Travas de porta eletromecânicas: recursos e dispositivo
As travas fornecem proteção confiável para a porta. Mas nem sempre é possível usá-los constantemente e é completamente ilógico colocar uma fechadura em portas individuais. As travas eletromecânicas costumam ser usadas para resolver esse problema.
Vantagens e desvantagens
Uma trava eletromecânica de alta qualidade oferece um nível decente de proteção. Como não há fechadura, invasores em potencial não conseguem identificar a localização exata do dispositivo. Se o produto for colocado em uma porta de vidro, não prejudicará a aparência da estrutura. A abertura e o fechamento são muito fáceis porque a função dos componentes mecânicos é minimizada. Se todo o sistema for bem pensado, funcionará de forma fiável, não havendo necessidade de fazer aberturas na folha da porta.
Muitas pessoas são atraídas pela capacidade de abrir uma trava eletromecânica à distância. E também um recurso útil dessa técnica é a operação silenciosa de modificações individuais. A simplicidade do projeto e a redução do número de peças móveis aumentam a vida útil. Mas é importante considerar que as travas eletromecânicas são mais caras do que as contrapartes totalmente mecânicas. Além disso, apenas profissionais treinados devem instalá-los e, de vez em quando, será necessária manutenção.
Como funciona?
O princípio de operação de uma trava eletromecânica é relativamente simples. Quando a porta é fechada, o ferrolho de armar entra em contato com a mola, como resultado, a trava passa para a barra de balcão, a folha da porta é fechada. Em alguns modelos, a energização libera a trava da mola e empurra o parafuso de volta para o corpo, abrindo o caixilho. Em outras versões, tudo isso acontece quando a corrente é desligada. Existem travas eletromagnéticas que recebem um pulso de sinal apenas quando um cartão eletrônico é apresentado. Existem modelos com função de abertura remota - neles o sinal é enviado por porta-chaves sem fio. Esses mecanismos em miniatura estão substituindo os controles remotos.
Variedades
A chamada trava normalmente fechada só pode abrir quando uma corrente elétrica é aplicada. Quando a unidade está conectada a fontes de alimentação CA, um som especial é emitido quando acionado. Se não houver tensão, ou seja, o circuito elétrico está rompido, a porta permanecerá travada. Uma alternativa a este sistema é a trava normalmente aberta. Enquanto a corrente fluir por ele, a passagem estará fechada. Somente a desconexão (interrupção do circuito) permite a passagem.
Existem modelos com gaiolas. Eles podem abrir a porta uma vez se a bobina receber o sinal fornecido durante a configuração. Tendo recebido tal sinal, a trava será comutada para o modo "aberto" até que a porta esteja totalmente aberta. O dispositivo então muda imediatamente para o modo de espera. As travas de travamento diferem de outros modelos, mesmo externamente: elas têm uma lingueta especial localizada no meio.
Como escolher?
Uma trava eletromecânica montada na superfície geralmente não é o principal, mas um dispositivo de travamento auxiliar. Ou seja, além deles, deve haver algum tipo de castelo. As vantagens de tais modelos são a facilidade de instalação e a adequação para uso em portas de entrada, postigos, bem como em portas de divisões. O dispositivo de encaixe, como o próprio nome indica, está localizado dentro das portas. Do lado de fora, você só pode ver as faixas de fixação da caixa e contrapartes.Uma trava de encaixe é necessária principalmente em portas de design exclusivo, que devem se encaixar em um interior especial. Se a decoração da sala for mais ou menos típica, os mecanismos suspensos devem ser preferidos.
Mas ao escolher as travas eletromecânicas, é preciso estar atento não só a este momento, mas também muito importante levar em consideração em qual porta o dispositivo será colocado. Se você quiser trancar a porta da frente de metal, terá que usar uma trava grande. Mas dispositivos menores são instalados na porta interna de plástico. Também é recomendável considerar em que direção a porta será aberta. Existem travas eletromecânicas dos seguintes tipos:
- para portas certas;
- para portas com dobradiças à esquerda;
- tipo universal.
Em alguns casos, a constipação complementa uma fechadura já instalada. Então você precisa prestar atenção às seguintes nuances:
- o tamanho do elemento de corte;
- distância entre a fechadura e o atacante;
- alinhamento das peças principais.
Para escolher a trava certa para uma fechadura já instalada, é melhor remover o mecanismo e mostrá-lo na loja. Além disso, vale a pena prestar atenção às condições em que a trava será usada. Portanto, recomenda-se a instalação de sistemas à prova de umidade nas portas de entrada das entradas e nos portões das ruas. São fabricados de forma especial, garantindo a estanqueidade da caixa para que nenhuma precipitação penetre do exterior. Se a porta leva a uma sala onde as substâncias explosivas estão concentradas, deve-se dar preferência a estruturas pneumáticas - elas não produzem uma faísca elétrica perigosa.
Ao escolher uma trava eletromecânica, é necessário estar atento à carga que ela pode suportar. Quanto mais intensa for a operação, maiores serão as características exigidas. Se você precisa de funções como um temporizador de desbloqueio e bloqueio, um intercomunicador, então você precisa verificar a disponibilidade deles mesmo no momento da compra. O dimensionamento correto também desempenha um papel importante. Junto com as versões tradicionais, existem tipos de fechos estreitos e alongados (uma versão alongada é sempre melhor do que uma estreita, pois é protegida contra arrombamento).
Como instalar?
A versão suspensa do dispositivo é muito fácil de montar com suas próprias mãos, nenhuma habilidade especial é necessária. Vale a pena seguir o seguinte algoritmo:
- marcações são aplicadas à porta;
- os furos são preparados nos lugares certos;
- o corpo e o atacante são fixos;
- o dispositivo está conectado à rede elétrica, enquanto o diagrama de conexão recomendado pelo fabricante não deve ser violado.
Instalar uma trava de encaixe consome mais tempo. Se você não levar em consideração as sutilezas ao trabalhar com um modelo específico, a técnica incluirá as seguintes etapas:
- marque a tela pela frente e no final (a língua vai sair por aí);
- fure a extremidade com uma broca de penas;
- preparar um nicho para o corpo da trava;
- prenda o corpo aos parafusos;
- a trava de encaixe, como a nota de remessa, é conectada à rede elétrica.
Para a trava eletromecânica YS 134 (S), veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.