Visão geral dos painéis de fibra
Todas as pessoas que desejam decorar sua casa lindamente precisam saber o que é - painéis de fibra. É imprescindível saber como é feita a escolha de painéis decorativos resistentes à umidade com padrão para ladrilhos e tijolos, outros tipos. É igualmente importante considerar os recursos de tipos específicos e recomendações de instalação.
O que é isso?
Vale a pena iniciar uma conversa sobre painéis de fibra com o fato de que se trata de um tipo importante de material de construção de chapa. Para obtê-lo, são processados resíduos de madeira. O procedimento de processamento envolve a exposição à prensa enquanto está quente. O Fiberboard não pode ser considerado um material muito novo - a produção dessas estruturas começou há quase 2 séculos. A produção com tecnologia moderna "úmida" vem ocorrendo sem nenhuma mudança significativa por mais de 50 anos.
A polpa da madeira primeiro terá que ser lavada. A sequência de trabalho padrão envolve primeiro a remoção de impurezas, o que pode ser feito mecanicamente. Um separador ajuda a remover resíduos de metal.
Os chips são esmagados em pequenas fibras. Na massa assim preparada são colocados polímeros, parafinas e resinas especialmente selecionadas com efeito adesivo. A vantagem do método "úmido" é que a substância conterá menos componentes prejudiciais.
Variedades
A principal gradação dos painéis de aglomerado de folha é o grau de sua rigidez. A versão amolecida, devido à sua baixa densidade e estrutura porosa, é muito leve, quase não permitindo a passagem do calor. A espessura usual varia de 0,8 a 2,5 cm. A densidade em diferentes versões varia de 150 a 350 kg por 1 m3. Na aparência, não é difícil reconhecer tal material - suas bordas estão desgrenhadas; os painéis de maior maciez não são resistentes à umidade.
Especialmente as lajes macias são usadas principalmente na construção. Eles agem como uma boa aparência de placas de gesso e dobram-se perfeitamente. Este material é relativamente barato e, portanto, popular entre os consumidores. O transporte da placa de fibra amolecida não é um problema.
É utilizado tanto para decoração como para assentamento de pavimentos.
Uma laje semi-rígida não é tão flexível. Sua massa é geralmente de 850 kg por 1 m3. A espessura da camada é geralmente de 0,6 ou 1,2 cm. Esses projetos são amplamente utilizados para obter as paredes traseiras dos móveis. Claro, eles podem ser colocados sob o revestimento do piso frontal, bem como usados para a montagem de caixas, caixas de transporte.
Para painéis de fibra rígida, a densidade, dependendo da marca, pode ser de 800 a 1000 kg por 1 m3. A espessura das lajes é relativamente pequena, não mais do que 6 mm. Principalmente, eles são comprados para fazer portas de painel. A produção de móveis também utiliza esse material, mas apenas como parte de trás de alguns armários. Junto com os espécimes brilhantes e foscos, também existem modificações que reproduzem a aparência da madeira natural (este é um tipo particularmente decorativo).
A formação de painel de fibra particularmente dura (ou, como dizem os especialistas, superdura) tem uma densidade de pelo menos 950 kg por 1 m3. A simples prensagem não permite atingir tal indicador. Pectol deve ser adicionado à mistura de trabalho. Os painéis mais rígidos são usados para montar portas, arcos e divisórias interiores. Lajes soltas podem ser um excelente revestimento de piso; e devido às suas propriedades dielétricas, são apreciados na montagem de painéis elétricos.
A placa de fibra laminada é muito apreciada pelos fabricantes de móveis. Uma camada de resinas sintéticas está localizada no topo da matriz principal de fibras.É capaz de reproduzir uma superfície de madeira natural. E também há opções pintadas em uma determinada cor (por exemplo, branco). Além disso, a gradação é diferenciada por tipos:
- Folha;
- lado a lado;
- terminou sob o forro.
O painel de azulejos é pequeno. É vendido em um formato de pelo menos 30x30 e não mais que 100x100 cm, com ranhuras espinhosas nas pontas. Essas unidades podem ser montadas no teto, no chão ou na parede. A imitação do forro também é montada com ranhuras de espiga; é uma construção moderadamente resistente à umidade, que se instala em pouco tempo e quase não deforma, ao contrário da madeira natural.
Muitas vezes, existem opções:
- sob um tijolo;
- sob as telhas;
- sob a pedra.
Em muitos casos, é usada placa de fibra perfurada. É uma opção econômica quando comparada a outros tipos de lajes perfuradas. Na maioria dos casos, a superfície é pintada em cores claras, o que aumenta drasticamente sua atratividade. O produto ficará original, mesmo em uma casa particular.
Quanto aos painéis sanduíche, são produzidos no nosso país desde 1974; muitas peças são feitas com um padrão, o que aumenta imediatamente sua atratividade.
Existem outras classificações:
- uma placa com superfície não refinada;
- laje com camada de face não acabada;
- placa com uma camada de face melhorada;
- produto acabado em ambos os lados;
- blocos lisos em um ou ambos os lados;
- produtos de revestimento;
- produtos pintados;
- produtos laminados;
- 5 níveis de placas de acordo com a intensidade de emissão de formaldeído para o exterior.
A escolha da aparência depende inteiramente das preferências dos proprietários. Portanto, a imitação da alvenaria é mais apropriada no estilo de um loft ou em uma sala urbana. O design de sotaque é frequentemente praticado, trazendo variedade para a atmosfera. É impossível perceber uma diferença visual especial com o tijolo natural do produto. Ao mesmo tempo, a estrutura torna-se visivelmente mais leve e é montada sem processos úmidos e sujos.
Painéis que reproduzem a aparência de uma pedra parecem coloridos. Esta é uma solução completamente natural que apenas algumas pessoas podem pagar - então por que abrir mão de pelo menos sua aparência externa? As placas de "pedra" se encaixam harmoniosamente em uma variedade de tendências de design. Eles certamente criarão uma sensação de conforto, harmonia e estabilidade indestrutível. Não se pode ignorar o fato de que não será necessário um trabalho complexo de instalação.
Um verdadeiro clássico, porém, é o uso de imitações de madeira. Na classe econômica, isso é conseguido pela aplicação de um filme de policloreto de vinila. Tal cobertura e proteção proporcionarão e transmitirão a aparência das rochas. É menos lucrativo economicamente, mas mais prático é o uso de folheado. Em geral, não pode ser distinguida da madeira "real".
Painéis que reproduzem a aparência de azulejos são relevantes na decoração de áreas de cozinha. Às vezes, até mesmo um avental é formado a partir deles. Instalar esses produtos é fácil. Para limpar, basta usar panos úmidos.
Dicas de instalação
O painel de parede pode ser exposto de diferentes maneiras. Muitas vezes, acredita-se que a maneira mais fácil de colocá-lo é com cola. Mas um pré-requisito é o nivelamento perfeito da superfície. Somente se esse requisito for atendido, o trabalho ocorrerá rapidamente e seu resultado durará muito tempo. Às vezes, a eliminação de todos os defeitos interferentes leva muito tempo.
Claro, antes de colar os painéis, é necessário remover não só todo o material antigo, mas também manchas de graxa, locais com poeira e sujeira. O substrato é preparado duas vezes, dando tempo para secar. Caso contrário, a adesão não é garantida.
Quando isso for feito, você pode cortar os próprios blocos no tamanho da parede.
As superfícies posteriores dos painéis são lubrificadas com cola e coladas no local designado. A mistura de cola pode ser aplicada pontualmente ou em zigue-zague. Atenção máxima deve ser dada às bordas. Uma vez que os painéis são pesados, o funcionamento adequado só pode ser garantido com a ajuda de assistentes.A marcação é feita usando um nível e um fio de prumo.
A instalação com pregos e parafusos auto-roscantes também é comum. O segundo tipo de fixador é preferível.
Importante: o uso de hardware não significa que você pode se recusar a nivelar os substratos. A fixação em paredes de tijolo e concreto é feita com buchas. Aparafusar os prendedores na pedra de maneira "limpa" significa um risco maior de arrancamento.
A utilização de torneiras ajuda a compensar os desníveis das paredes sem acabamentos desnecessários. A estrutura também ajudará a cobrir a fiação e outras comunicações. O isolamento também pode ser colocado lá. O espaço útil na sala, no entanto, será retirado - e isso dificilmente pode ser considerado uma vantagem. A fixação dos próprios painéis à treliça é feita com pregos ou parafusos auto-roscantes.
Como escolher?
Comprar papelão para o banheiro ou para decorar um avental para a cozinha vai trazer muito mais alegria se você aplicar soluções laminadas. Eles são muito mais resistentes à entrada de água. É igualmente importante estudar cuidadosamente os parâmetros tecnológicos das estruturas e verificar se existem certificados de qualidade. Nos materiais, devem ser anotadas informações sobre a passagem do controle sanitário. Isso é especialmente importante para a decoração da sala de estar, banheiro e cozinha.
Quaisquer produtos com maior emissão de formaldeído não devem ser usados em instalações residenciais. A presença de defeitos mecânicos, bolhas é inaceitável. E também é impossível permitir a presença de manchas de óleo, parafina. A embalagem deve ser fornecida com o rótulo mais informativo. Para o teto, você precisa escolher o mais leve possível, e para móveis - as modificações mais duráveis.
Para obter informações sobre como cortar exatamente a placa de fibra, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.