Tudo sobre I-Beams
Uma viga em I de metal, ao contrário de uma de madeira, não queima, está inicialmente pronta e disponível para o processo de montagem de pisos em todas as suas características. Porém, quando sua aquisição é muito cara, uma alternativa é usada - uma viga em I feita de materiais de madeira.
Características de produção
Uma viga em I de madeira é apresentada por seus fabricantes na Rússia da mesma forma que uma viga de metal (aço, alumínio). O processo de fabricação deste produto de madeira maciça é o seguinte. A base das vigas é considerada uma madeira de madeira natural. Papelão, OSB e outros derivados feitos de serragem prensada e colada não são permitidos - sua resistência não é adequada para suportar a carga do rolamento principal. Os materiais de construção em serragem podem ser usados apenas como uma camada subjacente (contrapiso), e não para a aplicação da força de gravidade principal, que eles equilibrariam com sua força elástica.
As tábuas com bordas e aplainadas secas são cortadas de acordo com o desenho. Dos espaços em branco resultantes, uma viga I é exposta - um jumper vertical (é o mais espesso na estrutura aqui), vigas horizontais superior e inferior (prateleiras). O mestre faz os furos na prateleira para fixar o piso de forma independente. Para isso, nas lâminas superior e inferior, utilizando uma fresadora, cortam a espessura da cremalheira (parede adjacente).
As ranhuras são preenchidas com um adesivo - por exemplo, cola para madeira, no papel que funciona o epóxi, por ser o mais barato. Não é seguro usar cola do tipo Moment-1 - ela é feita de produtos de óleo de cheiro forte e combustíveis, cujos vapores formam um espaço explosivo com o ar e têm um efeito prejudicial para as pessoas que instalam tais pisos (tetos), e subsequentemente morando neste lugar, e este método é caro na construção. Neste caso, a largura da ranhura é escolhida de forma que o pino do saltador penetre nela com algum esforço e não ande livremente. A parede central é inserida totalmente na ranhura inferior. Uma segunda "prateleira" horizontal é colocada em cima do espelho.
Usando uma prensa ou pinça, a estrutura é fixada e deixada até que a cola (epóxi) endureça. A instalação pode ser feita apenas um dia após o término da montagem da última viga em I a ser colada. Para adesão garantida em tempo hábil, uma câmara de ar aquecida é usada, cuja temperatura não exceda 40 graus.
Para aumentar o valor da carga do rolamento, tiras finas longitudinais são adicionalmente coladas - dos quatro lados: dois na parte superior em lados opostos do lintel e os mesmos dois na parte inferior. Todos os elementos da viga I são estritamente paralelos uns aos outros, iguais em comprimento e rigidamente fixos. O composto difere da construção simples nos seguintes recursos. Você pode usar vigas coladas. É mais caro, uma vez que ele próprio é colado de tiras de madeira maciça maciça (por exemplo, uma tábua ou uma tira plana de seção retangular). Graças às costuras longitudinais coladas, esse material de construção resiste significativamente à deformação por torção que ocorre no material de madeira resultante ao longo do tempo.
Economizar madeira na fabricação de elementos estruturais e durante a instalação do piso é óbvio - a madeira não precisa ser "acabada", pedaços finos de madeira e pedaços de compensado são colocados sob ela sob as áreas que surgiram de empenamento, tentando para preencher as lacunas. Além disso, pisos com toras de vigas I, nas quais foram utilizadas vigas laminadas coladas ou compensados, não rangem, não transmitem sons e vibrações desnecessárias até o teto do piso anterior, principalmente quando todo o teto é feito de Madeira.
O esquema de ações ao fazer uma viga em I de madeira é o seguinte.
- Folhas de contraplacado ou coladas madeira serrada utilizando uma serra circular sobre os elementos, após verificação do desenho de tal desenho.
- Com o auxílio de uma fresa, é feito um corte na barra em todo o seu comprimento. Tal como nas instruções anteriores, corresponde à espessura da parede do lintel. Os cortes são preenchidos com cola epóxi.
- A parede, como no caso anterior, é introduzida no corte da estrutura inferior, então - ao contrário - coloque a parte superior sobre ela, virando-a com o lado serrado voltado para baixo.
Os elementos resultantes são colocados sob uma prensa ou grampos e, em seguida, os conjuntos são deixados para secar a uma temperatura moderadamente elevada. Em ambos os casos, a viga I resultante encontra sua aplicação.
Visão geral da espécie
Uma viga em I feita de madeira é subdividida - como um tipo de viga em comparação com uma barra, um tronco e pranchas colocadas verticalmente - para as seguintes variedades.
-
Plywood-all-bar... Espécies de pinheiros e abetos são usados para a fabricação. Eles resistem com eficácia a infecções por fungos e fungos. Deve ser seco, caso contrário, o empenamento gradual é possível. O comprimento das peças de trabalho não ultrapassa 6 m. Se o vão for maior, utiliza-se o forro com fixação em conexões perno-porca com garras e arruelas de pressão. O diâmetro deste último excede o raio do grampo em pelo menos 8 vezes.
- Itens caseiros são montados principalmente com vigas coladas - não "senta" ao longo dos anos de operação. Este elemento de rolamento é colado a partir de componentes de acordo com as instruções de montagem já descritas. A desvantagem de uma viga I é a remoção de umidade menos eficiente, mas esse defeito é compensado pela preservação de formas geométricas por décadas. O comprimento do produto acabado chega a 12 m. A viga em I é facilmente afiada, aparada, fixada com segurança nos locais que lhe são atribuídos de acordo com o projeto.
Por design e tamanho, as vigas I são divididas em variedades separadas.
- BDK - Viga em I para vãos pequenos.
- BDKU - o mesmo desenho, mas com reforço devido às paredes laterais superior e inferior ligeiramente mais largas. É usado em vãos estendidos devido à sua carga permitida mais alta.
- BDKSH - Viga em I para vãos especialmente estendidos. Parede lateral horizontal larga da estrutura em forma de H - de 8,9 cm. A capacidade de carga é alta.
- SDKU - Viga em I reforçada com haste reforçada. Leva a carga de partições verticais, não horizontais (sobrepostas).
- SDKSH - igual à versão anterior, mas com uma barra transversal horizontal mais larga. Totalmente adequado para partições entre quartos.
Agora que você sabe como fazer vigas I de qualquer uma das variedades acima, tem o direito de repetir por conta própria. Equipamentos caros e especiais não são necessários para isso. Para isso, compre pranchas, vigas coladas, eventualmente contraplacado, bem como cola epóxi - e, guiado pelo desenho (mesmo pela descrição na loja da construção), monte você mesmo esses elementos.
Nuances de cálculo
O cálculo aproximado não funcionará. Apesar das recomendações, apela aos profissionais construtores, o cálculo pode ser feito de forma independente - principalmente quando se está construindo uma salinha auxiliar ou térrea. Para um sótão não residencial, o peso de carga inicial não excede 50 kg / m2. Ao colocar algo no sótão que não está incluso no projeto, o valor total da carga específica já atingirá 150 ou 250 kg / m2.Para usar o sótão como área de estar, a carga do piso aumenta em até 6 vezes - 300 kg / m2. Para a sobreposição entre pisos, é melhor levar a carga dez vezes - até meia tonelada por metro quadrado. A espessura do teto - com o piso e o teto - entre os pisos é considerada igual a meio metro.
Dicas de compra
Antes de comprar um material de construção pré-fabricado ou de montagem em I a partir de uma massa de madeira comprada por conta própria, calcule a carga do piso de acordo com a recomendação acima. O uso de madeira folheada e compensado eliminará o encolhimento, mas proporcionará rigidez e resistência e confiabilidade, semelhantes às utilizadas para montar uma viga em I a partir de uma madeira sólida e sólida. Isso é obtido pelo arranjo mutuamente perpendicular das fibras de diferentes camadas de madeira compensada - se elas fossem coladas pelas mesmas camadas mutuamente paralelas, o encolhimento e o empenamento seriam inevitáveis. A espessura da partição central varia de 24 a 27 mm - isso é comparável a uma placa colocada na borda. Ao comprar uma viga em I, também vale a pena prestar atenção a este indicador. Após a colagem na fábrica, a viga em I de madeira acabada deve ser tratada com compostos anti-sépticos e impermeáveis, semelhantes aos elementos de parquete.
As dimensões dos produtos de fábrica são reguladas com base nas normas estabelecidas em GOST 30244-1994 e 8486-1986, ponto "e", e são confirmadas por indicadores no SNiP correspondente. A altura da viga I de fábrica é 117,6 ... 1013 mm, tais dimensões são necessárias para construções baixas e altas. A largura das paredes laterais superior e inferior é de 64 ... 320 mm, a espessura das paredes é de 3,8 ... 19,5 mm, a massa de uma viga em I é de 8,7 ... 314,5 kg. De acordo com a norma estadual, não é permitido o uso de tábuas com muitos "nós" com um grau inferior ao segundo para a produção de vigas.
Se você não comprar vigas I prontas, mas montá-las você mesmo, não poderá usar "serragem" e materiais compostos (por exemplo, MDF). O teor de umidade da madeira não deve exceder 12% durante a montagem. Isso é visivelmente mais alto do que o teor de umidade absoluta natural da árvore, igual a 21%. Em alta umidade, as vigas não são cobertas com guarnições. Certifique-se de que a empresa da qual você comprou este material de construção armazene os produtos em um depósito fechado. Não é recomendado construir pisos longos com vigas em I caseiras. Quando self-made, antes da colagem, os elementos são impregnados com aditivos anti-sépticos.
Prensar, apertar depois de reunir os elementos impregnados com uma composição adesiva é obrigatório, caso contrário, as dimensões calculadas dos produtos (e com elas os erros na montagem do piso com base na viga em I) serão perceptíveis a olho nu. Em vez de uma prensa, grampos, laços, grampos são usados, bem como um canal de aço pesado - todos esses dispositivos irão prender completamente suas estruturas feitas pelo homem. O enviesamento durante a montagem não é permitido. Para evitar isso, não atrase o processo de fazer uma viga em I caseira por muitos dias. Com a horizontalidade e a verticalidade imperfeitas da estrutura montada, a resistência e a tolerância de carga da sobreposição se deterioram visivelmente. Se você ainda tiver dúvidas sobre a alta qualidade da automontagem de uma viga em I, então é melhor abandonar este empreendimento e comprar vigas em I de fábrica.
Onde eles são usados?
As vigas I são usadas para organizar o teto, sistema de treliça do telhado (estrutura do telhado do sótão)... As vigas em I têm uma boa capacidade de carga, ao contrário da madeira maciça, que está sujeita a rachaduras e torções devido ao movimento natural de suas próprias fibras. No entanto, as vigas de madeira laminada laminada competem com sucesso com uma estrutura de telhado em viga I semelhante feita da mesma madeira (e contraplacado). O mesmo se aplica à construção de uma casa de madeira (não confundir com uma estrutura monolítica armada de concreto armado). A viga em I facilita muito a construção do telhado - tecnologias mais avançadas valem o dinheiro investido nelas.
Além de organizar o telhado, a viga em I nos tetos e na moldura deixa espaço para estabelecer comunicações, por exemplo, todos os tipos de "corrente fraca" (redes de sinal e linhas de comunicação) na moldura - o proprietário do edifício, o prédio esconde todos os fios e cabos dentro do prédio, longe dos olhos curiosos dos observadores. Pisos intermediários feitos de vigas I de madeira são muito mais baratos do que os de aço; a carga na fundação do edifício também é visivelmente reduzida.
Montagem
Os blocos e montagens futuras do sistema montado devem ser preparados antes da montagem. Adquira, além de materiais de madeira, ferragens - sem elas, a montagem das vigas I montadas é difícil.
Preparação
Antes de colar os elementos estruturais, eles são completamente secos e, em seguida, impregnados. A secagem no verão é realizada em um depósito com paredes de metal, de preferência pintadas de preto - eles aquecem até +80 ao sol, e um calor de 60 graus é criado dentro do quarto. A madeira é disposta de forma a que, graças aos espaçadores, seja proporcionado um vão entre as vigas e as tábuas, que é bem ventilado. Isso impedirá a formação de mofo e bolor na superfície da madeira não tratada. Após secar o material de madeira a 12% de umidade absoluta, transfira para um espaço aberto e embeba com um anti-séptico. Prepare fixadores... Os fixadores, por exemplo, parafusos auto-roscantes, são feitos de aço endurecido - isso fornecerá não apenas resistência adicional, mas com o tempo permitirá que uma peça seja desenrolada e refeita quando algo deixar de agradar aos proprietários.
Tecnologia
Para que a viga seja inserida na parede, uma lacuna tecnológica deve ser deixada nela com antecedência (durante a construção)... Se as paredes da casa são de madeira, então é usado o corte dessas fendas. Para bloqueá-los contra a impregnação de umidade, essas lacunas são isoladas com material de cobertura. Isso permitirá impermeabilizar a parede e o teto um do outro, evitando sua possível destruição com o tempo. O material de cobertura pode ser substituído por outras impregnações betuminosas.
As extremidades da viga para a organização do suporte devem ter no mínimo 15 cm de comprimento - isso é necessário para que o piso intermédio ou teto-sótão não caia devido à insuficiente área de apoio do piso resultante. Distâncias semelhantes são usadas ao apoiar lajes de concreto armado contra paredes. A montagem das vigas I é realizada a partir de uma das bordas e, em seguida, o extremo oposto é instalado na parede oposta. Em seguida, o resto é instalado (intermediário ou vão).
Após a instalação da viga em I, o piso e o teto são revestidos com placas. O tecto pode ser isolado com gesso cartonado ou aglomerado, placas OSB.
Possíveis erros
Alcance a posição horizontal do plano em que os feixes I se encontram... Caso contrário, o piso e o forro serão desnivelados, terão que ser reajustados posteriormente, ao término da construção. Se a horizontalidade e o paralelismo com o solo não forem totalmente observados - por exemplo, a fundação afundou um pouco para baixo quando a casa em construção era mais pesada, então o arranjo horizontal das vigas (quando visto de qualquer lado) é nivelado colocando contraplacado ou outros espaçadores de madeira. Para evitar que a estrutura se curve, cada segundo elemento I é fixado com âncoras. Esta abordagem é usada ao instalar um piso acabado em toras feitas de vigas I. O espaço desocupado no térreo pode ser isolado com lã mineral ou concreto de argila expandida pode ser usado. Caso contrário, esse piso pode ficar frio no inverno.
Veja o próximo vídeo para saber por que você precisa usar vigas I.
O comentário foi enviado com sucesso.