pode ser preenchido com lã mineral ou recheio especial: grânulos de argila expandida, tijolo quebrado e areia. O enchimento solto é mais barato do que o isolamento de basalto e a madeira é mais acessível do que o aço inoxidável, o que permite economizar dinheiro durante a construção da estrutura.

Lajes de isolamento de concreto armado com escória

Esses blocos são feitos de materiais seguros que não emitem elementos nocivos quando aquecidos, portanto também podem ser usados ​​para fazer uma moldura ao redor do tubo. São lajes com um padrão texturizado, pintadas em várias cores, o que permite não só ser funcional, mas também um belo design. O concreto de escória tem várias vantagens:

  • custo acessível;
  • força elevada;
  • Resistência à umidade.

A estrutura da laje deve ser reforçada com malha metálica, que é instalada no interior. Atenção especial deve ser dada às juntas de canto. Uma solução de gesso, argila e areia é despejada como enchimento.

Como isolar adequadamente?

Antes de iniciar o trabalho, você precisa se certificar de que a chaminé está em conformidade com os requisitos regulamentares.

  • A altura permitida do tubo é de 5 metros ou mais. Isto permite obter uma boa tiragem, na qual todos os produtos da combustão saem completamente da chaminé.
  • Alguns materiais de cobertura são combustíveis e, portanto, requerem proteção adicional contra incêndio. Para material de telhado, ardósia e revestimentos de ondulin, é necessária a instalação de um supressor de faíscas. É uma malha de metal de malha fina que se encaixa na parte superior do tubo.
  • É necessário manter uma certa distância entre a chaminé e outros elementos do edifício: paredes, caibros, tectos, deixando um espaço de 250 mm ou mais.
  • Para uma chaminé de tijolo, deve-se providenciar uma penugem - um espessamento no local onde a estrutura passa pelo teto.

Todos os regulamentos relativos à chaminé são especificados no documento SNiP 2.04.05-91. Se o projeto não atender a esses requisitos, é necessário fazer correções no projeto.

Trabalhando com tubos de tijolo

As chaminés deste material não aquecem muito, por isso, neste caso, pode passar sem uma camada adicional de isolamento. Uma opção de orçamento é rebocar com uma solução especial.Para a sua preparação, utiliza-se como base cimento, cal e areia. Lascas de escória também podem ser adicionadas.

O procedimento será o seguinte.

  1. Prepare uma solução enchendo todos os componentes com água e misturando bem. A composição deve ser usada dentro de 5 horas em uma temperatura fria ou dentro de 1-2 horas ao trabalhar em clima quente, caso contrário, ela irá endurecer. Pensando nisso, é melhor fazer a solução em pequenas porções.
  2. Para a primeira camada, é necessária uma consistência cremosa. A mistura é aplicada na superfície limpa sem nivelar. Uma argamassa mais espessa é necessária para colocar a segunda camada. É cuidadosamente espalhado e espatulado até obter uma superfície uniforme.
  3. Se houver irregularidades perceptíveis, uma grande quantidade de composto será necessária, portanto, uma malha de metal pode ser usada para reforço.

Você precisa engessar o tubo em todo o comprimento, sem deixar áreas abertas. A solução não é perigosa e não emite substâncias tóxicas, portanto é adequada para uso em instalações residenciais.

As estruturas de tijolo também podem ser revestidas com folha de cimento-amianto. Este material apresenta maiores taxas de economia de energia, mas emite substâncias nocivas, portanto, é adequado apenas para edifícios não residenciais.

Trabalhando com tubos de metal

A primeira etapa é a preparação do isolamento. A lã de rocha é adequada, com a qual você pode enrolar um tubo de chaminé de metal e instalar a proteção no topo. É melhor cortar o isolamento com antecedência na quantidade necessária, para que mais tarde você não se distraia com essas ações.

As camadas de algodão devem ter pelo menos 5 cm de espessura para fornecer um nível adequado de isolamento. São colocados sobrepostos, sem deixar folgas e juntas, fixados e adicionalmente fixados com fio de aço. Folhas finas de metal são usadas como um invólucro para proteção contra influências externas: elas devem ser enroladas e rebitadas pelas juntas.

Você pode fazer uma caixa quadrada, mas neste caso você precisará de uma moldura adicional na qual todos os elementos serão mantidos. Uma estrutura semelhante é montada a partir de folhas de metal, as peças são conectadas com fixadores. Lã mineral é colocada dentro.

A chaminé do banho pode ser protegida de maneira semelhante, mas é melhor fazer a caixa não de aço, mas de madeira, para que o material não aqueça muito com o vapor.

Isolamento de passagens

Esses locais devem receber atenção especial, independentemente de se tratar de uma chaminé de tijolo ou de metal. É importante lembrar alguns pontos:

  • os furos devem ser feitos de forma que haja sempre uma distância livre entre o tubo e as paredes (pelo menos 30-35 cm);
  • nas bordas são instaladas chapas metálicas, que servirão de moldura para a caixa isolante;
  • o espaço interno livre é preenchido com isolamento;
  • as estruturas de madeira localizadas nas proximidades precisarão ser tratadas com um composto especial de combate a incêndio.

O isolamento de alta qualidade é a chave para o correto funcionamento do sistema e a segurança da chaminé. Ao mesmo tempo, os canos devem ser cuidados com a limpeza oportuna de queimaduras e fuligem. Além disso, não queime no forno itens que não se destinam a tal eliminação.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário