Travas de porta: tipos, dispositivo e sutilezas de instalação
As portas interiores há muito deixaram de ser algo surpreendente para muitas pessoas e tornaram-se parte integrante dos nossos apartamentos e casas. A sua utilização permite delinear claramente o espaço de várias divisões e dar a cada membro da família a oportunidade de proteger algum território da interferência de outras pessoas.
É preciso dizer que uma porta não é suficiente para isso. Deve ser equipado com uma coisa chamada trava de porta.
Dispositivo
O dispositivo desse elemento é na verdade muito, muito simples. E tanto que, muito provavelmente, esse fator é apenas o principal quando se trata do fato de ser bastante durável. Os puxadores das portas deste tipo utilizam um método de bloqueio que é amplamente utilizado em vários móveis. A essência aqui é muito simples e vale a pena considerá-la usando um exemplo de um dos métodos. Nomeadamente, o método mencionado acima.
A base de construção é muito simples neste caso e consiste em dois ímãs, que devem ser o mais potentes possível. Eles serão classificados como permanentes, por isso não há necessidade de fornecer eletricidade ou qualquer outra coisa para eles. Um desses elementos magnéticos ficará localizado diretamente na própria maçaneta em forma de barra transversal, que é fixada em uma ranhura localizada na moldura da porta. E o segundo elemento magnético está localizado na ranhura, que está localizada diretamente no loot.
O princípio de operação é que se 2 ímãs com a polaridade correta forem colocados a uma pequena distância um do outro, eles serão atraídos. Este processo será realizado com a porta fechada. Quando a distância entre os ímãs for mínima, o ímã na moldura da porta atrairá o ferrolho da fechadura para si, então não será possível simplesmente puxar ou empurrar a porta.
Para abrir, primeiro você precisa destravar o mecanismo, o que pode ser feito inclinando a alça ou girando. Isso torna possível puxar a fechadura e desconectar os ímãs. Quando o caixilho é aberto, os elementos magnéticos estarão novamente a uma certa distância, razão pela qual não exercerão qualquer influência uns sobre os outros. Ao mesmo tempo, a barra transversal não ficará para fora ou se projetará da caixa da fechadura, mas será fixada com firmeza e eficiência no interior.
Deve-se dizer que recentemente eles começaram a produzir travas magnéticas tão pequenas que não serão maiores do que as soluções convencionais de esfera.
Requisitos primários
Se falarmos sobre os requisitos básicos que se aplicam a tal elemento, deve-se notar que em nossa época eles se tornaram mais rígidos. A razão é que os ladrões estão surgindo com cada vez mais ideias sobre como contornar essas soluções de segurança, apesar do fato de que esta é uma defesa simples para estruturas internas, e não para portas de saída. Se falarmos sobre os requisitos básicos para tais elementos, o seguinte deve ser mencionado:
- o funcionamento do mecanismo ao abrir e fechar a estrutura deve ser silencioso devido ao facto de um clique constante e bastante alto não ser um indicador de aumento do conforto na casa;
- o encanamento ou qualquer outra trava deve funcionar sem problemas, pois se ele apenas travar em algum momento, você pode ficar bloqueado na sala;
- fixação confiável da porta quando está na posição fechada, porque ninguém quer que a porta se abra sozinha e ao mesmo tempo, de forma que alguém violaria o espaço pessoal de uma pessoa em várias situações.
Variedades
Agora vale a pena falar sobre os tipos de travas em questão. De referir que a sua instalação é efectuada apenas em portas batentes, mas para as soluções de correr é produzido outro tipo de ferragem. As travas da porta podem ser das seguintes variedades:
- deslizante - tais soluções são uma trava e uma barra transversal do tipo trava ao mesmo tempo;
- magnético - eles podem manter a porta fechada sem fechá-la;
- eletrônico e eletromecânico - tais soluções podem ser controladas remotamente por meio de cartões ou chaves programadas;
- rolo - eles são equipados com rolos de mola que giram;
- fale - essas soluções têm uma língua de mola oblíqua.
Você deve considerar com mais detalhes cada tipo de travas. Para fechar a porta com uma trava do tipo trava, deve-se fazer algum esforço, onde a lingueta chanfrada deve deslizar ao longo da contraplaca e, depois de encaixar no lugar, a folha da porta travará. Se esse mecanismo estiver instalado corretamente, você poderá abrir a porta somente depois de clicar na maçaneta ou girar a chave. As alças podem ser montadas em um ou ambos os lados. Essa trava rotativa de encaixe pode ter duas travas: uma se abrirá graças à alça e a segunda funcionará como trava. A maçaneta de tais mecanismos não só cumpre sua função, mas também decora a porta.
Se estivermos falando de um tipo de rolo, então aqui, no papel de um parafuso, haverá uma lingueta chanfrada em ambos os lados ou um rolo especial que gira. Essa trava pode estar tanto na moldura quanto na folha da porta. Quando bate, o rolo com mola entra no orifício da tira oposta e fixa a folha na posição fechada. Essa trava pode ser montada na moldura da porta e na própria folha da porta.
Quando a porta é fechada, o rolo de mola fica no orifício localizado na contraplaca e permite que o caixilho seja fixado na posição fechada. A propósito, este tipo de travas pode ser montado como um dispositivo separado em portas giratórias e giratórias. Não tem nada a ver com outros detalhes da fechadura. Não é possível fechar completamente a porta com esse trinco, pois se você pressionar a porta, ela se abrirá.
A trava magnética funciona como um ímã que atrai as peças de metal. Normalmente, essas soluções silenciosas são usadas em escritórios e residências. Esta opção permite que o caixilho seja fixado na posição fechada e, para abri-lo, deve ser aplicada uma determinada força. A primeira parte será instalada na extremidade da tela e a segunda na moldura da porta. Quando a porta é fechada, o ímã é puxado para a barra do balcão, feita de metal, e a porta é fixada na posição fechada.
Outro tipo a ser mencionado é a trava deslizante. Não será apresentada apenas uma trava, mas também uma fechadura. Estas soluções são feitas sem puxadores, pelo que podem ser abertas exclusivamente pelo interior com um prato giratório ou com uma chave.
Quase todas essas soluções são equipadas com uma trava que, se necessário, permite esconder o parafuso de mola no corpo da trava. Quando estiver oculto e travado, não há necessidade de se preocupar se o mecanismo fechará espontaneamente.
Uma trava elétrica ou eletrônica permite o controle remoto de portas, por isso são geralmente montadas em postigos, bem como na entrada de algumas salas que são guardadas. Deve-se dizer que tais travas requerem uma fonte de alimentação autônoma.A razão para isso é que, na ausência de eletricidade, a trava estará em um estado aberto. Aliás, vale destacar que a fechadura elétrica também possui uma parte mecânica.
Em geral, esta categoria de travas é dividida em vários tipos.
- Normalmente aberto. Quando a energia é desligada, a trava se move para a posição aberta. Como regra, essas soluções são montadas em saídas de emergência e portas de entrada.
- Normalmente fechado. Se não houver eletricidade, essa trava vai para a posição fechada, o que torna possível tornar a sala segura se não houver energia. Você pode abrir essa trava usando uma alça do lado de dentro e uma chave do lado de fora.
- Com possibilidade de prender. Quando a corrente é aplicada, a trava é destravada e permanece na posição até que a porta seja aberta pelo menos uma vez. Quando a língua entra no corpo, é fixada nesta posição por pinos especiais que a prendem até que alguém use a porta.
Como escolher?
A trava de esfera da porta é uma solução de travamento versátil que se adapta a todas as portas: plástico, moldura, vidro, alumínio, madeira e metal. Mas esse mecanismo também pode ser usado para deslizantes ou pendulares. Mas se falamos sobre o propósito das portas, então não há restrição alguma. Além disso, quase todas as travas podem coexistir facilmente com as travas. Em geral, comodidade e praticidade.
Como exemplo, podemos dizer que quando montada na porta de uma creche, a criança pode facilmente entrar ou sair sozinha. Ao mesmo tempo, os outros tipos de travas mencionados acima podem exigir que a maçaneta da porta seja girada; será simplesmente difícil para uma criança fazer isso e chegar onde precisa.
Mesmo assim, uma escolha deve ser feita dependendo de qual porta e para onde ela leva. Por exemplo, para a porta da frente, é melhor não negligenciar a trava e selecionar a opção mais confiável. E para uma porta de banheiro ou banheiro, você pode usar travas magnéticas, deslizantes ou de rolo.
A vantagem de tais pinças, além da simplicidade de uso, é também a facilidade de operação e manutenção, confiabilidade e baixo custo. A única desvantagem significativa de vários modelos só pode ser chamada o fato de que várias opções emitem cliques bastante altos, o que pode não agradar a todos. Embora seja aqui que terminam suas desvantagens. Aliás, essas soluções para o banheiro serão a melhor opção.
Além disso, muito dependerá do fabricante da trava. Por isso, é melhor não economizar e comprar produtos exclusivamente de marcas conhecidas e há muito estabelecidas no mercado.
Instalação faça você mesmo
Vale a pena considerar como instalar diretamente a fechadura e a maçaneta em uma porta de PVC ou qualquer outra. Se uma pessoa tiver pelo menos habilidades básicas para realizar trabalhos de carpintaria, ela não terá problemas para instalar o trinco. Para implementá-lo, você deve ter o seguinte conjunto de ferramentas em mãos:
- furadeira elétrica;
- conjuntos de chaves de fenda e brocas;
- martelo e chave de fenda;
- faca;
- fresa com um cinzel;
- régua, canto.
Para instalar a trava por conta própria, o processo deve ser dividido em vários componentes.
- Escolha do local de montagem em altura. Para usar convenientemente a trava da porta como parte do mecanismo de bloqueio instalado, eles devem ser ajustados a um nível de 85 a 105 centímetros. Mas aqui tudo vai depender das pessoas que moram no prédio.
- Marcando a porta. Na altura desejada, observa-se onde ficará o trinco, após o qual será fixado na extremidade da porta e traçado a lápis. Se houver uma maçaneta, a porta também deve ser circulada do outro lado para que o mecanismo não seja instalado torto.
- Criação e preparação de furos. Depois de marcados os contornos dos futuros furos, com o auxílio de uma broca, é necessário fazer um furo de certa profundidade, que dependerá do modelo de trava escolhido pela pessoa. Feito isso, é necessário pegar um martelo e um cinzel para alinhar o orifício resultante. Agora você precisa fazer o anexo para a alça. Se você tiver um roteador em mãos, esta etapa pode ser concluída mais rapidamente. Para evitar lascas no orifício da maçaneta, eles perfuram em ambos os lados da folha da porta para que a broca se encaixe em cerca de metade da espessura da folha da porta.
- A próxima etapa é abrir espaço para a barra de travamento. Primeiro, você deve verificar se o mecanismo se encaixa no orifício que foi feito. Caso contrário, o orifício é expandido com o já mencionado cinzel e martelo, após o que o trinco é inserido no orifício preparado e delineado com o seu forro a lápis. O dispositivo agora está puxado para fora e um pequeno recesso é feito para que a barra de trava fique nivelada com a extremidade da porta.
- Agora você pode prosseguir diretamente para a instalação da trava. É montado em um orifício preparado, após o qual é fixado com parafusos auto-roscantes. Para torná-los mais fáceis de torcer e suas cabeças não lamberem, os especialistas recomendam fazer furos para eles com uma broca fina. Se a trava estiver equipada com uma alça, você pode instalar um pino quadrado, colocar as alças e fixá-las. E depois disso, resta fazer sobreposições decorativas.
- Resta fazer a instalação da contraparte. Para definir com precisão o local na moldura da porta para a barra tipo balcão, unte a lingueta com pasta de dente e feche a porta. Haverá um traço na moldura, ao qual será fixada a contraparte e marcado o local de sua fixação. Usando um cinzel e um martelo, você precisa fazer uma depressão para a língua na estrutura e, em seguida, fixar o atacante.
E também vale a pena considerar como é feita a instalação do trinco superior. Primeiro, os locais de instalação da trava e dos parafusos autoatarraxantes são marcados na folha da porta. Agora, o mecanismo do tipo de travamento está torcido no lugar, que foi previamente preparado.
Em frente à trava que foi instalada na moldura da porta, é necessário aparafusar a contraparte. A propósito, não será supérfluo fazer furos para parafusos auto-roscantes com antecedência.
Reparar
Muitas vezes acontece que a trava da porta quebrou ou parou de funcionar conforme a necessidade, sendo necessário desmontá-la. Isso geralmente é necessário nos seguintes casos:
- durante a operação, ouve-se um rangido ou o mecanismo bloqueia;
- lubrifique o mecanismo e limpe o obturador;
- substitua as peças quebradas;
- é necessário substituir a trava.
A sequência de trabalho pode variar dependendo da categoria da trava instalada, mas aproximadamente será a seguinte:
- você precisa desmontar almofadas de tipo decorativo para alças, o que pode ser feito desaparafusando o parafuso de montagem;
- agora os puxadores são desmontados desapertando os parafusos que os fixam, depois são retirados e o pino quadrado é puxado para fora;
- você precisa puxar o mecanismo de trava - para fazer isso, desparafuse os prendedores que estão localizados na extremidade da tela, após o que você pode puxar a trava para fora da tela;
- no último estágio, você precisa remover o último fixador e puxar a trava.
Em seguida, é necessário estabelecer os motivos que levaram ao mau funcionamento, a saber:
- se os rangidos e problemas forem resultado de falta de lubrificação ou contaminação do mecanismo, então tudo é limpo;
- se surgir ferrugem, esta deve ser removida, após o que os elementos metálicos devem ser tratados com uma solução com características anticorrosivas;
- se a lingueta ou mola quebrar, a peça deve ser substituída;
- se o mecanismo estiver completamente desgastado, é necessário instalar uma nova trava.
No próximo vídeo, você encontrará um conserto de trava de porta.
O comentário foi enviado com sucesso.