Recursos e aplicação do painel de fibra

Contente
  1. O que é isso?
  2. Produção
  3. Comparação com MDF
  4. O material é prejudicial à saúde?
  5. Visão geral da espécie
  6. Dimensões e peso
  7. Fabricantes populares
  8. Áreas de uso
  9. Regras para trabalhar com fogões

Nos últimos anos, a madeira raramente foi usada para trabalhar madeira. Trata-se de um material caro, portanto, na execução de obras de construção e reforma e acabamento, os subprodutos do processamento da madeira são cada vez mais utilizados. O Fiberboard tornou-se um dos mais comuns.

O que é isso?

Explicação da abreviatura Fibreboard - fibreboard. Este é um material de construção em chapa com um custo democrático. Pode ter diferentes parâmetros de densidade: pode ser duro, macio e semiduro. A espessura do corredor é de 2 a 13 mm, para alguns modelos - até 40 mm. A matéria-prima para a produção de papelão é madeira e resíduos de madeira serrada. Por moagem e vaporização, o material grosso é processado em fibras com a estrutura desejada. Resinas poliméricas são adicionadas a eles como ligantes principais. Para aumentar os parâmetros de resistência à umidade, aditivos especiais são introduzidos na substância de fibra de madeira.

A produção de papelão é considerada um dos métodos mais econômicos de uso de resíduos de madeira. Este material tornou-se generalizado - é usado ativamente na construção e revestimento de interiores, na disposição de isolamento térmico e acústico de paredes e na criação de móveis.

As vantagens do painel de fibra são óbvias:

  • alto isolamento térmico;
  • boa absorção de som;
  • facilidade de processamento;
  • longo período operacional;
  • pequenos parâmetros de peso e espessura com alto grau de rigidez;
  • preço acessível;
  • ampla gama de lajes.

O Fiberboard tem um revestimento resistente ao desgaste. É fácil de cuidar, pode ser limpo com qualquer detergente, inclusive os agressivos. Apesar da lista impressionante de vantagens, seria errado dizer que o painel de fibra é um material universal, mas também tem suas desvantagens:

  • baixa resistência à carga de flexão lateral;
  • ao comprar um produto não certificado, existe um risco elevado da presença de compostos tóxicos no componente adesivo.

As peculiaridades de confecção das lajes não permitem que sejam feitas com a mesma resistência à flexão em diferentes direções. Em caso de flexão transversal, a fratura da laje não é excluída. Portanto, na fabricação de estruturas complexas onde é necessário dobrar o raio, deve-se atuar com muito cuidado. Ao revestir superfícies verticais com papelão, o material deve ser pressionado contra a base o mais firmemente possível, excluindo a formação de fendas - a presença de almofadas de ar geralmente leva a vincos. Também deve-se ter em mente que as folhas de fibra de madeira são bastante finas, portanto, com forte solicitação mecânica, podem colapsar.

Produção

Qualquer resíduo de carpintaria torna-se matéria-prima para a produção de papel cartão:

  • serragem;
  • salgadinhos;
  • fragmentos lignificados de caules de colheitas em rotação.

A matéria-prima é cuidadosamente lavada e limpa de quaisquer impurezas, depois é seca e enviada para desfibradores e refinadores, onde é triturada. O tamanho da moagem pode ser muito diferente. Em seguida, o material é prensado, geralmente a tecnologia úmida ou seca é usada. O método úmido é considerado ecologicamente correto, pois menos componentes aglutinantes são usados. Às vezes, a produção é feita sem a introdução de aditivos de polímero. Porém, este é um processo trabalhoso e que consome muita energia, então o material é mais caro no final.Demora cerca de 15-20 minutos para secar uma folha - isso limita significativamente a produtividade do equipamento, portanto, também afeta o custo do material.

Na prensagem úmida, todos os aditivos principais, assim como a água, são adicionados ao material de fibra de madeira triturada. A matéria-prima é transferida para o dispensador, e a partir daí a composição é disposta em uma camada uniforme em uma tela de malha.

Alguns tipos de papelão na prensagem úmida são feitos sem aditivos compostos. Sob a ação da pressão aliada à intensa ação térmica, a substância lignina é liberada das fibras da madeira e atua como um ligante natural. Especialmente muito disso é encontrado em espécies de madeira de coníferas. Durante a prensagem a seco, as resinas compostas são introduzidas na matéria-prima, elas unem as fibras da madeira. Esta técnica pode ser utilizada para produzir painéis de fibra com espessura máxima de até 40 mm. O processamento da massa seca e sua compactação leva muito menos tempo do que com o equipamento úmido - apenas 3-6 minutos, dependendo do parâmetro da espessura da placa. Nenhuma água é adicionada à peça de trabalho seca - isso evita que os aditivos sejam lavados. A complexidade desses fatores leva a uma diminuição no custo do material acabado.

Para garantir a adesão máxima das fibras de madeira umas às outras, as placas formadas são movidas para uma câmara especial, onde o material amadurece sob a influência de temperatura elevada. As folhas permanecem nele por várias horas até que o material fibroso se torne forte, durável e homogêneo. As placas saem da câmara com umidade mínima e imediatamente começam a absorver intensamente a água do ar - como resultado, as bordas das placas começam a dobrar. Para evitar a deformação, o material é imediatamente transferido para outra instalação, onde é lentamente levado ao teor de umidade ideal. Só depois disso o material é entregue nas tinturarias ou encaminhado para as prateleiras das lojas.

Pela primeira vez, a técnica de criação de painéis de fibra foi desenvolvida há 200 anos. Inicialmente, as pranchas eram obtidas sem o uso de ligantes. Na década de 30. No século passado, desenvolveu-se a técnica úmida, que tornou possível aumentar muitas vezes a estabilidade e a resistência do material acabado. A tecnologia moderna de produção de chapas permaneceu inalterada por meio século.

Comparação com MDF

Ao longo da longa história da produção de painéis de fibra, a produção foi colocada em operação e a tecnologia foi constantemente aprimorada. A produção de MDF foi alocada a uma linha separada. Apesar do cartão de aglomerado e do MDF serem feitos de resíduos de madeira, esses dois materiais são diferentes. A diferença diz respeito principalmente à matéria-prima. Portanto, para criar papelão, resíduos de madeira são usados; para a fabricação do MDF, são utilizadas árvores inteiras, destinadas ao corte, ou pedaços inteiros de madeira. O Fiberboard é feito por prensagem a quente de aparas e serragem. Na produção de MDF, as aparas de dispersão trituradas são prensadas.

Na saída, o MDF é resistente à umidade, podendo ser utilizados em ambientes com alto índice de umidade. O painel de fibras sob a influência da umidade entra em colapso rapidamente.

O material é prejudicial à saúde?

Cada pessoa, ao realizar reparos em sua casa e comprar móveis, procura adquirir apenas os materiais mais ecológicos, a fim de proteger a si e sua família dos efeitos nocivos à saúde. O painel de fibra de alta qualidade possui uma alta classe de segurança. Apenas materiais naturais são usados ​​como matéria-prima - aparas de madeira ou resíduos de celulose. Esses e outros são absolutamente inofensivos. O seguinte é introduzido na massa de fibra de madeira como aglutinantes:

  • parafina;
  • Emulsões de resina sintética;
  • colofónia;
  • betume;
  • alumina;
  • pectol;
  • gesso.

Todos esses aditivos não emitem gases tóxicos. Os formaldeídos, dos quais os consumidores temem, foram proibidos de uso há muito tempo, e essa proibição é confirmada no ato normativo correspondente GOST 4598-86.Substâncias prejudiciais à vida e à saúde podem estar presentes apenas em produtos "deixados" feitos em violação aos padrões estabelecidos.

Mas durante a combustão de componentes individuais, componentes indesejáveis ​​para o corpo humano podem ser liberados e causar danos à saúde. Portanto, se você descartar o papelão por meio de incineração, pode acabar envenenando. Assim, O Fiberboard é absolutamente seguro, mas apenas se você escolheu um produto de um fabricante genuíno e o usou corretamente.

Visão geral da espécie

De acordo com o objetivo, distinguem-se as placas de fibra dos grupos geral e especializado. Estes últimos possuem parâmetros especiais, podendo ser divididos em três categorias:

  • resistente a humidade - neste caso, durante a fabricação da mistura de trabalho, são introduzidos componentes que aumentam a resistência à água;
  • dificilmente combustível - são feitos com adição de retardadores de fogo, que reduzem muito a inflamabilidade dos painéis à base de madeira;
  • acabamento - esse painel de fibra é decorado, geralmente pintando ou colando com uma película de polímero que imita um material natural (pedra, tijolo ou madeira).

De acordo com as características de densidade, as seguintes variedades são distinguidas.

  • Placa de fibra macia - lajes com baixa resistência, condutividade térmica reduzida e parâmetros de densidade aumentados. A espessura dessas lajes varia no corredor 8-25 mm, o parâmetro de densidade é 150-350 kg / m3. Essas lajes não são usadas como material de construção básico; mais frequentemente, são usadas para criar isolamento acústico das paredes principais, pisos e também tetos. Podemos dizer que se trata de uma espécie de análogo de placa de gesso, porém mais plástico e fácil de instalar. E essa instalação é muito mais barata do que uma placa de gesso de dimensões semelhantes. As placas macias podem ser colocadas como uma cama sob o laminado ou linóleo. Na criação de placas macias, não são utilizados ligantes de polímero, respectivamente, o material é 100% ecológico - por isso é frequentemente comprado para quartos voltados para pessoas com doenças alérgicas e quartos de crianças.
  • Papelão semi-sólido - em comparação com as folhas macias, este tipo de painel de fibra tem características ligeiramente superiores de densidade e resistência, correspondem a 450-750 kg / m3, enquanto a espessura da folha varia de 6-13 mm. Este tipo de placa de fibra encontrou uso generalizado na criação de paredes traseiras de módulos de móveis, prateleiras removíveis e mesas de trabalho.
  • Placa de fibra dura - o nível de dureza de tal placa de fibra varia na faixa de 800 a 900 kg / m3. A espessura corresponde a 2,5-6 mm. Essas placas são muito procuradas na produção de estruturas de móveis.
  • Placa de fibra superhard - tais chapas são caracterizadas pelos parâmetros de densidade mais elevados, é de aproximadamente 950 kg / m3. É um material de alta qualidade, fácil de processar e fácil de instalar. Tal resistência é alcançada com a introdução do pectol na massa da matéria-prima. O painel de fibra Superhard é amplamente utilizado na instalação de arcos e divisórias interiores. Além disso, eles são relevantes na criação de revestimentos para pisos. Outra característica dessas placas é que o alto isolamento elétrico permite que sejam utilizadas para equipar blindagens e painéis elétricos.

Muitas vezes, a superfície do painel de fibra dura é refinada com melamina ou filmes sintéticos, eles têm uma estrutura brilhante ou fosca ou imitam materiais naturais. As placas de fibra decorativas são caracterizadas por uma maior resistência à abrasão e à umidade. Devido à tecnologia de produção exclusiva, apresentam uma aparência estética. Durante a produção, uma técnica de revestimento multicamadas é usada na superfície externa. A placa passa primeiro por um processamento preliminar, em seguida, um primer é aplicado à sua camada superior e, em seguida, um desenho é criado.

Pelo design, muitos outros tipos de painéis de fibra são diferenciados: laminados, folheados, decorados e polidos. Pode ser branco ou colorido.Muitos produtos imitam a textura da madeira wengé natural, pedra ou tijolo. A decoração pode ser de um ou dois lados.

Dimensões e peso

Dependendo da finalidade funcional, vários tipos de placa de fibra são oferecidos.

  • Ladrilhado - via de regra, tem dimensões compactas. É vendido na forma de quadrados de 30x30 a 100x100 cm. Nas extremidades, é fornecido um mecanismo de ranhura em espinho, o que simplifica muito a instalação das placas.
  • Fibra para forro - essas modificações repetem as dimensões de um forro clássico, possuem um mecanismo de ranhura espinhosa nas extremidades. Essas placas são caracterizadas pela instalação rápida, resistência à distorção e são muito melhores do que o revestimento de plástico.
  • Folha - vendido em tamanhos padrão. Seu formato corresponde exatamente às características de placa de gesso, fibra e MDF.

As dimensões da placa de fibra da folha podem ser discutidas exclusivamente em conexão com as placas e folhas padrão. De acordo com as normas, a espessura do painel pode variar de 2 a 40 mm. Todos os outros parâmetros são definidos da seguinte forma:

  • largura - 1220 mm, 1700 mm;
  • altura - 2140 mm, 2440 mm, 2745 mm.

A maioria das empresas também produz folhas em branco. Durante a moldagem, eles são aparados, às vezes o equipamento não funciona bem e você tem que aparar menos ou mais as bordas do que o normal. Por causa disso, as folhas podem acabar sendo mais curtas, embora sejam praticamente da mesma qualidade. Mas o preço para eles é muito mais baixo. Portanto, se o tamanho típico não importa para você, é melhor dar preferência aos "defeituosos".

Fabricantes populares

Nos últimos anos, muitas indústrias de artesanato surgiram onde o papelão é produzido sem o controle adequado sobre a qualidade do produto acabado. O mercado moderno está repleto de painéis que podem conter componentes perigosos para a saúde. Para evitar consequências desagradáveis, dê preferência às marcas mais conhecidas e que se consagraram no mercado como fabricantes de produtos da mais alta qualidade.

  • Izoplit CJSC - produz chapas de fibra há quase cinco décadas.
  • Planta Knyazhpogostsky É um dos maiores fabricantes da Rússia.
  • LPK "Poleko" - produz papelão ecológico à base de lignina. Os produtos da fábrica atendem aos mais rigorosos requisitos dos padrões da Europa Ocidental, por isso são vendidos não apenas em nosso país, mas também no exterior.
  • SteelBoard - o sortimento é composto por placas com parâmetros únicos de absorção de água e dilatação.

Áreas de uso

Paredes

Ao planejar trabalhos de reparo e acabamento em quaisquer superfícies verticais, geralmente é usado painel de fibra laminado. Eles se distinguem por seu design estético, facilidade de manutenção e facilidade de processamento. As vantagens deste tipo de acabamento são óbvias:

  • nenhuma preparação adicional da superfície é necessária, uma vez que os painéis são montados em uma moldura feita de uma barra de madeira ou um perfil de metal;
  • o revestimento não requer uma ferramenta especial ou habilidades especiais de trabalho;
  • Painéis de fibra para montagem na parede geralmente têm um mecanismo de ranhura espinhosa, o que facilita muito a sua junção;
  • As placas de fibra de parede prontas podem ter uma imitação de madeira ou uma impressão, mas não requerem nenhum trabalho de revestimento adicional.

Qualquer painel de fibra com revestimento liso pode ser usado para revestir superfícies verticais. Neste caso, qualquer outro material de revestimento, incluindo papel de parede, pode ser aplicado a ele. A propósito, apesar de colar papel de parede em papel cartão ser um processo muito demorado e demorado, a desmontagem de revestimentos desatualizados não apresenta nenhuma dificuldade, e esta é a vantagem indiscutível do material sobre a parede de gesso.

Um avental é geralmente feito de papelão refinado na cozinha.

Piso

Este é o elemento mais congestionado da sala, portanto, o uso de qualquer folha composta deve ser considerado levando em consideração a intensidade da operação de revestimento. Na maioria das vezes, o papelão é usado para fixar em um revestimento de placas já existente; o papelão é colocado em toras com menos frequência. No primeiro caso, o papelão realiza a tarefa de nivelamento da superfície. No segundo, o alinhamento é obtido por retardo, mas a carga em tal superfície deve ser mínima. Na maioria das vezes, o papelão é usado como forro sob linóleo ou outros revestimentos de piso.

Teto

Para forrar a superfície do teto, pode-se usar uma placa laminada em sua forma pura ou para acabamento. No segundo caso, você pode executar um acabamento áspero com uma placa macia - isso aumenta muito a absorção de som e o isolamento térmico. Além disso, a placa de fibra macia é boa para a permeabilidade ao ar. Placas de fibra para superfícies de teto têm suas vantagens:

  • facilidade de instalação;
  • Amizade ambiental;
  • permeabilidade ao vapor.

Esses painéis são resistentes à umidade, mas o contato direto com a água não é recomendado.

Em casa

As placas de fibra são amplamente exigidas não apenas na construção, mas também na fabricação de móveis, instalação de portas e todos os tipos de divisórias. É um material durável, porém leve, com uma grande área de superfície da folha. Freqüentemente, o papelão é comprado para a fabricação de colmeias de abelhas. Neste caso, a moldura de madeira é revestida com placas de fibra e os vãos são preenchidos com algum isolamento. Essas colmeias superam significativamente os apicultores padrão com seu baixo custo - isso é especialmente verdadeiro em um grande apiário.

Outra área de utilização do papelão é a fabricação de móveis. Na maioria das vezes, o material vai para a parede posterior das caixas dos módulos do corpo. Em uma palavra, o escopo de uso é amplo. As lajes têm apenas uma desvantagem - em condições de alta umidade sem aditivos hidrofóbicos especiais, esse material começa a deformar e inchar, vai em ondas e permanece deformado quando seco. Portanto, não é recomendável usar esses móveis em ambientes não aquecidos ou úmidos. Embora algumas marcas com alta resistência à umidade sejam usadas para revestimento de varandas e portas de rua.

Regras para trabalhar com fogões

Ao trabalhar com fibra de vidro, surgem várias questões - como cortar as placas, como fixá-las e que ferramenta processar. Por exemplo, poucas pessoas sabem como colar placas de fibra - cola epóxi e pregos líquidos muitas vezes não conseguem lidar com essa tarefa. Nesse caso, compostos especiais para colagem de papelão ou PVA virão em socorro. Você pode cortar papelão em um ambiente doméstico com uma serra para metal ou com uma faca de montagem comum. Observe que a lâmina deve ser o mais afiada possível. O corte é feito com movimentos cuidadosos - caso contrário, existe um grande risco de a lâmina quebrar e se ferir.

A questão de enfrentar a superfície da placa de fibra merece consideração especial. Duas opções são possíveis aqui - pintar em cores diferentes e colar papel de parede. O papelão não aceita bem a umidade, ou seja, a tinta não adere bem à superfície do papelão. Por este motivo, a placa deve ser preparada antes da pintura. Se você planeja colar papel de parede sobre a placa de fibra, primeiro você precisa revestir a superfície da placa com tinta, uma vez que a cola de papel de parede pode causar empenamento e o papel de parede deve ser colado nas superfícies pintadas. Assim, qualquer opção de acabamento pode ser utilizada, mas é importante preparar adequadamente a superfície dos painéis.

Ao usar produtos de papelão, amassados ​​e arranhões podem aparecer neles. Podem ser fechadas de forma simples: basta aplicar massa na superfície danificada e, em seguida, pintar.

Para obter informações sobre como consertar corretamente a placa de fibra, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário