O que é fibra laminada e onde é usada?
O mercado de painéis de madeira está saturado com uma grande variedade de produtos. Às vezes não é fácil entender que vários materiais que diferem em características físicas e tecnológicas podem pertencer ao mesmo tipo. Fibra (é uma placa de fibra ou apenas uma folha de fibra) é um dos compostos de madeira mais versáteis.
Na Rússia, a maioria dos móveis ainda é feita dessas placas. Este material também é utilizado na fabricação de vagões. E no ramo da construção civil, as divisórias são erguidas em fibra de madeira nas salas, utilizadas para o acabamento preliminar dos tetos, podendo até ser colocadas no chão. Há relativamente pouco tempo, apareceu o papelão laminado, que é usado para decoração. O material tem diferentes densidades e níveis de resistência à umidade.
Peculiaridades
Este material, formado em folhas, é obtido pela colocação de fibras de madeira na forma de um tapete de espessura determinada. Basicamente, para a fabricação de papelão, inicialmente foram utilizados resíduos do processamento mecânico da madeira. Hoje, árvores inteiras também podem ser processadas para isso.
As aparas e a serragem são primeiro misturadas com resinas artificiais e anti-sépticos. Em seguida, leva um certo tempo para compactar a matéria-prima por prensagem a quente. Com base em como o material foi prensado, O Fiberboard é subdividido em vários graus.
- Semi-sólido (algo como papelão grosso). Sua densidade é de 400 kg / m3.
- Sólido (forte, sem poros). Densidade 850 kg / m3 - determinada por GOST.
- Superhard (extrema rigidez). A densidade ultrapassa 950 kg / m3, seu valor limite é 1100 kg / m3.
- Isolante. Este tipo de painel de fibra pertence à categoria dos menos densos e não é utilizado em locais onde seja necessário suportar até mesmo um pequeno esforço mecânico em forma de carga. A densidade não é superior a 250 kg / m3.
- Acabamento e isolamento. Este painel de fibra também não foi projetado para cargas. Sua parte frontal pode ser usada para decorar ambientes. A densidade da laje é de cerca de 250 kg / m3.
- Macio (uma reminiscência de feltro). Sua densidade mais baixa é 100 kg / m3. Este material é o primeiro concorrente da GKL, pois é muito bem praticado para acabamento de pisos.
O painel de fibra é relativamente barato e, se você usá-lo apenas quando o fabricante aconselhar, poderá obter um material de construção resistente à umidade, bastante durável e de alta qualidade por um preço bem razoável. Em qualquer caso, hoje é muito mais barato comprar um material que contenha madeira do que uma placa sólida e seca.
Tecnologia de produção
As placas de fibra são feitas de madeira. Para ser mais preciso, não de uma matriz, mas de resíduos remanescentes durante o processamento de madeira em serrarias e outras indústrias de processamento de madeira. Além disso, a estrutura do material pode incluir papel usado e seus resíduos, outros produtos que contenham celulose. Após a trituração dos componentes, o material é comprimido em placas e seco. Para tornar a placa resistente à umidade, várias suspensões e precipitantes são adicionados ao produto semiacabado fibroso.
O processo de fabricação do cartão é dividido em várias etapas:
- Os resíduos de madeira triturada são lavados, após o que o lixo e a areia são removidos deles por meio de usinas de absorção;
- em seguida, nas centrífugas de disco que usam eletroímãs, os elementos metálicos são removidos da estrutura da mistura;
- em seguida, os cavacos são encaminhados para a retificação, que pode ser grande ou pequena, conforme as condições de utilização do cartão laminado;
- no desfibrador, o amassamento é feito com adição de resinas, polímeros e parafinas.
Após a conclusão dessas atividades criação de papelão laminado pode ser feito a seco ou úmido. Nas indústrias mais modernas, o método seco é praticado, só que é menos ecologicamente correto que o úmido. Isso está associado a um maior teor de formaldeído na mistura de aglutinante.
O procedimento de laminação possui vários recursos.
- Após os trabalhos de preparação da superfície, as placas são enviadas para uma prensa a quente, na qual circula constantemente óleo mineral aquecido para manter o regime de temperatura.
- Anexado à impressora está uma forma com um padrão texturizado que determina o tipo de impressão futura em relevo (poros de madeira, rugosidade da pele, textura de tijolo, etc.).
- As folhas de papelão são cobertas com um filme de melamina especializado com baixo grau de endurecimento, após o qual uma prensa a quente o imprime na superfície do papelão.
- Sob a influência da pressão e da alta temperatura, é realizada a fusão fragmentada de resinas melamínicas, que se difundem na superfície do material, aderindo a ela sem o uso de qualquer adesivo
- ... Se necessário, a placa de fibra pode ser laminada em ambos os lados.
Este método de impregnação garante a resistência do material à umidade, um exterior muito atraente e excelentes características funcionais e de desempenho.
A necessidade de utilizar equipamentos caros e a quantidade de energia necessária para obter uma unidade de produto levam ao fato de que o custo do painel de fibra laminada não é orçamentário. Além disso, depende da espessura do cartão processado, da singularidade da cor e da profundidade do relevo da cor.
Espessura e cores
A aplicação de uma camada decorativa (laminação) praticamente não influencia a espessura do cartão. Com base na finalidade do produto, são selecionadas sua dureza e espessura. Esta tecnologia de fabricação torna possível criar LDVP com espessura de 2,5 a 4 mm.
O processo de fabricação de painéis de fibra rígidos e superduros prevê painéis de até 12 mm de espessura, que são utilizados em painéis de parede. No entanto, amostras duras podem ser feitas em espessuras de 2,5 mm, 3 mm, 4 mm e 6 mm. Além disso, com base no uso pretendido, a densidade do painel de fibra também pode ser diferente, independentemente da espessura.
Pintura de painel de fibra realizado com tintas de dispersão aquosa à base de poliacrilatos (principalmente polímeros de acrilatos de butila, etila e metila), bem como polímeros como formadores de filme. As cores podem ser variadas - como indiferente (prata, titânio, preto profundo, branco, marrom) e bonito colorido (vermelho, azul celeste, lima brilhante neon). A superfície decorativa é fixada por meio de uma máquina de envase, na qual várias camadas de verniz são aplicadas, cada uma delas secando para secar para proteger o cartão de arranhões.
Diferenças do cartão laminado
O cartão laminado de fibra (LFB) é fabricado com a mesma tecnologia do cartão laminado (LFB). A diferença é que o aglomerado é produzido pela prensagem de aparas misturadas com resinas, enquanto o cartão é feito de serragem. Somente eles são primeiro triturados em pedaços muito pequenos e, antes de serem pressurizados em uma prensa, são processados com vapor. Essas placas são significativamente mais finas do que as placas de aglomerado e são mais flexíveis.
Não há revestimento decorativo no painel de fibra áspero, ele é lixado de um lado para que a superfície pareça lisa. É aconselhável usar tal placa em locais que são invisíveis para outras pessoas. Isso permite economizar parte do dinheiro, já que uma placa de fibra áspera é muito mais barata do que uma decorada.
Onde é usado?
O uso de papelão laminado depende das características do painel. Possui excelentes propriedades de isolamento acústico e, por esta razão, é frequentemente praticado em salas onde é necessário fornecer o máximo isolamento acústico - estúdios de gravação, salas de radiodifusão. O Fiberboard se demonstrou perfeitamente em instalações de escritórios e instituições educacionais, onde ele lida perfeitamente com o papel de um isolador de som.
A superfície limpa e lisa do painel com a textura já aplicada de madeira, granito, mármore ou outro material é perfeita para design de interiores tanto na composição com outros materiais, quanto no revestimento exclusivamente com fibra. Isso se aplica principalmente a pisos e paredes com qualidade de superfície insatisfatória.
A especificidade de utilização das placas, com base nos parâmetros técnicos, apresenta uma série de nuances.
- Os tipos macios têm alta porosidade e, portanto, baixa densidade. Seu uso é apropriado para divisórias e paredes traseiras de móveis.
- Os tipos semissólidos são uma ordem de magnitude mais fortes, mas são produzidos apenas para as paredes traseiras de guarda-roupas.
- Duro e superduro. Este tipo de placa de fibra possui resistência máxima. Nesse sentido, portas, arcos são feitos a partir dele, e eles são montados no chão.
- O acabamento e o isolamento são, via de regra, laminados. Uma textura é aplicada à sua superfície. Esse painel de fibra de madeira pode ser usado para portas, divisórias e, possivelmente, como material de base na fabricação de itens de mobiliário.
Painéis de fibra de madeira, com qualquer revestimento em uma das faces ou dupla face, são um material promissor que nunca perde sua relevância. Serão utilizados tanto em fachadas como na confecção de móveis, construção de divisórias e arcos de ventilação e tetos falsos compostos.
Certamente será necessário um painel de fibra laminado na execução de trabalhos de reparação e revestimento, o mais importante é a escolha competente e o conhecimento dos métodos de corte e colocação.
No próximo vídeo, você aprenderá como colocar uma placa de fibra no chão.
O comentário foi enviado com sucesso.