Fechaduras de encaixe para portas de madeira: descrição e instalação

Fechaduras de encaixe para portas de madeira: descrição e instalação
  1. Característica
  2. Visualizações
  3. Como escolher?
  4. Instalação

Freqüentemente, modelos de madeira maciça são usados ​​como portas para entrar em apartamentos residenciais. São bastante duráveis, retêm bem o calor e protegem a divisão do ruído exterior excessivo. Em 90% dos casos de entrada não autorizada em uma casa, não são as portas em si que se abrem, mas as fechaduras. Com base nisso, é mais aconselhável comprar uma boa fechadura do tipo entalhe para uma porta de madeira existente do que alterá-la para um modelo de aço.

Característica

Os mecanismos de travamento nas portas são montados de três maneiras, pelos quais os modelos de fechaduras são divididos.

  • Mortise. O dispositivo de travamento é montado diretamente dentro do corpo da porta. É o tipo de dispositivo de travamento mais versátil e seguro.
  • A sobrecarga.
  • Articulado.

Em nosso artigo, vamos nos concentrar especificamente nas fechaduras de encaixe. Para começar, vamos considerar as vantagens de usar dispositivos de encaixe.

  • O mecanismo escondido no corpo da porta dificulta o acesso não autorizado ao cilindro da fechadura e aos parafusos.
  • Proteção do mecanismo de bloqueio contra poeira e detritos.
  • Manter a aparência da porta intacta, o que é especialmente importante para produtos acabados com espécies valiosas de madeira. Do lado de fora, apenas o orifício da fechadura e a maçaneta são visíveis.

Desvantagem: a fechadura de encaixe pode ser instalada na porta apenas uma vez, caso o mecanismo quebre, será necessário substituir a porta ou fazer a sua reforma, retrabalhando o nicho para o dispositivo de fechadura.

Visualizações

Os tipos mais comuns de fechaduras de encaixe para portas de madeira são:

  • cilindro - os modelos mais confiáveis ​​e acessíveis para instalação;
  • nivelador - distinguem-se por um alto grau de resistência ao roubo;
  • código;
  • eletromecânica.

Os sistemas baseados em cilindros rotativos são diferenciados por sua confiabilidade e capacidade de resistir a roubos com uma chave mestra. Além dessas vantagens, as travas de cilindro de alta qualidade têm uma margem muito grande de segurança e durabilidade. Além disso, a facilidade de fixação e a uniformidade das dimensões do cilindro da fechadura contribuem para sua rápida substituição em caso de quebra ou perda da chave. As travas do cilindro são pequenas. A durabilidade da fechadura de encaixe cilíndrico é obtida através do uso de guias de latão e um acionamento de alta resistência.

As travas de alavanca são as segundas mais populares. O mecanismo é baseado no uso de várias alavancas - placas de código especiais que são deslocadas apenas com uma chave com um perfil adequado. O mecanismo de travamento do encaixe da alavanca resiste perfeitamente à abertura forçada e ao cisalhamento dos parafusos de travamento. Também são produzidos modelos com possibilidade de recodificação - o que é muito cómodo, pois se perder a chave não terá de desmontar todo o mecanismo de bloqueio. O próprio procedimento de conversão, quando realizado por especialistas, leva apenas 5-10 minutos.

As fechaduras de combinação são montadas da seguinte forma: a parte principal do mecanismo é colocada dentro do corpo da porta, e apenas a placa de código com números permanece fora. A constipação começa com uma combinação digital predefinida. Do lado de fora, esse mecanismo de travamento não pode ser desmontado. Esse tipo de dispositivo de travamento é freqüentemente usado em escritórios e fábricas. Eles também são comuns como mecanismos de travamento para portas de acesso em prédios de vários apartamentos.

Além dos tipos acima, mecanismos de travamento ocultos com elementos elétricos ou eletromagnéticos são usados ​​para travar estruturas de portas de madeira.O mecanismo é cortado no corpo da porta e conectado ao painel de comando. A principal condição para a instalação de um dispositivo de bloqueio de encaixe é um bom mascaramento de sua localização. Os bloqueadores eletromecânicos costumam ser combinados com uma fechadura de encaixe do tipo cilindro.

Além dos mecanismos de bloqueio, os dispositivos de bloqueio combinados com acionamento de parafuso de bloqueio elétrico podem ser cortados em uma porta de madeira. Esses tipos de mecanismos de travamento requerem uma conexão de cabo elétrico. Quando a corrente é aplicada à bobina solenóide, o parafuso conectado ao núcleo é puxado para dentro do mecanismo e a porta se abre.

Na ausência de corrente elétrica, as travessas ficam nas ranhuras e a porta é fechada. Ou seja, se você cortar o cabo que alimenta a fechadura (em caso de entrada não autorizada), o mecanismo não será destravado. Apenas a chave nativa pode ajudar aqui. Se você perdê-lo, não é difícil substituir o cilindro da fechadura. Essas fechaduras não podem ser abertas com uma chave mestra, pois um ladrão não será capaz de prever o comportamento do mecanismo de deslocamento do cilindro.

Como escolher?

Ao escolher uma fechadura de porta, primeiro determine para qual porta você precisa dela. Para uma porta interna, é melhor escolher uma fechadura de encaixe simples ou um retentor de trava. Para portas de entrada, você pode escolher um mecanismo de travamento superior e um encaixe, mas aqui a segurança da casa começa a desempenhar um papel importante. Ou seja, para as portas de apartamentos, casas, é melhor escolher um dispositivo de trava de encaixe de classe de segurança superior. São modelos de cilindro e alavanca, bem como fechaduras eletromecânicas de combinação.

Nas portas internas, você pode colocar uma trava simples e uma fechadura completa com uma fechadura e uma trava. Se você escolheu uma fechadura somente com trava, lembre-se de que elas são mecânicas, magnéticas e do tipo trava. As travas abrem e fecham a porta sob a ação da maçaneta. As travas magnéticas mantêm a porta fechada por elementos magnetizados que se atraem.

As travessas nas fechaduras também diferem na forma: são retas e em forma de gancho. O primeiro tipo é usado para portas giratórias, o segundo - para estruturas de portas deslizantes, para neutralizar o movimento não autorizado das folhas da porta. Tabela de características comparativas de fechaduras de diferentes classes de segurança.

Bloquear classe de dispositivo

Nível de segurança

Ação de desapego, não menos, N

Tempo mínimo de abertura não autorizada, minutos

Escopo de uso

Hasp e barra de constipação

Mecanismo de tranca

A junção da placa frontal com o corpo do produto de encaixe

eu

Pequena

≈2940

≈785

≈785

≈1-3

Acessórios e portas entre quartos.

II

Normal

≈2940

≈785

≈785

≈5-10

Portas para entrada em apartamentos residenciais.

III

Elevado

≈4900

≈1500

≈1960

≈10-15

Portas de entrada em apartamentos residenciais, espaços não residenciais onde se encontram os fundos, valores de natureza material e / ou custodiados.

4

Alto

≈6860

≈1960

≈4900

≈30-40

Portas de entrada em apartamentos residenciais, espaços não residenciais onde se encontram os fundos, valores de natureza material e / ou custodiados.

Instalação

O procedimento para instalar uma fechadura de encaixe de várias subespécies é quase o mesmo. Em primeiro lugar, selecione o conjunto de ferramentas de que você precisa para cortar a fechadura.

  • uma furadeira elétrica com brocas de dimensões adequadas ou um dispositivo de fresagem;
  • lápis para marcas;
  • cinzéis (estreitos e largos);
  • chave de fenda e chave de fenda;
  • martelo;
  • dispositivo de medição (fita métrica, régua, etc.);
  • parafusos (parafusos, parafusos).

Encontre um local conveniente para o mecanismo de fechadura, geralmente ele é cortado na porta a uma altura de 1-1,1 m da superfície do chão. Depois de fixar a fechadura, marque a localização do mecanismo e do percutor na face final da porta e no batente. Se você tiver um dispositivo de fresagem, sua tarefa de cortar uma ranhura de bloqueio será muito simplificada. A qualidade do trabalho realizado também aumentará, ao mesmo tempo, a probabilidade de danos ao corpo da porta diminuirá.

Retire a porta das dobradiças (se já estiver pendurada), vire-a para cima e trave nesta posição. A localização do futuro castelo é marcada com duas faixas de fita adesiva (pintura). Insira uma fresa do tamanho necessário no dispositivo de fresagem e ajuste a profundidade de penetração no corpo da porta. Em seguida, faça uma ranhura. Se você tiver uma furadeira elétrica, faça dois recortes ao longo das marcas superior e inferior até a profundidade e largura da estrutura da fechadura. Isso pode ser feito de duas maneiras:

  • não faça um aprofundamento de uma só vez em toda a extensão, mas gradualmente, em 1-2 cm, vá mais fundo na profundidade até a marca desejada;
  • fure imediatamente uma depressão do tamanho necessário, para isso, faça marcações na furadeira com fita isolante ou um pedaço de arame.

Lembre-se de que as dimensões do recesso a ser perfurado devem ser alguns milímetros maiores do que as dimensões da fechadura inserida. O corpo do mecanismo deve ser colocado na ranhura junto com a barra frontal sem obstáculos. Mantenha uma perpendicularidade estrita da furadeira em relação ao corpo da porta para evitar o desalinhamento. Trabalhe a ranhura resultante com um cinzel e um martelo. Obtenha a uniformidade máxima das paredes da ranhura. Em seguida, marcamos o local da prancha frontal. Insira a trava no recesso e desenhe um lápis ao redor da barra. Ao longo do contorno resultante, fazemos uma pequena depressão com um cinzel.

Em seguida, você deve delinear a localização do poço e da alça. Prenda o dispositivo ao corpo da porta oposto ao recesso e use uma régua para marcar a posição da maçaneta e o orifício da fechadura com a maior precisão possível. Use uma broca com uma broca de tamanho adequado para fazer os furos para eles. Agora insira o mecanismo de travamento na ranhura e se nenhuma discrepância for encontrada, fixe-o no corpo da porta com os parafusos fornecidos com o dispositivo. Se você encontrar alguma imprecisão, nivele a ranhura com um cinzel e uma lima, testando constantemente a precisão da entrada do mecanismo de bloqueio.

A próxima etapa é depurar o funcionamento da fechadura e preparar as ranhuras para as travessas deslizantes e o trinco. Insira o cilindro do orifício da fechadura, fixe-o com o parafuso fornecido, teste o seu funcionamento. Se o problema não for visível, prenda a maçaneta da porta e a faixa frontal. Cubra o trinco e os ferrolhos de correr com tinta, feche a porta, rode a chave para que os traços dos mesmos fiquem impressos na moldura da porta. Recorte as ranhuras da trava e das travessas, apare as bordas com um cinzel. Faça uma reentrância sob o atacante. Prenda-o com os parafusos incluídos no kit de bloqueio.

Verifique o funcionamento da fechadura - rode o manípulo, rode a chave para a frente e para trás várias vezes. Se a fechadura funcionar sem esforço, não há distorções em parte alguma, então tudo está em ordem. Se encontrar alguma falha, trabalhe um pouco com um cinzel e uma lima para alinhar a localização das peças do mecanismo de travamento. Como você pode ver, a auto-instalação do modelo de encaixe da fechadura em uma porta de madeira é bastante simples e está ao alcance de todos. Para reduzir a probabilidade de mau funcionamento devido a procedimentos incorretos realizados, teste o funcionamento do mecanismo em cada estágio. Lembre-se de que precisão e meticulosidade no trabalho são metade da batalha!

Para obter informações sobre como instalar uma fechadura de encaixe em portas de madeira, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário