Travas para portas de varanda: funções, tipos e características de instalação

Contente
  1. Compromisso
  2. Variedades
  3. Como escolher?
  4. Como instalar e ajustar?

Há uma varanda em quase todos os apartamentos hoje. Se falarmos de um cômodo em um prédio de vários andares, essa probabilidade é de quase cem por cento. Recentemente, todo mundo tem tentado economizar no aquecimento ambiente, portanto, uma porta de varanda de alta qualidade deve ser instalada incondicionalmente. E, claro, deve ser equipado com um elemento como um trinco para a folha da porta na varanda.

Compromisso

A trava de uma porta de plástico é um elemento bastante funcional e conveniente do hardware da porta, que também desempenha outra função importante - protege uma casa contra entrada ilegal ou roubo. O princípio de funcionamento de tal trinco é extremamente simples e semelhante ao funcionamento dos trincos localizados nas portas de armários de cozinha. Isso torna possível não se distrair controlando a posição da porta.

O design de tal dispositivo é projetado para que uma pessoa possa abrir a porta livremente., enquanto ele não teve que colocar nenhum grande esforço. Ao mesmo tempo, mesmo rajadas de vento fortes não podem interromper o fechamento da porta. Este é precisamente o objetivo principal da trava da porta montada para a porta da varanda - evitar que ela se abra.

Outro nome do mecanismo, que deve ser falado um pouco, é trava do fumante. Para explicar este nome é bastante simples - basta bater a porta com o trinco e a fumaça do cigarro não começará a entrar na sala. E o uso de tal trinco é simplesmente cómodo, uma vez que para uma saída de curta duração para a varanda não há necessidade de fechar a porta com a fechadura. Ao mesmo tempo, ao usar uma fechadura unilateral e não houver trinco em um dos lados, a porta não pode ser fechada ao sair da sala. Como você pode ver, a necessidade de instalação do mecanismo de trava na porta da varanda é indiscutível.

Variedades

Uma trava para o tipo de porta em questão é uma excelente solução que não só impede a porta de bater, mas também protege o vidro de quebrar ou deformar. Existem três opções para essas soluções. Cada categoria tem vantagens e desvantagens.

Magnético

Se falamos de uma solução magnética, um mecanismo semelhante é geralmente usado em armários de cozinha. A sua conveniência reside no fato de que tal trinco pode ser montado no lugar do pino, que normalmente é equipado com tais soluções, e uma lingueta do tipo magnético pode ser instalada na moldura, que irá segurar a folha ao fechar. Existem várias categorias de trincos no mercado, mas, via de regra, costuma haver uma barra com a forma da letra G. Possui orifícios através dos quais é fácil aparafusá-la à porta. Muitos modelos têm orifícios no mesmo local que os encaixes normais, o que torna bastante fácil fixar a barra. Se as travas não tiverem fechos, elas podem ser feitas usando a broca mais simples.

Para que a barra seja fixada firmemente com cem por cento de coincidência dos orifícios com os dos encaixes, você pode simplesmente usar parafusos auto-roscantes ligeiramente grandes. Um corpo é preso à moldura da porta, dentro da qual existem ímãs. Geralmente é feito de plástico e precisa ser fixado com parafusos auto-roscantes. Essa trava é muito simples em termos de design, o que garante sua alta confiabilidade. A trava evita que os imãs se esfreguem, o que permite que eles estendam sua vida útil.

Ao mesmo tempo, os ímãs evitarão que as portas batam, o que será uma vantagem para quem não gosta de barulho. Em geral, esta é uma solução simples e eficaz para a questão do fechamento da porta da varanda.

No rolo

Outra opção interessante é o mecanismo do tipo rolo. Ele estará no corpo especial. Sua parte traseira será sustentada por uma mola. Este dispositivo é colocado no final da porta da varanda. Deve-se notar que o rolo tem a capacidade de girar. Existe uma reentrância especial na barra, quando o rolete está nela, parece que se aprofunda na estrutura e não pode voltar à sua posição original, o que permite que a porta seja fixada. Ao mesmo tempo, abrir a porta é simples - basta empurrar um pouco.

É a faixa que não pode abrir devido à restrição da mola. As estruturas rotativas não participam da abertura, o que torna a estrutura mais durável. Para instalar essa trava, você precisa de uma chave de fenda, broca e parafusos autoatarraxantes. O destaque de tal mecanismo será a necessidade de selecionar com precisão a localização da ranhura e do rolo um contra o outro. Se isso não for feito, o mecanismo ficará inoperante. Se o vídeo for montado torto ou incorretamente, a porta não fechará. Este tipo de retentor pode quebrar se manuseado incorretamente, o que requer instalação adequada. Além disso, deve ser verificado periodicamente quanto a danos ou distorção.

Fale

Travas de pressão são outra categoria bastante comum que uma trava mecânica possui. Esta opção é considerada tradicional. Funciona aproximadamente da mesma maneira que o vídeo. A peça entra no recesso e uma mola especial não permite que ela saia sem o uso de uma força mecânica por parte de uma pessoa. Para abrir a porta normalmente em tal situação, você deve instalar uma maçaneta especial equipada com um mecanismo do tipo pivô. E a faixa deve ser montada sobre uma moldura de vidro duplo, após o que o trinco é colocado na porta.

Durante a instalação, distorções devem ser evitadas ou isso fará com que a porta pare de fechar. Esse mecanismo não é muito conveniente se as mãos de uma pessoa estão ocupadas com algo.

Como escolher?

Vale a pena falar sobre como exatamente você pode escolher um mecanismo de travamento para uma porta de plástico. A escolha do mecanismo de fixação deve ser feita com responsabilidade, pois dele dependerá a funcionalidade da porta. Para a seleção, os seguintes critérios são geralmente importantes:

  • com que frequência os inquilinos das instalações vão à varanda ou loggia;
  • quanto eles têm;
  • se a aparência estética é importante ou não;
  • complexidade da instalação.

Se a folha da porta não abre com frequência, não há pessoas que fumem em casa, bastará instalar um simples fecho mecânico. Então, o afundamento da estrutura será extremamente lento, razão pela qual o rolo ou qualquer outra trava durará o máximo possível. Se a necessidade de ir a uma varanda ou loggia ocorrer com frequência, seria melhor instalar uma solução magnética para uma porta de varanda feita de cloreto de polivinila.

Será muito mais fácil fechar e abrir a faixa, funcionará mesmo que haja um viés. As vantagens desta opção particular são que o produto é pequeno e após a instalação ficará completamente invisível. A montagem da trava magnética também é bastante simples. O único inconveniente que não nos permite considerar essa opção ideal é o preço alto.

Importante! Todas as travas no mercado hoje são universais, o que permite que sejam usadas com a maioria dos perfis usados ​​hoje. Mas, na hora da compra, não será errado perguntar ao vendedor sobre a compatibilidade do produto com o perfil que será utilizado.

Como instalar e ajustar?

Refira-se que a instalação das soluções do tipo rolo e magnético na porta em questão é muito semelhante, mas existe uma ligeira diferença entre elas, pelo que é necessário desmontar como instalar várias opções de fechos. Se falamos da instalação da versão de rolo na folha da porta, independentemente do tipo de construção - rolo ou lingueta dura, o procedimento de instalação será o mesmo. É importante notar que existem duas categorias de travas de porta de PVC - nove e treze milímetros de tamanho. A seleção do modelo irá variar da categoria do perfil que foi instalado anteriormente. Ou seja, na hora de comprar, basta avisar o vendedor, que ele escolherá a solução necessária.

Antes de iniciar o processo descrito, você deve desapertar o parafuso auto-roscante localizado na extremidade da folha da porta na maçaneta principal. Uma porta de plástico tende a dobrar ligeiramente, e se uma pessoa decidir colocar um trinco na parte inferior ou na parte superior da tela, existe a possibilidade de que a tela precise ser pressionada mais para que o rolo seja completamente na contraparte. Agora, um rolo é aparafusado na extremidade da porta.

Deve-se entender que o rolo se projeta para além da tela, pelo que é imediatamente melhor escolher um parafuso auto-roscante mais comprido, para que graças a ele a diferença de distância seja compensada. Não demore muito a solução para não danificar a unidade de vidro, que está localizada exatamente em frente a ela. Ao mesmo tempo, deve ser mais longo do que a solução previamente estabelecida.

Para montar a contraparte na estrutura, marque o local onde o rolo ficará localizado da forma mais clara possível. Em seguida, é necessário na posição horizontal prender uma régua ao centro do rolo e marcar o local na parte frontal da tela, e então a porta é fechada, e as marcações já são transferidas para o próprio quadro. A linha na extremidade da estrutura deve estar localizada diretamente no centro do orifício do tipo de entrada na trava. É necessário aplicar a trava e aparafusar por cima com um parafuso auto-roscante. É melhor usar um parafuso de 19 mm.

É necessário verificar a precisão da entrada do rolo. Você precisa fechar e abrir a porta várias vezes. Se tudo se encaixar perfeitamente, você pode aparafusar o parafuso auto-roscante por baixo. Se um erro for cometido e a contraparte não convergir, você deve verificar para onde e até onde ela se moveu. Depois disso, você deve desparafusar o parafuso auto-roscante superior e prender a barra usando o parafuso auto-roscante inferior. E após a verificação, o parafuso deve ser aparafusado em outro local e o parafuso auto-roscante na parte superior. Porém, a fixação completa da barra tipo contra-ataque é realizada somente após a verificação.

Vale a pena considerar a instalação de um mecanismo do tipo magnético. Em geral, a instalação será realizada da mesma forma descrita acima. Primeiro, você precisa começar desparafusando o parafuso auto-roscante mais próximo da alça e também desmontar os fechos da barra de aço. Nesta situação, o parafuso auto-roscante não pode ser trocado por outro, pois a espessura desta barra não ultrapassa um milímetro. Agora você deve fechar um pouco a porta e marcar as bordas inferior e superior da tira de aço na moldura, e aparafusar a contraparte do trinco com um ímã na moldura.

Em geral, como você pode ver facilmente, não há nada difícil na instalação de tal trava, bem como em sua configuração. O principal, ao realizar estes processos, é pautado pelo conhecimento das características técnicas da própria porta, bem como do tipo de trinco selecionado. Além disso, você deve escolher a trava certa dependendo das necessidades dos ocupantes.

No próximo vídeo, você encontrará a instalação de uma trava de varanda.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário