Opções e esquema para colocar placa de fibra no chão

Contente
  1. Visão geral dos tipos de placa de fibra para piso
  2. Métodos de montagem
  3. Ferramentas e materiais
  4. Tecnologia
  5. Obras de acabamento
  6. Belos exemplos

A placa de fibra (ou placa de fibra) é frequentemente usada na construção e reforma. Freqüentemente, é usado como base para o piso e, às vezes, é até instalado como piso acabado. Uma característica distintiva do painel de fibra é que ele pode ser colocado em uma superfície feita de qualquer material. Além disso, você pode fazer isso até mesmo no piso antigo.

Visão geral dos tipos de placa de fibra para piso

Os painéis de fibra de madeira são usados ​​com mais frequência para aplainar o piso ou simplesmente como acabamento. Isso se deve ao seu baixo custo e facilidade de uso. Com a ajuda da placa de fibra, você pode nivelar com eficiência e rapidez várias superfícies, incluindo pisos.

Uma folha de fibra padrão tem dimensões de 2745 por 1700 milímetros. Além disso, sua espessura média é de 3,2 milímetros. A parte da frente é lisa e a parte de trás é áspera, às vezes com um padrão de malha. Este último surge durante a fabricação dos painéis, quando são colocados para secagem em uma tela especial com pequenas células. Uma variedade de folhas de fibra são amplamente representadas em lojas de ferragens.

Existem muitos tipos de placa de fibra e, para entender qual delas é melhor usar, vale a pena se familiarizar com cada uma delas.

  • As folhas macias têm baixa densidade (até 350 kg / m3). Eles são designados pela letra M. Uma vez que existem três tipos de placas macias, ou seja, as designações M1, M2, M3. Via de regra, esse cartão é utilizado para a confecção de paredes traseiras em móveis de gabinete, bem como para fundo de gavetas. Entre as deficiências, vale destacar o baixo isolamento acústico.
  • Os painéis semissólidos têm uma densidade de 850 kg / m3. Para designar este tipo, a abreviatura HT é usada. Normalmente, essas folhas também são usadas para móveis. No entanto, eles são mais duráveis ​​e menos flexíveis.
  • A placa de fibra sólida tem uma densidade de 1.000 kg / m3. Sua principal diferença é que são pouco porosos. Na maioria das vezes, portas e vários móveis são feitos deles. A abreviatura T.

É importante notar que esta espécie possui várias subespécies.

    • TS representa placas com fibras de madeira aplicadas na parte externa;
    • T-P difere porque a parte superior das folhas é pintada;
    • T-SP combina as duas qualidades das subespécies anteriores - as fibras de madeira são aplicadas na parte superior e pintadas;
    • TB não pintado, mas resistente à umidade.
  • As lajes superduras se distinguem pelo aumento da densidade de 1.000 kg / m3. Todos eles devem ser tratados com uma substância especial que aumente a resistência.

Via de regra, é a partir desse tipo de fibra que são feitas as divisórias, os pisos e as paredes são revestidos com elas. Também são adequados para diversos acabamentos na construção e fabricação de móveis e portas. A parte frontal dessas placas pode ser revestida com uma camada de primer, verniz ou composição de tinta. Para marcação deste tipo, a designação CT é usada. Existem também ST-S, em que a camada frontal consiste em polpa de madeira finamente dispersa.

Métodos de montagem

O MDF pode ser preso à base de várias maneiras.... Além disso, você pode pregar este material e colá-lo com cola ou aroeira. Também existe a opção de assentar as lajes nas vigas. Você pode fixar uma placa de fibra em uma base de concreto usando óleo secante, alcatrão.

É muito fácil prender folhas de fibra de madeira à cola. Basta aplicar a cola de um lado em uma camada e deixar secar por 30-40 minutos. Durante este tempo, o adesivo deve ser aplicado na superfície da base. Além disso, é pré-preparado, incluindo o processo de priming. Depois disso, você pode sobrepor as folhas e pressionar o mais firmemente possível. No processo de montagem das folhas, você deve usar um nível para obter uma superfície plana. Além disso, é importante realizar as correções o mais rápido possível, antes que a cola comece a endurecer. Para obter um revestimento durável, as juntas devem ser deslocadas para os lados em cerca de 50 centímetros uma em relação à outra.

Ao usar este método de placas de montagem, é importante que todas as costuras e juntas sejam carregadas com pesos. Isso impedirá que as placas levantem enquanto seca a cola.

É melhor colar folhas de fibra de aroeira em aroeira e concreto. Neste caso, é importante primeiro cobrir a base com terra e depois secar. Essa preparação preliminar garantirá um bom resultado. Sobre a base preparada, a mástique deve ser aplicada em camada de 0,5-0,6 mm de espessura. Neste caso, deve-se aplicar uma camada de mástique diretamente sobre o papelão e secar um pouco. Em seguida, as folhas são colocadas na superfície e prensadas. Se o mástique for levado quente, deve ser aplicado imediatamente antes do assentamento das tábuas. Não é necessário manter tal mástique no ar.

Pregue ou aparafuse usando parafusos auto-roscantestambém é muito simples. Porém, com este método, podem ser obtidas irregularidades nos locais onde é realizada a fixação. Isso pode ser evitado se, antes da fixação das cabeças dos pregos ou parafusos auto-roscantes, forem feitos primeiro recessos. Depois que as lajes são colocadas, todos os furos podem ser facilmente removidos com uma massa.

Costuma-se iniciar a fixação com pregos e preparar a base sobre a qual serão assentadas as lajes. Aconselha-se primeiro espalhar as telhas no chão para ajustá-las e recortá-las de acordo com o tamanho da sala.

Eles começam a colocar a cobertura do canto mais distante da sala, movendo-se gradualmente em direção à saída. Para a fixação, costuma-se levar pregos, cujo diâmetro varia de 1 a 1,6 milímetros, e o comprimento - de 2 a 2,5 centímetros. É necessário garantir que as tampas não se projetem acima da superfície dos painéis. Se houver uma lacuna ao longo das paredes, ela pode ser escondida com um pedestal.

Em atrasos a instalação é um pouco mais difícil. Lagami são barras de madeira colocadas sobre a base áspera. A fixação das placas de fibra é realizada diretamente sobre elas.

É importante que as toras sejam feitas do material correto para que o piso seja confiável. A principal vantagem deste método são pisos mais quentes e mais lisos.

Ferramentas e materiais

A instalação do painel de fibra é rápida e fácil se todas as ferramentas e materiais necessários forem preparados com antecedência. O mais importante são as folhas de fibra diretamente, é desejável que sua espessura seja a partir de 6 milímetros. Deve-se notar que para a aclimatação, convém umedecer uma das laterais dos pratos com água morna com auxílio de uma escova e mantê-los dentro de casa por alguns dias.

Dependendo do tipo de fixação, você pode precisar de mástique, cola, pregos, parafusos, toras. Também vale a pena preparar previamente um martelo, chave de fenda, pincel ou rolo para a aplicação dos adesivos. Para o pré-tratamento da base, é aconselhável adquirir um anti-séptico.

Para posicionamento ideal de folhas de fibra cortá-los para certos tamanhos é necessário... Isso é especialmente importante quando se trata das fileiras externas de ladrilhos no chão. Claro, você pode recorrer ao corte em um supermercado de construção, mas para isso você precisa saber as dimensões exatas com antecedência. Vale esclarecer que na hora de aparar é melhor deixar as folhas um pouco mais curtas. Afinal, é mais fácil esconder falhas com um rodapé do que cortar o excesso durante a instalação.

Aparar o melhor de tudo com uma máquina especial para que a borda da folha seja uniforme e com uma boa borda. Você também pode cortar com uma serra de vaivém, serra circular (de preferência com guia a laser), retificadora, serra de metal ou serra manual. O principal é marcar a placa de fibra com antecedência usando um marcador ou lápis e medidor.

Ao instalar folhas, muitas vezes é necessário fazer furos nelas, por exemplo, para tubos. Isso pode ser feito simplesmente com uma faca comum, apenas afie primeiro.

Tecnologia

Decks de fibra de madeira são freqüentemente usados ​​em renovações de pisos. A principal vantagem deste material é que pode ser colocado diretamente no piso antigo.... Ao mesmo tempo, o material se distingue por um preço aceitável. As folhas de fibra de madeira podem ser utilizadas para o nivelamento do piso sob linóleo, parquete ou laminado, e também para revestimento. As placas distinguem-se pela boa resistência e pela facilidade de instalação.

Preparação

O mais importante é realizar uma preparação preliminar da base bruta. Pode ser uma betonilha ou um piso de madeira. É aconselhável eliminá-los na presença de ligeiras curvaturas, desníveis de piso, declives visíveis ou quaisquer irregularidades. Isso pode ser feito, por exemplo, com uma massa.

O substrato em um piso de madeira também pressupõe a remoção de todas as tábuas que rangem, uma vez que mesmo um novo piso de fibra não mudará os sons desagradáveis. Às vezes, há tantos defeitos que uma parte significativa do piso anterior tem que ser substituída.

No caso de os contrapisos antigos estarem bem preservados, sua superfície pode ser simplesmente renovada. É imprescindível esmerilhar a base velha, limpar e aplicar um primer, e deve secar por 8, de preferência 12 horas.

É importante inspecionar completamente o contrapiso quanto a mofo ou bolor. Se esses locais forem identificados, eles devem ser tratados com um anti-séptico.

Instalação de lag

É aconselhável fazer defasagens apenas com uma barra bem seca.... Não se deve demorar muito e deixar guardado em locais úmidos (garagem, porão). Também é importante tratar a madeira com um anti-séptico. Isso protegerá contra o aparecimento de fungos, podridão e mofo em sua superfície. Boas toras devem estar livres de rachaduras e nós.

É melhor parar a escolha em barra plana de coníferas com seção transversal de 4 a 7 centímetros. A fixação do lag é realizada sobre uma base rugosa pré-processada. Podem ser usadas contraporcas de anel de nylon para conectá-los, o que evitará que a estrutura se afrouxe excessivamente.

Quando as porcas superiores são apertadas, elas penetram um pouco na estrutura de madeira. Isso pode levar ao fato de que o nível da superfície pode não ser o mesmo que o planejado originalmente. Portanto, ao apertar as contraporcas superiores, é necessário traçar o limite do nível, levando em consideração possíveis erros. Deve-se notar que os especialistas têm dois níveis, dos quais um adicional é para porcas de segurança.

A colocação de vigas com uma espessura de 40-50 milímetros é melhor em incrementos de cerca de 50 cm. É desejável organizar as defasagens horizontalmente. O alinhamento é realizado usando um nível de edifício ou uma régua longa. A fixação das vigas é realizada sobre o revestimento antigo. Se não houver tábuas de madeira na base em alguns lugares, pedaços de madeira ou madeira podem ser colocados sob as toras.

Nós consertamos os pratos

As folhas de fibra são fixadas às toras de modo que suas bordas e juntas coincidam com as bordas das barras. As telhas devem ser pregadas, enquanto o degrau deve ter aproximadamente 10 centímetros. Você também pode usar um grampeador de construção. Vale a pena considerar que as folhas devem estar pelo menos 5 milímetros atrás da parede (junta de expansão).

Você precisa colocar as lajes assim para que eles se encaixem da melhor forma possível. Deve ser obtida uma costura entre as folhas, não ultrapassando 2 milímetros. Quando a próxima fileira de papelão é colocada, as juntas são deslocadas em 300-400 milímetros em relação à fileira acabada.Isso aumenta a resistência do piso e distribui a carga de maneira mais uniforme.

Obras de acabamento

Após a conclusão do trabalho, é necessário realizar uma inspeção completa de todas as costuras. Remova resíduos de adesivo ou fixadores salientes. Se houver lacunas entre os painéis, para dentro das quais a lavadora possa rastejar, as juntas devem ser seladas com uma massa. Além disso, nas juntas, você pode colar as folhas com fita de reforço para que as juntas sejam distinguidas pelo aumento da resistência.

Se desejado, as lajes podem ser lixadas e preparadas com primer.

No entanto, isso não é necessário se uma cobertura em forma de linóleo ou parquete for colocada sobre as folhas. Como regra, é melhor usar um composto de pintura especial ou esmalte alquídico para pintar painéis de fibra.

Belos exemplos

Revestir o chão com papelão é muito fácil. Ao mesmo tempo, hoje os designers apresentaram muitas opções interessantes de como fazer isso de maneira bonita.

  • Por exemplo, uma opção de design de piso interessante, quando listras onduladas de diferentes tons são visíveis na placa de fibra... Esta opção parece muito impressionante.
  • As opções de piso parecem ainda mais originais com desenho. Além disso, eles podem ser de qualquer tema, incluindo marinho, infantil ou qualquer outro padrão.

O vídeo a seguir fala sobre como colocar a placa de fibra no chão.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário