Escolha e instalação de travas nas portas internas
Na tão esperada fase final da reforma, as portas internas estão sendo instaladas no apartamento. Na maioria dos casos, simplesmente não há necessidade de usar travas para essas portas. Portanto, as travas cortam a folha da porta. O artigo falará sobre os recursos de design e instalação de travas de porta com trava.
Características e variedades
Dispositivos com trava para portas internas pelo tipo de instalação são externos e embutidos. O primeiro tipo de travas é muito mais fácil de instalar, montar e desmontar, se necessário. A desvantagem é que eles prejudicam significativamente a aparência da folha da porta. Portanto, são os mecanismos de fixação de encaixe que estão em maior demanda.
Essas travas para portas internas são apresentadas no mercado em uma grande variedade. Dependendo dos desejos e da finalidade, você pode escolher facilmente o tipo ideal de dispositivo de fixação. De acordo com o princípio de operação e características de design, as travas das portas de encaixe são divididas em vários grupos.
Magnético
O dispositivo de fixação da porta é composto por duas partes: uma placa de metal e um elemento magnético. O íman e a placa são colocados na lateral da folha da porta e no batente. O princípio de funcionamento dessa fechadura é muito simples: ao fechar, o íman atrai o elemento metálico, mantendo assim a porta numa posição fechada fixa. Uma maçaneta fixa é usada para abrir as portas com um elemento de travamento magnético.
O segundo tipo de pinças deste tipo são os modelos em que o íman é feito na forma de uma língua móvel. A vantagem dessa trava é que ela é praticamente silenciosa. Suas características, como operação suave e longa vida útil, também são muito procuradas e convenientes.
Fale
Tal mecanismo de encaixe tem uma língua retrátil móvel com contornos chanfrados em um ângulo. Uma placa com uma ranhura é fixada ao batente. Quando fechada, a língua entra na ranhura e fixa a posição da porta. A abertura ocorre ao pressionar a maçaneta móvel, o que leva ao prolongamento da lingueta da ranhura, liberando a folha da porta da fixação.
Roller
Em vez de uma lingueta, essas travas usam um rolo com mola. Quando fechado, ele entra em uma pequena reentrância e evita que a porta se abra. Essas travas podem ser colocadas em movimento com uma alça fixa com a aplicação de alguma força. Existem também modelos que podem ser abertos pressionando o manípulo da alavanca.
Travas com trava de bloqueio
Normalmente, mecanismos deste tipo são instalados na porta do banheiro ou no banheiro. Sua peculiaridade é que eles são equipados com um elemento de bloqueio especial. Quando a chave de bloqueio é girada, a trava para de abrir quando você pressiona a maçaneta da porta. Assim, a sala fica protegida de intrusões indesejadas por um determinado período de tempo.
Como escolher?
Para adquirir um dispositivo de trava de porta interna de qualidade, você deve prestar atenção aos seguintes critérios.
- A qualidade da trava é evidenciada pelo bom funcionamento. Durante a abertura e o fechamento, não deve haver congestionamentos ou cliques.
- É melhor escolher um dispositivo com molas de rigidez média. Molas fracas podem eventualmente parar de segurar a folha da porta, especialmente se ela for muito pesada.E mecanismos com molas apertadas exigirão esforço para abrir a porta.
- Inspecione o produto cuidadosamente e avalie sua aparência. O corpo e as peças devem estar livres de arranhões, rachaduras, lascas, vestígios de danos químicos, ferrugem, defeitos de pintura.
- A percepção tátil também é importante. O cabo deve ser agradável ao toque e caber confortavelmente em sua mão.
- Tente encontrar as especificações que melhor se adaptam às condições de operação. Por exemplo, se a folha da porta for muito pesada e maciça, você deve escolher uma trava feita de materiais particularmente duráveis. Os dados sobre o mecanismo de bloqueio podem ser encontrados na ficha técnica do produto.
- É melhor que as alças e as travas sejam feitas no mesmo estilo em um apartamento ou casa. Também é importante que este elemento corresponda ao design das portas. Os designers de interiores não recomendam o uso de travas, alças e dobradiças em cores diferentes.
- Decida a função que o mecanismo de travamento deve executar. Para instalação em uma porta de banheiro ou banheiro, é melhor escolher uma fechadura com trinco. Para o quarto e o quarto das crianças, uma fechadura magnética silenciosa seria uma boa opção.
Auto-instalação
A instalação da trava na folha da porta é quase idêntica ao processo de corte em uma fechadura de porta convencional. Este trabalho pode ser feito manualmente. O mecanismo é instalado na porta a uma distância de 1 metro do chão. É a esta altura da folha da porta que se encontra uma barra de madeira, na qual é instalado o mecanismo de fixação.
Para cortar o dispositivo em uma porta interna, você precisará das seguintes ferramentas e materiais:
- broca e um conjunto de brocas (pena, madeira);
- coroas de madeira;
- chave de fenda elétrica ou chave de fenda manual;
- cinzéis, de largura média e estreita, uma fresa é uma boa alternativa para fazer um corte sob a barra, mas não é encontrada em todos os conjuntos de ferramentas caseiros;
- martelo;
- lápis;
- régua ou quadrado;
- faca para trabalhos de carpintaria ou de escritório afiado.
Na primeira fase, é necessário fazer marcações em ambos os lados da folha da porta. Primeiramente, é medida a altura do chão, igual a 1 metro. Em seguida, a distância é posta de lado, correspondendo ao tamanho da trava a ser cortada. Na maioria das vezes, os mecanismos de travamento têm uma altura padronizada de 60 mm ou 70 mm. Para maior precisão, é melhor prender o próprio dispositivo de travamento à porta e marcar seus valores extremos.
Em seguida, você precisa perfurar uma barra de madeira. Para fazer isso, selecione uma broca de ponta que corresponda ao tamanho do mecanismo de trava. Você precisa perfurar até a profundidade da lâmina de perfuração. O próximo passo é fazer um buraco para a prancha. O procedimento é realizado com um cinzel. Anteriormente, o folheado da folha da porta deve ser removido com uma faca afiada de clerical.
Para a alça, você precisa fazer um orifício na barra. Para isso, é utilizada uma coroa de madeira. Um buraco é feito no final da porta para uma lingüeta ou trava de rolo. Os recortes estão perfeitamente alinhados com um cinzel. O dispositivo é instalado na folha da porta. Isso deve ser feito no final da porta. Todo o mecanismo é fixado com parafusos ou parafusos auto-roscantes.
A maçaneta da porta é montada em um mecanismo instalado e seguro. Você deve primeiro desmontá-lo. Em seguida, você pode instalar sobreposições decorativas. A etapa final da instalação da trava da porta é montar o percussor no batente. Para fazer isso, feche a porta e marque a posição da guia de travamento ou rolo no batente. Esta marca precisa ser transferida para a caixa.
Você também precisa medir a distância da borda inferior do buraco na grade da porta até o centro da trava. Transfira o tamanho para a caixa de abertura. De acordo com as medidas obtidas, são feitos recortes para a língua e o atacante. A tira é fixada na moldura da porta com parafusos autoatarraxantes.
Desmontando a trava
Existem situações em que é necessária a desmontagem do mecanismo de bloqueio da porta.Essa necessidade pode surgir quando a própria fechadura está em mau estado, bem como quando precisa de ser substituída por razões externas estéticas. O procedimento de desmontagem do mecanismo de travamento da porta, inclusive do magnético silencioso, não é difícil de realizar.
Primeiro, você precisa segurar bem o elemento de mola e deslizar suavemente o pino. Puxe a alça em sua direção, mas não faça muito esforço. Se a mola for presa com força suficiente, a alça sairá facilmente do orifício. Em seguida, a trava da ardósia e a alça com sobreposições devem ser removidas. Após as manipulações realizadas, não será difícil destorcer os fechos. Todo o dispositivo pode ser facilmente removido do buraco na madeira.
Como instalar maçanetas em portas internas, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.